Até 2018, assistir aos jogos da Copa em bares e restaurantes fechados ou na sala de casa com a família e os amigos era muito comum. Mas, neste ano, os torcedores preferiram reunir a galera em locais abertos com telões, como em festas badaladas ou em praças e parques públicos, com shows e DJs após as partidas. A tendência é mundial e segue a linha do aumento e da popularidade dos festivais de música, arte e gastronomia. De acordo com pesquisa realizada pelo Waze nos Estados Unidos em julho deste ano, 72% dos entrevistados planejam ir a um evento musical – uma diferença de 47% a mais do que no verão anterior.
E juntar futebol com música boa era tudo o que o
brasileiro queria. “Essa tendência durante a Copa do Mundo aconteceu em um ano
no qual os festivais foram as escolhas de entretenimento preferidas do público,
ao unirem diferentes espaços, inclusive e principalmente ao ar livre, com
atrações para todas as tribos em um só lugar. E, em 2023, isso tende a
aumentar”, explica o sócio-diretor de operações da Faro Eventos - realizadora
da festa Faro de Gol - Victor Brentegani.
As cinco edições da Faro de Gol 2022, realizadas em
Campinas-SP nos dias de jogos de Brasil, contaram com centenas de pessoas, 142
influenciadores, 12 marcas patrocinadoras e mais de 15 atrações - entre DJs e
shows de artistas renomados como Fernando e Sorocaba, Matheus e Kauan,
Guilherme e Benuto, Turma do Pagode e até uma palhinha de MC Guimê e Lexa. E o
alcance nas redes sociais foi de 4,7 milhões de pessoas.
Em 2020 e 2021, 97% do setor de eventos sofreu com
as medidas preventivas de isolamento social, deixando de faturar ao menos R$90
bilhões, de acordo com a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos
(Abrape). “Agora estamos muito felizes com o momento do mercado. 2022 foi um
ano muito importante para o setor de eventos com a retomada dos shows, a
expansão dos festivais no Brasil e a Copa do Mundo, que só reforçou essa nova
tendência tanto para as pessoas quanto para as marcas”, comemora
Brentegani.
Elas estão em todos os lugares
E, assim como as marcas têm presença garantida nos
festivais, isso não é diferente em outros tipos de eventos, principalmente de
carona com a Copa do Mundo. Lá estão elas, sejam como patrocinadoras oficiais
ou em ativações de experiências multissensoriais com os consumidores, tanto em
eventos privados quanto públicos.
“Ao patrocinar um evento premium com forte relevância regional, as marcas têm a
possibilidade de afirmar seus valores, sua missão e o que acreditam. Por isso,
marcar presença onde o público está traz diversas vantagens às empresas, desde
o crescimento da base de fãs até a experimentação, colocando, de fato, o
produto na mão do cliente”, ressalta Felipe César, gerente de marketing da Faro
Ag.
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