Características como tamanho, tipo de roda, pressão do ar e material podem ser importantes aliados na hora de economizar o combustível do seu carro
Com a alta dos combustíveis, a busca para querer
economizar no dia a dia com o carro é maior. Para isso, é importante se atentar
a diversos fatores e entre os equipamentos que se deve ficar de olho estão os
pneus. Muita gente não sabe, mas, eles são fatores determinantes para poupar
dinheiro na hora de abastecer. Bruno Poljokan, CRO e Kovi, startup que está revolucionando o
acesso ao carro no Brasil, separou algumas dicas que vão ajudar a escolher o
melhor tipo de pneu para aumentar a performance do veículo e, consequentemente,
economizar . Confira:
- Tamanho
do pneu
A primeira característica a analisar em um pneu é o
tamanho. Isto porque quanto maior o pneu, mais pesado ele será e com isso faz
com que o motor do carro tenha que se esforçar mais para mover o veículo,
resultando na maior queima de combustível. Portanto, se esteticamente eles possam
parecer bonitos a preferência por pneus maiores podem causar um consumo mais
acentuado.
“É muito importante que o consumidor esteja atento
às recomendações dos fabricantes do carro na hora de realizar a troca de peças
e personalizações. No manual do proprietário é possível encontrar as
informações completas sobre modelo e tamanho dos pneus do veículo. Com essas
informações, fica mais fácil entender o que pode ou não fazer com o seu veículo
e ajudar a entender como conseguir conservá-lo por mais tempo”, pontua Poljokan
- Tipos
de roda
A roda é o conjunto do aro com o pneu e um dos
pontos de atenção para quem busca economia. Caso trabalhe, por exemplo, com o
carro para o transporte de materiais pesados, deve-se prestar atenção para que
a nova roda não exija pneus que tenham uma parede lateral mais curta, fator que
diminuirá sua capacidade de carga. Por isso, invista em um pacote de rodas e
pneus que permita um consumo menor para o veículo, sem comprometer sua
performance e caso queira personalizar as rodas do carro, escolha uma de liga
leve em vez de rodas de aço, pois as rodas de liga leve são menos pesadas e
ajudam o motor a economizar esforço e, consequentemente, o combustível.
- Resistência
ao rolamento
Um dos mais importantes fatores sobre o pneu que
ajuda nessa economia é a resistência ao rolamento. Ela é a força que se
opõe ao movimento do veículo, o que significa que quanto maior a resistência,
mais força o motor terá que fazer para viabilizar o giro do pneu, por
consequência, aumentando o seu consumo diário. Dessa forma, para conseguir
encontrar carros econômicos, é preciso estar atento ao nível de resistência de
rolamento do pneu, pois isso se diferencia muito de uma montadora para outra.
- Tipo
de material
O tipo de material do pneu é outra característica
que pode pesar no consumo de combustível, pelo impacto que ele também tem no
motor. Alguns materiais oferecem uma resistência de rolamento menor que outros,
o mais recomendado é investir em pneus que tenham maior resistência à geração
de calor e à deflexão, que é o desvio da posição natural. Assim, o veículo
poderá oferecer um desempenho melhor em termos de eficiência de combustível.
- Pressão
do ar
Manter a calibragem adequada é outro ponto de
atenção aqui. Caso o pneu esteja com uma pressão interna inferior ao valor
ideal, o motor terá que se esforçar mais para conseguir funcionar, gerando uma
maior queima de combustível. Por isso, é fundamental que a cada 15 dias seja
feita a verificação da calibragem do pneu e a pressão. Siga sempre as
recomendações do fabricante do seu automóvel, que costumam estar especificadas
na porta do veículo ou no manual do proprietário.
- Alinhamento
e equilíbrio
Garantir que as rodas de um veículo estejam
adequadamente equilibradas e alinhadas também é fundamental na hora de buscar
por carros econômicos. Com a manutenção das rodas na posição adequada é
possível assegurar que os pneus vão conseguir rodar com mais liberdade,
garantindo um consumo menor de combustível.
- Banda
de rodagem
A banda de rodagem é o componente do pneu que fica
diretamente em contato com o solo e é responsável pela aderência e
estabilidade da peça, garantindo segurança durante a condução.
Para dirigir em zonas urbanas e pavimentadas, o
ideal é optar por pneus com sulcos - aqueles “riscos” no pneu que
apresentem uma profundidade menor. Dessa forma, a facilidade de rolagem
aumenta, o que reduz a sobrecarga do motor. Já para quem transita pelas
estradas rurais, a dica é escolher pneus que ofereçam uma aderência maior ao
solo.
“Os pneus são o elo entre o solo e automóvel e
podem impactar negativamente na performance do carro, na segurança, no
desempenho, como também no consumo do combustível se não tiver os cuidados
necessários, assegurando também uma boa longevidade do automóvel”, conclui o
CRO.
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