Mais de 152 milhões de transações foram feitas no primeiro semestre de 2021 e cerca de 2,6 milhões delas foram tentativa de roubo
Facilitar o consumo em
um negócio é essencial para fidelizar clientes e atrair novos consumidores. No
entanto, quando se trata de transações financeiras, surgem várias artimanhas
para fraudar os sistemas de estabelecimentos comerciais.
De acordo com o Mapa
da Fraude, estudo divulgado pela ClearSale no ano passado, mais de 152 milhões
de transações foram feitas no primeiro semestre de 2021 e cerca de 2,6 milhões
delas foram tentativas de roubo. É por isso que, mais do que nunca,
empreendedores precisam garantir que o processo de venda em suas empresas seja
seguro e eficaz.
Samuel Ferreira, CEO
da Meep,
startup voltada para soluções de consumo, explica que, antes de tudo, é
necessário conhecer as opções de cobrança para garantir uma boa experiência de
compra ao cliente. “Quando falamos de meios de pagamento, as opções mais comuns
são boleto e cartões de crédito e débito. Mas, já surgiram inúmeras novidades
no mercado que garantem segurança tanto para o consumidor, como para o
empresário”, lembra.
Pensando nisso, o
especialista selecionou três possibilidades de pagamento seguras, considerando
a satisfação do cliente e a gestão eficiente do negócio. Confira:
Autoatendimento
Em um estabelecimento comercial, o
autoatendimento pode ser feito via totem, tablet ou aplicativo. Um ponto forte
deste modelo de pagamento é a segurança das informações do cliente. Além de
processar o pedido de forma rápida e eficiente, o consumidor tem a garantia que
seus dados estão protegidos.
Já o dono do negócio tem o controle das
operações feitas. “É possível acompanhar o que foi vendido, contribuindo para a
organização dos relatórios financeiros da empresa”, comenta o CEO da Meep.
Cashless
Cashless é o meio de pagamento feito
sem dinheiro ou cartão de débito e crédito. Basta o cliente inserir a
quantidade de crédito que deseja gastar em uma pulseira ou cartão RFID e
consumir o que quiser. Dessa forma, o consumidor evita andar com dinheiro ou
vários cartões, diminuindo as chances de roubos em locais movimentados.
Já o estabelecimento que utiliza esta
solução não fica com dinheiro em caixa, uma vez que todas as transações são
creditadas na conta da empresa, por meio de criptografia, evitando assim
fraudes. “Neste modelo de pagamento, tanto o cliente, como o dono do negócio
saem ganhando”, considera o executivo.
Carteira digital
Aplicativo que armazena dados de
pagamento e permite o acesso aos extratos, transferências, pagamentos de
boletos e muito mais. Essa tecnologia pode ser usada para transações online e
em estabelecimentos físicos apenas aproximando o celular da máquina que aceita
pagamento por aproximação. De acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de
Varejo e Consumo, divulgado em 2021, 61% das pessoas das classes A, B e C, que
possuem smartphone no País, já usam carteiras digitais.
“Além da praticidade, outro ponto forte
da carteira digital é a proteção do cliente. Isso porque, mesmo que o aparelho
seja roubado, nenhuma informação pessoal pode ser acessada, já que é amparado
por um eficiente sistema de segurança”, aponta Samuel Ferreira.
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