Pesquisar no Blog

sábado, 19 de fevereiro de 2022

Quanto mais atividade física se pratica, mais se queimam calorias. É isso o que todo mundo acredita, mas nem sempre significa que quanto maior o tempo ou a intensidade do exercício mais peso se perderá. Nos últimos anos, diversas pesquisas e estudos já demonstraram que a relação entre exercício e emagrecimento precisa ser analisada periodicamente -- e individualmente. Mas, para entender a dinâmica disso tudo, o médico especialista em medicina esportiva e emagrecimento, Dr. Walid Nabil Ourabi, da capital paulista, explica que quanto mais intenso for o treino, mais fome a pessoa pode sentir e o grande problema é a conta não fechar, ou seja: consumir mais calorias do que se queima.

Por isso, para emagrecer, cerca 45 a 60 minutos de exercícios moderados feitos diariamente podem ajudar - e muito. Abaixo, Dr. Walid listou 5 motivos que podem animar as idas à academia.


  1. Evita o câncer

Uma revisão feita pela JAMA Internal Medicine confirmou que o exercício moderado ajuda a aumentar a atividade de certas células do sistema imunológico que têm como alvo as células cancerígenas e concluiu que cerca de 46 mil casos de câncer nos Estados Unidos podem ser evitados a cada ano se a maior parte da população americana caminhasse por cerca de 45 minutos por dia. O trabalho, que analisou a incidência de câncer e os hábitos de atividade física de quase 600 mil homens e mulheres americanos em todos os estados e no Distrito de Columbia, descobriu que cerca de 3% dos casos de câncer comuns nos Estados Unidos estão fortemente ligados à inatividade.

 

2. Os quilos que se vão não voltam mais

Ainda nos EUA, o Registro Nacional de Controle do Peso do país, revelou que quem perdeu pelo menos 13,5 kg e não os recuperou no decorrer de um ano. “Vale lembrar que isso só vale para quem muda o estilo de vida”, afirma o médico.


3. Ajuda no trato intestinal 

Auxilia a evita a prisão de ventre porque estimula o sistema imunológico, ajuda a prevenir a obesidade, melhora a saúde mental e gera descargas de adrenalina que impulsionam o indivíduo para realização de outras atividades.

 

4. Fica mais fácil para criar o hábito 

Para os assíduos e amante da atividade física intensa, os exercícios leves e fáceis são desestimulantes, mas os que ainda precisam inserir atividades na rotina, vale lembrar que o importante não é a prática, mas sim o hábito.

 

5. Como saber se o treino está leve, intenso ou moderado?

O exercício moderado é aquele que é possível consegue fazer mantendo uma conversa, mas fica um pouco ofegante. Se estiver conversando muito fácil, está leve demais e, impossível de falar, é porque já passou para o intenso.



Dr Walid Nabil Ourabi - CRM-SP: 160.902 / RQE: 83314 - Título de Especialista pela Sociedade Brasileira da Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE). Membro da Sociedade Brasileira da Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE). Formado em Medicina pela Universidade Nove de Julho, Especialista em Medicina Esportiva -- Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE). Pós graduado em nutrologia pela ABRAN, pós em Bioquímica e Metabolismo e pós em Prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao Envelhecimento -- (UNINGÁ). Especializado em Medicina Ortomolecular e em Metabologia do Esporte com aprimoramento em Terapia Injetáveis e Hipertrofia Muscular. Co-founder Enjoy Institute e diretor da Health Support Consultoria Médica.

@dr.walidnabil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados