As mudanças no mercado de trabalho evidenciam capacidades específicas, e dominá-las pode fazer toda a diferença na hora de destacar o currículo para a vaga desejada
O cenário econômico e as dinâmicas do mercado de trabalho estão em constante mutação, principalmente influenciados pelos avanços nos recursos e tecnologias e nas novas formas de consumir e se relacionar com clientes e colaboradores. Pensando nas transformações que virão com o mundo pós pandemia, 2022 será um período de transição e o profissional que deseja se destacar na carreira precisa estar atento as novas exigências do universo corporativo.
Além das habilidades técnicas, os novos modelos de trabalho favorecem candidatos que ofereçam o perfil interpessoal ideal, que vai refletir e se sobressair na organização e produtividade do dia a dia. Segundo Raquel Roque, consultora de Recursos Humanos e professora da startup Kultivi (www.kultivi.com.br), considerada uma das maiores plataformas de ensino online do Brasil, destaca que antes de tudo é preciso sempre se manter atualizado. “O tempo em que somente os anos dedicados a graduação eram suficiente para uma boa colocação no mercado, se foram. Precisamos aprender novas habilidades, novas formas de fazer o que estamos acostumados a fazer. Por isso o conceito de Lifelong learning – aprendizado ao longo da vida que sugere uma educação contínua, é tão importante. O desenvolvimento e aprimoramento dessas aptidões já é prioridade para os recrutadores e precisa ser para quem quer se destacar em suas respectivas áreas também.”, declara.
A especialista, elencou as 6 principais
habilidades do profissional do futuro, para quem quer remanejar os rumos da
carreira ou está em busca de novas oportunidades:
Flexibilidade: Ao contrário do que muitos
pensam, flexibilidade não se define somente pelos horários e períodos de tempo
dedicados ao trabalhos. “ Entenda como flexibilidade também a sua capacidade de
se adaptar as mudanças e as novidades que podem ser implementadas no seu local
de trabalho. Além de ser uma capacidade que pode ser entendida como
resiliência, por representar a capacidade de se reinventar.”, diz Raquel Roque.
Foco em resultados: É a
capacidade de se posicionar e explorar os recursos para oferecer a melhor
experiência ao cliente. “Seja onde quer que você trabalhe, uma empresa que
fornece serviços ou produtos, o foco precisa ser o cliente, por isso o
foco em resultados representa um profissional que não mede esforços para
atender à necessidade dele e solucionar problemas.”, diz a especialista.
Visão do negócio. O famoso
senso de dono reflete a atitude de vestir a camisa da empresa. “O profissional
do futuro precisa enxergar o negócio como um todo e trabalhar para que o êxito
individual e geral caminhem juntos. Empresas de sucesso, contam com
profissionais de sucesso, não há caminhos separados.”, afirma.
Mão na massa: Segundo a consultora de
recursos humanos, o profissional que não tem medo do trabalho sempre chega à
frente. “Aceitar desafios, ser proativo e participar ativamente das decisões e
resoluções de problemas da empresa, são as principais características desse
profissional”., diz.
Inteligência emocional: Dentre as
principais soft skills, aquelas ligadas às
habilidades sociocomportamentais, mais difíceis de reconhecer e mensurar , a inteligência emocional é uma das mais
valorizadas por empregadores no mundo todo. “ É a capacidade de lidar
com questões emocionais com equilíbrio e positividade e exige muito autoconhecimento e maturidade.”, garante a
profissional.
Organização e gestão de tempo: “Dominar
ferramentas e técnicas para gerir melhor seu tempo e consequentemente, melhorar
sua produtividade é imprescindível para o mercado de trabalho na atualidade. E
é crucial não só na parte profissional, mas também para conciliar a rotina com
o pessoal, definindo metas alcançáveis e sem pressão, e trazendo equilíbrio
para o dia a dia.”, completa Raquel Roque.
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