Quando chega o início de um ano, muitas pessoas voltam as atenções para olhar para o futuro – o possível e os amanhãs que podemos construir. Muitos consultam os horóscopos, cartas, tarôs, numerologia e profetas de diferentes religiões em busca de previsões que os preparem para o porvir. Com essa perspectiva de investigar – mas de maneira diferente, mais alinhada ao meu perfil – acessei um conteúdo produzido pela equipe da consultoria de tendências TrendWatching, que compilou 21 oportunidades de inovação significativas para 2021. Claro, fortemente orientadas por tudo que estamos vivenciando em 2020. Gostaria de destacar, aqui, o que classifico como sinais de novos tempos, ou seja, o que enxergo como prova inequívoca de que estamos revendo valores e comportamentos diante não apenas de uma pandemia, mas perante a reflexão de que é necessário rever posturas para avançarmos como seres humanos.
A Recalibração de Normas é a primeira tendência que
gostaria de comentar. Ela aponta que há muita gente disposta a abraçar o novo e
suas diferentes formas de manifestação – em gênero, mídia e educação. Como
exemplo, cita Kyne Santos, uma drag queen filipinacanadense e
influenciadora de Matemática. Em seus vídeos no TikTok e YouTube, ela ensina os
seus mais de 790 mil seguidores sobre história da disciplina e mostra como
identificar estatísticas enganosas destacadas pela mídia. E faz tudo isso
vestida de maneira glamorosa. O importante nessa narrativa é o combate a
preconceitos com a produção de conteúdo relevante e um posicionamento
propositivo. No futuro, aponta o report, as pessoas deverão estar
atentas a essa nova forma de se comunicar.
Em Mindsumers, o relatório destaca a iniciativa do Fifth
Third Bank, que realizou uma campanha nas mídias sociais para desencorajar
as pessoas a comprar por impulso, depois de ver anúncios nos feeds de
notícias. A proposta foi substituir essas comunicações de produtos por
mensagens sobre a importância da educação financeira; a ideia é incentivar os
consumidores a pouparem dinheiro. A terceira tendência que destaco é a OMNI-Acessibilidade
que traz o exemplo do Royal National Institute of Blind People, do Reino
Unido, que criou um protótipo do primeiro teste de gravidez acessível para
pessoas com deficiência visual. Os resultados são táteis para que a mulher cega
não precise de outra pessoa, ou seja, possa escolher ser a primeira pessoa a
saber, vivenciando esse momento com privacidade.
Acredito que, em 2021, essas movimentações ficarão ainda mais fortes,
porque há sinais relevantes de um esgotamento de modelos – sobretudo os
conservadores. Óbvio que vemos forças contrárias no mundo, ainda querendo
manter as coisas como estão, mas há um tsunami de inovação, inclusive de
costumes, chegando com uma clara mensagem de que precisamos superar
preconceitos e juízo de valor. Sejamos mais abertos aos novos tempos! Feliz ano
novo!
Lu Magalhães - presidente da Primavera Editorial, sócia do PublishNews e do #coisadelivreiro. Graduada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui mestrado em Administração (MBA) pela Universidade de São Paulo (USP) e especialização em Desenvolvimento Organizacional pela Wharton School (Universidade da Pennsylvania, Estados Unidos). A executiva atua no mercado editorial nacional e internacional há mais de 20 anos.
Primavera Editorial
Nenhum comentário:
Postar um comentário