Estamos no primeiro mês de 2021, mas alguns
hábitos de limpeza e higiene pessoal que se popularizaram no ano passado, após
o início da pandemia de Covid-19, devem continuar a fazer parte da rotina dos
brasileiros. É o que mostra pesquisa realizada pela Flora, indústria detentora
de marcas como Minuano, Francis e Neutrox.
De acordo com o levantamento, realizado nas
cinco regiões do País, com 518 entrevistados, 62% dos brasileiros devem seguir
carregando um frasco de álcool em gel na bolsa para higienizar as mãos em 2021.
Outros 43% planejam continuar a higienizar as compras assim que chegarem do
mercado. Entre os que mantêm esse hábito hoje, 58% optam por borrifar álcool
70% nos produtos.
"Os novos hábitos movimentaram a indústria
de higiene e limpeza e o mercado nacional recebeu um número alto de
lançamentos. A Flora apresentou 15 produtos em 2020 para atender a demanda por
itens com propriedades bactericidas e desinfetantes. Tudo foi desenvolvido e
fabricado em tempo recorde. A linha Minuano, por exemplo, ampliou seu portfólio
para a limpeza de pequenas superfícies com a chegada do álcool em gel e do
álcool 70% aerossol. Para cuidados pessoais, lançamos ainda o álcool em gel da
marca Francis, que combina proteção, perfumação e hidratação", explica
João Gandolfi, gerente de Marketing de Home Care da Flora.
Em casa, os brasileiros também aumentaram a
frequência de limpeza pesada (26%) e mais da metade está lavando as roupas mais
vezes, sendo que 47% incluíram algum produto desinfetante no processo de
lavagem das peças. Mais conscientes de que os objetos podem carregar poeira e
microrganismos, 73% devem continuar a retirar os sapatos antes de entrar em
casa e 85% planejam seguir higienizando o aparelho celular com frequência mesmo
em um cenário pós-pandemia.
Mesmo os hábitos in shower mudaram. O Brasil já
era o nº 1 do mundo em banhos por semana, mas um terço dos entrevistados
afirmou ter aumentando a frequência de banhos após o início da pandemia. A
pesquisa mostrou, ainda, que 26% reduziram a duração do banho no período, sendo
que, desses, 19% alteraram a rotina pensando em economizar. Outro dado
relevante é a busca por sabonetes com alto nível de proteção contra vírus e
bactérias. Mais de 60% levam essa informação em consideração ao comprar o
produto. O atributo perde apenas para qualidade (73%) e preço (68%).
"Esse movimento se reflete nas gôndolas,
que ganharam mais opções com alto nível
de proteção e rótulos que comunicam essas informações com destaque.
Em abril de 2020, por exemplo, lançamos a linha
ANTIBAC de Albany, que está entre as marcas de sabonetes que mais crescem em volume de vendas no País", completa
Gandolfi.
Flora
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