Iniciativa integra campanha #VamosCuidar, da companhia, e reforça ações do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer que mais acomete mulheres no mundo
A Johnson & Johnson
Consumer Health, divisão de consumo da maior empresa de saúde do mundo,
disponibilizou no Instagram um filtro especial que conduz o autocuidado das
mamas como forma de auxiliar o diagnóstico do câncer mais incidente em mulheres
em todo o mundo. Com a tecnologia, a tela do celular vira um espelho em que uma
animação projetada guia os movimentos certos, nos locais corretos da mama. O
filtro pode ser acessado no perfil @jnjbrasil ou pelo link https://www.instagram.com/ar/675933120002064/
, que deve ser acessado pelo celular.
A ação integra a campanha
#VamosCuidar, da Johnson & Johnson Consumer Health, que convida as pessoas
a refletirem sobre a importância do cuidado como o primeiro passo para uma vida
saudável. O filtro foi lançado em alusão ao Outubro Rosa, mês de
conscientização sobre o câncer de mama, e ficará disponível no perfil da
@jnjbrasil.
“Nossa missão é levar a
ciência e a inovação da Johnson & Johnson para o dia a dia das pessoas,
para que elas possam cuidar de si e dos demais em seu entorno. Esse valor, que
nos guia no desenvolvimento de produtos, nos direcionou para aplicar a
tecnologia a serviço das mulheres, para que possam se cuidar, sem dúvidas de
que estão fazendo no modo correto”, declara Ricardo Wolff, vice-presidente de
Estratégia e Marketing da Johnson & Johnson Consumer Health.
Uso e segurança
Basta se posicionar na
frente do celular e usar a câmera no modo selfie para que o filtro funcione
como um espelho e guie o autocuidado, mostrando onde e como apalpar para
verificar as mamas. O recurso também alerta sobre os tipos de alterações que
podem ser encontradas.
“É importante ressaltar que
o procedimento não substitui a avaliação médica e os exames como a mamografia,
mas representa um passo relevante para o diagnóstico precoce, especialmente em
uma época em que a ida aos consultórios caiu, em função da pandemia. Quanto
mais cedo descobrir e tratar, mais chances de cura”, destaca Wolff.
As animações e informações
que conduzem o passo a passo têm como referência técnica o time de
especialistas médicos da Mentor, marca de próteses e expansores mamários da
divisão de dispositivos médicos da Johnson & Johnson – que conta com uma ampla
gama de produtos e serviços direcionados a procedimentos cirúrgicos.
O filtro não traz a palavra
autoexame, mas sim “autocuidado”, termo mais apropriado por representar uma
ferramenta para que a mulher possa conhecer seu próprio corpo e mamas e agir
para um diagnóstico precoce.
O dispositivo é acessado
pelos Stories e não exige que a usuária saia da rede social para fazer o
procedimento. A tecnologia garante a segurança dos dados, uma vez que o
ambiente não registra as imagens e não armazena nenhum dado. Se a usuária
tentar gravar, verá uma mensagem automática de que não é possível filmar. É só
usar e, ao final, poderá compartilhar o filtro com os contatos da rede social.
“Queremos incentivar uma
corrente de cuidado para as mulheres cuidarem umas das outras, por isso
inserimos a opção de compartilhar o filtro, para ajudar mais mulheres a
compreenderem como e onde devem ser os movimentos”, acrescenta Wolff.
O recurso foi desenvolvido
pelo time de tecnologia digital da agência Wunderman Thompson Brasil (Studio
Click), a partir da plataforma do próprio Instagram.
“O princípio é o de um
espelho smart, que guia a usuária a partir de sua imagem refletida para apalpar
corretamente”, explica Keka Morelle, CCO da Wunderman Thompson, agência
responsável pela ideia.
"Com o filtro, podemos
aprender em nós mesmas quais movimentos fazer, de um jeito inovador, colocando
em prática a atenção à saúde e ao autocuidado, mensagem principal da campanha
#VamosCuidar “, completa a executiva.
Personalidades e
influenciadoras vão participar da ação de lançamento do filtro, divulgando a
mensagem de autocuidado e a corrente em prol de outras mulheres, e informando
como utilizar o filtro no perfil @jnjbrasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário