Pesquisar no Blog

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Dieta baseada em proteínas é ideal para quem deseja mais saúde


Mais do que reduzir calorias, ingerir mais proteínas é o caminho para um organismo muito mais saudável

 

Não há dúvidas de que as proteínas são altamente benéficas para o organismo humano. No entanto, nem todo mundo consegue manter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes. A Associação Brasileira Low Carb (ABLC), inclusive, realiza campanhas e divulga informações sobre a importância da alimentação hiperproteica e saudável, isto é, que priorize o consumo de proteína e gordura e evite carboidratos.

A intenção dessas ações é que as pessoas tenham como base da sua dieta os alimentos naturais, como peixe, carne, ovos e vegetais, e procurem eliminar alimentos industrializados e ricos em açúcar e gordura artificial, por exemplo.

O motivo de toda essa constante manifestação estão nos dados do Ministério da Saúde que revelam que o total de pessoas diagnosticadas com diabetes aumentou 61,8% em uma década, e já acomete cerca de 9% dos brasileiros. Além disso, o número de adultos obesos também cresceu, atingindo a marca de 19,8% da população e pessoas que apresentam excesso de peso já representam mais da metade dos brasileiros, 55,7%.

 

Proteína na dieta já!

De acordo com o médico, diretor-presidente da ABLC, José Carlos Souto, a combinação de dieta que tenha uma alta fonte proteica e baixa fonte de carboidratos tem melhores efeitos no organismo humano do que uma dieta de redução drástica de gordura, conhecida como low fat. "Ensaios clínicos randomizados fizeram essa comparação e descobriram que dietas de alta proteína e baixo carboidrato tem efeito mais favorável em relação à perda de peso, composição corporal, taxa metabólica em repouso e risco cardiovascular", afirma o doutor.

Portanto, até mesmo para quem deseja perder peso, a ingestão de proteína é benéfica. Afinal, sua relação estabelecida com a energia obtida por meio do carboidrato e da gordura dentro do alimento, permitem um comportamento mais saudável do organismo. Segundo o endocrinologista, diretor científico de Medicina da ABLC, Rodrigo Bomeny, o verdadeiro emagrecimento acontece apenas quando há déficit calórico. Contudo, se aliado a uma dieta rica em proteínas, a perda de calorias é mais sustentável do que receitinhas mirabolantes.

"Pela ecologia nutricional, sabemos que quanto maior a relação proteína e energia de uma alimentação, menor o consumo calórico diário; e quanto menor essa relação, maior o consumo de calorias por dia", explica o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados