A Takasago Brasil contratou a primeira
escola de sentimentos do mundo – House of Feelings – para falar de emoções com
seus colaboradores, em tempos de pandemia
Muitos nunca pensaram nisso, mas você sabia que no mundo
corporativo é mais comum as pessoas cometerem erros por não saberem lidar com
suas emoções do
que por incompetência técnica?
Durante uma pandemia, é natural que estejamos mais ansiosos,
preocupados e estressados. Uma pesquisa da Universidade do Arizona (EUA) estima
que entre um terço e metade da população exposta a uma epidemia pode vir a
sofrer de algum problema psicológico. Esse cenário exige muita atenção e
cuidado por parte das empresas, que devem traçar planos para auxiliar na
manutenção e na proteção da saúde mental dos seus colaboradores.
Foi neste contexto que a multinacional Takasago
– uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação
em 26 países – realizou o seu primeiro trabalho com a House of Feelings –
consultoria especializada em auxiliar empresas com os sentimentos de seus
colaboradores – com seus mais de 100 colaboradores, divididos em 4 encontros
virtuais com participação de pessoas em seus postos de trabalho e também
pessoas atuando em regime de home office.
As especialistas da HoF desenvolveram
um encontro virtual muito especial, nomeado de “Taka – Tamo Junto (TMJ)”. Em um
formato de palestra enriquecido por experiências baseadas em técnicas e estudos
realizados em todo o mundo, o trabalho possibilitou ao colaborador a sensação
de liberdade para compartilhar sobre seus sentimentos e emoções e pudesse
trabalhar a inteligência emocional com leveza e reciprocidade.
“O DNA japonês valoriza muito o respeito pelas pessoas.
Nosso core business, que envolve fragrâncias e aromas, já faz com que as
equipes sejam muito orientadas às experiências sensoriais e, principalmente
neste momento, nada é mais importante do que estimular também outras sensações,
que envolvem as emoções de cada um e como time”, conta Patrícia Karam, gerente
de Recursos Humanos da Takasago.
O trabalho da House of Feelings conseguiu conectar os três
pilares da empresa, denominados 3Ts: Trust (Confiança), Teamwork
(Trabalho em equipe) e Technology (Tecnologia). Virginia Planet, uma das
fundadoras da HoF, explica que com inteligência emocional é possível gerenciar
nossas próprias emoções, assim como responder aos sentimentos dos outros. “Para
ser emocionalmente inteligente, é preciso reconhecer o que se sente e assim, as
tomadas de decisão são mais assertivas, o clima organizacional fica mais leve e
a própria organização sai ganhando com níveis mais altos de
produtividade.
A House of Feelings conseguiu mobilizar toda a empresa e
conduziu de maneira singular conversas profundas, com confiança, respeito e
todos os recursos disponíveis para atingir e agregar toda a equipe. O resultado
foi extremamente positivo e deixou um forte sentimento de gratidão pelo
trabalho”, finaliza Patrícia. Segundo Lisia Prado, sócia e fundadora da House
of Feelings, “tivemos o cuidado de conversar de assuntos não tão comuns e
percebemos que eles se sentiram acolhidos por nós e pela organização”.
House of Feelings
Nenhum comentário:
Postar um comentário