Especialistas apontam os melhores métodos
para recuperar o colágeno da pele mesmo após os 50 anos
O colágeno representa 25% de toda proteína em nosso corpo. A partir dos 30 anos há uma perda de aproximadamente 1% da proteína que produzimos durante um ano, o que traz causa a redução da elasticidade e flacidez da pele.
Aos 50 anos, principalmente com a chegada da menopausa nas mulheres, o corpo produz apenas 35% do colágeno necessário para que nossa pele mantenha sustentação. O nosso organismo então passa a precisar de suplementação da proteína com a chegada da idade. "No envelhecimento cronológico, a espessura da pele diminui como consequência da redução das fibras colágenas e elásticas. As consequências podem ser amenizadas com uma combinação de tratamentos com o objetivo de repor parte desse colágeno perdido", explica Dr. Bruno Vargas, dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira De Dermatologia (SBD).
Essa suplementação é possível. Mas o que fazer para restituir essa proteína perdida ao longo dos anos? Há varias dicas de métodos para recuperar o colágeno e os especialistas apontam quais são os melhores:
TRATAMENTOS ESTÉTICOS
A aplicação de Sculptra®, que pode ser realizado em consultório médico, consiste na aplicação de uma substância chamada ácido poli–L–láctico, um estimulante da produção natural do colágeno do organismo que melhora a flacidez e o contorno facial.
Revolucionário, o Sculptra® é um bioestimulador de colágeno injetável, composto por ácido poli-L-láctico, uma substância absorvível pelo nosso organismo.
Sculptra® atua de dentro para fora, suavizando os sinais do envelhecimento e melhorando a flacidez. O tratamento consiste em cerca de três sessões, com intervalo médio de 30 dias entre cada uma delas. Os resultados são graduais e começam a surgir a partir da terceira semana após a primeira sessão, sendo mais visíveis após seis meses. Devido ao exclusivo mecanismo de ação de Sculptra, os resultados são duradouros e percebidos por até 25 meses.
"Os resultados que o Sculptra® proporciona devem-se ao estímulo de uma resposta inflamatória controlada que leva à formação de colágeno novo nos tecidos. Na prática, isso implica na melhor qualidade e enrijecimento da pele e na melhoria da flacidez e contorno facial, levando ao rejuvenescimento global da face", afirma Dr. Bruno Vargas.
Uma pesquisa* com 383 mulheres, entre 35 e 69 anos, sobre o comportamento do consumidor de tratamentos estéticos faciais anti-idade, mostrou que os pacientes preferem resultados graduais e duradouros, ao invés de imediatos. 75% das mulheres questionadas sobre suas preferências quanto a tratamentos estéticos desejam algo gradual, com resultados que duram dois anos.
*Weinkle S, Lupo M. Attitudes, awareness, and usage of medical antiagingtreatments. Results of a patient survey. J Clin Aesthetic Dermatol. 2010;3(9):30-33.dual, com resultados que duram dois anos.
ALIMENTOS
O colágeno pode ser reposto em nosso organismo com uma alimentação equilibrada. Muitos alimentos são ótimas fontes de proteínas e colágeno. Existem alimentos que são firmadores da pele como como carnes, peixes, óleo de peixe (ômega-3), gelatina, leite desnatado, frutas cítricas, oleaginosas (castanhas, amendoins)
Além disso, as frutas cítricas são ricas em vitamina C, substância indispensável para a formação de colágeno. Indicação de quatro porções ao dia. Já a aveia é uma fonte de silício, um dos nutrientes necessários para a formação de colágeno.
COLÁGENEO HIDROLISADO
No mercado também está disponível suplementos de colágeno hidrolisado com peptídeos bioativos que o organismo absorve mais facilmente. Esse suplemento é feito geralmente a partir de ossos e de cartilagem bovina, que pode ser utilizado para promover a produção de colágeno pelo corpo, ajudando a melhorar o aspecto da pele e a fortalecer articulações. O colágeno hidrolisado pode ser encontrado na forma de cápsulas ou em pó, sem sabor e com sabor, esse último pode ser diluído em água, sucos ou chás. Fica a gosto e critério de quem está tomando.
Galderma
www.galderma.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário