Para que a pessoa com deficiência aprenda, ela
precisa ser integrada ao meio e ao convívio social. E a escola tem um papel
fundamental nessa integração, já que o professor entra com a função de
reabilitador. É papel do docente integrador elaborar atividades que atendam e
incluam o aluno com deficiência dentro de suas habilidades e limitações.
No entanto, para isto acontecer passamos por um
movimento no qual a criança com deficiência, muitas vezes, foi inserida numa
escola, instituição ou lugares para adquirir novas aprendizagens longe de casa,
do convívio da família, dos colegas e da sociedade. Por esta razão, é importante
refletir se nos dias atuais colocar a criança ou um adulto longe de sua
realidade vai de fato contribuir para a sua aprendizagem, porque considera-se
que o ser humano precisa vivenciar conflitos e com as pessoas com deficiência
não é diferente. Elas precisam aprender a lidar com as diversas situações da
vida.
No âmbito educacional quando a integração escolar é abordada de
maneira a considerar o aluno como um sujeito que independente das suas
limitações e deficiências. Uma questão relevante de se considerar é que inserir
na sala de aula um aluno com necessidades especiais sem oportunizar estratégias
que possam contribuir para o seu aprendizado pode comprometer as aquisições
futuras ou estagnar o processo. Portanto, a integração pela integração sem
colocar a frente desta atitude uma objetividade acaba não atingindo o ponto
crucial da integração escolar.
Os alunos com necessidades especiais precisam ter as mesmas
condições de aprender dos demais alunos. O primordial é que a criança/aluno com
deficiência tenha a oportunidade de participar e aprender na escola e no meio
social de maneira significativa, para que as experiências sejam vividas e
divididas com os seus parceiros de aprendizagem, ou seja, amigos, colegas e
professores. Independente da condição e comprometimento que o aluno tenha, é o
professor que precisa acompanhar suas atividades e direcionar os passos dados
ou que é adequado orientá-lo.
Ana Regina Caminha Braga (anaregina_braga@hotmail.com) - escritora, psicopedagoga
e especialista em educação especial e em gestão escolar
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