Psicóloga do Colégio Humboldt dá dicas para que
pais estejam tranquilos com o retorno ou início das atividades escolares
A
volta às aulas é um momento de mudança na vida das crianças, seja devido à rotina
escolar que começará novamente e os pequenos terão que deixar o conforto de
suas casas diariamente, ou então porque é o início de um novo ciclo e alguns
estarão adentrando ao ambiente escolar pela primeira vez.
De
acordo com Karin Kenzler, psicóloga e orientadora educacional do Colégio
Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão), localizada
em Interlagos, em São Paulo, algumas dicas que podem auxiliá-los são: “ajude
seu filho a organizar o material, separar o uniforme, encoraje-o, mostre ou
retome as coisas que são legais e significativas, o quanto será prazeroso
reencontrar ou conhecer novos amigos”.
Abaixo,
ela compartilha cinco dicas para que as famílias se organizem e retomem a
rotina escolar.
1-Traçar
objetivos para o ano letivo:
Pensar
em metas para o ano letivo como fazer as lições em dia, estudar com antecipação
para as provas, passar direto, fazer novos amigos, é o passo inicial para a
realização de qualquer projeto.
A
família propor se reunir e se ajudar, perguntando ao filho quais as
expectativas para o ano, é vista como uma iniciativa bem saudável, algo
compartilhado, pois não é só responsabilidade da criança ir bem na escola. “É
uma iniciativa positiva a família se reunir para que cada membro compartilhe
suas expectativas e planos para ao ano, motivando a criança a fazer o mesmo. A
discussão é válida, pois aquece para o tema escola que está por vir e cria um
clima favorável ao sucesso.”
2-Voltar
à rotina de forma gradual:
Não
deixar para voltar de viagem na véspera da volta às aulas, para que a criança
tenha tempo de se organizar e voltar à rotina de dormir e acordar mais cedo.
Para
o aluno retomar a rotina do contexto escolar, a dica é voltar de uma viagem de
férias dois dias antes. “Se a família programa uma viagem, antecipar o retorno
em dois dias auxilia a criança a retomar o ritmo e a organizar o horário, de
forma gradual. O aluno também deve tentar dormir sempre mais cedo nesses dias”.
3-Cuidar
da organização do material:
A
compra e organização do material também é uma atividade que ajuda no processo
de volta às aulas, preparando o aluno psicologicamente para a retomada dos
estudos.
Focar
na organização do material escolar, mala, lancheira e uniforme como se
estivesse se preparando para uma partida de futebol, auxilia a retomada de
forma animada, além de encorajar e motivar a criança. “É como num pré-jogo, em
que atletas fazem pensamento positivo e bolam sua estratégia: neste ano, vou
tentar fazer lição, estudar com antecipação, dar o máximo de mim...”, diz
Karin.
4-Fazer
um planejamento das atividades:
Fazer
uma agenda semanal com os horários das aulas e atividades extracurriculares
separando também, tempo para os estudos, lazer e esportes, e um calendário
mensal para inserir as datas de provas, entrega de trabalhos, eventos e
feriados.
O
ideal é fazer uma agenda semanal dos filhos, para que todos compartilhem o que
a família vai fazer, pois a criança não tem a noção de tempo como um adulto
tem. Com um planejamento semanal do dia a dia e um mensal, a família consegue
se programar ao longo do ano com férias, viagens, passeios e provas. “Tudo o
que programamos tem mais chances de dar certo e é possível fazer ajustes ao
longo da jornada, além de todos ficarem sabendo como vai o andamento das
atividades de cada um. Isso gera menos ansiedade e todos se ajudam também”,
indica a orientadora educacional.
5-Cuidar
do emocional das crianças e adolescentes:
Conversar
e checar os sentimentos da criança em relação ao ano escolar permite trabalhar
eventuais ansiedades e medos, assim como balizar expectativas e buscar
motivações.
É
preciso estar ao lado da criança e transformar o momento de ansiedade em um
momento gostoso e agradável. Os pais devem questionar como a criança está para
começar mais um ano, se está animada, motivada ou apavorada, e trabalhar suas
expectativas e angústias de acordo com o estado emocional. “É importante que a
família converse a respeito das emoções para que a criança esteja preparada
física e psicologicamente para fazer frente às exigências escolares”, diz
Karin.
Recompensa
e ameaças: “Cobranças como “se você tirar nota azul, te dou um iPhone”, colocam
mais expectativa na criança podendo gerar muita ansiedade. A motivação não deve
vir por meio de recompensa, mas sim, pelo próprio benefício do aprendizado e
aquisição de conhecimentos que será significativo pela vida afora e futuro
sucesso profissional. Ela precisa entender que é capaz de dar conta, e de que a
aprendizagem é um processo contínuo na vida”, completa Karin.
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