Procurando uma
empresa de marketing digital que aumente sua presença online e trabalhe seu
business?
Antes de fechar parceria,
veja o que você precisa saber para contratar a uma agência de marketing
digital. Afinal, neste vasto mar chamado Brasil, mais de 90% das agências
afirmaram prestar serviços online e muitas delas se denominam como de
comunicação, inbound marketing, 360º, performance, branding e outros títulos,
segundo pesquisa Panorama das Agências Digitais.
Essa pluralidade pode
deixar até mesmo os marinheiros mais experientes perdidos. Apenas pesquisar não
é o bastante: você deve compreender sobre as capacidades e abordagem de cada
candidato e como são os core competencies (ou competências chave) que
diferem uma empresa da outra.
As melhores e mais bem
sucedidas delas não sentem como se estivessem trabalhando para o seu negócio
como um serviço terceirizado, e sim como parte de sua equipe. São profissionais
que se esforçam para colaborar e ouvir, se dedicam a construir, medir, analisar
e melhorar continuamente com você, ao invés de para você.
Algumas questões que você
deve lançar para a agência que estiver prospectando e que irão ajudar na
decisão pelo parceiro ideal são:
1) Como vocês irão me
destacar dos meus competidores?
A agência precisa entender seu público-alvo e o que você, diferente dos outros concorrentes, pode oferecer a ele.
A agência precisa entender seu público-alvo e o que você, diferente dos outros concorrentes, pode oferecer a ele.
2) O quanto você sabe sobre meu tipo de negócio?
O marketing digital B2C e
B2B exige diferentes estratégias e ferramentas. Uma agência que tenha
experiência em trabalhar com empresas similares à sua pode ter uma vantagem em
obter os resultados que você espera. Além disso, pergunte se ela pode fornecer
estudos de caso ou histórias de sucesso.
3) Você pode dar alguma amostra do seu trabalho?
Para quaisquer serviços que
você pretenda contratar, peça para ver exemplos: design de sites, conteúdo de
blog, white papers, cópia de um email marketing, e assim por diante.
4) Como iremos nos comunicar?
Descubra com quem você estará trabalhando regularmente e com que frequência você manterá contato. Será abordado apenas um ponto de contato ou quem quer que esteja disponível no momento?
Descubra com quem você estará trabalhando regularmente e com que frequência você manterá contato. Será abordado apenas um ponto de contato ou quem quer que esteja disponível no momento?
5) Como você se reportará sobre o nosso progresso?
A agência fornecerá um relatório e um resumo fácil de ler? Qual a periodicidade? Haverá uma reunião que guie sua empresa sobre o relatório ou apenas um envio detalhado do mesmo por email? Qual o formato da reunião? descubra quanto tempo é dedicado à estratégia colaborativa antes de cada entrega.
A agência fornecerá um relatório e um resumo fácil de ler? Qual a periodicidade? Haverá uma reunião que guie sua empresa sobre o relatório ou apenas um envio detalhado do mesmo por email? Qual o formato da reunião? descubra quanto tempo é dedicado à estratégia colaborativa antes de cada entrega.
6) De quanto tempo será o contrato?
Lembre-se: O marketing
digital é sinônimo de confiança, onde leva-se tempo para cultivar e crescer
resultados. Uma agência deve ser capaz de entender o seu negócio e dar início
às suas campanhas de marketing, mas é essencial ter em mente que efeitos
substanciais demoram a aparecer- Portanto, nada de abandonar seu parceiro após
o primeiro mês se você não tiver retorno.
7) Quais serão as nossas responsabilidades?
A sua atuação e a de seu
parceiro deverão ser bem delimitadas. Quem fica responsável pelo quê? Publicar no
blog, desenvolver respostas para comentários, etc.
8) Como é o workflow dos processos?
Peça para que falem mais sobre o fluxo do trabalho relativo. Como eles planejam aumentar o tráfego orgânico do seu site? E o trabalho com as diferentes equipes (SEO, Anúncios patrocinados, Conteúdo)?
Peça para que falem mais sobre o fluxo do trabalho relativo. Como eles planejam aumentar o tráfego orgânico do seu site? E o trabalho com as diferentes equipes (SEO, Anúncios patrocinados, Conteúdo)?
9) Que tipos de conteúdo diferenciados são produzidos?
Descubra se a agência tem experiência produzindo conteúdos que vão além do básico: roteiros de vídeo, animações curtas, campanhas de e-mail, whitepapers, transmissões ao vivo.
Descubra se a agência tem experiência produzindo conteúdos que vão além do básico: roteiros de vídeo, animações curtas, campanhas de e-mail, whitepapers, transmissões ao vivo.
10) Quais métricas estão incluídas em um relatório padrão?
CPC, CTR, taxa de conversão de palavras-chave e landing pages - a agência deve fornecer relatórios fáceis de ler e que deixam claro como suas campanhas foram realizadas. Importante abordar também quais mudanças são geralmente ser feitas, tanto a curto quanto longo prazo, para métricas que se podem se mostrar insuficientes.
CPC, CTR, taxa de conversão de palavras-chave e landing pages - a agência deve fornecer relatórios fáceis de ler e que deixam claro como suas campanhas foram realizadas. Importante abordar também quais mudanças são geralmente ser feitas, tanto a curto quanto longo prazo, para métricas que se podem se mostrar insuficientes.
Yuri Moreno - estrategista de marketing, com foco em aquisição e consultor em novas tecnologias. Atualmente vive em San Francisco onde acompanha in loco todas movimentações no Vale do Silício.
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