57% disseram que gastarão menos ou a mesma quantia do ano
passado na compra do presente; 40% decidirão o presente em função do preço. O
desejo da criança ou a utilidade do item vêm em seguida
O aumento dos preços e a contenção de despesas são os principais
motivos que farão com que os consumidores gastem menos com o presente do Dia
das Crianças neste ano, na comparação com 2016, segundo a Pesquisa Hábitos de
Consumo da Boa Vista SCPC, feita com cerca de 1.100 pessoas, em todo o Brasil,
especialmente para esta data. Os que irão priorizar o pagamento de outras
despesas, como contas de consumo (água, energia elétrica, internet),
mensalidade escolar e plano de saúde, ocupam a terceira posição, seguidos dos
que alegam o desemprego (10%) e a redução de renda (9%). A imagem abaixo contém
os detalhes.
Valores, meios
e formas de pagamento
Também de acordo com a sondagem da
Boa Vista SCPC, 33% disseram que gastarão a mesma quantia do ano passado e 24%
menos. Os que gastarão mais representam 43%.
Cresce em aproximadamente 14% o valor
médio pretendido para a compra do presente do Dia das Crianças em comparação ao
ano de 2016, passando de R$ 174 para R$ 198. 88% dos consumidores pretendem
comprometer menos de 25% da renda familiar com a compra do presente, 12p.p.
(pontos percentuais) acima em comparação ao ano passado. 11% irão comprometer
entre 25% a 50% e apenas 1% mais de 50%.
68% dos consumidores irão comprar o
presente do Dia das Crianças e pagar à vista, mesmo percentual de 2016.
O dinheiro ainda será o principal
meio de pagamento para quem irá pagar à vista, registrando 48% das menções. 32%
dos consumidores pretendem parcelar o valor do presente para o Dia das Crianças.
Deste, 91% utilizarão o cartão de crédito, 17p.p. de crescimento se comparado
ao ano passado. Já carnês e boletos representam apenas 8% dos meios de
pagamento que serão utilizados para efetuar as compras nesta data.
59% dos consumidores, ou seja, 8p.p.
acima em relação ao ano passado, irão parcelar o valor em no máximo três vezes.
Por outro lado, cai de 16% para 10% o total dos que pretendem parcelar entre
sete a 12 vezes.
Tipo do
presente e local da compra
40% decidirão a compra em função do
preço. O desejo de quem irá ganhar aparece em 2º lugar, com 33% das menções.
Necessidade ou utilidade do presente vem logo em seguida entre os fatores que
serão levados em conta no momento da decisão da compra, com 24%.
Comparada ao ano anterior, cresce
5p.p. a intenção de compra por brinquedos. Ou seja, 48% dos consumidores
comprarão brinquedos. Eletrônicos e itens de vestuário ocupam a segunda
posição, com 21% cada, seguidos de Entretenimento (4%) e Livros, CDs e DVDs
(5%).
75% dos consumidores irão concentrar
as compras para o Dia das Crianças em lojas físicas contra 25% que farão a
compra pela Internet. Dos que farão a compra em loja física, 41% realizarão as
compras em lojas de shoppings centers, seguidos por lojas de rua/bairro com
38%. As lojas de grandes redes varejistas ou lojas de departamento tiveram uma
queda entre as menções, passando de 26% em 2016, para 19% em 2017.
31% dos consumidores não irão comprar
presentes por estarem endividados. Outros 23% irão priorizar o pagamento de
contas da casa, o que aumentou em 9p.p. em comparação ao ano passado. O
desemprego e a contenção de despesas vêm logo em seguida com 21% e 15%,
respectivamente.
Metodologia
1078 consumidores responderam a
Pesquisa Hábitos de Consumo da Boa Vista SCPC, realizada via online, em nível
nacional, entre 28 de agosto a 8 de setembro, com o objetivo de identificar a
pretensão de compra para o Dia das Crianças. Para leitura dos resultados,
considera-se margem de erro de 3p.p e 95% de grau de confiança.
Boa Vista SCPC
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