Independentes, antenados e vaidosos,
os jovens têm interesse por itens que traduzam modernidade, estando cada vez
mais livres para a escolha do que desejam consumir. Conhecem as marcas mais do
que qualquer outro nicho de mercado. Cerca de 55% dos adolescentes investem em
produtos de marca contra 33% das outras faixas etárias. Ou seja, eles não se
relacionam com marcas que não possam ser a extensão da sua personalidade.
Para eles, torna-se importante
que as marcas tenham algo especial e possam se tornar símbolos de consumo e
inovação. Um dos grandes sucessos entre os jovens, é a Apple, que sempre foi
sinônimo de tecnologia de ponta e design de excelência. Os jovens não têm medo
de adquirir um produto que ainda está sendo descoberto, como aconteceu com o
iPad na época do seu lançamento.
Outra peculiaridade: cresce o percentual de
adolescentes que buscam por marcas e produtos pela internet. Entre 2013 e 2016
os índices subiram de 29% para 48% (informações do comitê gestor).
Portanto, no universo dos negócios, os jovens do nosso
país são levados a sério. Cada vez mais, as empresas voltam os seus olhares
para a geração teen – a Renault, por exemplo, associou
um dos seus modelos, o Clio, a duas marcas identificadas com este nicho de
mercado: Yahoo e Jovem Pan, e vendeu 16,9 mil unidades.
Estima-se que a influência dos jovens
no Brasil que estão na faixa etária dos 13 aos 19 anos (idades
teen) no orçamento familiar gira em torno de R$
94 bilhões anuais, podendo chegar na casa dos R$ 100 bilhões se considerarmos
de 14 a 24 anos. Já nos Estados Unidos, os adolescentes geram cerca de US$ 155
bilhões a cada ano – seja pelo que eles consomem ou levam os pais a consumir.
Segundo dados
do IBGE que tem, aliás, site específico (teen.ibge.gov.br): na faixa etária dos
15 aos 19 anos: 4,23% (homens) e 4,10% (mulheres) = 8,33% de 207,7 milhões
(censo de 2016) = 17,3 milhões de jovens consumidores em nosso país.
As empresas que conseguirem entender o
linguajar deste importante grupo, oferecendo produtos e serviços adequados,
terão excelentes oportunidades de negócios e vendas.
A pesquisa por amostragem, que envolveu cerca de 5.000
jovens entre 13 e 19 anos, cujos emails foram obtidos em redes sociais e sites
de relacionamento (formulário eletrônico), faz parte do projeto da TEENAGER
FAIR (Feira Internacional do Adolescente).
Mês, dias da semana e horário (20 a 22 de Julho de 2018
– 6ª. feira a domingo – 10h00 às 20h00) vão ao encontro do que foi indicado no
estudo. E ainda: 95% gostaram da ideia e 94% participariam como visitantes,
havendo equivalência nos percentuais e assegurando a credibilidade dos dados.
Já existem entendimentos com o Expo Center Norte (São Paulo – SP) que tem
Pavilhões interligados, até mesmo porque, dentre os eventos paralelos &
integrados, ocorrerá a TEENFOLIA (1ª. Micareta para Adolescentes do Brasil).
No mesmo estudo que apurou estes dados, dentre os 68
setores listados (múltipla escolha), os adolescentes apontaram os cursos (72%)
e o emprego (69%) com sendo áreas prioritárias, significando a preocupação dos
jovens com a sua profissionalização diante dos desafios impostos pelo atual
mercado de trabalho.
Adicionalmente, com iguais índices: telecomunicações;
música; lazer e entretenimento; beleza e estética; orientação vocacional;
esportes radicais; calçados; vestuário; agências de intercâmbio; turismo;
shoppings; equipamentos de som e áudio; fast food; eletroeletrônicos; e em
destaque: celulares; diversões eletrônicas (games); e bebidas não alcoólicas
(águas, refrigerantes, etc.).
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