Simplesmente
96% dos executivos acreditam que os chatbots vieram para ficar. Isso mesmo:
quase todos os profissionais que participaram de uma pesquisa realizada pela
MindBowser, em parceria com o Chatbots Journal, acreditam no potencial da
tecnologia. Foram entrevistados mais de 300 pessoas de diferentes segmentos —
como varejo, comércio eletrônico, logística, bancos, recrutamento, educação e
marketing. Baseado na receita das organizações que participaram: 29% estão
abaixo de US$ 1 milhão, 47% entre 1 e 10 milhões de dólares e 24% acima de US$
10 milhões.
O
estudo realizado nos Estados Unidos vai auxiliar na resposta de diversas
dúvidas do mercado nacional e também prever as tendências da indústria e as
percepções do negócio. Vamos aos principais pontos da pesquisa:
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Quando você ouviu falar sobre chatbots? 54% dos desenvolvedores trabalharam com
chatbots pela primeira vez em 2016. O anúncio do Facebook sobre “Messenger
Chatbots” pode ter sido o maior catalisador do conhecimento sobre a tecnologia.
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Os chatbots substituirão totalmente seus colegas humanos? 61% dos entrevistados
acreditam que isso não irá acontecer em um futuro próximo.
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Você planeja construir um chatbot para seus negócios em 2017? 75% dos
participantes responderam que tem este projeto em seus planos para este ano.
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Qual será a indústria mais beneficiada pelos chatbots? O e-commerce, que está
relacionado diretamente aos serviços de atendimento ao cliente e vendas, foi o
escolhido de 90%. Depois vieram Seguros (66%), Assistência Médica (63%), Varejo
(61%), Hoteleiro (58%), Logística (31%) e outros mercados.
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Quais serão as funções de negócios mais beneficiadas? Atendimento ao Cliente
será a mais beneficiada pelo uso de chatbots, seguida por Vendas/Marketing e
Processamento de Pedidos.
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Você está feliz com a maneira pela qual os chatbots ajudam seu negócio? 95% dos
entrevistados responderam que sim.
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Em quais aspectos você gostaria de melhorar seu chatbot? 90% dos participantes
acreditam que falta “inteligência” para seus bots, enquanto 75% acreditam que
seus bots estejam defasados na questão “linguagem conversacional”.
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O que tudo isso significa?
A
necessidade: a crescente tendência de empresas para aumentar a experiência do
cliente e reduzir custos operacionais favorecerá o crescimento do mercado
global de chatbots nos próximos cinco anos.
O
catalisador: o desenvolvimento de Inteligência Artificial, de várias
plataformas de construção de chatbots e a disponibilidade de recursos de NLP
são os maiores fatores para o crescimento dos chatbots.
A
restrição: a falta de conhecimento e a grande dependência de seres humanos para
interagir com clientes, juntamente com questões de privacidade, deverão
restringir o crescimento dos chatbots.
O
relatório original do Chatbot Survey 2017 pode ser visualizado em
mindbowser.com/chatbot-market-survey-2017/.
Sérgio Passos - co-fundador e CTO da Take, é responsável por
Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), gestão de portfólio de produtos e
arquitetura de software.
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