De acordo com uma pesquisa
realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a Proteste, com
2.406 brasileiros, de idades entre 17 e 74 anos, 80% das pessoas têm a
consciência de que precisam mudar os hábitos alimentares. Além disso, um
levantamento realizado pelo Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e
Sustentável, Organis, aponta que 64% dos entrevistados revelam que o consumo de
produtos orgânicos está relacionado à saúde. Para 15%, o motivo é por indicação
da mídia como alimentos mais saudáveis, por fim, 3% disseram que tiveram
recomendações de médicos ou nutricionistas.
Diante desses dados,
podemos observar que, além do sabor, a população está preocupada com a questão
da saudabilidade dos alimentos ingeridos. Até mesmo os jovens e adolescentes
estão mais atentos aos cuidados com a alimentação. Assim, o grande desafio da
indústria alimentícia está relacionado aos investimentos em ingredientes mais
saudáveis e naturais. Por isso, cada vez mais, as pesquisas são importantes
para garantir o desenvolvimento de itens inovadores que agradem ao paladar e
impactem de forma positiva na saúde.
A análise produzida pela
Organis ainda revelou que para 18% das pessoas as questões ambientais também
são muito importantes e influenciam na compra de alimentos. Nesse sentido,
podemos destacar as manteigas e os óleos obtidos a partir de frutos e sementes
da biodiversidade brasileira, entre eles, o cupuaçu, o coco licuri e a
castanha-do-Brasil. Ou seja, além da procedência sustentável, também são
benéficos por serem naturais e orgânicos.
A proposta é que esses
ingredientes sejam acrescentados a receitas tradicionais do dia a dia como
pães, bolos, cookies, molhos e maioneses, para além de proporcionarem sabores
exclusivos, possam fortificar nutricionalmente os alimentos.
A conclusão de todo esse
cenário é que a indústria alimentícia está passando por um grande processo de
transformação, o que envolve não somente a mudança de comportamento do
consumidor, mas também, a revolução das marcas para esse novo momento do
mercado. O resultado, certamente, será benéfico para todos. Afinal, cada vez
mais, os alimentos saudáveis e funcionais ganham espaço no nosso cardápio.
Lilia
Kawazoe
- Gerente Comercial da Unidade de Negócio Concepta Ingredients, pertencente ao
Grupo Sabará, especializada no desenvolvimento de soluções naturais e
tecnológicas, com foco nas indústrias de alimentos, bebidas, nutrição animal e
farmacêutica veterinária. A partir de maio de 2017, oferece ao mercado de food
service uma linha 100% orgânica de manteigas e óleos vegetais sustentáveis,
direcionada a hotéis, restaurantes e cafeterias (HORECA).
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