Cada vez mais, ouvimos falar
sobre a força de um trabalho em equipe, sobre como isso pode colaborar na busca
por nossos objetivos e na superação das dificuldades. Quando aprendemos a trabalhar em conjunto - com
cada pessoa fazendo a sua parte, empenhada e dedicada -, os resultados,
certamente, são alcançados. Mas será que existe uma
receita para se atuar em equipe?
Imagine alguém
tentando mover uma rocha gigantesca e pesada. Agora, visualize como seria se aparecesse
outra pessoa, mais outra e, de repente, várias outras. A rocha torna-se
imediatamente mais leve e fácil de carregar. Isso, é claro, porque o peso dela
foi distribuído exatamente igual entre todos. Agora pense quantas vezes você já
tentou carregar a rocha sozinho? Quantas vezes os resultados dessa tentativa
foram apenas estresse, angústia e o cansaço físico e mental? Pensando nisso, preparei seis dicas para te ajudar a
trabalhar em equipe. Confira e tente colocá-las em prática:
1 –
Faça a sua parte, ainda que pareça pequena
Parece que um
esforço pequeno é mínimo perto de grandes ações. Mas a sua atitude poderá
contagiar todos à sua volta. Pense no exemplo de um ambiente em que as pessoas,
todos os dias, jogam no lixo centenas de copinhos de plástico após beberem
água. Uma atitude simples como o uso de uma caneca pode ser o motivo que todos
precisavam para combater o desperdício;
2 –
Busque pessoas para a mesma causa
A frase “juntos,
somos mais fortes” é extremamente verdadeira. Se você deseja passar por um
problema e chegar a um resultado específico, encontre pessoas que queiram o
mesmo. Mas diga isso em voz alta, porque ninguém sabe ler pensamentos. Muitas
vezes, no nosso íntimo, esperamos que os outros adivinhem o que queremos. Para
que a situação mude, você precisa falar com todas as letras o que deseja, sem
medo! DIGA, mas o mais importante é agir. A sua atitude será referência, então
comece agora;
3 –
Seja paciente
Não é fácil lidar
com as opiniões das pessoas, mas é preciso respeitar as diferenças. Afinal,
cada um pensa de um jeito. Pense antes de falar e aprenda a ouvir e compreender
o que os outros desejam comunicar;
4 – Dialogue
sempre
A comunicação é o
melhor jeito de resolver um problema. Saber expressar seu ponto de vista sem ofender
as pessoas é a chave para que a conversa flua e ninguém interprete errado as
suas intenções;
5 -
Aceite a ideia de errar
Todos nós podemos
errar! Essa possibilidade existe e, quanto mais cedo você entender isso, menos
frustrante será lá na frente. Só não esqueça que, com os erros, vem o
aprendizado. Então, saiba extrair o melhor dessas situações e agradeça por elas;
6 –
Aproveite
O trabalho em
conjunto mostra muito de nós e de nossos colegas. Aproveite para conhecer mais sobre
os outros e sobre você mesmo.
Márcia Luz -
psicóloga, professora, coach, autora do livro “A gratidão transforma” e
realizadora do 1º Congresso Mundial da Gratidão (Comgratidão), que reuniu 40
mil participantes em 2016. Mais informações em www.marcialuz.com e www.facebook.com/marcialuz.fanpage.
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