Para a Trisoft, não existe lixo, mas matérias primas não aproveitadas
Trisoft transforma mais de 1 bilhão de garrafas PET
retiradas do meio ambiente em produtos para serem usados em casas, edifícios,
hotéis, automóveis, colchões e roupas, aliando sustentabilidade, conforto e
beleza.
Maior fabricante
de produtos com lã de PET da América Latina, a Trisoft criou produtos
reciclados e 100% recicláveis que conferem qualidade, conforto e beleza (para
móveis, objetos e ambientes). Literalmente, aboliu a palavra lixo, que se
transformou em matéria prima.
Não existe lixo, existe matéria prima valiosa e mal
aproveitada. A frase é de Maurício Cohab, Diretor da Trisoft, que inaugurou o
mercado de materiais reciclados e 100% recicláveis para mais de 70 setores da
indústria brasileira e que hoje é o maior fabricante de materiais com lã de PET
da América Latina.
Entre os produtos, estão enchimentos, mantas e revestimentos
para o mercado moveleiro, de decoração, construção civil, de produtos para
bebês, academias de ginásticas e inclusive para o mercado hoteleiro, um dos
mais promissores para 2017. Para Maurício, tudo pode ser reciclado, inclusive e
principalmente o que é biodegradável: “além disso, materiais sólidos precisam
virar matéria prima, esse é o futuro, não há como fugir”, explica ele.
Em pouco mais de 55 anos no mercado, a empresa já
realizou transformações irreversíveis e que mudaram o mercado para melhor: a
primeira delas foi decidir usar a lã de PET como matéria prima. Maurício conta
que o processo não foi fácil e não apenas pela falta de maquinário: “tivemos
que criar processos e tecnologias que ainda não existiam, mas o fator mais
difícil foi a aceitação do mercado. Nossos clientes temiam que o resultado dos
produtos não fosse o mesmo dos produtos já utilizados, como a espuma de PU”,
revela, “mas a Trisoft provou o contrário, superando produtos tradicionais”.
Aos poucos, a Trisoft provou para seus mais de 25
mil clientes que o produto não só era equivalente, como ainda mais durável e
econômico: “encontramos uma forma de vender o Petfom, que é nossa alternativa
sustentável para a espuma, em placas que evitam o desperdício, por exemplo”. A
segunda transformação abraçada pela Trisoft foi a eliminação da água no
processo produtivo: “nós sabíamos que a sustentabilidade deveria ser completa,
para que pudéssemos comprovar que ela é possível e não acarreta perdas. É preciso
apenas a tomada de decisão pela transformação e, em pouco tempo, o retorno dos
investimentos acontece”.
A Trisoft, hoje, permite e incentiva que seus
clientes possam aderir à logística reversa: “nosso objetivo é que não haja mais
descarte de colchões, por exemplo, já que nosso produto é reciclado e 100%
reciclável, ou seja, permite que toda a peça seja reaproveitada de alguma
forma”, enfatiza Cohab. Para que o consumidor final saiba qual produto tem
essas características, a Trisoft lançou um selo verde, o Selo Trisoft, com o
slogan “Tem Trisoft, melhor pro planeta”. O selo já teve adesão de vários
clientes que começam, aos poucos, avaliar a opção de construir uma cadeia
sustentável completa. “Nós acreditamos que é possível e estamos contribuindo
para que o lixo deixe de existir”, finaliza o empresário.
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