Quando uma empresa está indo
bem é comum o empreendedor pensar em alternativas para escalar a sua ideia. As
vantagens são evidentes, como a aumento da lucratividade e da notoriedade no
mercado. Mas, para ter sucesso, é preciso estar atento a alguns fatores que
devem estar alinhados a essa estratégia.
Caso você se encontre nesse
momento, confira a seguir quais questões você deve responder para expandir o seu
negócio com qualidade e sustentabilidade.
Atualmente, estou
operando com 100% da minha capacidade?
– Ter sucesso na empresa é o primeiro passo para a expansão. Por isso, antes de
abrir uma nova unidade, você deve verificar o quanto sua operação é rentável,
testada e adaptada ao sucesso de longo prazo. É essencial ter clareza quanto às
dificuldades, formas de gestão e sazonalidade do negócio. Se depois dessa
análise você perceber que a tríade conhecimento, tempo de mercado e
lucratividade está equilibrada, você está no momento ideal para crescer.
Qual modelo de
expansão é mais adequado ao meu negócio?
– Depois de validar o momento de expandir sua empresa, você precisa descobrir
qual formato irá te atender melhor. Provavelmente, por estar em alta no mercado,
o modelo de franquia será sua primeira opção. Mas, vale lembrar que você também
pode crescer por meio de licenciamento, canais multimarcas, capital próprio ou,
até mesmo, através de investidores estratégicos. Todos têm seus prós e contras
e você deve balanceá-los de acordo com suas expectativas. Para que você tenha
mais precisão nessa escolha, talvez seja interessante buscar a assessoria de
uma consultoria.
Para não ter dúvidas, o
recomendado é investir em um estudo de franqueabilidade. Assim, você poderá
atestar se a expansão pelo franchising é a sua melhor opção. Através da
análise do seu planejamento estratégico, financeiro e operacional, esse estudo
irá diagnosticar qual o potencial de expansão, replicação e lucratividade do
seu negócio. Dessa forma, você poderá vislumbrar toda a estrutura que será
necessária para ter sucesso nessa nova empreitada.
O quão seguro(a)
estou dessa decisão? – Independe de
qual estratégia de crescimento você adotar, para concretizá-la será preciso
investir tempo e dinheiro. Por isso, é essencial que você esteja completamente
seguro(a) dessa decisão. Faça um bom planejamento, entenda os obstáculos e
benefícios e, só depois te ter um plano de negócio bem formatado, tome a sua
decisão. Caso você esteja inclinado em franquear sua empresa, essa segurança é
ainda mais importante. Lembre-se que você estará lidando com pessoas que,
muitas vezes, investirão o dinheiro de toda uma vida no nesse sonho.
Qual papel irei
assumir durante esse processo?
– É normal o empreendedor fazer sua expansão em paralelo com o operacional da
sua empresa, mas essa não é a atitude mais recomendada. Por isso, analise qual
papel pretende assumir nesse processo. Se escolher estar à frente da
franqueadora, por exemplo, será responsável pelo crescimento e suporte da rede.
Por isso, mesmo estando no início da expansão, será difícil você garantir a
qualidade da gestão na sua unidade enquanto precisa cuidar do investimento em
marketing, entrevistas com franqueados, implantação de unidades e retirada de
dúvidas.
Como poderei
validar a expansão? – Uma boa forma
de fazer isso é estruturando uma operação modelo, pois assim você poderá dar
mais segurança ao seu investidor. Ao optar pelo modelo de franquia, o ideal é
você montar uma unidade com todo o layout padrão, funcionando como franquia e
servindo como treinamento. Você pode estruturar esse modelo como uma unidade
própria ou em parceria com algum conhecido ou franqueado, que tenha o perfil
ideal para operar a franquia. Nesse caso, é recomendado você contribuir com parte
do investimento inicial ou diminuir os custos para o franqueado por meio da
taxa de franquia ou royalties.
Tendo em mente todas as
questões abordadas, sem dúvida, você estará muito mais preparado(a) para
iniciar a expansão da sua marca. Além de pensar em fatores financeiros, se
dedique muito aos operacionais. Inove, busque novas formas de gestão, realize
treinamentos. Enfim, invista sempre no que for melhor para o seu negócio.
Alex
Vigatto Silva - economista e especialista
na área de planejamento financeiro e estratégico de negócios, com experiência
em mais de 100 projetos de franquias e varejo. É sócio administrador da GOAKIRA
Consultoria Empresarial.
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