Levantamento feito pelo Opinion Box
teve como meta entender qual a percepção das pessoas quanto à segurança e
privacidade no meio digital
“Privacidade e Segurança na
Internet” são temas de relevância na sociedade da informação, que vivemos atualmente,
onde há excesso de informações, compartilhamento de notícias – públicas ou
particulares – seja nos principais canais de comunicação ou em redes sociais.
Por isso, tornou-se tema de uma pesquisa feita pelo Opinion Box (www.opinionbox.com), empresa pioneira de soluções
digitais para pesquisas de mercado e de opinião.
Para a pesquisa, realizada no mês de
julho, o Opinion Box entrevistou 1.884 internautas de ambos os sexos, todas as
classes sociais e regiões do país. Um dos primeiros resultados do levantamento
já gerou surpresa: 30% dos entrevistados avaliaram que não têm sua privacidade
nem um pouco respeitada na internet.
Também é interessante perceber que
apesar do Brasil ser o país com maior número de adeptos às redes sociais e das
plataformas fazerem parte do cotidiano das pessoas há um bom tempo, apenas 28%
dos entrevistados disseram se sentir confortáveis em ceder informações
pessoais, como nome completo, data de nascimento, etc, ao realizar cadastro em
uma nova rede. Além disso, 87% dos respondentes mencionaram se preocupar com o
uso indevido do próprio conteúdo, compartilhado por outros usuários da mesma
rede social, sendo que 45% desses se preocupam muito. Os dados continuam altos
quando a preocupação se refere ao uso do conteúdo publicado pela própria
administração da rede social. Neste caso, 83% disseram ficar preocupados, sendo
que 40% se preocupam muito que a rede social use seu conteúdo
compartilhado.
É inegável que a popularização das
compras pela internet, seja via computador ou por dispositivos móveis, trouxe
facilidades para a vida do consumidor. Tanto, que 86% dos entrevistados
afirmaram ter o hábito de comprar no meio digital e 50% disseram que a prática
do consumo acontece via aplicativos para smartphones. Porém, fazer o cadastro
nas lojas online é uma etapa que divide os usuários e preocupa parte deles. 55%
dos internautas se sentem confortáveis em fornecer seus próprios dados às lojas
virtuais. Mas, 40% discordam ao entregar os dados pessoais a uma loja na
internet.
Quando chegam à hora de fornecer
dados de pagamento aos e-commerces, 48% apontaram que não se sentem seguros. Em
contrapartida, 8% afirmaram se sentir muito seguros. Quando a compra acontece
via apps, apenas 36% se sentem seguros em informar dados como número do cartão
de crédito e código de segurança, e 7% dizem se sentir muito seguros.
Por fim e em tempos de discussão
frente ao Marco Civil da Internet, o Opinion Box questionou os entrevistados
sobre a quem cabe monitorar informações que circulam na rede. Para 73% das
pessoas, o governo não deve ter o poder de acessar, armazenar e analisar dados
de utilização dos usuários de internet no Brasil. “Com base nesses dados,
avaliamos que o desafio continua sendo estabelecer diretrizes que ofereçam aos
usuários segurança e privacidade, sem perder o caráter de liberdade que a
internet tem”, avalia Felipe Schepers, co-fundador e COO do Opinion Box.
A margem de erro é de 2,3 pontos
percentuais e o grau de confiança é de 95%.
Opinion Box – www.opinionbox.com
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