Advogado especialista em direitos do consumidor
explica os principais direitos dos consumidores com serviços bancários.
Os bancários
iniciaram na última semana uma paralisação em todo o Brasil. A
greve iniciada na última terça-feira (6), que segue por tempo
indeterminado, afeta
os consumidores. Para escapar dos problemas com
greve nos serviços bancários, os usuários do sistema devem
utilizar outros meios como caixas eletrônicos
e lotéricos para pagar suas contas. Mas, mesmo em meio à greve, os
direitos dos consumidores devem ser mantidos.
Segundo o advogado
especialista em direitos do consumidor, Dori Boucault,
o consumidor deve buscar alternativas para pagar
suas contas, já que a compensação é eletrônica.
Abaixo o advogado
listou alguns principais direitos dos consumidos com serviços bancários:
Ao abrir
uma conta corrente: o consumidor tem direito a ter acesso a todas as informações
necessárias para se decidir sobre a conveniência de
abrir ou não a conta. Segundo o advogado, o consumidor deve
receber previamente uma cópia do contrato a ser celebrado. “Leia com atenção antes de assinar, caso tenha dúvida pergunte
para ter as informações necessárias”, explica Dori.
Valores de tarifas: apesar
da total liberdade dos bancos para fixarem os valores das tarifas dos seus
serviços, o reajuste delas não
poderá ocorrer em período menor de 12 meses.
Segundo Dori Boucault, essa data começa a contar a
partir da assinatura do contrato, abertura da
conta corrente ou contratação de um determinado serviço.
Problemas com a conta: caso o consumidor se depare com algum problema na
sua conta, como uma cobrança indevida, por exemplo, ele deverá
fazer uma reclamação nos serviços de
atendimento ou ouvidoria do banco. “Se cobrado indevidamente, o
consumidor tem direito a devolução. Esse
problema deve ser resolvido em até 05 dias úteis, caso não seja resolvido, o consumidor pode entrar em
contato com o PROCON ou com o Banco Central”, explica o advogado.
Serviços bancários sem cobrança de taxas: segundo o advogado
especialista em direitos do consumidor e consultor financeiro Dori Boucault alguns serviços
bancários são gratuitos e o consumidor pode utilizar. “O consumidor não é obrigado a
contratar qualquer pacote de serviço e conta
com a opção de ter conta corrente em qualquer banco sem precisar pagar taxas”,
comenta Dori.
O consumidor tem
direito a alguns serviços básicos tais como:
Conta corrente: é possível
fazer até quatro saques por mês de forma gratuita, sem pagar tarifa.
Extrato: o consumidor pode
emitir até dois extratos com a movimentação do mês e o extrato anual com todas as tarifas cobradas no ano anterior.
Internet banking: consulta de saldo, saques e
movimentação na internet.
Transferências: nos serviços
básicos é possível fazer até duas transferências no mês para contas do mesmo banco, seja no guichê, no caixa
eletrônico ou pela internet.
Cheque: o
cliente tem direito de até 10 folhas de cheque
por mês, desde que cumpra os requisitos básicos para utilização de cheque e a
compensação.
Fornecimento de cartão de débito: a segunda via desde que não tenha
sido pedida pelo cliente, até mesmo em casos de roubo ou danificação.
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