Levantamento da Boa Vista SCPC a propósito do Dia Mundial
do Consumidor mostra que 83% já tiveram gastos extras com a crise dos setores
hídrico e energético; percepção é positiva em relação a finanças pessoais e pessimista
com o País
Os
“vilões” da alta dos preços nos primeiros meses do ano foram Combustíveis, com
24%, Alimentação (23%) e Energia Elétrica (18%) na avaliação dos consumidores
de todo o País ouvidos pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao
Crédito). O levantamento foi realizado com o objetivo de mapear hábitos de
consumo e percepções do consumidor tendo em vista o Dia Mundial do Consumidor,
comemorado no dia 15 de março.
Segundo
a pesquisa, outros reajustes que pesaram no orçamento foram Impostos (11%),
moradia, aluguel e condomínio (7%), transportes e conduções (5%), educação
(4%), água (3%), telefonia (2%).
Apesar
desses aumentos, a maioria dos pesquisados (57%) acredita que a situação de
suas finanças pessoais está igual ou melhor que a do ano passado, enquanto 43%
acham que o quadro de suas finanças piorou nos primeiros meses de 2015. Essa
percepção é de todas as classes de renda: na A/B, 63% consideram que a sua
situação financeira está igual ou melhor este ano, porcentagem que foi de 56%
tanto na classe C quanto na D/E.
Já
em relação à economia brasileira o sentimento do consumidor é bem mais
pessimista: 83% do total consideram que o cenário econômico piorou nos primeiros
meses deste ano. A piora foi mais sentida nas classes C e D/E, ambas com 85% do
total dos respondentes, em comparação aos 78% da classe A/B.
O
levantamento nacional foi realizado com 1.477 consumidores entre os dias 06 a
23 de fevereiro de 2015.
Crise energética e hídrica
De
acordo com o levantamento, 93% dos consumidores acreditam que a crise no
abastecimento de água em alguns Estados brasileiros afeta a economia do País, e
tem gerado despesas adicionais no orçamento. A percepção é maior na região
Sudeste, com 95% das menções, contra 88% no Nordeste. Na comparação entre as
classes sociais, 96% dos consumidores das classes A e B acreditam que a crise
de abastecimento interfere na economia.
Outra
revelação da pesquisa nacional é de que 83% dos consumidores tiveram despesas
extras no orçamento doméstico para administrarem a crise de água e energia
elétrica.
=
Nota metodológica
Os
dados da pesquisa “Hábitos de Consumo – Dia Mundial do Consumidor 2015” foram
obtidos por meio de um levantamento eletrônico realizado pela Boa Vista SCPC
(Serviço Central de Proteção ao Crédito), de 06 a 23 de fevereiro de 2015, com
1.477 consumidores usuários do site Consumidor Positivo www.consumidorpositivo.com.br.
Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 95% de grau de confiança
e margem de erro de 2,5%, para mais ou para menos.
Boa
Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) - www.boavistascpc.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário