Pesquisar no Blog

terça-feira, 5 de agosto de 2014


Não hesite, apite!

Shopping Ibirapuera recebe ação que visa coibir o assédio sexual a mulheres nos transportes públicos

 

Dia 7 de agosto o Shopping Ibirapuera abre as portas para o movimento “Não hesite, apite!”. Criada pela Associação das Advogadas, Estagiárias e Acadêmicas de Direito – SP (ASAS), em parceria com a Casa de Isabel, a ação visa não somente proteger e orientar as mulheres, mas, também, alertar a sociedade para acabar de vez com o assédio sexual que acontece nos transportes públicos. Das 8h às 12h,  equipes da associação estarão nas saídas do centro comercial abordando e informando o público feminino a respeito do movimento, com a distribuição de folhetos com orientações legais para denunciar a violência da qual foi vítima e um apito cor de rosa, para que seja usado nos coletivos quando se sentirem ameaçadas ou virem outra mulher sendo assediada.

 “O som do apito vai inibir e afastar o agressor, chamando a atenção das pessoas que se encontram no ambiente e acionar o sistema de segurança”, explica Dra. Rosana Chiabassa, presidente licenciada da  ASAS. A advogada revela que o Brasil hoje ocupa o 7º lugar de maior violência contra a mulher no mundo, a cada 2 horas uma mulher é assassinada por agressão doméstica. “Precisamos combater a violência a mulher, seja de que forma ela se apresente. Essa é uma campanha que não é só do público feminino, mas de toda sociedade”.

A escolha pelo dia 7 de agosto para a conscientização sobre o tema no Shopping Ibirapuera também tem um significado especial. Foi nesta data, há 8 anos atrás, que foi sancionada a Lei Maria da Penha, que representa um grande avanço na busca pela erradicação, prevenção e punição da violência contra a mulher. “É uma forma de não deixarmos passar em branco uma conquista que deve ser comemorada e lembrada”, diz Ricardo Portela, gerente de marketing do centro comercial.

A organização estima que no dia da ação que será realizada no Shopping Ibirapuera, a mensagem de que as mulheres não precisam mais se calar diante de qualquer tipo de violência, seja o assédio nos transportes públicos ou agressões mais sérias, chegue a cerca de 4 mil pessoas.

Em 3 meses da campanha “Não hesite, apite”, realizada principalmente nas entradas das estações do Metrô e CPTM, terminais de ônibus, portarias de faculdades, hospitais e shopping centers, já foram entregues às mulheres de diferentes partes da cidade, mais de 300 mil apitos. O objetivo é entregar 1 milhão de apitos até final do ano.  

 

Serviço: Movimento “Não hesite, apite!”

Evento Gratuito.

Data: 7 de agosto.

Horário: das 8h às 12h.

Local: Saídas do Shopping Ibirapuera na Av. Ibirapuera, 3.103 – Moema (SP).

 

Shopping Ibirapuera

Av. Ibirapuera, 3.103 – Moema (SP)

Tel: (11) 5095 2300 

Twitter: @Ibirapuera

Facebook: facebook.com/ibirapuera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados