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segunda-feira, 29 de maio de 2023

Cirurgia no joelho: conheça os diferentes tipos de artroplastia para quem sofre com o desgaste na articulação

Doenças degenerativas como a artrose, são as maiores responsáveis pelos quadros de problemas no joelho; Zimmer Biomet mostra novidades que ajudam os procedimentos serem feitos, considerando a anatomia de cada paciente


Dores persistentes, estalos e rigidez nas articulações dos joelhos, assim como a gradativa perda da mobilidade, são alguns dos principais sintomas apresentados pelas pessoas que sofrem de doenças degenerativas e incapacitantes, como a artrose. Embora existam alguns tratamentos paliativos, que ajudam a minimizar os sintomas e retardar sua progressão, quando a artrose chega a níveis severos, a única alternativa é a artroplastia de joelho, que já pode ser realizada por meio de plataformas robóticas, como as disponibilizadas pela Zimmer Biomet, líder global em saúde musculoesquelética.

A cirurgia consiste em substituir a articulação por próteses ortopédicas. No entanto, muitos pacientes ainda têm uma ideia pouco esclarecida sobre esse tipo de procedimento, que não se trata da remoção óssea do joelho, mas sim, da implantação de componentes que cumpram as funcionalidades das cartilagens que envolvem essas extremidades ósseas. Dependendo do diagnóstico e extensão do desgaste dessas articulações, os tipos de artroplastias recomendadas podem divergir, sendo totais ou parciais.

De acordo com o médico ortopedista especialista em cirurgia do joelho, chefe do departamento de ortopedia e traumatologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, Dr. Marcus Luzo, as artroplastias totais de joelho são as mais frequentes na rotina cirúrgica.

“As próteses parciais são realizadas com menos frequência, pois são indicadas quando apenas uma parte do joelho está comprometida pelo desgaste. Esses quadros parciais causam menos dores e podem ser acompanhados por meio de tratamentos paliativos, como as fisioterapias. No entanto, havendo a necessidade de serem feitas, as artroplastias parciais apresentam alto índice de sucesso e melhor qualidade de vida ao paciente”, explica.

 

Artroplastia parcial de joelho

Formada por três elementos principais, o osso da coxa, da canela e da ponta do joelho, muitas vezes, a artroplastia parcial é a mais indicada, especialmente quando apenas uma parte dessas extremidades está comprometida pelo desgaste. Desta forma, substitui-se apenas a parte danificada e preservam-se as demais regiões, incluindo cartilagem e ligamentos. Entre os tipos de artroplastias parciais de joelho, estão a medial (o interior da articulação, mais próxima do outro joelho), a lateral (a parte externa do joelho) e a patelofemoral (a frente do joelho, conhecida como rótula).

Artroplastia total de joelho

Em casos que mais de uma parte das extremidades ósseas estão comprometidas pelo desgaste, faz-se necessária a realização da artroplastia total de joelho. Sendo assim, toda a articulação do joelho é substituída pela prótese ortopédica, a fim de devolver a mobilidade completa e rápida reabilitação desses pacientes para o retorno às atividades de rotina.


Cirurgias robóticas

O advento da robótica tem permitido ganhos cada vez mais evidentes, tanto aos pacientes que necessitam passar pelas artroplastias, quanto às equipes médicas, que contam com tais inovações para ampliar o índice de sucesso e otimização do tempo dedicado a essas atividades. O apoio das plataformas robóticas, como o ROSA® Knee System, desenvolvido pela Zimmer Biomet para a realização desses procedimentos, tem permitido uma nítida evolução no que diz respeito à precisão e eficiência dessas cirurgias.

Com esse tipo de tecnologia, os procedimentos passaram a ser feitos de maneira muito mais personalizada, de acordo com a anatomia única de cada paciente. Este tipo de vantagem contribuiu para que, em um curto espaço de dois anos, a solução da companhia já tenha sido utilizada em mais de duas mil cirurgias realizadas no Brasil.


Maior precisão  

Ainda segundo o Dr. Marcus Luzo, que atualmente realiza todas as artroplastias totais de joelho com o auxílio dessas plataformas, a robótica traz muitos benefícios a todos os envolvidos. “Sempre que o paciente ganha, o médico ganha também. A robótica oferece uma precisão inigualável nos cortes ósseos e contribui para que as próteses sejam mais bem posicionadas e alinhadas. Ao permitir que a cirurgia seja menos agressiva, preservando os tecidos que revestem a articulação, os pacientes apresentam boa recuperação e muitos outros ganhos pontuais”, enfatiza.

Pensando em ajudar pacientes que sofrem com doenças ósseas ou articulares e têm interesse em saber mais sobre a saúde musculoesquelética, a Zimmer Biomet lançou recentemente o portal The Ready Patient. Por meio de diversos artigos publicados no canal, é possível entender um pouco mais sobre a temática, diagnósticos, curiosidades, dicas de vida saudável, preparo e recuperação de cirurgias como as de quadril e joelho. Basta acessar www.thereadypatient.com.br e conferir o conteúdo completo.


Zimmer Biomet
www.zimmerbiomet.com
http://linkedin.com/showcase/zimmerbiometbrasil

Protocolo de Diabetes Tipo 1 será debatido na Câmara Municipal de Foz de Iguaçu no dia 6 de junho

-Instituto dos Diabéticos de Foz do Iguaçu - Instituto ADIFI e a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade estão em parceria para a discussão-

 

Dados do último Atlas da Federação Internacional do Diabetes, o Brasil têm 16 milhões de pessoas com a condição e cerca de 50% de pessoas, entre 20 e 79 anos, que não sabem que têm o diagnóstico da condição*.

Um estudo não muito recente, mas que na prática os dados não fogem muito da realidade brasileira é: Prevalência e Correlações do Controle Glicêmico Inadequado: resultados de uma pesquisa nacional em 6.671 adultos com diabetes no Brasil. Os dados mostram que o controle glicêmico inadequado foi de uma média de 76%, sendo que 90% das pessoas com diabetes tipo 1 e 73% em indivíduos com diabetes tipo 2.

A junção do diagnóstico precoce e a falta de adesão ao tratamento traz um resultado alarmante. Segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde realizada entre janeiro e setembro do ano retrasado, foram realizadas 12.639 cirurgias para amputações de membros inferiores, sendo uma média de 46 por dia, decorrentes do diabetes.

Pensando nesta situação, O Instituto ADIFI e a Coalizão Vozes do Advocacy solicitaram uma audiência pública na Câmara Municipal de Foz de Iguaçu, no próximo dia 6, às 19h, para discutir melhorias no Protocolo de Atendimento de pessoas com diabetes tipo 1 no município, que inclui a inserção do sistema de monitorização contínua de glicose.

 

Evidências de ensaios clínicos e de estudos de vida real demonstram que a utilização do sensor resultou em redução importante de hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue) no nível 1, quando está abaixo de 70 mg/dl, e especialmente com relação à hipoglicemia nível 2, quando a glicemia chega abaixo de 54 mg/dl em pessoas com diabetes tipo 1***.

O uso do sensor também resultou em redução de 56,2% na ocorrência de internação por cetoacidose, complicação do diabetes que deixa o sangue ácido e pode levar à morte ****. Outro benefício acompanhado em estudo foi a redução de hospitalizações por complicações agudas do diabetes em 49% em pessoas com diabetes tipo 1. ***** 

A audiência pública ocorrerá presencialmente no Plenário da Câmara Municipal de Foz de Iguaçu, no dia 6 de junho, às 19h. O evento terá a participação da presidente do Instituto ADIFI, Terezinha Z. M. Pinezi; da coordenadora da Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade, Vanessa Pirolo; do médico endocrinologista pediatra Ismael Horst Junior, do vereador Cabo Cassol. Foi convidada a Secretária de Saúde de Foz de Iguaçu, Rose Meri da Rosa .

O endereço da Câmara é: Travessa Oscar Muxfeld 81,Centro, Foz de Iguaçu - PR.


Sobre a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e em Obesidade

Com a participação de 21 associações e de 2 institutos de diabetes, o projeto promove o diálogo entre os diferentes atores da sociedade, para que compartilhem conhecimento e experiências, com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces do diabetes da obesidade e das complicações de ambas as doenças, além de promover políticas públicas, que auxiliem o tratamento adequado destas doenças no país.

 

 

Referências:

*Federação Internacional de Diabetes: https://diabetesatlas.org/

**Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2020: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/publicacoes-svs/vigitel/relatorio-vigitel-2020-original.pdf

*** Bolinder J, Antuna R, Geelhoed-Duijvestijn P, Kröger J, Weitgasser R. Novel glucose-sensing technology and hypoglycaemia in type 1 diabetes: a multicentre, non-masked, randomised controlled trial. Lancet. 2016;388(10057):2254–63.

**** ROUSSEL R, GUERCI B, VICAUT E, DEPOUVOURVILLE G, DETOURNAY B, EMERY C, et al. 68-OR: Dramatic Drop in Ketoacidosis Rate after FreeStyle Libre System Initiation in Type 1 and Type 2 Diabetes in France, Especially in People with Low Self-Monitoring of Blood Glucose (SMBG): A Nationwide Study. Diabetes. 2020
Jun;69(Supplement 1):68-OR.

***** Roussel R, Riveline J-P, Vicaut E, de Pouvourville G, Detournay B, Emery C, et al. Important Drop in Rate of Acute
Diabetes Complications in People With Type 1 or Type 2 Diabetes After Initiation of Flash Glucose Monitoring in
France: The RELIEF Study. Diabetes Care [Internet]. 2021 Jun 1;44(6):1368–76. Available from:
https://diabetesjournals.org/care/article/44/6/1368/138708/Important-Drop-in-Rate-of-Acute-Diabetes

 

Geração própria de energia solar ultrapassa 21 gigawatts e reforça transição energética e reindustrialização no País, diz ABSOLAR

Segundo a entidade, desde 2012 o segmento trouxe mais de R$ 105,8 bilhões em investimentos e gerou mais de 630 mil empregos acumulados no Brasil

 

A energia solar acaba de ultrapassar a marca de 21 gigawatts (GW) de potência instalada em residências, comércios, indústrias, produtores rurais, prédios públicos e pequenos terrenos no Brasil, segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). O crescimento da modalidade reforça o processo de transição energética no País e deve impulsionar a reindustrialização no território nacional. 

De acordo com a ABSOLAR, o País possui atualmente mais de 1,9 milhão de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, trazendo economia e sustentabilidade ambiental para cerca de 2,5 milhões de unidades consumidoras. Desde 2012, foram cerca de R$ 105,8 bilhões em novos investimentos, que geraram mais de 630 mil empregos acumulados no período, espalhados em todas as regiões do Brasil, e representam uma arrecadação aos cofres públicos de R$ 29,3 bilhões.
 
Pelo mapeamento, a tecnologia solar fotovoltaica já está presente em 5.527 municípios e em todos os estados brasileiros, sendo que os estados líderes em potência instalada são, respectivamente: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.
 
Para o CEO da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, o crescimento da geração própria de energia solar fortalece a sustentabilidade e protagonismo internacional do Brasil, alivia o orçamento das famílias e amplia a competitividade dos setores produtivos brasileiros.
 
“A fonte solar é uma alavanca para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do País. Em especial, temos uma imensa oportunidade de uso da tecnologia em programas sociais, como casas populares do programa Minha Casa Minha Vida, na universalização do acesso à energia elétrica pelo programa Luz para Todos, bem como no seu uso em prédios públicos, como escolas, hospitais, postos de saúde, delegacias, bibliotecas, museus, parques, entre outros, ajudando a reduzir os gastos dos governos com energia elétrica para que tenham mais recursos para investir em saúde, educação, segurança pública e outras prioridades da sociedade brasileira”, comenta Sauaia. 
 
Segundo Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, a geração própria de energia solar terá importante protagonismo na transição energética proposta pelo Governo Federal, sobretudo para tornar a matriz elétrica brasileira ainda mais limpa, renovável e acessível a todas as camadas da população. “Com boas políticas públicas para a energia solar, o setor que mais gera emprego e renda entre os mercados de fontes renováveis, o Brasil poderá dar um grande salto à tão almejada reindustrialização”, conclui Koloszuk.


GROWTH HACKER ESTÁ CADA VEZ MAIS PRESENTE ENTRE AS GRANDES EMPRESAS, AFIRMA ESPECIALISTA

Não é de hoje que as grandes empresas estão migrando para o mundo digital, afinal de contas, é por lá que elas estão realizando grande parte das suas vendas. No entanto, para que isso aconteça, é preciso haver inovação e grandes ideias que façam com que as empresas se destaquem diante das concorrentes. Por isso, elas passaram a contratar um novo modelo de gestão de mídias digitais, o Growth Hacker.

Conhecida por ser como uma forma de trabalho onde é realizada estratégias de gestão que se concentram no crescimento acelerado de uma marca ou empresa, o Growth Hacker tem o objetivo fazer com que a empresa cresça rapidamente com experimentações rápidas. Devido a isso, as micros e grandes empresas estão cada vez mais aderindo às agências de Growth Hacker na administração e produção da sua marca no meio digital.

Diante disso, a tendência é que para os próximos anos, as empresas deixem de investir nas agências tradicionais de Marketing digital, justamente visando nas séries de benefícios que o as agências de Growth Hacker disponibiliza para os seus parceiros e colaboradores.

Esses Benefícios estão relacionados à redução de custos para a retenção e fidelização, a objetividade das ações e campanhas, a identificação de oportunidades, a criação interna de melhoria contínua, especialmente focada em vendas, a redução de gastos desnecessários, dentre outros vários benefícios.

Para o especialista Neto Angel, CEO da Agência de Neto Angel Growth Hacking, uma empresa atende clientes de diversos segmentos e atua com atendimento personalizado e estratégico de marketing, baseado em métricas, dado e objetivo, que podem ser mensuráveis, por isso, “é preciso ter foco no crescimento, sempre promover ações para conquistar o cliente e fazer o máximo no menor tempo possível, mas, além disso, fazer com o que os clientes tenham o retorno positivo a sua empresa”, e analisados.

Contudo, para que tudo isso possa dar certo, será preciso entender os desafios do cliente e depois buscar solucionar os problemas deles de forma inteligente com os menores budgets possível, depois devemos criar resultados estratégicos, testar novos canais, pensar fora da caixa e ter um time altamente desempenhado em criar estrutura de relações públicas, campanhas, de copy, de design, de virais, de influenciadores e muito mais.

“O Growth hacker visa o crescimento dos seus clientes, é um campo relativamente novo em marketing, focado nessa evolução, principalmente em termos de usuários ou clientes de produtos. Embora o termo seja geralmente usado para empresas, especialmente para startups jovens que precisam atrair o maior número possível de pessoas para permanecerem viáveis”, finalizou Neto Angel.


Problemas com a cidadania italiana: o que pode contribuir para o processo 'voltar à estaca zero'?

Eduardo Velloso, CEO da Trastevere, destaca que os principais erros estão na documentação incompleta, divergência nas certidões e desatenção com os formulários

 

Não existe nada pior do que longas esperas e muita burocracia por algo que se sonha há tanto tempo. Quando isso acontece, por frações de segundos, soluções mais ‘práticas’ para resolver essas questões aparecem no cotidiano, mas isso pode custar muito caro futuramente.

Isso também acontece quando o assunto é a conquista da cidadania italiana. Seja no particular ou buscando ajuda de terceiros. Afinal, sendo generosos, as filas dos processos de dupla cidadania nos Consulados Italianos no Brasil estão demorando pelo menos 10 anos, ou seja, se o assunto for de urgência para sair do País, por esse caminho, isso não vai acontecer tão cedo. 

Mas, com a pressa de finalizar o processo, algo no meio do caminho pode dar errado. Por isso, Eduardo Velloso, CEO da Trastevere, uma das maiores empresas de consultorias de cidadania italiana do País, observa pontos importantes do que pode ser um problema no processo de dupla cidadania. 

Por exemplo, recentemente, o atacante do Arsenal, Gabriel Martinelli saiu nas páginas do jornal ‘La Repubblica’, por estar envolvido em uma investigação de falsa cidadania italiana. A investigação gira em torno de certificados de residência e passaportes italianos emitidos de maneira “muito flexível” pela cidade de Lauriano, nas colinas entre Turim e Asti. O brasileiro teria sido beneficiado por um certificado de residência concedido pelo município piemontês mediante a pagamentos feitos por uma empresa intermediária. A investigação segue em andamento. 

Diante disso, o CEO da Trastevere observa que muitas pessoas têm o processo negado, ou até podem perder esse direito, por falta de informação, assessoria ou descuido, sendo necessário voltar para o início da fila de espera e começar tudo novamente. “O número de casos negado é menor do que o número de aprovados, porém, sempre existem esses riscos que precisam ser levados em consideração”, comenta. 

Segundo ele, os principais erros estão na falta de documentos corretos ou insuficientes; não preencher corretamente os formulários, qualquer omissão ou erro pode prejudicar na solicitação; documentação mal traduzida em italiano; não ter o certificado de naturalização; não seguir as orientações do consulado, vale ressaltar que cada consulado tem suas próprias regras e procedimentos para a solicitação da cidadania; e por fim, divergências nas certidões, como nome, data de nascimento ou local de nascimento incorretos.

“É importante destacar que não existe mágica no processo e sim, paciência e cautela na formalização em cada etapa, que é tão importante quanto o processo completo final. Sabemos o quão importante é ter cada um desses documentos em mãos e documentos confiáveis, que não tenham problemas futuramente”, finaliza Velloso.


Termina nesta quarta-feira (31/5) o prazo para envio da Declaração Anual do Simples Nacional

MEI ainda podem buscar orientação gratuita sobre o preenchimento do documento nas agências do Sebrae Minas ou na Rede de Atendimento Aqui tem Sebrae

 

Microempreendedores Individuais (MEI) têm até a próxima quarta-feira (31) para enviar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) pelo site Receita Federal. Quem ainda têm dúvidas sobre o preenchimento do documento poderão buscar atendimento gratuito nas Agências de Atendimento do Sebrae em Minas Gerais ou em um dos parceiros da Rede Aqui tem Sebrae.

 

A DASN é a prestação de contas anual do faturamento do negócio. Nela, quem é MEI deve informar o valor total das vendas de produtos e da prestação de serviço efetuados (mesmo que ainda não tenha recebido os valores) com ou sem emissão de notas fiscais no ano anterior e se teve empregado(a) no período. Todos as pessoas que se formalizaram como MEI até 31 de dezembro de 2022 deverão entregar a DASN. Em Minas Gerais são 1,6 milhão de MEI com essa obrigação. 

 

Quem não entregar a DASN terá multa de no mínimo R$ 50. Também não conseguirá emitir os boletos mensais (Documento de Arrecadação Simplificada – DAS) e terá juros e multa pelo atraso no pagamento dos tributos, além da possibilidade da perda dos benefícios previdenciários. Outra consequência, ao não enviar a declaração, é o impedimento de parcelar dívidas relativas ao período abrangido pela declaração, além de não conseguir emitir certidões negativas de débito junto à Receita Federal até quitar as dívidas tributárias.

 

O envio da DASN não acarreta nenhuma cobrança adicional porque o imposto já é pago mensalmente no DAS. A transmissão da declaração pode ser feita diretamente no Portal Simples Nacional ou pelo aplicativo ‘APP MEI’, disponível para download nas lojas de aplicativos Google Play, para o sistema operacional Android, ou Apple Store, para o sistema operacional iOS.


 

MEI x imposto de renda

 

Quem é MEI possui duas situações em relação à Receita Federal: como pessoa jurídica, por ter uma empresa que possui CNPJ, e como pessoa física, igual a qualquer pessoa brasileira.

 

O compromisso como pessoa jurídica tem duas obrigações principais: pagar mensalmente o DAS e enviar anualmente a DASN, até o dia 31 de maio, informando à Receita Federal o seu faturamento bruto do ano anterior. Ao preencher a DASN deve-se informar somente as receitas, ou seja, o total vendido no ano, no exercício de sua atividade como MEI.

 

Como pessoa física, todos os anos é preciso verificar se deve ou não efetuar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) ou IRPF, chamada oficialmente pela Receita Federal de Declaração de Ajuste Anual. Em 2023, o prazo para envio dessa declaração também vai até 31 de maio.

 

Na Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física, caso quem é MEI tenha a obrigação de entregá-la, será preciso prestar contas de todas as suas atividades: tanto das rendas como também de bens e investimentos. Em relação às rendas, além dos valores relacionados à empresa (MEI), deve-se declarar todas as outras fontes de renda que possuir: salários, caso tenha emprego formal, aluguéis, aposentadorias ou outros benefícios, como Bolsa-Família, Auxílio Emergencial/Auxílio Brasil ou qualquer outra renda tributável recebida em 2022.  

 

 

Prazo final para entrega da DASN

Dia 31 de maio

Envio pelo site da Receita Federal: https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Aplicacoes/ATSPO/dasnsimei.app/Identificacao



Empreendedorismo de sucesso: 4 livros que vão te inspirar para uma trajetória lucrativa

CEO de e-commerce de moda aponta dicas de leitura para quem quer empreender e ter o próprio negócio

 

O empreendedorismo feminino cresceu 41% durante a pandemia, de acordo com dados do LinkedIn. Ainda existem muitas mulheres que estão iniciando a trajetória do próprio negócio e procuram ferramentas para se aprofundar e conhecer mais sobre a arte de empreender. Bruna Havresko, CEO e fundadora da Modab, e-commerce de moda feminina criado por uma mulher, para todas as mulheres, também começou aos poucos; ela trabalhava com fotografia e decidiu empreender, alcançando seu sonho de ter uma loja de sucesso.

 

“Empreender é um desafio contínuo, ainda mais quando somos mulheres e nos colocam à prova a todo momento. Mas é possível mergulhar nesse universo buscando apoio em materiais sobre como criar, gerenciar e consolidar um negócio. Certos livros ajudaram a aprimorar o meu empreendimento com reflexões e técnicas que, sem dúvidas, usarei durante toda a minha trajetória”, conta a fundadora da Modab.

 

Assim, Havresko aponta 4 livros para quem deseja ser empreendedora com uma trajetória de sucesso. Confira:

 

1- Princípios, de Ray Dalio (2018)

Conhecido como o “Steve Jobs dos investimentos” e fundador da Bridgewater Associates, Ray Dalio aponta técnicas para auxiliar qualquer pessoa ou empresa a alcançar seus objetivos. Dalio fala sobre as “verdades fundamentais”, que servem como parâmetros para tomar as melhores decisões. 

 

2- A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne (2019)

Com mais de 3,6 milhões de exemplares vendidos, o livro explica que o êxito duradouro de uma empresa não decorre mais da disputa entre concorrentes. Ele apresenta uma nova estratégia: a criação de “oceanos azuis”, novos e intocados espaços de mercado, prontos para o livre crescimento sem competição.


 

3- Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso, de Carol Dweck (2006)

Professora de psicologia na Universidade de Stanford, Dweck alega que a maneira como lidamos com os nossos objetivos determina como o sucesso vai ser alcançado. Para ela, o mindset adequado é crucial para os bons resultados e um fator decisivo para explorar todo o potencial empreendedor.

 

4 - Empresas feitas para vencer, de Jim Collins (2018)

Em seu livro, Jim Collins responde a uma importante pergunta: “Como empresas boas, medianas e até ruins podem atingir uma qualidade duradoura?”. O autor mostra como as companhias triunfam no decorrer do tempo e como o desempenho sustentável de longo prazo pode ser inserido no DNA de uma organização. 


5 dicas para fidelizar o cliente por meio do relacionamento e atendimento

O crescimento e a evolução de uma empresa não dependem apenas da aquisição de novos clientes. Mais importante do que conquistá-los, é necessário fidelizá-los. Em um mercado cada vez mais competitivo, manter o consumidor satisfeito é fundamental para a estratégia de qualquer negócio, afinal, isso impactará diretamente nos resultados. Para ajudar pequenas e médias empresas que desejam fidelizar seus clientes e manter uma base cada vez mais engajada, a Scooto, central de atendimento que transforma o relacionamento entre pessoas e empresas, lista 5 dicas.


Conheça e escute seus clientes
O primeiro passo é entender para quem você vende e estudar o comportamento do seu público-alvo. Para isso, é essencial realizar pesquisas, testes e, principalmente, conversas com o consumidor final. Além disso, a equipe de atendimento precisa ser proativa e já antecipar o que pode se tornar uma dificuldade para o cliente, preparando soluções rápidas e acessíveis. 


Ofereça uma comunicação eficiente
Uma das reclamações mais comuns no mercado é o obstáculo enfrentado para falar com determinada empresa ou marca, seja por conta da demora no atendimento, da falta de personalização ou de respostas automáticas. Para resolver essa questão, é importante que o cliente encontre facilmente uma maneira de se comunicar com a equipe, seja por telefone, e-mail ou chat, por exemplo. Além disso, formar um time com boas habilidades pessoais, com capacidade para resolução de conflitos, é essencial para não causar constrangimentos ao consumidor e, consequentemente, a perda desses clientes.


Antecipe as necessidades e supere as expectativas
A empresa não deve esperar o consumidor dizer o que fazer para encantá-lo e fidelizá-lo, por isso, antecipe-se e supere as expectativas. É essencial ter um time preparado, envolvido e atualizado com as tendências do mercado. Clientes satisfeitos compram mais e indicam a sua empresa para outros potenciais clientes.


Seja transparente
Errar é humano, mas é importante que a empresa saiba como admitir isso para os clientes quando acontecer. Obviamente, em todo negócio, há dias em que algumas coisas não saem como o planejado. Neste momento, é essencial mostrar o nível de maturidade e, em vez de negar a existência do problema, ou fingir que não pode fazer nada a respeito, admitir o que está acontecendo e, ao mesmo tempo, apresentar soluções. 


Aposte em feedbacks e pesquisas de satisfação
Não há dúvidas do quão importante é entender como as pessoas se sentem em relação aos produtos e serviços de determinada empresa. Por isso, oferecer pesquisas de satisfação e oportunidades de ouvir feedbacks de clientes é uma ótima maneira de evitar futuros problemas e garantir a retenção dos mesmos. Além disso, ao oferecer esse espaço, a empresa passa a mensagem de que se importa, fazendo com que o consumidor se sinta valorizado.

 

Scooto


Preservando o bem-estar dos animais de estimação


O papel da pensão alimentícia para animais de estimação no direito de família


A pensão para animais de estimação é um conceito que vem sendo discutido por muitas pessoas, que visa fornecer cuidados e suporte financeiro para animais de estimação em seus anos dourados. À medida que os animais de estimação se tornam membros queridos de nossas famílias, há um crescente reconhecimento da necessidade de garantir seu bem-estar.

A pensão pode proporcionar tranquilidade aos donos de animais de estimação, sabendo que seus amados companheiros continuarão recebendo o cuidado que merecem.

Segundo o Dr. Henrique Hollanda, advogado especialista em Direito da Família e Sucessões, existe um projeto de lei em andamento sobre a pensão alimentícia. “Está em análise no momento o  Projeto de Lei 179/2023 que reconhece a família multiespécie como entidade familiar e garante pensão alimentícia para animais de estimação. O objetivo do projeto é garantir a proteção que qualquer membro da família recebe”, esclarece o especialista.

O Brasil não tem legislação para os casos de pensão, embora esteja sendo discutido. “O objetivo é que o cuidado do animal seja dividido de forma adequada, levando em consideração fatores como o padrão de vida ao qual o animal está acostumado e suas necessidades específicas. Esse arranjo permite a continuação do estilo de vida do animal de estimação, incluindo cuidados médicos, alimentação, abrigo e outras despesas necessárias, promovendo seu bem-estar geral e preservando o vínculo com os donos”, diz o Dr. Henrique.

À medida que a demanda por pensões para animais de estimação cresce, é provável que vejamos abordagens mais inovadoras e opções personalizadas para atender às diversas necessidades dos donos de animais de estimação e seus companheiros peludos.



Dr. Henrique Hollanda - Advogado especialista em Direito da Família e Sucessões
Hollanda e Sinhori Advogados Associados
@henriquehollandaadvogado
+55 41 8468-8650
contato@hollanda.adv.br
https://www.hollandaesinhori.adv.br/
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4 dicas de como fazer o networking dar certo


O período de pandemia e isolamento social mudou a forma de trabalhar dos brasileiros, além de abrir novas oportunidades e perspectivas de trabalho. Para se ter ideia, uma pesquisa da FIA Employee Experience (FEEx), com dados colhidos no segundo semestre de 2020 a partir de questionários respondidos por 213 empresas em todo o território nacional, aponta que 90% das empresas aderiram a alguma modalidade de home office. Além disso, somente 43% das empresas ofereciam alguma opção de trabalho à distância antes da pandemia.

 

As pessoas também começaram a buscar novas formas de negócios para se reinventar profissionalmente em meio a tantas mudanças causadas pela pandemia. De acordo com o Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, no fim do terceiro quadrimestre de 2020 existiam 11 milhões MEIs ativos no Brasil. Em março deste ano, eles já respondiam por 56,7% do total de negócios em funcionamento no país.

 

A pandemia mudou a vida e os negócios como os conhecemos, e deixou ainda mais claro que para quem quer seguir adiante e se dar bem na carreira, é importante entender a melhor forma de criar conexões com as pessoas.

Os líderes das empresas estão começando a perceber que a implementação eficaz da tecnologia é absolutamente crítica agora. A implementação e o aumento do home office é apenas uma das inúmeras provas de que não há como sobreviver, em tempos pós pandêmicos, sem estar conectado com a cultura do trabalho digital. 

É importante entender que o gênio saiu da garrafa e é provável que muitas pessoas adotem uma abordagem híbrida para suas redes de trabalho, mesmo após a pandemia. À medida que isso acontecer, nós veremos mais networking de negócios ocorrendo por meio de algum tipo de formato de realidade mista, que irá globalizar o mercado.

Entretanto, por mais que o virtual possa funcionar, ainda acredito que algumas coisas têm um melhor resultado presencialmente. Quando falamos de networking, as reuniões cara a cara são mais adequadas e não vão desaparecer completamente. Isso porque, quando trabalhamos com networking, estamos falando sobre como cultivar e colher relacionamentos com as pessoas. É sobre se relacionar, não fazer negócios.

Para quem deseja fazer um networking que dê resultados, listo algumas dicas:

 

Não vá direto para o modo de vendas: as pessoas tentam pular a visibilidade e a credibilidade para chegar ao momento da lucratividade com mais rapidez. Isso acontece o tempo todo, principalmente nas redes sociais. As pessoas se conectam e no dia seguinte estão vendendo seus produtos e serviços.

A realidade é que isso são vendas, não networking. É preciso ter uma conexão verdadeira ou ajudar alguém antes de pedir algo. As pessoas costumam dizer que perguntar nunca é demais, mas estão erradas. Pode doer e as coisas podem dar errado se você perguntar muito cedo.

 

Leve em consideração o “efeito borboleta”: quando falamos em efeito borboleta, é algo simples e fácil de se entender. Você não sabe quem as pessoas conhecem, então apenas entre em contato com alguém para construir um relacionamento. É preciso ter um ponto de partida para conhecer as pessoas.

Conhecendo alguém em uma reunião ou evento, ela pode te indicar para outras pessoas e, dessa forma, você vai construir relacionamentos sem saber onde esse efeito borboleta pode te levar, mas mudando a vida dos seus negócios.

 

Fale com as pessoas: quando se trata de networking, é importante falar com as pessoas e pensar em maneiras criativas de construir o seu negócio. Dedique tempo aos relacionamentos que você já tem. Estenda a mão e pergunte se elas estão bem, se há algo que você pode fazer para ajudá-las.

A correria do dia a dia nos faz pensar que nunca há tempo para fazer networkings, mas na realidade sempre há. Não é tarde demais para começar a construir sua rede agora, uma pessoa de cada vez.

 

Lei da Reciprocidade: é importante ter a visão de que a confiança colaborativa é a moeda mais valiosa nos negócios, nos relacionamentos e na vida. O marketing de referência e indicações nunca foram tão importantes quanto nos dias de hoje, em que as empresas precisam conquistar novos clientes, presencial ou remotamente, para não colocar em risco a sua operação.

Os empreendedores precisam aprender os benefícios da filosofia “Givers Gain”, ou seja, “se eu lhe ajudar indicando negócios, você vai se interessar em me ajudar também”. É a Lei da Reciprocidade em ação no mundo dos negócios. 

 

Mara Leme Martins - PhD e VP BNI Brasil - Business Network International, a maior e mais bem-sucedida organização de networking de negócios do mundo.


Google impulsiona RCS para reforçar evolução do SMS

Nem todos já o conhecem pelo seu devido nome, mas algo é fato: o RCS (Rich Communicaton Service), novo sistema de mensageria do Google, está dando muito o que falar. Ao longo do mais recente evento organizado pela big tech neste mês de maio, o Google I/O 2023, foi divulgado que este protocolo de comunicação atingiu a marca dos 800 milhões de usuários mensais ativos em todos o mundo, sendo 300 milhões só esse ano. Muitas expectativas estão cercando este tema – mas, afinal, o que está o tornando tão popular?

Tido pelo próprio Google como sucessor do antigo padrão SMS, o RCS representa um protocolo de comunicação mais seguro e completo entre operadoras de telefonia móvel, no qual é possível enviar mensagens mais ricas, interativas e personalizadas a partir de um conjunto de textos, imagens, gifs e carrosséis ao mesmo tempo. Todos os textos contêm um selo de autenticidade assegurado pelo próprio Google, contendo a logomarca e nome da empresa verificados para assegurar o destinatário sobre quem o está contatando.

Apesar de ainda só estar disponível para Android, a big tech não vem poupando esforços para reforçar seus benefícios de incorporação a todos os dispositivos. Tanto é que, ainda durante o I/O, reforçou que atualizou a tecnologia de SMS e MMS para o RCS. Na prática, a mudança permitirá que todos os dispositivos Android estejam aptos a receber e utilizar este protocolo de comunicação – reforçando, sobretudo, os diferenciais deste novo sistema de mensageria perante os outros existentes no mercado.

Em um comunicado oficial do vice-presidente de gerenciamento de produtos da empresa, Sameer Samat, há uma forte expectativa de que todos os sistemas operacionais consigam adotar o RCS, unificando os usuários em uma mesma comunidade de mensageria sem barreiras tecnológicas no acesso a um serviço seguro e de qualidade. Mas, esta parece ser uma realidade ainda distante, considerando que a Apple se mostra contrária à esta adoção ao iMessage, justificando a falta de interesse de seus clientes ao padrão.

Mesmo diante desta recusa, as novidades apresentadas no evento reforçam os altos investimentos do Google na expansão de seu protocolo, almejando que empresas e pessoas possam se comunicar de forma mais simples, eficiente e segura, independentemente do dispositivo utilizado. Tanto é que, a estimativa para o final deste ano, é de que a quantidade de usuários ativos neste sistema chegue à marca de 1 bilhão.

O RCS chegou oficialmente ao mercado há pouco tempo, tendo sido lançado em 2020. Mas, muitos avanços e vantagens se tornaram notáveis ao incorporá-lo, especialmente na manutenção de uma comunicação mais próxima e personalizada entre as empresas e seus clientes. Em um mundo omnichannel, onde a integração de diferentes canais se mostra uma adaptação necessária para elevar a satisfação dos consumidores em sua jornada de compras, a presença destas características é algo crítico para impulsionar o engajamento entre as partes.

A substituição do SMS por um recurso mais seguro e completo é uma demonstração importante do potencial de impacto do RCS no mercado, o evidenciando como um dos canais mais positivos de se investir para uma comunicação mais enriquecida para todos. Sua expansão já está ocorrendo em passos largos, com fortes expectativas de que se torne, logo menos, uma das maiores tendências no mercado de mensageria global.

 

Thiago Gomes - Diretor de Customer Success da Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.

 

Prints do WhatsApp: a prova que não prova nada! Descubra a solução

Nem sempre é fácil provar a verdade em um processo judicial, principalmente quando essas provas são constituídas de mensagens trocadas em aplicativos como o WhatsApp.

Para entender melhor o nosso tema, é importante destacar a relevância das provas no ambiente jurídico. Quando você tem uma disputa com o seu vizinho ou quando uma empresa não cumpre um serviço prometido, por exemplo, a prova é o que define quem está com a razão.

Com o advento das tecnologias digitais, a forma como nos comunicamos mudou drasticamente. Hoje, grande parte da nossa comunicação passa pelo WhatsApp, Facebook ou outros aplicativos de mensagens instantâneas. Mas, será que essas conversas são válidas como provas?

Muitos clientes chegam aos escritórios de advocacia com uma série de mensagens no WhatsApp, esperando que isso seja o suficiente para comprovar o seu caso. No entanto, a grande verdade é que nem sempre esses prints (impressões) são aceitos como provas válidas.

O principal motivo para isso é que, ao receber um print de uma conversa, o juiz não tem como ter certeza de que aquela conversa não foi alterada ou manipulada de alguma forma. De fato, é fácil fazer uma edição em um print de WhatsApp, omitindo partes fundamentais ou alterando o contexto da conversa.


A ata notarial: uma solução válida

Felizmente, existe uma solução para esse problema: a Ata Notarial, que é um documento público produzido em um cartório extrajudicial, no qual o tabelião certifica a validade de um documento ou situação.

Ao produzir uma Ata Notarial, você está dando veracidade às informações dos prints. Isso significa que você está dizendo ao juiz: “Esses prints têm validade jurídica como prova, pois a Ata Notarial demonstra que não houve nenhuma alteração. Essa conversa é a realidade do que aconteceu”.

Agora que você já sabe o que é a Ata Notarial e porque ela pode ser útil, deve estar se perguntando: “Quando devo usar a Ata Notarial?” A resposta para essa pergunta depende de alguns fatores. Primeiro, você precisa considerar o valor do seu processo. Lembre-se de que a Ata Notarial tem um custo e, embora você possa requerer que a outra parte seja condenada a te restituir esse valor, você terá que desembolsar inicialmente esse dinheiro.

O segundo fator é a importância da prova para o seu caso. Aqui, a análise do seu advogado é fundamental. Ele será capaz de determinar até que ponto aquela prova fará realmente diferença para comprovar o que você está alegando no processo.

Para exemplificar melhor, imagine um caso em que um cliente fez um acordo informal com um vendedor de carros. O vendedor não cumpriu o acordo e o cliente tinha várias mensagens no WhatsApp que poderiam comprovar a sua versão dos fatos. Nesse caso, a elaboração da Ata Notarial foi fundamental para demonstrar ao juiz que o acordo de fato existiu.

Com base nas conversas no WhatsApp foi possível mostrar que o vendedor assumiu a dívida, comprometendo-se a pagar em uma data específica. Graças à Ata Notarial, todas as alegações do vendedor de que não havia prometido uma data específica ou que o carro não tinha sido vendido foram derrubadas.

De maneira resumida, você deve considerar a utilização da Ata Notarial quando o valor do seu processo for maior do que o custo para elaborar a Ata e quando a prova for essencial para o seu processo.

Lembre-se: muitas vezes, os custos do processo podem ser maiores do que o seu pleito. E nem sempre é necessária uma prova robusta para vencer o processo. Por isso, é importante fazer uma análise cuidadosa antes de recorrer à Ata Notarial.

 

Philipe Monteiro Cardoso - advogado, autor, palestrante e sócio fundador da Cardoso Advogados Associados. É pós-graduado em Direito Civil , LGPD, e criador do sistema de ensino Direito em Curso e Adequar LGPD. Para mais informações, acesse https://cardosoadv.com.br/ ou pelas redes sociais @cadv.ph

 

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