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segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Como as soluções digitais podem auxiliar no diagnóstico e tratamento do câncer de mama

Com 66.280 novos casos de câncer de mama registrados no Brasil em 2020, de acordo com pesquisa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), este é o segundo tipo de câncer que mais acomete as mulheres, representando 20,9% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino no Brasil.


Anualmente, campanhas de conscientização e prevenção são criadas para lembrar a importância de realizar os exames para diagnóstico precoce da doença. No que diz respeito aos avanços tecnológicos para a detecção, hoje existe uma série de soluções digitais que, por meio da tecnologia, podem tornar o processo de rastreio e de tratamento do câncer de mama ainda mais preciso e eficaz.

Um dos exames iniciais para confirmar a presença da doença é a radiografia da mama. Para que a exatidão seja cada vez maior, e os médicos tenham informações baseadas em evidências científicas para dar um parecer sólido e seguro à paciente sobre o estágio da doença, soluções digitais como o STATdx - que dá o suporte necessário aos radiologistas no momento do diagnóstico, com mais de 500 imagens de câncer de mama integradas e referências de casos clínicos e procedimentos desenvolvidos por especialistas no assunto - são um grande diferencial.

Por meio das informações fornecidas pela solução, o médico consegue interpretar o exame de maneira mais profunda e entender qual o estágio do câncer, o grau de evolução e de que forma deve seguir o tratamento de acordo com as especificações necessárias para cada paciente.

Durante a tomada de decisão no atendimento, ter acesso à Soluções de Apoio à Decisão Clínica faz com que os erros médicos e os eventos adversos sejam menores e que a efetividade dos procedimentos aumente, uma vez que as decisões se baseiam em conhecimentos seguros vindos de artigos científicos, como os mais de 25 mil resultados sobre câncer de mama fornecidos pelo ClinicalKey, a maior fonte de busca clínica, quando médicos realizam uma pesquisa sobre o tema na plataforma.

Como se trata de uma doença que possui um tratamento relativamente longo, é importante que os hospitais e centros de atendimento tenham soluções voltadas também para as outras etapas da jornada do paciente, como a educação e o pós-tratamento, uma vez que cada uma dessas fases demanda informações especificas. Nos EUA, 80% dos hospitais possuem o ClinicalPath, uma solução voltada especificamente para oncologistas, que, por meio de Pathways, fornece análises para o tratamento ideal do câncer, e também informações relevantes para as pacientes, para que saibam como lidar com o processo e recebam o apoio psicológico necessário.

Investir nestas soluções tecnológicas que apresentam caminhos baseados em evidências e incorporados ao fluxo de trabalho clínico para ajudar as equipes na tomada de decisões consistentes para o atendimento de alta qualidade de pacientes com câncer de mama é um diferencial capaz de salvar vidas, e que, por isso, deve ser considerado algo primordial por todos os hospitais.

 


Vitor Liberatori - Gerente Sênior de Produto da Elsevier Brasil


Laser mais preciso acaba com a dependência dos óculos


Cirurgia elimina miopia e presbiopia simultaneamente 


O “novo normal” da pandemia enxugou os custos com viagens, cursos, congressos e abriu espaço para investir no bem-estar. Quarentões que desde a primeira infância usam óculos para corrigir miopia, dificuldade de enxergar à distância, agora podem corrigir simultaneamente miopia e presbiopia, a famosa vista cansada que dificulta enxergar de perto despois dos quarenta anos.

De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier a técnica cirúrgica conhecida como monovisão é bastante antiga. O que mudou é a precisão do laser. Invés de moldar a córnea com fachos de luz, faz a correção ponto a ponto. Por isso, o resultado é muito mais preciso. O especialista afirma que a monovisão não é exclusiva para míopes.  Se você tem hipermetropia, dificuldade de enxergar de perto,  ou astigmatismo que distorce a visão para perto e longe, também pode acabar com a dependência dos óculos de leitura.

 

A cirurgia

Queiroz Neto explica que no míope a córnea é mais curva. Por isso, as imagens se formam antes da retina tornando tudo o que está distante desfocado. O laser diminui a curvatura da córnea, zerando o grau em um olho e deixando um pequeno grau residual no outro. O cérebro se incumbe de fundir as imagens formadas em cada olho e elimina a necessidade dos óculos para perto e longe em 90% dos casos.

Na hipermetropia, o oftalmologista afirma que o formato é mais plano e por isso as imagens se formam atrás da retina tornando o que está próximo desfocado. Na monovisão o laser torna a córnea mais curva. Já no astigmatismo a córnea tem um formato ovalado que o laser transforma em   esférico para que invés de múltiplos focos seja formado um único foco sobre a retina.

Independente do tipo de problema de refração – miopia, hipermetropia ou astigmatismo – o especialista diz que quando o grau é baixo só o olho dominante é operado na técnica da monovisão para eliminar a presbiopia. Para graus mais elevados, o residual deixado no olho não dominante varia entre 1 e 1,75.

Em todos os casos, a cirurgia só é feita após adaptação de lente de contato que simule o efeito das cirurgia para checar se o paciente se adapta bem. Isso porque, algumas pessoas têm dificuldade de adaptação.

 

Restrições

Queiroz Neto ressalta que a técnica da monovisão é indicada até 10 graus de miopia, seis de astigmatismo e de hipermetropia. Durante a gestação a cirurgia é contraindicada porque o grau flutua, adverte. Outras contraindicações são: olho seco, doença na córnea, retina ou glaucoma, córnea fina, doenças autoimunes ou que dificultem a cicatrização. Para quem não gosta de usar óculos, uma metanálise demostra que a cirurgia é mais segura que o uso de lente porque o risco de contaminação do olho é muito menor, conclui.

Câncer de boca é silencioso e reforça a importância de visitas regulares ao dentista

Confira os principais fatores de risco que potencializam o desenvolvimento da doença


De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de boca é o 5° tipo de tumor maligno mais comum entre homens brasileiros.

É importante ficar alerta a alguns sinais, como dor, dificuldade na alimentação, mau hálito, manchas, feridas e inchaços na região da boca. "Na fase inicial, o câncer de boca não provoca sintomas, fazendo com que a maioria dos casos sejam identificados em estágios avançados", explica o Dr. Leandro Toyoji Kawata, cirurgião dentista estomatologista do CEJAM.

Por isso, o dentista recomenda que a população mantenha as consultas periódicas nas UBS. "Se o cirurgião dentista observar alguma lesão na boca, o paciente será encaminhado ao Centro de Especialidades Odontológicas para consulta com o especialista", pontua.

Evitar o tabagismo, bebidas alcoólicas e exposição solar dos lábios, além de ter cuidados para não se infectar pelo vírus HPV, auxiliam na prevenção da doença. "Estudos indicam que há uma relação entre o HPV e o câncer de orofaringe, região posterior da boca", contextualiza.

Em 2019, foram realizados mais de 114 mil atendimentos e 372 mil procedimentos odontológicos nos consultórios das Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) gerenciados pelo Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim" (CEJAM) nos distritos do Jardim Ângela e Capão Redondo, na zona sul de São Paulo.


Prevenção é o caminho

A prevenção é a forma mais simples para evitar problemas bucais. "Ter uma boa higiene bucal, implica em uma técnica de escovação correta pelo menos 3 vezes ao dia, com a utilização de escovas adequadas para cada tipo de boca", orienta Francis Tsurumaki, Supervisor de Saúde Bucal do CEJAM.

Confira algumas dicas importantes:

• Visite regularmente o Cirurgião Dentista;

• Escove os dentes e uso o fio dental após cada refeição;

• Tenha uma alimentação saudável;

• Evite ingerir alimentos açucarados a todo momento;

• Troque a escova de dente a cada 3 meses ou quando as cerdas deformarem;

• Realize o autoexame bucal.

 

 

Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim" (CEJAM)

http://cejam.org.br/


Crises intensas de dor e desamparo afetam 91% dos pacientes com a doença hereditária mais prevalente no Brasil

Em 27 de outubro, Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme, brasileiros reiteram necessidade de melhor assistência e atenção do poder público

 

Esta importante data para quem tem Doença Falciforme (DF) marca uma luta por melhores condições e mais representatividade. A DF é considerada a disfunção hereditária mais comum no Brasil, embora 47% da população declaram nunca ter ouvido falar da doença, conforme pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência com dois mil brasileiros conectados[i]. No Brasil, a estimativa é de 3.500 novos casos da doença por ano.[ii]

Apesar de pouco conhecida, a DF causa impactos diretos na qualidade de vida e produtividade, conforme revelam dados de um levantamento internacional que avaliou o impacto da doença na vida de mais de dois mil pacientes de 16 países (incluindo brasileiros, como o quarto maior país). Segundo os respondentes, 51% relataram que a doença afetou negativamente seu desempenho escolar e afirmam ter perdido, em média, mais de um dia de trabalho por semana (8,3 horas em 7 dias) por conta da disfunção[iii].

Nesse sentido, entre os brasileiros ouvidos pelo IBOPE, é quase unânime (94%) a percepção da necessidade de investimento em parcerias com o poder público para oferecer um tratamento de qualidade aos pacientes[iv]. “A doença é crônica e sistêmica e, por isso, a colaboração dos diferentes setores do sistema de saúde é imprescindível para encontrar um caminho para a solução, que realmente melhore a qualidade de vida desses pacientes”, afirma Dr. André Abrahão, diretor médico da Novartis Oncologia.

A condição hereditária faz com que os glóbulos vermelhos – responsáveis por transportar oxigênio no sangue – mudem de formato e se rompam com facilidade. Isso gera crises de dor forte provocadas pelo bloqueio do fluxo sanguíneo e pela falta de oxigenação nos tecidos, as Crise Vaso-Oclusivas (CVOs); fadiga intensa; palidez e pele amarelada; problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais; tendência a infecções[v]; entre outros sintomas.

Entre os entrevistados pelo IBOPE que dizem conhecer a doença, 6 em cada 10 não sabem que a disfunção leva os pacientes à internação e que exigem uso de medicações anestésicas fortes. “As crises de dor fazem com que muitos pacientes precisem de hospitalização e estudos indicam que o número de CVOs está relacionado à taxa de mortalidade. Ou seja, quanto mais crises o paciente tem, maior seu risco de morte[vi] e menor a expectativa de vida,[vii] que é 20 anos menor quando comparada ao restante da população”, alerta Abrahão.

A falta de informação sobre a DF contribui com que os pacientes enfrentem inúmeras dificuldades: física, econômica e emocionalmente. “Pouco se fala sobre isso, mas a doença afeta muito o dia a dia dos pacientes, muitos se sentem ansiosos, têm problemas em terminar os estudos, em manter um emprego, entre muitos outros obstáculos”, revela Dra. Marimilia Pita, médica hematologista-pediátrica do Hospital Samaritano de São Paulo e fundadora do projeto Lua Vermelha, que visa trazer visibilidade à doença e à luta dos pacientes.

Ainda de acordo com o estudo internacional feito com pacientes com DF, mais de quatro a cada dez pacientes declaram que a DF causa alto impacto na vida familiar ou social.[viii] Por conta disso, os entrevistados declaram ainda que: 58% sentem-se preocupados com a progressão e piora da sua doença; 48% sentem medo de morrer; 45% sentem-se deprimidos e 44% desamparados e frequentemente ansiosos e nervosos[ix].

Para Sheila Ventura, que além de paciente da Doença Falciforme, também entrou na luta desta causa por meio da APROFe (Associação Pró-Falcêmicos) como presidente, a rede de apoio é essencial para que os pacientes se sintam mais acolhidos e melhorem o seu prognóstico. “A melhor forma de acolher esses indivíduos é entendendo melhor sobre a condição, sendo empático e os ajudando a terem acesso a melhor assistência possível. O Dia de Luta dos Pacientes com Doença Falciforme deve ser lembrado e divulgado por conta disso”, finaliza.

 

Sobre a pesquisa do IBOPE Inteligência

O levantamento “Percepção dos brasileiros sobre a Doença Falciforme” entrevistou 2.000 brasileiros conectados, incluindo homens e mulheres, de 16 anos ou mais. O levantamento foi realizado pelo IBOPE Inteligência em maio de 2020.

 

Sobre a SWAY - Sickle Cell World Assessment Survey

Pesquisa internacional, multinacional e transversal, que avaliou o impacto da doença falciforme (DF) na vida dos pacientes, em novembro de 2019. O levantamento foi realizado com mais de 2.145 pacientes com doença falciforme de 16 países, incluindo 260 brasileiros.

 


i] Pesquisa “Percepção dos brasileiros sobre a Doença Falciforme”, realizada pelo IBOPE Inteligência com 2.000 brasileiros, em maio de 2020.

[ii] Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Anemia falciforme: um problema de saúde pública. Disponível em: https://santacasasp.org.br/portal/site/pub/12482/anemia-falciforme--um-problema-de-saude-publica. Acesso em maio de 2020.

[iii] SWAY - Sickle Cell World Assessment Survey. Pesquisa realizada com mais 2.000 pacientes com Doença Falciforme de 16 países. Disponível em: https://ashpublications.org/blood/article/134/Supplement_1/2297/423076/Impact-of-Sickle-Cell-Disease-Symptoms-on-Patients.

[iv] Pesquisa “Percepção dos brasileiros sobre a Doença Falciforme”, realizada pelo IBOPE Inteligência com 2.000 brasileiros, em maio de 2020.

[v] Anemia Falciforme – Portal Drauzio Varella. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/anemia-falciforme/.

[vi] Bailey M et al. ASH 2019 Poster 2167

[vii] Lobo C. et al, Hematology, Transfusion and Cell Therapy. Volume 40,37-42, 2018

[viii] SWAY - Sickle Cell World Assessment Survey. Pesquisa realizada com mais 2.000 pacientes com Doença Falciforme de 16 países. Disponível em: https://ashpublications.org/blood/article/134/Supplement_1/2297/423076/Impact-of-Sickle-Cell-Disease-Symptoms-on-Patients.

[ix] SWAY - Sickle Cell World Assessment Survey. Pesquisa realizada com mais 2.000 pacientes com Doença Falciforme de 16 países. Disponível em: https://ashpublications.org/blood/article/134/Supplement_1/2297/423076/Impact-of-Sickle-Cell-Disease-Symptoms-on-Patients.

 


Puxado pela Black Friday, varejo deve crescer até 3% em novembro, diz FecomercioSP

Em ano atípico, descontos sobre produtos em estoque é uma das estratégias para conciliar crescimento nas vendas com margem de lucro

 
Um dos momentos mais importantes para o varejo, a Black Friday deverá ser o motor do setor em novembro. A FecomercioSP prevê aumento de até 3% nas vendas do comércio varejista em relação ao mesmo período do ano passado – puxado, principalmente, por supermercados e materiais de construção. Para a data específica, a expectativa é que a demanda por eletroeletrônicos também tenha um desempenho melhor do que o do ano passado.
 
A Black Friday, que acontecerá no dia 27 de novembro, também servirá como um termômetro para as compras de Natal – que, segundo a Federação, também devem registrar crescimento em 2020. Caso as previsões se confirmem, o varejo terminará o ano com uma queda de 3%, um cenário melhor do que o previsto no início da pandemia de covid-19.
 
No entanto, se por um lado a Black Friday tem potencial de marcar o início da retomada econômica após um ano adverso, por outro, a abertura gradativa dos estabelecimentos não será suficiente para recuperar as perdas do setor em 2020. O grau de incertezas em relação à economia ainda é grande, principalmente em relação às variáveis de emprego e renda. 


 
Como potencializar o faturamento na Black Friday?


Planos de fidelização de clientes e descontos em produtos, que costumam ser as principais ações do varejo para a data, agora devem ser postas em prática, considerando um cenário de aumento do desemprego e redução paralela na renda – e, mesmo, na confiança dos consumidores.
 
Para a FecomercioSP, os empresários até podem reduzir despesas para oferecer preços mais baixos na Black Friday, mas devem tomar cuidado para não comprometer as margens de lucro.
 
Isso significa dizer que, para ter um bom resultado ao fim do mês, eles devem ir às contas: mensurar custos, checar o estoque antecipadamente e planejar a gestão de fornecedores para, só então, estipular os descontos que podem oferecer. Caso contrário, corre-se o risco de vender a preços muito baixos para atrair a demanda da Black Friday e contabilizar prejuízos depois que a data passar.
 
Para o varejo físico, uma saída pode ser negociar preços com a cadeia de suprimentos já em outubro, especialmente dos produtos que ficaram encalhados ao longo do ano. Já para o e-commerce, a dica é que os varejistas se mantenham atentos ao fluxo do estoque, garantindo que os consumidores recebam os produtos dentro do prazo.
 
A gestão de estoques, aliás, deve dar a tônica dos bons resultados do setor nesta Black Friday. Conceder descontos aos produtos que estão parados ou com baixo giro, hoje, é a principal estratégia para lucrar na data, orienta a assessoria técnica da Entidade.
 
A análise dos custos também deve ser feita para levar em conta outra prática comum nessa época do ano: o frete grátis. Em um período no qual muitos varejistas tiveram dificuldades no fluxo de caixa, assumir esse custo para vender mais pode significar, no fim, perdas substanciais.
 
É importante ainda, principalmente para o varejo físico, que os protocolos sanitários em meio à pandemia continuem sendo praticados, como limitação no fluxo de pessoas, medição de temperatura e disponibilização de álcool em gel. No caso do e-commerce, medidas como atendimento agendado e serviço de entrega em esquema drive-thru também devem permanecer durante a Black Friday.
 
Para as pequenas empresas do setor, enfim, esta Black Friday pode oferecer mais oportunidades do que desafios: com mais gente em casa, a tendência é a demanda também se direcionar para comércios locais. No entanto, eles só terão boas vendas se adotarem estratégias de proximidade com os (novos) clientes: promoções, brindes e mesmo a forma de se comunicar nas redes sociais, desde já, podem fazer toda a diferença.
 

Saiba o que as contas digitais PJ podem oferecer aos empresários

Pixabay
Quais as vantagens e facilidades que estão atraindo o empresariado para as fintechs

 

Usar os serviços bancários pelo celular já é rotineiro na vida de pessoas físicas e, segundo a Pesquisa de Tecnologia Bancária 2020 da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), o número de contas bancárias abertas pelo smartphone cresceu 66% no último ano. Dados da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) apontam que 40% dos consumidores já utilizaram cartões de bancos digitais pelo menos uma vez.

Com a pandemia do coronavírus, o modelo de economia no geral, incluindo os bancos, viu-se na necessidade de realizar operações à distância e a tecnologia aparece como principal ferramenta para isso. Segundo o Ministério da Economia mais de 700 mil empresas foram abertas no Brasil, no segundo quadrimestre de 2020 e, seguindo a tendência, elas também precisarão utilizar de meios digitais para prosperar o negócio.

Diante desse cenário, em que a economia dá sinais de retomada, os bancos digitais e fintechs surgem como um aliado vantajoso também dos empresários, podendo oferecer diferentes recursos, ajudar no crescimento e facilitar a organização e administração das finanças do negócio.

Uma nova realidade para os empresários

Houve um tempo em que abrir uma conta bancária era um processo burocrático e que tomava muito tempo das pessoas. Se fosse uma conta voltada para empresas, ou seja, pessoas jurídicas, era necessário muitas vezes tirar um dia inteiro para conseguir realizar a abertura da conta.

Atualmente, com o advento das fintechs, todo o trâmite para o micro, pequeno, médio ou grande empresário conseguir abrir uma conta usando o CNPJ ficou muito mais prático e eficiente, podendo ser realizado em minutos, da cadeira do próprio escritório. A tecnologia, que já tem sido grande aliada dos empreendedores, agora traz uma tendência que parece ter vindo em definitivo: as contas digitais.


Mais praticidade e economia para o bolso do empreendedor

Dentre as facilidades que uma conta PJ digital oferece, a praticidade é um dos principais atrativos a favor dos bancos digitais, além de oferecer mais transparência e outras vantagens à pessoa jurídica, que, muitas vezes, não são encontradas nos bancos tradicionais.

Além da agilidade nas transações, as tarifas para manutenção de contas e os demais serviços bancários são muito mais acessíveis em contas digitais e, em alguns casos, não há cobrança. Isso pode ser fundamental para micro e pequenas empresas, que buscam reduzir ao máximo os gastos e despesas supérfluas para crescer.

Também vale destacar a desburocratização dos processos, desde o momento da abertura da conta, até as operações como pagamentos, que agora tem diversas opções e podem ser unificadas na conta. Tudo isso une o melhor dos dois mundos para o empresário, oferece mais agilidade e barateia os custos de manutenção da conta.

Outras funcionalidades oferecidas pelas contas digitais podem ser muito úteis na hora de gerir uma empresa, independentemente do seu porte: um determinado número de TEDs gratuitos por mês; agendamento de pagamentos de boletos; extratos personalizados; folhas de pagamento editáveis, boletos com memorização de dados; saques em Bancos 24 horas e lotéricas; máquinas de cartão; serviços extras como recarga de celular e, para as empresas de menor porte, os bancos digitais costumam oferecer mais facilidade na hora de obter um crédito.

Esses são alguns dos recursos que os bancos digitais oferecem e que podem ser um diferencial positivo em relação aos bancos convencionais, que ainda estão se adaptando com a necessidade de operações digitais.

Márcio Barnabé, Chief Marketing Officer da UzziPay, fintech ecológica que pretende conservar uma árvore da Amazônia a cada novo cliente, afirma que é fundamental criar ferramentas para ajudar o brasileiro a empreender. “Com a pandemia, muitas pessoas recorreram para o empreendedorismo, investindo em negócios próprios, e é nossa função oferecer recursos para facilitar esse processo”, pontua.

No caso da Uzzipay, eles incentivam a chamada “inclusão financeira”, que possibilita a abertura de conta sem consulta ao CPF ou CNPJ.

Para as empresas que possuem funcionários registrados, através da conta PJ UzziPay existe a possibilidade de fazer o upload da folha de pagamentos e agendar o dia para os vencimentos serem acertados. Tudo isso feito 100% online, sem a necessidade de demandar tempo ou até mesmo um funcionário – o clássico office-boy – para esperar em filas de banco por horas para realizar saques, transferências, entre outros.

A fintech, que foi fundada na região da Amazônia, também tem forte engajamento no cuidado com o meio ambiente, financiando a preservação de uma área de 700 hectares de reserva legal da maior floresta tropical do mundo. A área sob responsabilidade da companhia fica na cidade de Porto Velho, onde atua protegendo essa área contra a exploração ilegal.


Cuidado com a região Norte do país

 A agilidade na abertura e na solicitação dos serviços de contas empresariais chega para ajudar bastante as pessoas que têm o objetivo de investir no próprio negócio em regiões mais afastadas das grandes cidades, como é o caso do interior dos estados do Norte. Com a grande distância entre as cidades menores e as capitais dos estados dessa região, muitas vezes o acesso aos bancos fica prejudicado.

Barnabé reforça que encurtar prazos e distâncias pode motivar justamente o empreendedor das pequenas cidades, podendo gerar um ciclo de benefícios para o Estado. “Agora ele não vai precisar mais se deslocar quilômetros e ir até uma agência para abrir uma conta, solicitar um crédito. Isso pode motivá-lo a investir e movimentar a economia da sua própria região”, afirma.

Ele pontua que as soluções digitais são extremamente importantes para que um número cada vez maior de pessoas que possuem um negócio tenha acesso aos serviços bancários.

“Além de facilitar a vida do empreendedor, as contas digitais realizam uma importante inclusão”, finaliza Márcio Barnabé.

 



UzziPay
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Visa reforça dicas para que consumidor se previna contra ataques cibernéticos

Com a proximidade de datas como Black Friday (27/11) e CyberMonday (30/11), é importante realizar compras de forma segura pela internet

 

No mês internacional da segurança cibernética, para contribuir com a conscientização e aumentar a segurança contra fraudes e ameaças cada vez mais complexas e graves que permeiam o mundo virtual, Visa traz dicas para que consumidores possam se proteger sempre que precisarem comprar online.

Com a proximidade de datas já tradicionais, como Black Friday (27/11) e CyberMonday (30/11), além das festas de fim do ano, os consumidores podem ficar mais vulneráveis durante suas compras. Também por conta da pandemia, muitos migraram para as compras online, por serem mais rápidas, convenientes e seguras. "Ou seja, tem mais gente comprando no mundo online e, em épocas de grande procura por produtos e serviços pela internet, fraudadores costumam buscar ainda mais por qualquer vulnerabilidade de sistema, daí a importância da precaução com dados armazenados e durante qualquer transação. Apesar disso, sempre reforço que o risco de fraude online varia em torno de 1%, contra em média 0,03% no presencial. Essa diferença está intrinsicamente ligada à autenticação da transação", explica Edson Ortega, VP de Risco da Visa no Brasil.

O executivo ainda completa, "Vale saber, que assim como o uso do chip e senha nas transações presenciais, existem muitas soluções de autenticação no e-commerce hoje em dia que protegem suas transações, como o protocolo 3DS 2.0. As conversões de venda pela internet com o uso dessas ferramentas de segurança e autenticação como o 3DS 2.0, por exemplo, já chegam a algo em torno de 90% de conversão de vendas sem nenhuma fraude".

Edson Ortega também reforça a importância de checar sempre a segurança do ambiente online onde está comprando e ter uma senha forte, para garantir a proteção de seus dados: "Quanto maior a senha e com mais caracteres diferentes entre si, melhor. Também vale variar as senhas entre sites cadastrados e sempre checar se o ambiente virtual é seguro. Prefira o e-commerce com sistema moderno de segurança e que possua selos específicos, certificando-se de que ele protegerá ainda mais seus dados".

Pensando em todos esses detalhes, a Visa reuniu algumas dicas para ajudar o consumidor a realizar suas compras de forma mais segura. Confira abaixo e neste vídeo .

• Prefira o e-commerce com sistema moderno de segurança, certificando-se de que o site protege seus dados e possui selos específicos. Antes de inserir seus dados pessoais e de seu cartão, veja se há um ícone de cadeado no rodapé ou ao lado do endereço da página. Ao clicar, você verá o certificado de segurança do site e se ele está válido.

• Solicite ao seu emissor o serviço de "alertas de transação". Esta funcionalidade envia notificações sobre as compras realizadas por meio de SMS ou e-mail, e permite que você saiba, em tempo quase real, sobre possíveis fraudes no uso de seu cartão.

• Para o preenchimento rápido de dados, já existem ferramentas que, por meio de um único cadastro, gravam seus dados, cartões e suas informações de entrega. A partir daí você conseguirá finalizar suas compras com poucos cliques e de forma mais segura. Além de poder registrar quantos cartões quiser e não precisar sair do site para finalizar a compra. Certifique-se sempre de que está inserindo os dados no site da loja, evite preencher dados em pop-ups, telas ou páginas com características muito diferentes das apresentadas pelo site da loja. Em caso de dúvida, não hesite em falar com o atendimento do site e confirme se as telas apresentadas fazem parte do fluxo de venda.

• Observe as condições de pagamento. Desconfie se a única forma de pagamento for o depósito em conta corrente ou conta poupança. Embora muitas pessoas físicas tenham começado a empreender nesse período, e estejam vendendo de forma mais direta, vale estar atento e checar se confia naquela transação, pagar preferencialmente quando já estiver com o produto em mãos pode ser uma boa alternativa.

• Leia com atenção as características do produto antes de finalizar a compra e compare com outras marcas. Alguns deles exigem registro em órgãos específicos, no caso dos telefones celulares e tablets, devem ter registro na Anatel . Já produtos e serviços de saúde, estética e alimentação, precisam constar na Anvisa . As agências de viagens devem ter registro na Embratur .

• Opções alternativas ao boleto, mais rápidas e seguras para pagamento de compras online, são os cartões de débito, crédito e pré-pago. Autorizado o pagamento com o cartão, sua compra é confirmada na hora. Com isso, o produto chega mais rápido. O cartão pré-pago - por exemplo, pode ser uma ótima maneira de você controlar seus gastos. Além disso, muitos sites e apps também já aceitam compras por meio dos cartões de débito, eles facilitam o acesso para quem não possui a opção do crédito. A popularização do débito no mundo online tem sido crucial graças a atualização do protocolo de autenticação de transações, como o 3DS 2.0, que estabelece um fluxo de comunicação e troca de informações entre a indústria de pagamentos e estabelecimentos comerciais - tudo para aprovação das transações com mais assertividade, o que contribui para a redução de fraudes, melhor experiência de compra por parte do consumidor e, consequentemente, maior conversão de vendas para o e-commerce.

• Além disso tudo, lembre-se sempre dessas regrinhas básicas do dia-a-dia: atualizar sempre seu software de proteção e antivírus; criar senhas difíceis de serem descobertas; ignorar e-mails de remetentes desconhecidos e não responder a mensagens suspeitas, principalmente com "promoções e descontos" em mercadorias ou serviços muito fora da realidade do mercado.

• Por último, mas não menos importante, se estiver em dúvida em relação à segurança de algum procedimento no Internet-banking ou no site em que está - não siga em frente e entre em contato com os responsáveis. Prevenção é a melhor forma de segurança.

 


Visa Inc.

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Postos do Poupatempo e Detran.SP funcionam normalmente na quarta-feira (28/10), Dia do Funcionário Público

Para ser atendido nas 75 unidades do Estado é obrigatório agendamento prévio  


Os postos do Poupatempo e do Detran.SP estarão abertos em todo o Estado no Dia do Funcionário Público (28 de outubro). As unidades também funcionam no dia 30, para quando a comemoração foi transferida. 

O agendamento de data e horário, obrigatório para ser atendido, pode ser feito pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital.   

Para garantir a segurança de usuários e colaboradores e evitar aglomerações, o Poupatempo retomou as atividades presenciais com ajuste na capacidade de atendimento em cada unidade. Neste momento, são priorizados os serviços que necessitam da presença do cidadão para serem concluídos, como solicitações de RG e da primeira habilitação, por exemplo.     

O acesso aos postos é controlado e a presença de acompanhante só é permitida em caso de criança, idoso ou pessoa com deficiência. O uso de máscaras de proteção é obrigatório, assim como a medição de temperatura e higienização das mãos com álcool em gel na entrada das unidades. A manutenção do distanciamento entre as pessoas foi reforçada com sinalização nos bancos de espera, marcações no chão e orientação.  

 As informações sobre endereços e horários de funcionamento estão disponíveis no portal Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br). 

 

Inteligência artificial no mercado imobiliário tradicional

A tecnologia está tão presente em nosso cotidiano, que os dispositivos tecnológicos atuam de forma quase simbiótica com o ser humano, especialmente nesta era de conexões em tempo real proporcionadas pela internet. No mercado imobiliário, o uso de inteligência artificial (IA) big data é capaz de favorecer a venda de um imóvel e, ao mesmo, melhorar a experiência de compra de um cliente. Não é à toa que o uso da tecnologia é cada vez mais adotado pelas empresas de compra e venda e de aluguel. 

Ela permite, de acordo com o software ou a plataforma utilizada, esquadrinhar as buscas feitas pelo interessado e descobrir o tipo de imóvel que procura e em qual localização. Ao conhecer melhor o perfil do interessado, com base em suas próprias atividades na internet, abre-se a possibilidade de oferecer a ele sugestões que se encaixam nas suas preferências ou necessidades. 

Todo mundo já deve ter passado pela experiência de digitar, em seu buscador, informações sobre, por exemplo, um celular que deseja comprar e, a partir desse momento, começam a surgir em sua tela anúncios com ofertas do aparelho que deseja comprar. E isso acontece pelo uso da IA, que também é o recurso utilizado pela Netflix para saber as preferências do telespectador, com base na sua navegação na própria plataforma.  

Atualmente, antes de um primeiro contato físico com uma imobiliária, o possível comprador já fez pesquisas na internet, deixando marcas dessas suas atividades. Com base nesses rastros, a IA consegue conhecer suas preferências ou sonhos de compra. Número de dormitórios, com ou sem sacada, com o sem garagem, próximo a comércioserviços e transportetudo isso é possível saber. Ampliando-se o escopo dessa pesquisa, é possível saber se o comprador é jovem, quais são preferências de diversão, leitura etc. 

Essas informações também são importantes para que a IA modele as ofertas de acordo com as preferências de quem pretende comprar ou alugar um imóvel. Dessa maneira, é possível fazer uma proposta e atendimento personalizados, conforme idade, gênero, gostos e capacidade financeira. 

Com tudo isso, a tendência de que a compra se concretize é maior, uma vez que a sugestão é feita com base nos desejos e nas possibilidades do próprio comprador, que se manifestam por meio de sua navegação na internet. 

A disseminação desse tipo de interação entre cliente e corretora não provoca estranhamento em quem procura um imóvel. Tão acostumado ao uso do celular e à pesquisa de dados pela internet, o eventual comprador pode, na verdade, estranhar se não receber uma oferta assim. 

A inteligência artificial é, como se vê, um importante instrumento ao alcance de uma imobiliária para melhorar sua performance e agradar o comprador. 

 



Fernando Nekrycz - CEO da Xaza, plataforma de intermediação imobiliária que facilita a compra e venda de imóveis exclusivos. xaza@nbpress.com 

 

Xaza 

 www.xaza.com.br/home  

Pix vai provocar melhorias de internet banking?

O internet banking se consolidou no Brasil e no mundo nos últimos 20 anos. Cada vez mais moderna e desenvolvida para facilitar nosso dia a dia, essa ferramenta já faz parte das principais – se não, todas – instituições financeiras por aqui. Mas, apesar da praticidade na hora de resolver as pendências do dia a dia e de permitir monitorar a situação financeira mais de perto, esse serviço ainda está longe de entregar os recursos e a qualidade que poderia ter. E, agora, o mercado financeiro ganha um novo e mais ágil concorrente: o Pix, um novo sistema de pagamentos instantâneos que promete extinguir TED, DOC e emissões de boletos. A grande dúvida é: como os bancos poderão se reinventar diante desse cenário?

A pandemia tornou as pessoas mais dependentes do digital. Até mesmo quem não estava habituado a utilizar o internet banking se viu com a necessidade de pagar uma conta online, fazer uma compra por e-commerce ou acompanhar seu saldo e extrato bancário. Os bancos podem acreditar que, para a maioria de seus clientes, esses recursos mais básicos sejam o suficiente para mantê-los satisfeitos. Mas, como observamos nos últimos anos, a competitividade no mercado financeiro só tem aumentado, com fintechs captando cada vez mais público – especialmente os mais jovens, exigentes e abertos a novidades. É uma concorrência predatória: deixar de inovar significa ampliar a vantagem de quem se propõe a oferecer algo novo ou mesmo a ouvir a demanda latente do consumidor por serviços melhores.

As tentativas são perceptíveis. Muitos bancos estão lançando assistentes virtuais, chatbots, entre outras iniciativas, para tentar melhorar a experiência do cliente, especialmente no que diz respeito à comunicação com a instituição. Mas nada é realmente disruptivo. Há tecnologia disponível para fazer a mudança acontecer, mas é preciso coragem para olhar para o próprio negócio e se propor a reinventá-lo. Por isso, selecionei alguns insights para inspirar e expandir o olhar sobre como o internet banking poderia ser.

 

Rede social para negócios – Imagine que um cliente possui uma conta PJ (Pessoa Jurídica). Ali, estão todos os registros de transações com clientes e fornecedores – portanto, todo o histórico de relacionamento daquela empresa. Transformar esse conteúdo em uma rede social interna poderia facilitar a prospecção de clientes para aquela empresa, assim como possibilitar novos negócios. Classificando a empresa por filtros, como área de atuação e quais insumos são necessários para suas atividades, é possível reunir negócios com interesses em comum, exatamente como um grupo de rede social. Com uma central de notificações, o empresário sabe se alguém interagiu com ele ou se um novo parceiro em potencial acaba de se cadastrar.

 

Mostre o que ele quer ver – A partir do histórico de compras, é possível entender o perfil e os interesses do cliente. Supondo que seja alguém que viaja muito, por exemplo, o banco poderia fechar parcerias com empresas de venda de passagens aéreas e organizar sua plataforma para que ele possa fazer a compra pelo próprio internet banking, facilitando seu dia a dia. No caso de viagens internacionais, o ideal seria já sugerir a compra de moeda estrangeira.

 

Interface líquida – Quando pensamos em UX (User Experience), personalização é um dos pontos principais. Todos queremos ver aquilo que nos interessa primeiro, conteúdos hierarquizados conforme nossas preferências. Com uma interface líquida (ou inteligente), que se altera conforme a interações com o usuário, podemos oferecer uma tela única, feita especialmente para ele.

 

Simulador de financiamento – Se um cliente tem um crédito pré-aprovado, isso precisa estar visível. Mas, além disso, ele precisa ter a autonomia de simular as condições para solicitar esse financiamento. Um simulador de crédito é uma solução simples e que pode trazer ótimos negócios para ambas as partes.

 

Relacionamento – Falar com o gerente da conta não deveria ser algo tão difícil ou burocrático. O internet banking poderia ter um recurso para agendar um bate-papo com o funcionário do banco de acordo com as preferências do cliente. Ele prefere uma conversa por vídeo, chat, WhatsApp ou presencialmente? Uma ferramenta integrada pode organizar tudo na agenda.

A cultura da transformação digital ainda tem muito a avançar em boa parte dos bancos, mas nunca é tarde para buscar a inovação. Entender as demandas dos clientes é o primeiro passo para promover a mudança. Com a equipe certa, investimento e boa vontade, é possível mudar a percepção das pessoas sobre a imagem dos bancos. E, sabemos: cliente satisfeito é cliente fiel.

 


Marcelo Pires - sócio-diretor da Neotix Transformação Digital. Designer de formação, escultor nas horas vagas, trabalha com design aliado à tecnologia há mais de 20 anos. Especialista em usabilidade, é o responsável pela direção de criação de projetos interativos na Neotix, caminhando pelas áreas de tecnologia, inovação, design, UX e transformação digital.

http://www.neotix.com.br/


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