Pesquisar no Blog

terça-feira, 24 de maio de 2016

Você é alérgico? A ASBAI dá dicas para esses dias frios e secos do inverno





Frio é sinônimo de casa fechada, e com a ventilação menor no ambiente aliada a tapetes e ao pó pode ser um verdadeiro risco para os alérgicos nesta época de inverno. O que fazer? Passar frio e deixar tudo aberto?

A Dra. Alexandra Sayuri Watanabe, diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) preparou algumas dicas para deixar a casa aconchegante e livre de possíveis alérgenos. São elas:

- A limpeza da casa sempre deve ser feita com pano úmido, tanto nos móveis, quanto nos assoalhos. Evite usar vassoura ou espanadores de pó, para que o ácaro não fique em suspensão. Caso observe paredes úmidas ou presença de mofo dentro de armários, faça a remoção com pano úmido embebido em água misturada com vinagre branco. E afaste, pelo menos, 5 cm os móveis das paredes úmidas.

- Os ácaros estão presentes em colchões, travesseiros, sofás de tecido, tapetes, além de cortinas e objetos que acumulam pó: brinquedos, livros e bichinhos de pelúcia que ficam expostos, sem proteção nas prateleiras.

- Roupas de cama devem ser lavadas semanalmente. Prefira tecidos mais leves nas cortinas, que possam ser retirados com facilidade para lavagem. Opte por edredons em vez de cobertores de pelos.

- A lavagem com água é sempre melhor nestes casos, ao invés da lavagem a seco ou mesmo somente exposição dos objetos ao sol. A água retira o ácaro do tecido, já o sol somente mata o ácaro, mas mantém o esqueleto dele e as fezes no local.

- Outra dica importante é a prevenção: lave, antecipadamente, casacos e roupas de inverno, pois acumulam muitos ácaros pela falta de utilização durante o ano.

No Brasil, cerca de 1/3 da população apresenta algum tipo de alergia, seja respiratória (asma alérgica, rinoconjuntivites, sinusites) ou de pele (dermatites atópicas, dermatites de contato, etc). A frequência das dermatites atópicas, asma, rinoconjuntivites e alergias alimentares são: 15%, 6,2%, 14% e 1,5%, respectivamente. A maioria das pessoas (80%) apresenta sensibilizações a alérgenos inalados do ar, que, frequentemente, estão dentro da própria casa.

Para amenizar os sintomas do tempo seco, a especialista da ASBAI recomenda aparelho umidificador, mas que seja acionado apenas em dias muito secos. “Caso contrário, ele pode aumentar a proliferação de mofo no ambiente. Ingerir maior quantidade de água e fazer lavagem nasal com soro fisiológico para também hidratar a mucosa nasal são ótimas alternativas”, alerta Dra. Alexandra. 


 ASBAI - Associação Brasileira de Alergia e Imunologia
Twitter: @asbai_alergia
Facebook: Asbai Alergia
www.asbai.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados