Pesquisar no Blog

terça-feira, 24 de maio de 2016

26 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Glaucoma




 
A Sociedade Brasileira do Glaucoma, presidida pelo Prof. Dr. Marcelo Palis Ventura, começa a se mobilizar para a data de 26 de maio, Dia Nacional de Combate ao Glaucoma.

Em 2015, a data iluminou a estátua do Cristo Redentor de verde, cor utilizada pela SBG,  para chamar a atenção  da população para a importância da prevenção.


“Conforme dados da Organização Mundial de Saúde o glaucoma é a primeira causa de cegueira irreversível no mundo. O aumento da expectativa de vida da população é um fator que contribui para o aumento do número de casos, desempenhando um papel importante na sua prevalência e incidência. Muito tem sido feito, mas a despeito de todos os esforços empreendidos, o glaucoma continua cegando milhões de pacientes em todo mundo, portanto muito há que se fazer”, relata o Prof. Dr. Ventura.

O Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira. O diagnóstico precoce do glaucoma é fundamental para o controle da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados