Pesquisar no Blog

terça-feira, 31 de maio de 2016

CDL Jovem promove o Dia da Liberdade de Impostos




Ações, com distribuição gratuita de lanches, no dia 2/06, pretendem conscientizar a população sobre enorme carga tributária brasileira
A maioria dos brasileiros não têm consciência de que trabalha 154 dias por ano somente para pagar impostos. E, pior, a cada ano esse número de dias aumenta ainda mais. Para alertar sobre a alta carga tributária brasileira e a falta de retorno em serviços públicos a CDL Jovem de Caxias do Sul junta-se a todas as CDLs Jovens do Brasil na quinta-feira (2/06) realizando a 9ª edição do Dia da Liberdade de Impostos.

A partir das 9h, a CDL Jovem levará até a Praça Dante Alighieri o food truck da Casapueblo. Quando os clientes chegarem para comprar pizzas terão uma surpresa: verão o tamanho que sua fatia ficaria, caso fossem descontados os impostos! A brincadeira promete final feliz, já que a pizza terá distribuição gratuita. A ação terá continuidade à noite, a partir das 19h, na Praça das Bandeiras da UCS, com a Kombioca e a distribuição de tapiocas.

Ou seja, a pessoa pede uma pizza ou uma tapioca, mas receberá apenas dois terços. A outra parte corresponde ao imposto!
O presidente da CDL Jovem Caxias do Sul, Maurício Antunes, explica que a intenção é fazer com que as pessoas visualizem e reflitam sobre a quantidade de imposto embutidos em cada produto que é consumido todo o dia. O slogan nacional é "Imposto não é brincadeira" e a campanha remete às atividades do circo. Entrando no clima, o ator Davi de Souza estará vestido de palhaço e convidando a população a tirar a "Self pós imposto", ou seja, distribuindo nariz de palhaço para quem quiser protestar contra os impostos e a falta de retorno em serviços.

Enquanto nos outros anos cada CDL Jovem organizava a ação em sua cidade, a edição de 2016 mostra a força nacional das CDLs Jovens, que estarão realizando a campanha simultaneamente em 9 Estados brasileiros e também no Distrito Federal.  O material visual mostra os malabarismos que o brasileiro precisa fazer para pagar os impostos.

" Nossa voz ganha mais força trabalhando um tema único. Serão todas as CDLs Jovens do Brasil, no mesmo dia. A ideia é cobrar um retorno justo pelo que contribuímos para o Governo. Quanto mais integração e engajamento entre os jovens de diversos setores da economia, melhor para todos", ressalta Antunes. 

A primeira edição da campanha foi iniciada pela CDL Jovem de Belo Horizonte (MG) em 2007. Desde então, diversas entidades aderiram ao movimento. A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e a CDL Jovem defendem a simplificação tributária, a criação de um ambiente de negócios favorável ao investimento, incluindo um mercado de trabalho mais flexível e uma política de crédito e financiamento apropriados. Também atuam no Congresso Nacional para regulamentar os meios de pagamento e a reforma previdenciária.

Saiba mais:
- No ano passado, o brasileiro trabalhou até o dia 31 de maio para pagar os impostos. Já agora, em 2016, serão dois dias a mais, é como se o trabalhador brasileiro trabalhasse até o dia 2 de junho somente com essa finalidade. 

- O Brasil é o sétimo País com a maior carga tributária. Porém, comparando os serviços fornecidos pelo governo com os dos demais, os brasileiros são os que tem o pior custo benefício, tendo como base o percentual de arrecadação e a qualidade dos serviços públicos fornecidos. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), em 2003, o contribuinte brasileiro teve que destinar em média 36,98% do seu rendimento bruto para pagar tributos, por exemplo. No ano passado, o percentual já havia passado para 41,37%.

- Levantamentos mostram que nos primeiros 3 anos, aproximadamente 50% das empresas fecharam suas portas no Brasil.


 Dia Livre de Impostos
2 de junho, quinta-feira
- Praça Dante Alighieri, a partir das 9h, distribuição de pizza com o food truck Casapueblo.

Na UCS (Praça das Bandeiras) a partir das 19h, com a participação da Kombioca e distribuição de tapiocas.

Realização:  CDL Jovem Caxias do Sul. Patrocínio: Sicredi, Sulpeças e UCS. Apoio: Casapueblo e Kombioca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados