Pesquisar no Blog

quarta-feira, 25 de maio de 2016

OS RISCOS PRÓXIMOS À REDE AÉREA





Construir próximo à rede aérea tem sido uma das origens de acidentes com eletricidade mais comuns em nosso país.

A falta de atenção, o não uso de Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo, a ilusão de que nada de mais sério irá acontecer são alguns dos erros fatais que profissionais, a maioria autônomos, cometeram uma vez só.

Dos 213 acidentes fatais que aconteceram na rede aérea de distribuição em 2015, segundo dados levantados pela Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, 43 vitimaram pedreiros e ajudantes, 15 pintores/ajudantes morreram e outros 17 eletricistas autônomos também perderam a vida, além de 03 instaladores de fachadas e painéis e 03 instaladores de TV a cabo e telefonia. Ou seja, somente dentro deste segmento foram 66 pessoas mortes em 2015.

O que chama a atenção é que em 99% dos casos estes ‘acidentes’ seriam facilmente evitados por simples informação e conscientização dos riscos que a eletricidade oferece.

A Abracopel tem como missão a diminuição destes e outros acidentes envolvendo eletricidade. Porém, no caso em questão são profissionais que, bem ou mal, conhecem os riscos que seu trabalho envolve e não é admissível ignorá-los, sendo que o risco é a sua vida!

Sempre é bom lembrar que foram quase 600 mortes com origem em eletricidade no ano de 2015. Quase 2 mortes por dia. É um número que não dá para ignorar, principalmente se pensarmos que estes números não são oficiais. Acredita-se que o número real de mortes por eletricidade seja até 5 vezes maior que este.

As empresas concessionárias de energia elétrica fazem um excelente trabalho de conscientização, algumas delas são parceiras da Abracopel em diversas ações e ajudam, e muito, a propagar o ideal da eletricidade segura. Mas, estamos muito longe de um país minimamente seguro neste segmento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados