Pesquisar no Blog

terça-feira, 24 de maio de 2016

Municípios do Estado de São Paulo recebem mutirão para avaliação pulmonar gratuita





População terá acesso ao exame que detecta a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Com o diagnóstico precoce e o tratamento correto é possível controlar os sintomas

Bauru, Itapetininga, Ourinhos e Tupã receberão mutirão de espirometria no dia 31 de maio, exame que detecta a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), denominação usada para classificar a bronquite crônica e enfisema pulmonar. A iniciativa é promovida pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de cada município com apoio da companhia farmacêutica Boehringer Ingelheim, em Campanha do Dia Mundial do Combate ao Tabaco.
A primeira avaliação é uma triagem que seleciona os pacientes com maior probabilidade de apresentar a doença e direciona para o exame de espirometria, conhecido também como “teste do sopro”. Esse procedimento permite medir a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões, de forma que caso o paciente esteja fora dos padrões normais para sua idade, ele será encaminhado para o AME local, onde receberá atendimento médico e orientação para o tratamento mais adequado.
O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento adequado da DPOC, doença que anualmente causa cerca de 40 mil mortes no Brasil1. Os primeiros sinais (cansaço, tosse, pigarro e falta de ar) são confundidos com sinais do envelhecimento, fazendo com que o diagnóstico preciso seja feito quando o pulmão do paciente já está bastante comprometido².


Serviço
Os interessados em participar devem ir ao locais indicados abaixo na data e horários de atendimento. Não é necessário agendamento prévio para participar dos mutirões. Senhas de atendimento serão entregues no dia do evento por ordem de chegada.

Mutirão de espirometria em Bauru
Local: Ambulatório Médico de Especialidades – AME Bauru
Endereço: Rua Rubens Arruda – Centro, Bauru
Data: 31/05/2016
Horário: 9h às 16h

Mutirão de espirometria em Itapetininga
Local: Ambulatório Médico de Especialidades - AME Itapetininga
Endereço: Rua Pedro Marques  723, Centro, Itapetininga 
Data: 31/05/2016
Horário: 9h às 16h

Mutirão de espirometria em Ourinhos
Local: Ambulatório Médico de Especialidades - AME Ourinhos
Endereço: Avenida Vitalina Marcusso, 1550, Jardim das Paineiras - Ourinhos 
Data: 31/05/2016
Horário: 9h às 16h

Mutirão de espirometria em Tupã
Local: Ambulatório Médico de Especialidades - AME Tupã
Endereço: Rua Mandaguaris, 970 - Centro, Tupã 
Data: 31/05/2016
Horário: 9h às 16h



Sobre a DPOC
A OMS projeta que em 2020 a DPOC será a terceira causa de morte no mundo3A DPOC atinge 210 milhões de pessoas, um em cada dois brasileiros nunca ouviu falar da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), enfermidade que atinge 7 milhões de pessoas no país e é a 4ª causa de morte no mundo4. Causada principalmente pelo tabagismo, a DPOC leva à dificuldade de respirar e ao cansaço progressivo e constante, impossibilitando uma série de atividades de rotina. Todos os anos, a DPOC leva a óbito cerca de 40 mil brasileiros, o equivalente a quatro pacientes por hora, segundo dados do Ministério da Saúde. A doença custa aos cofres públicos aproximadamente R$ 100 milhões por ano3.

Grupo Boehringer Ingelheim  - www.boehringer-ingelheim.com.br e ww.facebook.com/ajudareomelhorremedio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados