Pesquisar no Blog

terça-feira, 24 de maio de 2016

CINCO MIL ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO E PÚBLICO EM GERAL VÃO RECEBER TREINAMENTO PARA SALVAR VIDAS

E, em vez dos manequins caríssimos normalmente usados para a capacitação em Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), os novos aprendizes terão aulas práticas em bonecos feitos de PET e outros materiais recicláveis.
- Treinamento feito dessa forma é 40% mais eficaz do que o habitualmente praticado.
- A cada minuto e meio, uma pessoa morre do coração. Crianças e adolescentes têm maior facilidade no aprendizado da técnica. Segundo o Corpo de Bombeiros, a presença de jovens é corriqueira em situações em que há ataque cardíaco.
Neste sábado 28 de maio, a SOCESP (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo), com apoio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, promoverá um treinamento em massa, onde crianças e adolescentes a partir dos 11 anos de idade, da rede estadual de ensino, aprenderão a ressuscitação cardiopulmonar. A famosa “massagem cardíaca” aumenta em até quatro vezes a chance de uma pessoa sobreviver após um infarto.

Entenda o evento
Alunos de várias escolas estaduais paulistas serão transportados até o Transamerica Expo Center em São Paulo, onde estará acontecendo o 37o Congresso de Cardiologia da SOCESP, em 45 ônibus locados especialmente para o evento. Ao chegarem, serão conduzidos ao “Pavilhão A”, onde assistirão a vídeos sobre saúde do coração, uma peça de teatro preparada por estudantes de Medicina e a apresentações do Corpo de Bombeiros. O treinamento prático será realizado no “boneco Guizinho” – um elemento essencial ao sucesso da iniciativa.
O público em geral inscrito no evento por meio do site: http://www.socesp2015.com.br/treinamentoemmassa/, também participará.
Os bonecos usualmente empregados em treinamentos como este custam caro – cerca de 50 dólares cada um – e podem ser usados até seis vezes, no máximo. Para viabilizar treinamentos amplos como este, foi necessário buscar outra solução.
Esta solução atende pelo nome de “Guizinho”, em homenagem ao seu criador, o médico cardiologista e diretor do Centro de Treinamento em Emergências da SOCESP, Agnaldo Píspico. Basicamente, trata-se de um boneco feito com uma garrafa pet tampada e cheia de ar – cuja pressão fica idêntica ao do tórax humano –, juntamente com outros materiais reciclados usados para encher a camiseta velha com extremidades grampeadas, que serve de invólucro ao “corpo” do boneco.
Testes realizados com 200 estudantes em uma escola de Araras (SP) mostraram que o treino feito com o boneco “Guizinho” é 40% mais eficaz do que aquele realizado com os tradicionais manequins importados.

Agora, as escolas envolvidas no Projeto estão produzindo “Guizinhos” em oficinas de arte. A ideia é que as crianças e jovens que tomarão parte na iniciativa levem seus próprios bonecos no dia do treinamento e, depois, voltem com eles para suas casas, onde replicarão o conhecimento obtido.
Clique na foto, assista o vídeo  e aprenda como fazer o seu próprio Guizinho.




Presume-se que ocorram 720 paradas cardíacas no Brasil todos os dias (registros americanos estimam 50 parada cardíacas para cada 100 mil pessoas por ano). Em média, uma morte ocorre a um minuto e meio.
Entenda como funciona a Ressuscitação Cardiopulmonar.

Uso do infográfico está autorizado


Pontos centrais desta pauta
  • Maior treinamento em massa já realizado no Brasil.
  • Recorde a vista: a SOCESP pleiteará o segundo registro deste evento, o RankBrasil (o livro brasileiro dos recordes). Um juiz estará na hora, no local, avaliando o feito. Os jornalistas presentes poderão testemunhar o consecutivo recorde deste tipo batido no Brasil.
  • Um treinamento em massa feito exclusivamente com o boneco elaborado a partir de materiais recicláveis.
  • Já estão confirmadas, para o treinamento em massa do dia 28 de maio, as participações de mais de cinco mil estudantes da rede pública de ensino do Estado de São Paulo e público em geral.
  • Temos fontes disponíveis para entrevistas.
  • O amplo treinamento em massa é uma realização da SOCESP com os apoios da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e do Corpo de Bombeiros.
Serviço:
XXXVII Congresso da SOCESP (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo)
Data: 26 a 28 de maio
Local: Transamerica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro - CEP 04757-020
Acesso pela Av. das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), Ponte Transamérica
Informaçõeshttp://www.socesp2016.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados