Pesquisar no Blog

terça-feira, 31 de maio de 2016

No Dia Mundial Sem Tabaco, alergista adverte sobre malefícios do cigarro





Comemorado anualmente em 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma data para refletir sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo. Além de riscos relacionados ao câncer, o consumo da substância está ligado à asma, às alergias e infecções respiratórias. “O tabaco atua como um irritante, que vai potencializar o processo inflamatório dos brônquios”, explica o médico alergista Diener Frozi. 

Responsável pelo projeto “Viva Sem Alergia”, em Duque de Caxias, cidade da Baixada Fluminense, o especialista esclarece que a fumaça do cigarro é um agente alérgeno, que pode desencadear coceira no nariz, tosses, espirros e até mesmo crises em pacientes  com predisposição. “A nicotina age favorecendo a liberação de histamina pelos mastócitos, células do tecido conjuntivo. O composto orgânico é responsável por respostas imunológicas que causam a vermelhidão, o aparecimento de edemas e, em casos mais graves, dificuldade para respirar”, orienta Frozi.

Os sintomas podem variar de acordo com o tempo e grau de exposição ao alérgeno e atingem até mesmo crianças, em famílias com adultos que fazem uso de cigarro. De acordo com dados do Programa Nacional de Controle de Tabagismo (PNCT), a epidemia global do tabaco mata quase 6 milhões de pessoas por ano. Destas, mais de 600 mil são fumantes passivos, ou seja, que não fumam, mas convivem diretamente com quem fuma. 
“A asma provoca o estreitamento dos brônquios de forma variável, que pode ser controlada. Com o fumo, a constrição é progressiva e as crianças de lares com fumantes são as mais afetadas”, salienta o médico.
 

Sobre o Viva Sem Alergia
O projeto social Viva Sem Alergia atende pacientes da Baixada Fluminense, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com objetivo de tratamento, controle e prevenção de alergias e doenças imunológicas. Na unidade de saúde localizada em Duque de Caxias, os pacientes realizam exames gratuitamente, como o teste cutâneo para detectar os alérgenos aos quais são mais suscetíveis. Em caso de diagnóstico confirmado de asma, o tratamento é iniciado com kits alérgicos com broncodilatadores em forma de sprays inalatórios, as conhecidas “bombinhas”, distribuídas sem custo. A oferta é possível graças a parcerias com instituições como a Cruz Vermelha de São Gonçalo. 


Viva Sem Alergia
Rua Conde de Porto Alegre, nº 119, Edifício Uba - 8º andar
Jardim Vinte e Cinco de Agosto - Duque de Caxias (RJ)
Funcionamento: segunda a sexta, das 8h30 às 17h; sábados, das 8h às 12h.
Agendamento de consultas: 21-3848-5389

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados