Pesquisar no Blog

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Mudança de casa: como adaptar cães e gatos ao novo lar


Conheça dicas que vão facilitar o processo de familiarização dos pets com a nova residência

Mudanças são sempre desafiadoras e para o pet não é diferente. A Farmina Pet Foods, empresa de origem italiana especializada no desenvolvimento de soluções nutricionais para cães e gatos, dá algumas dicas para lidar com cães e gatos durante a mudança de lar.

Cães
Sabe aquele dito popular que diz "mais perdido que cão em dia de mudança". Pois é, faz todo o sentido. Em tempos de mudança de lar, cães ficam, de fato, muito perdidos. Não há mais o cheiro que eles sentiam antes, os espaços são irreconhecíveis e até os barulhos são estranhos. O cão perde todos os sentidos e referências que tinha, por isso eles ficam realmente desnorteados.

Para amenizar os efeitos no melhor amigo, é fundamental tomar alguns cuidados. O primeiro é analisar o tamanho da mudança: você está saindo de uma casa pequena e indo para uma maior ou ao contrário? Quanto mais diferenças existirem, mais assustado o pet ficará, portanto, lembre-se que a adaptação leva tempo e também muita paciência. "Quanto mais idade tiver o pet, mais lento será o aprendizado, por isso é necessário ter calma e dedicação. Em tempos de mudança, vale dar mais atenção e amor ao pet para que ele se sinta bem recebido no novo lar", ressalta Hamilton Lorena, médico-veterinário e gerente de produtos da Farmina Pet Foods.

Veja algumas dicas que vão ajudar a adaptar o cão à casa nova:

- Apresente para o cão os espaços do novo lar. Entre com ele em cada cômodo e mostre onde ficarão os potes de água e comida, a caminha e o novo "banheiro".

- Não fique irritado caso seu cão faça xixi fora do lugar apropriado. Uma alternativa é adotar tapetes higiênicos, pois normalmente eles vêm com odores atrativos para o uso como sanitários.

- Faça testes de ambientação. Se a casa agora tem um quintal, por exemplo, não deixe o cão lá por muito tempo sem adaptá-lo. Primeiro, teste ficar lá fora com ele. Depois, reveze um pouco, deixe o cão fora alguns minutos e depois traga-o para dentro até que ele se acostume com os novos ambientes.

- Aos poucos, insira o animal em uma nova rotina. Se antes a residência era grande e agora é mais compacta, não se esqueça de levar o pet para passear algumas vezes por dia. Assim ele gastará suas energias da mesma forma que antes, até se ajustar ao espaço do novo lar.

- Escolha um lugar aconchegante para colocar a caminha e todos os outros brinquedos do pet. Esse é um fator importante para fazê-lo lembrar do antigo cheiro que estava acostumado a sentir, e assim ele ficará calmo para adormecer. 

Gatos
Com os felinos, a mudança não é menos preocupante. Aliás, a atenção com eles deve ser redobrada, pois, os gatos tendem a retornar para seu antigo lar. "Os felinos possuem um senso de direção aflorado. A excelente memória visual e olfativa dos gatos permite que eles encontrem caminhos para lugares familiares", explica Hamilton.

Para os gatos, os cuidados para adaptar o pet ao novo lar já começam no transporte. No carro, a caminho da nova casa, certifique-se de que o animal está devidamente preso em uma caixinha de transporte confortável. Diferentemente dos cães, a maioria dos gatos não gostam de andar em transportes e ficam mais ariscos durantes os deslocamentos, o que pode tornar o início da mudança ainda mais traumatizante.  

Ao chegar na nova residência, reserve um cômodo com portas e janelas fechadas para deixar o felino e seus pertences. O gato é muito apegado aos cheiros do lar, então, é mais seguro deixa-lo preso por um tempo até que ele se sinta ambientado.

Depois, permita que ele passeie pelos lugares e se lembre que aquele cômodo onde estão seus pertences é o seu porto-seguro. Em alguns dias, o gato estará ambientado e confortável com o seu novo lar.


Farmina - empresa de origem italiana presente na Europa há 50 anos e no Brasil desde 2009, é especializada no desenvolvimento de soluções nutricionais destinadas ao bem-estar de cães e gatos. Os alimentos são desenvolvidos por meio de um conceito nutricional cuja essência é a relação entre natureza + ciência. Da natureza, busca-se entender os instintos, necessidades nutricionais, comportamentos, hábitos dos animais e extrai importantes fontes de ingredientes. Com a ciência, realizam estudos científicos e o trabalho conjunto com profissionais especializados, que resultam em soluções nutricionais focadas na prevenção e no tratamento dos animais. Farmina Pet Foods; Happy pet. Happy you.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados