Pesquisar no Blog

domingo, 29 de maio de 2016

Como equilibrar as contas após o casamento





Coach/Palestrante dá dicas e explica como dividir as contas depois do matrimônio
Muitos casais preocupam-se com as contas antes mesmo de dividirem uma casa. Quando optam por uma festa de casamento ou uma viagem, devem projetar ainda mais os gastos para não acumular dívidas e usufruir do momento da melhor forma possível. Mas para isso é preciso ter consciência de quanto dinheiro têm disponível para essas ocasiões.

O mês de maio é conhecido como “o mês das noivas” e, por esta razão, o Coach Financeiro e Palestrante Robson Profeta dá dicas de como analisar o crédito total do casal e os gastos para equilibrar as contas e evitar dores de cabeça. Esse assunto gera muitas dúvidas, tanto de novos casais, como aqueles que já se casaram há anos. 

Robson relata que em suas palestras, as perguntas mais frequentes são: “quem cuida das finanças pessoais do lar?”, “Como administrar o dinheiro?”, “Abrimos conta corrente conjunta ou individual, cartão de credito para ambos?”, “Conciliação de extrato bancário quem faz?”, entre outras. O coaching é muito importante nesses casos, pois ajuda a analisar a situação financeira do casal e auxiliá-los nas questões ao dinheiro. 

Sendo assim, Robson Profeta separou algumas dicas importantes para os casais que desejam equilibrar os gastos no casamento.
CONVERSAR PARA RESOLVER
O casal deve conversar abertamente sobre finanças pessoais e como irão gerenciar suas finanças, de forma clara, objetiva, definindo a regra do jogo e deixando claro o papel de cada um neste processo. É claro, o modelo para gerenciar as finanças pessoais varia de pessoa para pessoa, de casal para casal e que muitas vezes existem discordância entre o próprio casal. Por isso, nesse momento é importante que o casal dialogue.

DIVISÃO DE GASTOS PROPORCIONAIS
Vamos supor que o casal trabalhe, um deles ganhe três mil reais e o outro, um mil e quinhentos reais, ou seja, o primeiro ganha o dobro do segundo. Agora imagine que todos os gastos do casal some algo em torno de três mil reais. Então o primeiro contribui com dois mil reais e o segundo com mil reais, ou seja, cada um colabora proporcionalmente com o que ganha. Se ambos não acharem necessário que seja assim, definam a regra do jogo, seja ela qual for.

CONTAS NO BANCO
Muitos casais encontram dificuldade em resolver questões quando envolve dinheiro e, a grande parte dos casos de divórcio tem relação com a parte financeira. Desse modo, o casal tem algumas opções, dentre elas: abrir uma conta conjunta para o casal e ambos depositam seus salários totais nesta conta ou cada um deposita a parte que lhe é cabível, como no exemplo anterior, e o que sobra fica nas respectivas contas correntes individuais e gasto de acordo com os interesses de cada um.

RESPEITE O ESPAÇO DO OUTRO
É importante que cada um tenha sua individualidade e respeite a do outro. Tenha seu dinheiro para comprar sua camisa de futebol, perfume, maquiagem, sapato, ingresso de show, happy hour, etc.

CARTÕES DE CRÉDITO
É importante que o casal tenha noção de quem é mais ou menos controlado. Nesses casos, talvez seja necessário adicionar um limite de credito/utilização àquele que é mais descontrolado, ou até mesmo não usar cartão de credito. Lembre-se que cartão de credito e limite de conta corrente andam de mãos dadas com os endividados.

PLANEJEM AS METAS JUNTOS
Definam onde querem chegar e tracem seus objetivos financeiros a médio e longo prazo. Isto é primordial para o sucesso do casal.
Conversar sobre as finanças, definir as regras do jogo antes do começo, atribuir responsabilidades entre o casal, respeitar as individualidades são atividades que devem ser feitas todos os dias, para administrar uma vida financeira saudável para o casal.



Robson Profeta - Coach Financeiro
Site: www.robsonprofeta.com.br - E-mail: rp@robsonprofeta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados