Pesquisar no Blog

terça-feira, 31 de maio de 2016

CONSCIENTIZAÇÃO DE PACIENTES E CAMINHOS DA TECNOLOGIA NA MEDICINA FORAM TEMA DE PALESTRAS NO FORUM DE SAÚDE E BEM-ESTAR




5  Fórum  Nacional  da  Saúde  e  Bem-Estar

Painéis trouxeram médicos de diversas especialidades e outros debatedores para discutir como o corpo e a mente podem cooperar para a qualidade de vida

A médica pneumologista do Instituto do Sono, Luciane Fujita, palestrou, hoje, no 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR, em São Paulo, e falou sobre a importância do sono. Segundo a especialista, “ele é um dos 14 fatores para a longevidade e sua qualidade se altera com o envelhecimento, especialmente em frequência e com o aumento de despertares. Perdem-se 27 minutos de sono por década até os 80 anos”. O evento foi realizado no Hotel Grand Hyatt, e teve a presença de mais de 400 autoridades, médicos e empresários do setor.

Algumas das reclamações mais frequentes após o envelhecimento são maior frequência de cochilos, sono com mais oscilação, além de menos efetividade no sono, que pode causar insônia, diminuir o desempenho físico e cognitivo, e levar a um aumento de acidentes e ao aparecimento de outras doenças, como apneia. “A insônia é mais prevalente em idosos, e chega a 25% de casos em maiores de 60 anos, principalmente em mulheres. Entre algumas de suas causas, estão depressão, dor, desconforto respiratório ou a perda de algum ente querido”. Por isso, entre os idosos, há mais uso de sedativos e hipnóticos, em mais de 50% dos casos.

Fernando Morgadinho, neurologista e especialista em medicina do sono, debateu o tema. “O ideal são seis ou sete horas por dia. Caso contrário, há aumento de mortalidade, riscos cardiovasculares e diminuição de efeito de vacinas. A média do brasileiro é muito baixa. O profissional que dorme mal trabalha mal, e há uma queda de produtividade”.

A outra debatedora, Tatiana Vidigal, otorrinolaringologista e especialista em medicina do sono, falou sobre apneia, que afeta 33% da população de São Paulo e causa um aumento de mortalidade, especialmente por questões cardiovasculares. “Pensando em longevidade, precisamos envelhecer com qualidade, e isso está diretamente relacionado ao dormir bem”.

A apresentação seguinte, com o tema “como devemos preparar o nosso corpo e mente para uma vida longeva”, contou com Moisés Cohen, professor titular e chefe de departamento de Ortopedia, Traumatologia e Medicina do Esporte da Escola de Medicina da Universidade de São Paulo. “Nas décadas de 1970 e 1980, houve um aumento de lesões pelo excesso de exercícios. Do outro lado, a vida sedentária mata aproximadamente dois milhões de pessoas por ano”. Ele destacou um estudo da Unicamp que revelou que 71% dos idosos não fazem nenhuma atividade física. “É um ponto de atenção e conscientização, já que em 2030 teremos muito mais pessoas com mais de 60 anos do que com menos de 10 anos”.

Na sequência, Paulo de Tarso, cirurgião e especialista de medicina integrada, falou sobre a importância da conscientização dos pacientes sobre a própria saúde. “O médico deve ser um auxílio, mas a pessoa tem suas próprias responsabilidades. Do outro lado, o próprio profissional muitas vezes não sabe se cuidar”. Ana Maria Diniz, conselheira do Instituto Península, contou que “não existe fórmula para conseguir equilíbrio, cada um tem que desenvolver seu método”. Finalizando o painel, o rabino da Congregação Israelita Paulista, Ruben Schernstein, contou que “na tradição judaica, cuidar e melhorar são os maiores princípios. Corpo, mente e emoções são uma só entidade, e devem caminhar juntos”.

A última apresentação, ministrada por Claudio Lottenberg, presidente do LIDE SAÚDE e do Hospital Albert Einstein, apresentou o tema “A tecnologia a serviço do homem e da sua mente”. Ele ressaltou a importância de identificar tecnologias que, de fato, sejam efetivas para o paciente, pois todas geram custos adicionais, e também das bases de dados, para que as informações sejam mais bem aproveitadas. “O resultado é a diminuição do tempo de internação”.

Participou do debate Dirceu Barbano, sócio da B2Cd Consultoria Empresarial e ex-presidente da Anvisa, que vê a tecnologia na saúde indo em direção à prevenção, conscientização e em fornecer autonomia às pessoas limitadas por doenças. “Ações como essas podem exigir menos do sistema de saúde. A opção por tecnologias efetivas, que não substituam vacinas ou o teste de HIV, por exemplo, podem ser mais assertivas”.

Para Giovanni Guido Cerri, presidente do conselho diretor do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas, que participou da discussão, “conservar a saúde é a melhor forma de evitar tratamentos futuros”. Daniel Mazon, vice-presidente da Philips na América Latina, também participou do debate.
As palestras tiveram a moderação de Claudio Lottenberg, Presidente do Hospital Israelita Albert Einstein e do LIDE SAÚDE, e de Gustavo Ene, CEO do LIDE.

O Fórum conta com a chancela de importantes marcas. O patrocínio é da EMS e apoio da PHILIPS e SANOFI. Participação do HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN, com a colaboração de 3M, HOSPITAL BENEFICIÊNCIA PORTUGUESA, NESTLÉ e RV ÍMOLA. São fornecedores oficiais ANTILHAS, CORPORATE FILMS, ECCAPLAN, NBS, GRUPO CDI, NESCAFÉ DOLCE GUSTO e NESTLÉ. As rádios BAND AM, BAND NEWS FM, BRADESCO ESPORTE, as revistas ISTOÉ, ISTOÉ DINHEIRO, PENSE LEVE, o jornal PROPMARK e a PR NEWSWIRE, são os mídia partners. 


SOBRE O LIDE -  Fundado em junho de 2003, o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais possui treze anos de atuação. Atualmente tem 1.700 empresas filiadas (com as unidades regionais e internacionais), que representam 52% do PIB privado brasileiro. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para educação, sustentabilidade e programas comunitários. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados