Pesquisar no Blog

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Mitos e verdades sobre a dieta Detox





As dietas detox viraram febre do momento devido aos diversos benefícios que a dieta oferece, mas existem algumas dúvidas sobre o tema

A dieta detox serve como forma de desintoxicar o corpo das toxinas que não são absorvidas apenas pelos alimentos consumidos, mas também no ar poluído das grandes cidades, nos medicamentos ingeridos, nas bebidas alcoólicas, corantes alimentícios e até nos cosméticos.
As toxinas se prendem aos tecidos do corpo, nas células de gordura e bloqueiam os sinais de saciedade, fazendo com que você coma mais do que o necessário para sua saúde. Além do ganho de peso e da dificuldade para perdê-lo, geram problemas de pele, inchaço, dores de cabeça, gases, intestino preso, memória ruim e abre portas para várias doenças causadas pela baixa imunidade.

A nutricionista Marcela Gattaz, da rede Light Food Way, explica um pouco sobre os mitos e verdades da dieta detox e passa algumas dicas para quem gostaria de seguir uma alimentação mais limpa.

Os sucos detox aceleram o metabolismo? Mito ou verdade?
Verdade. Os sucos detox, por serem compostos por alimentos termogênicos, que aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura corporal, fazem com que nosso organismo gaste mais energia durante o processo de digestão, resultando na queima de calorias.

É possível perder quatro kgs em uma semana? Mito ou verdade?
Verdade. Com a dieta detox, pode sim perder 4 kilos em uma semana, o que depende é o metabolismo de cada um, mas existe essa possibilidade.

A dieta detox melhora pele, unhas e cabelo? Mito ou verdade?
Verdade. A dieta detox ajuda a melhorar sim unha, pele e cabelos desde que seja consumida durante um período maior. Não adianta fazer a dieta por uma semana e esperar resultados imediatos.

Existe o “efeito sanfona”? Posso engordar os kgs perdidos caso pare a dieta? Mito ou verdade?
Verdade. O efeito sanfona existe em qualquer pós-dieta se você não continuar se alimentando bem, com equilíbrio, e balanceada, ou seja após qualquer dieta deve continuar consumindo quantidades pequenas e balanceadas para que não ocorra esse efeito.

É preciso tomar suco verde todos os dias? Mito ou verdade?
Mito. Não é que seja preciso tomar suco verde todos os dias.
Mas por se tratar de um suco verde detox com ingredientes para essa função, faz bem se ingerido todos os dias, pois consiste em fibras e alimentos que ajudam acelerar o metabolismo, sendo assim auxilia na perda de peso.

Devo cortar leite, glúten, carboidratos e refrigerantes da minha dieta? Mito ou verdade?
Verdade. Na dieta detox, deve ser cortado lactose, glúten e refrigerantes sim, pois esses são produtos que dificultam a desintoxicação, portanto carboidratos é relativo, pois existem carboidratos até nas frutas, frutose, que são ingeridas normalmente nessa dieta, porém carboidratos simples, esses sim precisam ser evitados.

Dicas:

Os chás são recomendados para quem gostaria de limpar o organismo por conter substancias antioxidantes e anti-inflamatórias, assim, acabam ajudando no processo de diurese e auxiliando a acabar com a retenção de líquido.
A couve pode aumentar a quantidade de nutrientes e pelo alto poder antioxidante auxilia no melhor desempenho do organismo. Mas deve ser estudado o seu uso na dieta, já que algumas pessoas apresentam desequilíbrios orgânicos e não podem consumir este tipo de vegetal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados