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quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Geekie inova ao implementar ferramentas de Inteligência Artificial na educação

2023 é o ano da Inteligência Artificial, que está redefinindo o panorama da sociedade como um todo, incluindo o da educação. O relatório do Fórum Econômico Mundial - Future of Jobs 2023 traz, por exemplo, que a habilidade de interagir com IA e Big Data é a terceira mais valorizada pelas empresas, depois apenas de Pensamento analítico e Pensamento criativo. E nós, que reconhecemos o potencial da IA e também os seus desafios, nos questionamos: devemos barrar essa revolução em nossas salas de aula ou abraçá-la, capacitando estudantes e docentes a navegar por esta nova era? 

Seguindo o nosso DNA de inovação e pioneirismo no uso da tecnologia para transformar a educação brasileira desde o início da nossa empresa, em 2011, nós optamos por investir, sim, no uso da inteligência artificial e levá-la para as salas de aula já no primeiro semestre de 2024. 

E as novidades em nossa plataforma digital de educação que integra momentos práticos de vivências e experiências de construção do conhecimento pelos estudantes foram pensadas com o objetivo de dar ainda mais visibilidade ao processo de aprendizagem, auxiliar docentes com ganhos de eficiência e envolver estudantes no uso consciente e alinhado com o futuro que os esperam. 

Entre as inovações que apresentamos no Geekie One para o próximo ano letivo, destacamos:

 

- Assistente de correção automática de questões dissertativas: Com a ajuda da IA, a Geekie passará a fornecer um assistente de correção que automatiza esse processo, permitindo que professores e professoras dediquem mais tempo ao ensino e menos à correção. Os docentes seguirão tendo a palavra final, validando as sugestões de correções feitas pelo assistente;

 

- Banco de Questões expandido: A categorização do banco de mais de 100 mil questões do Geekie One irá facilitar a preparação de listas de atividades e provas por meio da aplicação de filtros precisos por nível de dificuldade, origem e assunto. Será possível, ainda, criar listas de exercícios multi-capítulos, permitindo a organização de atividades mais diversificadas e ajustadas às necessidades das turmas;

 

- Escola no controle de Provas On-line: Nossa nova funcionalidade garantirá que, durante as atividades avaliativas on-line, os estudantes não possam acessar outras abas ou arquivos em seus dispositivos, aumentando a confiabilidade das respostas e uma visão autêntica do progresso dos estudantes;

 

- Listas de Sondagem dos Objetivos de Aprendizagem: Criadas por um time interno de especialistas em Avaliação com o auxílio de IA, as nossas listas fornecerão aos professores um panorama claro da evolução de cada estudante, o que irá possibilitar intervenções pedagógicas mais direcionadas e eficazes. Em 2024 essa novidade chegará primeiro do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática;

 

- Educação Digital para o Ensino Fundamental abordando a temática da Inteligência Artificial: A Inteligência Artificial será uma das novas temáticas a serem abordadas no ensino fundamental anos finais com conteúdos que irão convidar os alunos a mergulhar no mundo da IA, entender o seu funcionamento, explorar sua criatividade e compreender os impactos e desafios éticos associados a essa tecnologia. Trabalhando sob o tripé dos riscos, desafios e oportunidades do mundo digital para apoiar os estudantes no desenvolvimento de habilidades e competências, traremos propostas de atividades práticas, reflexões sobre o uso intencional, ético e responsável da Inteligência Artificial e a visibilidade de carreira em um mercado de trabalho cada vez mais voltado para a tecnologia. 

 

Na Geekie sempre usamos a tecnologia de forma responsável, aliando a intencionalidade pedagógica clara aos objetivos de aprendizagem planejados para serem alcançados pelos docentes. Nos orgulhamos de estar sempre na vanguarda da implementação da IA na educação brasileira, visto que desde 2013 já a utilizávamos para personalizar o aprendizado, e de seguir trabalhando muito focados e de forma bem acelerada para proporcionar um ambiente de aprendizagem ativa e personalizada cada vez mais dinâmico e visível. E quando a intencionalidade pedagógica e a tecnologia se encontram, resultados extraordinários são alcançados!

 

Camila Karino - CEO da Geekie (www.geekie.com.br), empresa de educação referência em inovação e tecnologia para transformar a educação brasileira. A especialista é psicóloga, Mestre e Doutora em psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), com estágio na Universidade de New Brunswick (Canadá), onde estudou “Igualdade, equidade e eficácia do sistema educacional brasileiro”. Camila é também pesquisadora na área de processos de ensino-aprendizagem e de avaliação e foi coordenadora de avaliações no INEP, vinculado ao MEC.


Fraudes Contábeis vs. Governança Corporativa

A fraude corporativa é um problema insidioso com potencial para infligir severos danos às organizações. Fraude pode ser definida como qualquer ato enganoso realizado com intenção maliciosa, visando obter ganho ilegal. Em um ambiente corporativo, isso geralmente inclui atividades como desvio de recursos, manipulação de demonstrações financeiras e apropriação indébita de ativos.

Existem várias razões pelas quais altos executivos podem se envolver em fraudes corporativas. Algumas das principais razões incluem ganância, pressão para atingir metas financeiras, desejo de manter status e poder, falta ou falha nos controles internos, cultura corporativa permissiva ou até mesmo por acreditarem que estão agindo no melhor interesse da empresa.

As fraudes contábeis são um tipo de fraude corporativa que envolve manipulação ou distorção intencional das informações financeiras das empresas. Existem várias razões pelas quais os executivos podem cometer fraudes contábeis, podemos citar principalmente os incentivos pessoais, ou seja, o executivo comete a fraude para obter melhores bônus, opções de vendas de ações ou até mesmo para evitar perdas em investimentos pessoais.

Além disso, outro motivador pode ser manter as aparências, pois os administradores podem estar preocupados em manter uma imagem de sucesso, motivo pelo qual tentam evitar a revelação de problemas financeiros.

Uma das razões mais relevantes da existência das fraudes contábeis seria a falha nos controles internos das empresas. Quando os controles internos são fracos ou ineficazes, em sinergia com processos de monitoramento e auditoria interna e externa falhos ou inadequados, estamos diante do ambiente perfeito para a fraude contábil.

A situação pode tornar-se ainda mais desastrosa se as auditorias externas estiverem envolvidas no esquema. Principalmente pelo fato destas empresas terem o papel crucial de verificar e garantir a precisão e integridade financeira. O objetivo principal das auditorias externas é fornecer uma opinião independente sobre as informações financeiras que estão apresentadas, e se encontram-se em conformidade com os princípios contábeis aplicáveis. Agora, se de alguma forma, as auditorias estão envolvidas na fraude, conjuntamente com membros da alta direção das empresas, podemos inferir que a governança destas empresas seria inexistente, gerando danos financeiros, reputacionais e crimes contra a economia brasileira.

 

Patricia Punder - advogada e compliance officer com experiência internacional. Professora de Compliance no pós-MBA da USFSCAR e LEC – Legal Ethics and Compliance (SP). Uma das autoras do “Manual de Compliance”, lançado pela LEC em 2019 e Compliance – além do Manual 2020. Com sólida experiência no Brasil e na América Latina, Patricia tem expertise na implementação de Programas de Governança e Compliance, LGPD, ESG, treinamentos; análise estratégica de avaliação e gestão de riscos, gestão na condução de crises de reputação corporativa e investigações envolvendo o DOJ (Department of Justice), SEC (Securities and Exchange Comission), AGU, CADE e TCU (Brasil). www.punder.adv.br


Para atingir meta estipulada pelo Marco Legal do saneamento, mercado precisa investir em tecnologia e dado

Mercado de saneamento precisa investir em tecnologia e dados 
  
Imagem de kubinger/Pixabay

Com a meta de que, até 2033, 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto, o Marco Legal do Saneamento, em vigor desde julho de 2020, completou três anos. De aumento do investimento à inclusão da iniciativa privada, o mercado evoluiu consideravelmente de lá para cá.

Até 2022, o Marco Legal havia gerado cerca de R$ 72,2 bilhões em investimentos para o setor, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A nova regulamentação garantiu recursos com a realização de concessão de serviços sob as regras da nova legislação. Ao todo, 19,3 milhões de pessoas foram beneficiadas em 212 municípios com as licitações, que ocorreram, principalmente, nos estados de Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Amapá e Rio de Janeiro.

A medida impôs algumas mudanças ligadas à nova meta. A obrigatoriedade de licitações e a permissão da iniciativa privada de competir nesses processos, além da exigência de que as empresas comprovem a capacidade financeira para viabilizar a meta estipulada, foram algumas delas.

Essas alterações possibilitaram um cenário favorável para promoção de renovações do setor, viabilizando um ambiente de maior concorrência entre as companhias.

Nesse cenário mais competitivo, o solo ficou fértil para o surgimento de novas iniciativas, tanto de empresas públicas, quanto privadas. O marco reacendeu holofotes voltados a demandas represadas, além de chamar atenção para pendências relacionadas à gestão de recursos hídricos, tratamento de água, reserva e a distribuição de água, assim como a coleta e tratamento de esgoto, que precisam ser resolvidas para o cumprimento da meta.

O uso de tecnologia no setor, por sua vez, foi impulsionado, visto que o marco acelerou iniciativas ligadas à inovação, gestão de clientes e automação dos processos. Contudo, a velocidade de desenvolvimento é uma questão que ainda demanda mais atenção.

Apesar da meta estipulada, conforme o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), quase três anos após a aprovação do novo Marco Legal, mais de 35 milhões de brasileiros ainda vivem sem água tratada e mais de 100 milhões não têm coleta e tratamento de esgoto. Nesse sentido, qual seria o próximo passo para acelerar os resultados e alcançar o objetivo dentro do tempo estipulado?


Inteligência de dados é a maior aliada do setor

A princípio, compreender o cenário e como se comporta cada projeto para dar direcionamento aos investimentos de maneira inteligente é a medida mais urgente, pois indicará quais iniciativas demandam maior atenção e precisam de uma resolução rápida de problemas. E um dos principais aliados nessa trajetória é o uso da inteligência de dados.

O investimento em uma tecnologia capaz de registrar de maneira precisa informações relacionadas ao consumo, tempo de uso de certos equipamentos e monitoramento de consumo em tempo real de inúmeras variáveis, auxiliam na compreensão do ambiente e garantem tomadas de decisões mais assertivas.

Plataformas de dados que permitam o desenvolvimento de soluções, a otimização dos processos, a criação de novos modelos de negócio e novas experiências dos clientes são exemplos de ferramentas imprescindíveis nesse contexto de inovação e busca pela universalização do saneamento básico no país.

A partir dos dados captados por sensores de IoT, por exemplo, é possível termos uma gestão efetiva dos dados operacionais e trabalharmos com preditividade para o combate de perdas na distribuição de água, automatizar o processo de medição por meio de medidores inteligentes ou mesmo monitorarmos a disponibilidade de água, acelerando processos internos que garantem uma geração de dados precisos, trazendo a possibilidade da implantação de soluções SmartGrid no setor.

Fora isso, o investimento em tecnologia não deve estar ligado apenas a aparelhos físicos, mas também a softwares que auxiliarão na gestão de informações. Nesse sentido, potencializar as plataformas de dados via ferramentas, funcionalidades, técnicas e processos que garantam uma maior governança na gestão do ciclo de vida dos dados é extremamente importante.

Pensando na integração, consumo e exposição desses dados com segurança e agilidade, a adoção de plataforma de gestão de APIs também se apresenta como fundamental, seja para consumir informações externas para determinada análise, ou mesmo expor informações e serviços ao “mundo externo”. Envolver parceiros de negócio para oferecer serviços não regulados, por exemplo, visando novas receitas, ou explorar - por meio de aplicativos e sites - informações e insights gerados, só é possível graças à aplicabilidade do ecossistema de APIs.

A inovação, portanto, depende do trabalho junto a vários parceiros, universidades, instituições de pesquisas, entre outros, e é fundamental adotar uma mentalidade API First para facilitar a interação entre esses atores, assim como agilizar a jornada que vai desde a conceitualização dos problemas e ideias até a implantação e disseminação da tecnologia inovadora.

Entretanto, o investimento em tecnologia da informação ainda é considerado relativamente baixo no setor do saneamento nacional, que muitas vezes precisa priorizar problemas mais primários, como a própria infraestrutura, e lidar com as barreiras do limite financeiro.

Diante desse cenário, o mercado de saneamento é uma fatia que ainda se utiliza pouco da tecnologia disponível na atualidade, tendo ainda poucas empresas com capacidade de possuir e implementar as inovações que estão ao nosso alcance. Nesse sentido, ainda surge o desafio de captar dados de sistemas básicos, devido a plataformas ultrapassadas que, atualmente, estão em operação.

Apesar da democratização da tecnologia no setor ainda ter muito a evoluir, o momento atual é ideal para direcionar os olhares e, principalmente, investimentos em inovação e soluções que serão o piloto central na geração de valor. Embora o mercado já tenha evoluído significativamente, devemos ter a tecnologia como um grande habilitador para que essa trajetória rumo à universalização do saneamento básico no país seja possível.

 

Patrick Baudon - Diretor Comercial do mercado de Energy & Utilities na Engineering Brasil. Formado pela Universidade de São Paulo (USP), o executivo acumula mais de 15 anos de experiência.


Metaverso pode revolucionar a experiência de compra do brasileiro

Ávido por novidades, o público brasileiro é um dos que mais apreciam redes sociais, pois é nesse ambiente virtual que ele encontra lazer e interação com influencers e marcas. Sempre em busca do que é novo, o Brasil mostrou rápida adesão ao sistema de pagamentos instantâneos PIX e tem o desejo de fazer pagamentos em tempo real por aplicativos de mensagens ou mídias sociais, conforme pesquisa recente da Mastercard. 

Para enriquecer essa mistura, o metaverso é um ingrediente interessante para tornar a experiência de compra do brasileiro mais fascinante. Afinal, esse ambiente virtual imersivo tem um potencial enorme no varejo de tornar as compras online mais atraentes, uma vez que os consumidores podem explorar novidades durante as compras online, de maneira muito mais próxima da experiência de estarem ao vivo na loja que tanto gostam, sem sair de casa. 

No metaverso, ao visitar as lojas de suas marcas preferidas, o cliente não ficará perdido ou entediado porque as marcas poderão mostrar de forma estratégica as maiores e mais atraentes prateleiras para que ele possa ver instantaneamente o que a loja tem a oferecer. Isso é possível porque a cada dia ampliam-se as possibilidades do uso de dados fornecidos pelos consumidores nas suas interações com as marcas nas redes sociais, sites e nas transações de pagamentos. A cada retorno do usuário à loja no metaverso, as empresas podem revelar mais linhas de produtos para surpreendê-lo e encantá-lo. 

A grande vantagem da tecnologia do metaverso comparado a um ambiente bidimensional é que ele mergulha o consumidor na experiência, permitindo que ele “se perca" no ambiente e descubra novas mensagens, detalhes ou produtos associados. A construção desse ambiente personalizado só é possível com dados confiáveis. No Brasil, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as empresas têm um ponto de apoio sólido para dar garantias aos seus consumidores de que suas informações estarão protegidas e de que serão usadas adequadamente. 

Um mundo totalmente novo cada vez mais perto 

Hoje, a maioria das empresas ainda está se preparando para adentrar o metaverso. As que já tentaram ações nesse espaço o fizeram como iniciativas de relações públicas. Mas é provável que isso mude rápido porque muitas marcas já procuram saber como podem criar uma loja no metaverso, tentando entender qual experiência eles devem criar e como devem personalizá-la (ou não). 

Nas últimas décadas, mudanças sem precedentes nos levaram do mundo offline para o online e esse ritmo acelerado tende a continuar. As pessoas entrarão com mais frequência em ambientes virtuais com realidade aumentada e vão consumir conteúdos, produtos, arte e música. Esse contato é mais “humano”, multissensorial e emocional graças aos recursos tecnológicos e ficará aos poucos mais distante da experiência atual de olhar para uma imagem estática durante uma compra em um site, como fazemos hoje. Isso é o que define a estrutura do metaverso. 

No exterior, algumas experiências dão sinais de que o investimento em lojas no metaverso é bastante promissor. A princípio, algumas marcas estão experimentando o metaverso para desenvolver consciência, engajamento, lealdade e aprendizado. Marcas de luxo como Burberry, Dolce & Gabbana, Hermés e Gucci, por exemplo, usam NFTs para gerar interesse. Mais de um quarto dos varejistas do Reino Unido dizem que estão se preparando para entrar no metaverso no próximo ano para melhorar a experiência de compra dos clientes. Quase um terço deles (32%) disse que pretende implantar realidade virtual (VR) e 8% afirmaram que pretendem aumentar as oportunidades de publicidade usando VR, de acordo com um novo relatório da consultoria Baringa. 

Enquanto esse processo se desenrola, dois movimentos fortes já coexistem. De um lado, há plataformas como o TikTok, com conteúdo de vídeo básico que os consumidores simplesmente deslizam. Ali os algoritmos são refinados sem que os usuários façam nenhum esforço, o que os tornam populares no Brasil e garantem crescimento rápido de interações com marcas. Por outro lado, agora existem adotantes iniciais que conduzem conteúdo imersivo, onde mundos inteiros são construídos em torno de cada usuário e permitem camadas mais sofisticadas de descoberta e envolvimento mais profundo e duradouro. 

No final, é provável que haja um cruzamento entre esses dois. As empresas poderão negociar com usuários que desejam explorar de forma rápida e espontânea e, de outra forma, com aqueles que buscam uma interação significativa e satisfatória. O usuário, sem dúvida, estará no meio com suas preferências dependentes de seu humor, circunstâncias e tempo. Mas o mais interessante será como as marcas conectam isso ao conteúdo individualizado para criar experiências verdadeiramente pessoais, inovadoras, seguras e confiáveis para seus clientes. 

 

Ander Orcasitas - RVP da Dynamic Yield, empresa da Mastercard, na Europa, América Latina e Caribe

CIC Grajaú leva Cidadania em Movimento ao Jardim Shangrilá

A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC) Grajaú, promove a ação Cidadania em Movimento, no próximo sábado (12), das 10h às 15h, na sede da Fundação Fé e Alegria, na zona sul da capital.

No evento, serão oferecidos serviços de emissão de 1.ª via de RG para menor de idade, solicitação de certidões (nascimento, casamento e óbito), pré-atendimento do Cejusc, atendimento jurídico, orientação para cadastro de vagas, carteira de trabalho digital, seguro-desemprego, corte de cabelo, maquiagem, esmaltação, vacinação, brincadeiras infantis e outros atendimentos.

A iniciativa ocorre em parceria com a Fundação Fé e Alegria, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) e o Instituto Embelleze.

 

Data: Sábado, 26 de agosto de 2023

Horário: 10h às 15h

Local: Av. Carlos Barbosa Santos, 235 - Jardim Shangrilá, São Paulo

Localização: https://goo.gl/maps/r5uhKSGWPHuvpUBM8

 

Avião Solidário da LATAM transporta gratuitamente de Manaus para São Paulo ariranha ameaçada de extinção para reprodução e conservação da espécie

Ariranha será encaminhada ao Parque Ecológico de Americana,
no interior paulista, para conservação e pareamento da espécie
(Imagem: Richard Hatakeyama/ICMBio)

Animal estava sob os cuidados do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus, e foi transportado para São Paulo/Guarulhos

 

Ariranha será encaminhada ao Parque Ecológico de Americana, no interior paulista, para conservação e pareamento da espécie 

Em 2023, 55 animais foram transportados gratuitamente pelo Avião Solidário da LATAM para proteger ecossistemas brasileiros

 

Um macho de ariranha (Pteronura brasiliensis) recebeu um novo lar na última quarta-feira (23), após ser transportado gratuitamente de Manaus para São Paulo/Guarulhos pelo programa Avião Solidário da LATAM. Há mais de 10 anos, o programa coloca à disposição da América do Sul toda a sua experiência logística e conectividade para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Catástrofes.  

A ariranha foi resgatada em maio deste ano no município de Uarini, interior do Amazonas, e encaminhada para cuidados dos profissionais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus. Por se tratar de uma espécie ameaçada de extinção, os veterinários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em conjunto com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), decidiram que o seu melhor destino seria o Parque Ecológico de Americana, interior paulista, que dispõe de experiência e estrutura para receber, conservar e parear a espécie.  

O transporte de Manaus para São Paulo também atende à estratégia dos Programas de Cativeiro Oficiais, coordenados pelo ICMBio e pela AZAB, para organizar o manejo de espécies, orientar as melhores destinações e pareamentos, além de traçar um planejamento de longo prazo.  

O animal foi embarcado pela LATAM Cargo em um voo que partiu de Manaus às 3h (hora local), realizou uma conexão em Brasília, e foi desembarcado em São Paulo/Guarulhos às 10h50 (hora local). De lá, foi transportado via terrestre pelos profissionais do Parque Ecológico de Americana. O transporte aéreo foi realizado de forma gratuita pelo Avião Solidário da LATAM e evitou um deslocamento terrestre de mais de 3,9 mil quilômetros entre as duas instituições, reduzindo para sete horas um percurso que levaria mais de 55 horas via terrestre, gerando estresse e cansaço desnecessários ao animal. Nos próximos dias, o animal será solto em seu novo recinto.

 

AVIÃO SOLIDÁRIO JÁ PROTEGEU MAIS DE 4,6 MIL ANIMAIS SOMENTE NO BRASIL 

Animal foi resgatado em maio deste ano no município de Uarini,
 interior do Amazonas, e encaminhada para cuidados dos profissionais
do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus
(Imagem: Richard Hatakeyama/ICMBio)

Com o transporte do macho de ariranha, chega a 55 o número de animais transportados gratuitamente no Brasil em 2023 pelo Avião Solidário da LATAM para preservar suas espécies e contribuir com os ecossistemas brasileiros.  

Além dos 55 animais, em 2023 o programa Avião Solidário já beneficiou 160 mil pessoas no Brasil, transportou 18 toneladas de cargas e 758 pessoas, e atuou diretamente em situações como os terremotos da Turquia e Síria, os deslizamentos no litoral paulista e na crise humanitária do povo Yanomami.

Em 10 anos de existência, o programa já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020. 

Na prática, o Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Em 2022, vale lembrar, o programa Avião Solidário consolidou parcerias com diferentes ONGs no Brasil, como Amigos do Bem, Gastromotiva, Associação Caatinga, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se, Make a Wish e SOS Mata Atlântica.


Grupo LATAM
www.latamairlinesgroup.net
www.latam.com


Valor médio dos carros usados caiu 8,6% em julho com programa do governo

Levantamento baseado em dados de 2.410 concessionárias mostra que, no mês passado, o valor médio das vendas ficou em R$ 74.706,00, o menor dos últimos 12 meses


O tíquete médio das vendas de veículos usados ficou em R$ 74.706,00 em julho, recuo de 8,6% em comparação ao mês anterior e atingiu o menor patamar dos últimos 12 meses. A maior queda de preço após as medidas governamentais de redução de impostos para os carros 0km foi verificada em automóveis com mais de três anos de uso. Quanto aos seminovos, a desvalorização foi mais forte nos segmentos de veículos premium e sedans médios, enquanto os compactos hatch aumentaram a representatividade nas vendas. Os dados são do Estudo Performance de Veículos Usados PVU, realizado pela MegaDealer com base nos dados da Auto Avaliar e Instituto AAV. A pesquisa abrange 2.410 concessionárias, de 21 marcas, cadastradas em todo o Brasil, que representam cerca de 65% do volume total de vendas do país.

Além da diminuição do preço médio, observou-se uma melhora significativa no giro de estoque das revendas que, no mês de julho ficou em 41 dias, o menor patamar em 12 meses. Para efeito de comparação, em junho o giro era de 48 dias e em maio, de 50. Dezembro de 2022, foi o mês cujo desempenho das vendas mais se aproximou, com giro de 43 dias. “O giro de julho ficou abaixo de dezembro, o que chama a atenção, pois o final do ano costuma ter um giro de estoque mais rápido por conta da sazonalidade”, observa Fábio Braga, Country Manager da MegaDealer.

A queda no preço médio explica o aumento da velocidade de venda de veículos usados e seminovos, pois os revendedores precisam buscar formas de se desfazer mais rapidamente dos estoques adquiridos a valores maiores. “O giro maior é consequência de ações promocionais das concessionárias, sensíveis quanto à necessidade de aumentar o fluxo de vendas para manterem a rentabilidade de suas operações”, explica.

A atitude de realizar ações promocionais, aliás, trouxe resultados positivos, pois mesmo com a diminuição do tíquete médio, as concessionárias conseguiram recompor a margem bruta do faturamento, que ficou em 11%, o maior percentual desde março deste ano (11,2%). Em junho a margem bruta era de 10,6%.

Nas vendas de veículos usados seminovos, o segmento de compactos Hatch cresceu em representatividade, de 31% em junho para 35% em julho, após as medidas governamentais de redução de preços e impostos para veículos 0km. Na ponta negativa, perderam participação os modelos Compact Sedan, SUV, Pickup e Midsize Sedan.

 

Quanto mais velho, mais desvalorizado

Segundo o levantamento, os veículos de 2012 a 2015 foram os que apresentaram as maiores reduções de preços em julho na comparação com junho, de 8,7%. Em seguida estão os fabricados entre 2016 e 2019 (-7,5%) e, por fim, aqueles entre 2020 e 2022, ou seja, os seminovos, com recuo de 4,7%. 

Entre os seminovos, os veículos do segmento premium apresentaram recuo em seus preços da ordem de - 5,3%, enquanto nos sedans compactos a queda ficou em - 2,7%. Completam a lista os sedans médios (-2%), hatches compactos (-1,4%) e SUVs e picapes (-1,2%). “A redução de preços foi geral, mas o segmento de veículos premium e sedans compactos foram aqueles que sofreram a maior queda de preços em julho, especialmente após o anúncio do programa do governo de redução de impostos e preços dos veículos 0km”, conclui Fábio Braga.

 

Taxar parcelamento prejudicará pequenos negócios

Sebrae e entidades ligadas ao Comércio e Serviços assinaram Manifesto para impedir fim do parcelamento no cartão de crédito


Alvo de discussões nos últimos dias, o Parcelamento Sem Juros (PSJ) é considerado indispensável para a economia: em 2022, movimentou mais de R$ 1 trilhão, o equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. A modalidade permite aos consumidores adquirirem um produto ou serviço em condições que se encaixam em seu orçamento e, para o empreendedor, funciona como uma linha de crédito para capital de giro mais barata. A ampla defesa pelo PSJ de compras no cartão de crédito foi feita pelo Sebrae e outras oito entidades ligadas ao Comércio e Serviços, e ganhou o país por meio de manifesto divulgado nesta quarta-feira (23).  

O documento é uma resposta à possibilidade de limitar essa forma de pagamento, sugerida recentemente pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Segundo as entidades, o Parcelamento Sem Juros não pode ser associado a uma ideia de irresponsabilidade financeira. Pelo contrário, registra o grupo: “restringir o PSJ é restringir a competição e privar a população, o varejo e a economia como um todo de uma ferramenta essencial”. Para o Sebrae, o alto valor cobrado nos juros do rotativo pode prejudicar o funcionamento das empresas e impedir o consumo das famílias. E os pequenos negócios seriam os mais prejudicados com a taxação.  

O presidente do Sebrae, Décio Lima, lembra que o acesso a crédito no Brasil ainda é um grande entrave que impede o desenvolvimento econômico e social de forma mais vigorosa e sustentável, tanto para as empresas quanto para as famílias. “Precisamos dar garantia para que as micro e pequenas empresas tenham longevidade e segurança. O parcelamento com taxação é inimaginável frente às naturais dificuldades econômicos enfrentadas pelo setor na voracidade própria do mercado. Os pequenos precisam ser protegidos para continuar tracionando a economia brasileira", argumenta Lima. “É preciso corrigir o problema dos juros, mas, ao mesmo tempo, não criar outros". 

Além do Sebrae, as seguintes entidades assinam o “Manifesto pelo direito de continuar fazendo compras parceladas sem juros”: Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad), Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos (Abipag), Associação Brasileira de Internet (Abranet), Associação Brasileira de Academias (Acad Brasil), Associação de Lojistas do Brás (Alobrás), Conecta, Parcele na Hora, Proteste, Euroconsumers Brasil, União dos Lojistas da Rua 25 de Março e Adjacências (Univinco).

 

Repercussão do manifesto

A iniciativa repercutiu na imprensa e nas redes sociais ao longo desta quarta-feira (25). Não seria para menos dado o impacto de coibir esse tipo de parcelamento. De acordo com estudo da LCA Consultores, caso a restrição realmente avance, geraria um aumento no custo de crédito de 35% e uma retração de até 27% no volume do crédito. O varejo perderia R$ 190 bilhões em vendas, gerando um efeito dominó sobre os outros setores da economia. “É inadmissível que o Parcelamento Sem Juros – grande aliado dos consumidores, varejistas e empreendedores – seja extinto, taxado ou alterado. A livre concorrência deve prevalecer”, acrescenta o manifesto.


O Reino Unido precisa de mão de obra !

O Reino Unido enfrenta um déficit de profissionais em diversos setores. Isso tem atraído não apenas estudantes universitários, mas também pessoas em busca de empregos, independentemente de qualificações acadêmicas. Muitos buscam avanços financeiros, a possibilidade de construir um patrimônio e uma vida melhor para si e suas famílias. 

O Brexit alterou significativamente o cenário migratório. Como muitos europeus optaram por deixar o país, surgiram várias oportunidades de emprego. Isso levou o governo a flexibilizar as regras para emissão de vistos de trabalho. 

A Dra. Lívia Suassuna, advogada brasileira especializada em direito imigratório do escritório MartinsCosta Immigration, destaca: 

 “Muitos não-europeus têm escolhido o Reino Unido para estudos, especialmente devido aos custos mais baixos comparados aos estudos em outros países, como os EUA e ao fato de o governo ter introduzido o chamado ‘Graduate Visa’. Esse visto permite que, após a conclusão de um curso de graduação ou pós-graduação no Reino Unido, o indivíduo possa trabalhar no país por dois anos e trazer os seus dependentes com direito a trabalho e ao uso do sistema público de saúde”, enfatiza Dra. Lívia. 

Tal dinâmica tem elevado o número de estudantes e, consequentemente, de imigrantes de todas as nacionalidades, mesmo com o Reino Unido fora da União Europeia. Além disso, o mercado de trabalho britânico oferece uma ampla gama de oportunidades.

 

Comparativos de 2019 a 2022 (gráfico):

 

 Fonte: Pedidos de visto de entrada e resultados – Vis_D02

https://www.gov.uk/government/statistics/immigration-system-statistics-year-ending-december-2022/why-do-people-come-to-the-uk-to-work

 

De acordo com os dados: 

 

• O 'Worker Visa' (visto de trabalho) apresentou um aumento de 161%, passando de 63 mil em 2019 para 166 mil em 2022.

• O 'Temporary Worker' (visto de trabalho voluntário) teve um acréscimo de 72%, com números de 40 mil em 2019 para 70 mil em 2022.

• O 'Investor, Business & Development' (para investidores e desenvolvimento de negócios) aumentou de 2.780 em 2019 para 3.843 em 2022. 

Dra. Livia ressalta também a resiliência dos brasileiros: “Apesar de algumas barreiras linguísticas, os brasileiros são determinados e se adaptam rapidamente, vislumbrando uma melhor qualidade de vida”. 

Atualmente, empresas como Amazon, BairesDev, Google, Meta, Natixis, Bayer, Nokia, Syngenta e Benteler são as principais empregadoras. Muitas delas financiam os custos dos vistos e assistem à mudança dos funcionários para o Reino Unido. As oportunidades são vastas, especialmente para aqueles com experiência e formação superior, assim como proficiência em inglês. 

Dra. Livia ainda destaca os setores mais carentes de mão de obra: saúde (enfermeiros e cuidadores) e tecnologia/ciências, seguidos da indústria e engenharia civil – com demanda por especialistas em rodovias, petróleo e gás, saneamento e engenharia estrutural. 

“O governo britânico tem incentivado contratações nesses setores, oferecendo benefícios aos contratados e seus dependentes, incluindo acesso à educação e saúde públicas. Além disso, cônjuges e dependentes também têm direitos de trabalho ampliados”, finaliza a advogada especializada em direito imigratório.

 

Serasa Experian e Gerando Falcões oferecem bolsas de estudo gratuitas para jovens que moram em periferias de Santa Catarina ingressarem na área de Tecnologia

 120 jovens receberão formação completa em Informática e Programação e terão apoio para inserção no mercado de trabalho. O programa acontece na cidade de Florianópolis (SC) e as inscrições vão até o dia 15 de setembro

 

A Serasa Experian, em parceria com a Gerando Falcões, está oferecendo ao longo de 2023, 840 bolsas de estudos 100% gratuitas para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de diversos lugares do Brasil, que queiram ingressar no mercado de tecnologia, programação e dados. As inscrições começam hoje, dia 21 de agosto, e as vagas são destinadas para jovens de 18 a 29 anos que residem em periferias e estejam cursando ou tenham completado o ensino médio em instituição pública ou em particular sendo bolsista. 

Em Florianópolis, Santa Catarina, serão ofertadas 120 bolsas de ensino com bolsa de até R$ 500 mensais para auxílio de custo na participação do programa. Os interessados poderão se inscrever pelo site www.serasaexperian.com.br/transformese. 

As aulas acontecerão presencialmente em uma unidade do Senac e terão duração de até 260 horas divididas em duas fases, que contemplarão informática básica e programação. Além disso, os jovens candidatos que forem selecionados contarão com diversos benefícios como mentoria de carreira feita por profissionais da Serasa Experian, acompanhamento social e pedagógico personalizado, possibilidade de certificação do Senac ao final do curso e apoio para inserção no mercado de trabalho. 

A iniciativa faz parte do Programa Transforme-se da Serasa Experian, que existe há 2 anos e tem como objetivo desenvolver pessoas em situação de vulnerabilidade na área de programação, um setor que só cresce e gera oportunidades de emprego. Esse projeto já contemplou regiões de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Nessa rodada, além de Santa Catarina, as turmas ocorrerão no Pará e no Ceará. 

O gerente executivo de Sustentabilidade da Serasa Experian, Paulo Gomes, explica que o ingresso no mercado de trabalho é um processo árduo para os jovens, especialmente para aqueles que não tiveram oportunidade de ter formação adequada. “Queremos transformar a vida dos jovens por meio da educação, quebrando barreiras para diminuir a desigualdade. Teremos uma abordagem completa, com conteúdo técnico consistente, desenvolvimento humano e atenção diferenciada para cada indivíduo, garantindo que possam extrair o máximo da oportunidade. Ao final, estarão aptos a trabalhar em qualquer empresa ou área de tecnologia”. O executivo também comenta que, “a Serasa Experian tem escritórios no estado de Santa Catarina, tanto em Florianópolis como em Blumenau, e se orgulha em poder contribuir com a capacitação de pessoas na região”. 

"O mercado de tecnologia tem crescido a cada dia, e uma parceria como essa abre caminhos para que jovens moradores de periferia tenham suas habilidades valorizadas e possam expandir a consciência, os colocando na trilha da inclusão produtiva e fico muito feliz porque sei que centenas de oportunidades e possibilidades estão se abrindo para futuros brilhantes", complementa Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões.

 

Como o Transforme-se vai funcionar?

• Bolsa 100% gratuitas para estudar com a metodologia Senac.

• Carga horária: até 260 horas, de 1 a 6 meses de aulas presenciais (a depender da localidade) no período da tarde ou noite.

• Em Santa Catarina, na cidade de Florianópolis, será ministrado no Senac – Centro: Rua Silva Jardim, 360 - Centro – CEP: 88020-200

• O primeiro módulo vai abordar temáticas sobre Informática Básica e Lógica de Programação com 60h de duração. Caso o aluno cumpra os critérios de avaliação e seja aprovado no módulo 1, no segundo terá como foco a Programação de Sistemas, com 200h de duração.

• Mentoria com profissionais da Serasa Experian.

• Bolsa-auxílio para estudantes de até R$ 500 por mês.

• Acompanhamento social e pedagógico individualizado.

• Serão 316 bolsas no total, sendo 120 para Santa Catarina, 96 para o Ceará e 100 para o Pará. As inscrições ficarão abertas até o dia 15 de setembro e as aulas têm início em 23 de outubro.

 

Para se inscrever, clique aqui

Esta é a quarta edição do programa, que já ofereceu 832 bolsas no total. A primeira edição foi exclusiva para mulheres em todo Brasil, a segunda para jovens de baixa renda de São Carlos e a terceira, focada em pessoas em deficiência. Em menos de 6 meses após o curso, mais de 2/3 dos beneficiados conseguiram emprego na área ou aumento de renda. Estima-se que só no Brasil nos próximos cinco anos, teremos falta de mais de 800 mil de profissionais de TI, “ou seja, as oportunidades de carreira em tecnologia são imensas”, reforça o executivo da Serasa Experian.

 

Serasa Experian
www.serasaexperian.com.br


ClickBus lista seis destinos para os feriados com distância de até 200 km das capitais brasileiras


A ClickBus, maior marketplace de passagens rodoviárias do Brasil, apresenta uma seleção especial de destinos turísticos que estão a uma distância de até 200 km das capitais brasileiras. São opções ideais para aproveitar os próximos feriados de 2023. A segunda metade do ano reserva oportunidades excelentes para aqueles que anseiam por preparar suas bagagens e partir rumo à estrada para desfrutar de alguns dias de relaxamento. Serão três feriados prolongados em sequência, um por mês. Da Independência, em 7 de setembro, Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, e Finados, em 2 de novembro. 

Com a preocupação contínua com a segurança, a proximidade e a diversão, esses destinos são a opção perfeita para escapar da rotina, relaxar e explorar lugares incríveis sem precisar de uma viagem longa e ainda pagando um valor de ótimo custo-benefício. 

Viajar de ônibus é fácil e acessível. Confira abaixo alguns dos destinos turísticos imperdíveis que você pode conhecer:

 

1. Santos, São Paulo – Apenas 70 km de São Paulo

Conhecida por suas praias urbanas, o charme do centro histórico e o maior jardim de orquídeas da América Latina, Santos oferece uma escapada relaxante e cultural a poucos quilômetros da agitação de São Paulo.

 

2. Penedo, Rio de Janeiro – Apenas 170 km do Rio de Janeiro

Essa pequena vila finlandesa no coração do Rio de Janeiro é famosa por suas construções de estilo europeu, gastronomia única e clima romântico, sendo um refúgio perfeito para casais e amantes da natureza.

 

3. Morretes, Paraná – Apenas 70 km de Curitiba

Conhecida por seu passeio de trem histórico e pela culinária típica, Morretes é uma cidade encantadora cercada por montanhas, rios e cachoeiras, proporcionando uma viagem memorável.

 

4. Praia de Pipa, Rio Grande do Norte – Apenas 85 km de Natal

Pipa é famosa por suas praias deslumbrantes, falésias impressionantes e animada vida noturna. É um paraíso tropical a uma curta distância da capital potiguar. 

Esses são apenas alguns exemplos dos destinos incríveis que são possíveis de se explorar sem precisar fazer uma longa viagem. Com a ClickBus, a reserva e compra de passagens de ônibus de maneira fácil e conveniente para chegar a locais encantadores.

 

5. Inhotim, Minas Gerais (60 km de Belo Horizonte)

Um paraíso para os amantes de arte e natureza, o Instituto Inhotim abriga um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil, além de jardins botânicos e esculturas ao ar livre. Uma experiência única a apenas uma curta viagem de Belo Horizonte.

 

6. Ilhabela, São Paulo (200 km de São Paulo)

Perfeita para os apaixonados por praia, Ilhabela é um destino paradisíaco com mais de 40 praias e cachoeiras deslumbrantes. A Ilha oferece oportunidades para mergulho, trilhas e esportes aquáticos. 

"Acreditamos que todos merecem uma pausa para recarregar as energias e desfrutar de momentos especiais. Nossa seleção de destinos próximos às capitais proporciona exatamente isso, com facilidade de acesso e uma diversidade de experiências", afirma Elbert Leonardo, VP comercial da ClickBus.

Para mais informações e compra de passagens, o site da ClickBus em www.clickbus.com.br e o ClickOferta https://www.clickbus.com.br/onibus/passagens-promocionais são as melhores opções com preços exclusivos para encontrar passagens para todo o Brasil, em mais de 200 viações regulamentadas pela ANTT.


Fracasso: de palavra temida a ensinamento valioso

Em nossa jornada profissional, muitas vezes focamos apenas nas histórias de sucesso, deixando de lado uma parte essencial do caminho: o fracasso. 

Hoje, gostaria de refletir sobre essa experiência muitas vezes negligenciada, mas valiosa. O fracasso não deve ser visto como um obstáculo intransponível, mas como uma etapa crucial para o crescimento pessoal e profissional.  

Como disse o fundador da primeira empresa do ramo automobilístico a produzir carros em larga escala, Henry Ford, “Fracasso é uma oportunidade de recomeçar de maneira mais inteligente”. 

Cada tentativa malsucedida nos ensina lições valiosas, sendo uma oportunidade de aprendermos o que não funcionou para nos inspirar a buscar alternativas mais inovadoras. Afinal, grandes ideias frequentemente surgem a partir de tentativas e erros. Portanto, em vez de temer o fracasso, tentando evitá-lo a qualquer custo, devemos abraçá-lo como um trampolim para o sucesso.  

Isso não é um sinal de fraqueza, demonstra sua coragem e determinação para vencer e se reinventar e tentar algo novo é sempre melhor do que permanecer em sua zona de conforto e, para isso, o conselho é avaliar os riscos e alinhá-los com suas expectativas. 

Quem nunca fracassou que atire a primeira pedra! 

Cada revés que tive na minha vida foi um convite para rever minhas metas e estratégias, transformando-me em alguém mais resiliente e adaptável. E assim nos tornamos seres melhores, pessoas mais experientes e com uma baita bagagem.  

Lembre-se: o fracasso não é o fim, mas sim o começo de uma jornada mais sábia e eficaz em direção aos nossos objetivos. Então, que tal abraçar as lições oferecidas pela vida e transformá-las em sua bagagem de experiência, evolução e aprendizado contínuos?  

Essa reflexão foi sabiamente trazida na conversa que tive com o executivo Carlo Ottieri durante a live sobre a importância do mindset em constante evolução, no Clube Normalize+ Leituras, onde Carlo bem colocou que "o fracasso é o primeiro passo para o sucesso. É o seu alicerce. Errar faz parte do próximo acerto".
Pura realidade. Só erra quem faz!  

Por fim, também é importante identificar quando devemos parar de insistir em algo. Saber mudar a rota, o destino é tão importante quanto a decisão de fazer algo.  

E você, já viveu algum fracasso?
 

Norma Mosic - hoje comanda o departamento jurídico da Janga Invest. Norma Mosic é graduada em Direito e pós-graduada “lato sensu”, com o título de especialista, em Direito Empresarial pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), e em Direito Comercial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. A executiva jurídica também é especialista em Direito Tributário pela SBDP – Sociedade Brasileira de Direito Público e em Administração Legal pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Norma Mosic está à frente do Normalize+, projeto originado com o intuito de promover conversas e debates sobre pautas relevantes, inicialmente por meio do IGTV e depois no seu canal do Youtube. As temáticas, com foco pessoal e profissional, abrangem liderança, empreendedorismo, diversidade, inclusão e crescimento pessoal. Em 2023, a 2ª edição do clube de leituras conta com importantes parcerias, como cuja edição conta também com importantes parcerias, como Parada Advogados; Leite de Barros Zanin | LBZ Advocacia e Márcio Mendes, da MM Advogados e Jass Botanic. Além do Normalize+, Mosic conduz o Podcast NA JANELA ao lado de Flávia Bortoluzzo, com um olhar apurado para atualidades dentro e fora do Direito.



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