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quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

EM DEZEMBRO, O SESC SANTO AMARO RECEBE DUAS APRESENTAÇÕES DO ESPETÁCULO TEATRAL “O AQUÁRIO”, DIRIGIDO POR CÁSSIO BRASIL

A fábula contemporânea – inspirada no livro L’Aquarium, da autora suíça Cornélia De Preux – discute a manutenção das aparências e traz para a dramaturgia os conflitos de uma situação familiar diante dos desafios impostos por uma sociedade isolada, fisicamente e virtualmente

 

Espetáculo “O Aquário” - Crédito: Claus Lehmann / Em cena: Fabiana Gugli; Luiza Curvo; Luiza Micheletti; Robson Catalunha - Link para fotos: https://we.tl/t-hJ1jNuXCjK

 

O Sesc Santo Amaro está retomando as atividades presenciais na Unidade e apresenta, no primeiro final de semana de dezembro, dias 4 e 5, sábado (20h) e domingo (18h), duas sessões do espetáculo “O Aquário” no Teatro. O texto é baseado no romance homônimo da autora suíça Cornélia de Preux e traz no elenco os atores Fabiana Gugli, Luiza Curvo, Luiza Micheletti e Robson Catalunha, com a direção de Cássio Brasil.

Em “O Aquário”, uma família de classe média simula uma viagem de férias para as ilhas Fiji, na Oceania. Embora não tenha dinheiro para de fato financiar a ida, o patriarca Constantin sustenta a ideia com confiança e espalha a notícia aos quatro ventos; reserva hotéis, planeja traslados, pesquisa diversos passeios e faz questão de dividir as novidades com a vizinhança do condomínio onde vive. No dia da partida, no entanto, ele se tranca no porão da própria casa ao lado da esposa e dos três filhos em nome da manutenção da mentira. A família ficará ali, enclausurada, durante as férias.

Tatiana e os filhos Kevin, Violeta e Vladimir cumprem diariamente uma série de metas estabelecidas pelo pai, tais como passar bronzeador, assistir ao noticiário, treinar a imaginação criativa para elaborarem fatos das férias fictícias e serem capazes de relatar suas experiências com verdade e naturalidade, além de praticar a observação dos peixes no aquário e estabelecer certa simbiose com eles.

A proposta da peça consiste em estabelecer um paralelo metalinguístico na vivência da família no porão e dos atores em cena. O objetivo não é o da transposição linear da literatura para as artes cênicas, com uma dramaturgia fechada em cima da sinopse de um livro, pois perderia em profundidade. Assim, o espetáculo pretende literalmente “atravessar” a obra de Cornélia de Preux ao invés de adaptá-la, na medida em que as forças que permeiam as relações dessa família - e da própria experiência que os personagens exercem na história - não estão nos diálogos ou ações, mas na representação deles como força social e de que maneira cada uma dessas forças responde à sua própria condição de enclausuramento.

O público interage com os atores e é convidado a “mergulhar” nas sensações, mais do que na trama, para conseguir se enxergar refletido nas paredes do aquário/porão e perceber experiências singulares. A situação se instaura como clima e terreno fértil para o imprevisível, sem texto de apoio e nem a segurança de um começo, meio e fim.


CONCEITO DE DRAMATURGIA EM “O AQUÁRIO”

De acordo com a equipe de produção não há curva dramatúrgica estabelecida sobre bases fabulares. O que há é uma fenda profunda a cada apresentação que também é entendida como uma fissura por onde brotam estímulos, contatos, silêncios, narrações, metalinguagem, performances, catarses e erros. A angústia do desamparo dos personagens é a mesma dos atores. A aflição de não ter saída e de precisar manter-se digno de existir e ser visto pelo mundo, também. A lógica narrativa é, como se classifica em roteiros de cinema, de segundo/terceiro campo (típica do cinema europeu, ou de filmes "de arte"): importa menos “o que” as personagens fazem, e mais “quem” elas são. Não há protagonismo, mas quatro forças correndo simultaneamente em diferentes níveis de consciência; não há compromisso com o final ou com alguma moral da história.


SINOPSE

Uma família de classe média sem dinheiro simula uma viagem de férias para as ilhas Fiji e espalha a notícia aos quatro ventos. No dia da partida, o pai, Constantin, se tranca no porão da própria casa ao lado da esposa e dos três filhos em nome da manutenção da mentira. A fábula contemporânea evidencia o narcisismo patológico no qual a sociedade contemporânea mergulha.


SOBRE APRESENTAÇÃO DO COMPROVANTE DE VACINA

Em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19. A partir de 1⁰ de dezembro, o acesso às unidades passa a ser realizado mediante comprovação de duas doses da vacina ou da dose única, e um documento oficial com foto. O público pode apresentar o comprovante de vacinação físico, recebido no ato da vacinação, ou o comprovante digital, disponibilizado pelas plataformas VaciVida e Conecte SUS, ou pelo aplicativo e-saúdeSP.

 

FICHA TÉCNICA

O AQUÁRIO - DE CORNÉLIA DE PREUX

Tradução: Reto Melchior
Direção: Cássio Brasil
Elenco: Fabiana Gugli, Luiza Curvo, Robson Catalunha, Luisa Micheletti
Iluminação: Pajeú
Montagem: Murillo Carraro
Produção executiva: Cicero de Andrade e Vivian Vineyard
Assessoria de imprensa: Adriana Monteiro

 



Teatro do Sesc Santo Amaro

Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo

www.sescsp.org.br

Quando: dias 4 e 5 de dezembro, sábado e domingo
Horário: 20h e 18h, respectivamente

Classificação: 14 anos
Ingressos: R$ 40,00 (inteira); R$ 20,00 (estudantes, +60 anos e aposentados, pessoas com deficiência e servidores da escola pública e Credencial Plena válida: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculados no Sesc e dependentes

Para mais informações e agendamentos, acesse:

https://centralrelacionamento.sescsp.org.br
https://inscricoes.sescsp.org.br


Na Pinacoteca, obras de Alvim Corrêa dialogam com a arte contemporânea para refletir sobre colonialismo, guerra, violência, medo e desej

Além das obras de Alvim Corrêa, brasileiro que ganhou notoriedade ao ilustrar o clássico Guerra dos Mundos no início do século 20, trabalhos de outros 10 artistas contemporâneos integram a mostra

 


O ápice da trajetória de Alvim Corrêa foram as ilustrações da famosa edição em francês, de 1906, do livro A Guerra dos Mundos, de Herbert George Wells, que narra uma invasão de marcianos na terra.

 

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, inaugura a exposição Ninguém teria acreditado: Alvim Corrêa e 10 artistas contemporâneos. A mostra explora temáticas comuns às obras de ficção científica, como invasão alienígena, ao exibir as ilustrações de Corrêa para o célebre livro A Guerra dos Mundos, de Herbert George Wells, que influenciou radicalmente a imaginação de todos em relação à figura do extraterrestre e da guerra entre humanos e alienígenas. A seleção dos trabalhos propõe um paralelo entre as visões fantásticas e sombrias de Corrêa e o imaginário da arte contemporânea, e amplia a discussão para aspectos que atravessam a história, como colonialismo, guerra, violência, preconceito, medo e desejo.

A curadoria é de Fernanda Pitta e Laurens Dhaenens, um desdobramento da parceria da Pinacoteca com a Netwerk Aalst, da Bélgica. A seleção de 43 obras de Alvim Corrêa, Alex Cerveny, Cabelo, Denilson Baniwa, Fernando Gutiérrez Huanchaco, Guerreiro do Divino Amor, Ilê Sartuzi, Luiz Roque, Rivane Neuenschwander, Runo Lagomarsino e Wendy Morris evidencia a complexa relação entre humanidade, novas tecnologias e natureza. Importante ressaltar que a obra sem título (2012), do artista Cabelo, feita de neon e veludo, que está na mostra é uma das 16 aquisições realizadas pela Pinacoteca de São Paulo, em novembro deste ano, por meio do Programa de Patronos.

Alvim Corrêa (Rio de Janeiro, 1876 - Bruxelas, 1910) teve uma carreira breve, morreu jovem e a maior parte dos seus trabalhos se perdeu em um naufrágio. O ápice de sua trajetória foram as ilustrações da famosa edição em francês, de 1906, do livro A Guerra dos Mundos, de Herbert George Wells, que narra uma invasão de marcianos na terra. Não se sabe ao certo como Alvim Corrêa conheceu a obra, mas segundo relatos do próprio Wells, Alvim, fascinado pela história, realizou uma série de ilustrações e foi até a Inglaterra visitá-lo para mostrar os desenhos. A iniciativa do brasileiro deu certo e resultou numa edição de luxo de 500 exemplares com 32 ilustrações em papel couché amarelo e 105 ilustrações, 42 delas publicadas como gravuras destacáveis no livro. Na mostra, o visitante poderá conferir um exemplar dessa publicação em francês, edições brasileiras recentes, de 2016 e 2017, além de uma projeção das gravuras que explicita o seu caráter precursor de um imaginário cinematográfico.

Também serão expostos raros estudos do artista, pertencentes à coleção Alexandre Eulálio, do CEDAE Unicamp, crítico literário e grande responsável pela divulgação do trabalho do artista no Brasil, juntamente com José Roberto Teixeira Leite e Pietro Maria Bardi. Convites de mostras organizadas por Eulálio e por Bardi, um cartaz do anúncio do livro A Guerra dos Mundos, além de fotos de Corrêa completam a seleção documental. A reunião dos trabalhos inclui também 11 desenhos eróticos da série Visions Érotiques que Corrêa publicou no início do século 20 sob o pseudônimo Henri Lemort.

Na mostra, a visão dos dez artistas contemporâneos é colocada em diálogo com os desenhos, pinturas e ilustrações de Alvim Corrêa. As obras de Corrêa levam a reflexão sobre a exploração e as lutas, sobre o medo e o desejo para o campo do ficcional e do fantástico, de seres humanos contra os marcianos ou contra seres monstruosos advindos de nossa própria imaginação. Os trabalhos contemporâneos também exploram por meio de diferentes abordagens da ficção, da fantasia e da imaginação, questões que estão no pano de fundo da história de Wells.

Sartuzi, Neuenschwander e Lagomarsino, por exemplo, apresentam em seus trabalhos figuras incomuns com o objetivo de explorar o sentimento humano de repulsa e atração pelo diferente, além da violência, medo e preconceito. Cabelo, por sua vez, apresenta desenhos e um neon onde trabalha narrativas e imagens de seres fantásticos que povoam a sua imaginação. Cerveny também explora seres imaginários e os astros siderais, em ilustrações feitas para poemas do livro Vejam como eu sei escrever, de José Paulo Paes, pertencentes ao acervo da Pinacoteca. Cópias da Bíblia Manual para falar com Deus (2018-2021), que se acredita ter sido transmitida por seres-extraterrestres aos latino-americanos, transcrita e ilustrada pelo artista peruano Fernando Gutierrez Huanchaco, estarão disponíveis para o público na exposição.

A exposição ainda traz o vídeo Zero (2019), de Luiz Roque, que apresenta uma distopia em um roteiro que considera a extinção e um mundo pós-humano. Faz parte também da curadoria o trabalho da artista Wendy Morris, natural da Namíbia, que apresenta uma instalação inédita realizada a partir de sua pesquisa sobre a relação entre colonialismo, escravização, feminismo e resistência. A curadoria também inclui dois trabalhos em vídeo inéditos: Kopheneue (2021), de Denilson Baniwa, e Estudo para um diagrama superficcional: Suíça vs Amazônia, uma guerra supernutricional (2021), de Guerreiro do Divino Amor. As produções trazem visões sobre uma guerra total e apocalíptica mais do que presente, o da destruição do meio-ambiente e das culturas tradicionais que o preservam.


Catálogo

A exposição Ninguém teria acreditado: Alvim Corrêa e 10 artistas contemporâneos conta com catálogo ricamente ilustrado, com texto dos curadores Fernanda Pitta e Laurens Dhaenens, um ensaio de Dhaenens e textos dos artistas contemporâneos Denilson Baniwa e Wendy Morris, que também possuem trabalhos na mostra. A publicação possui 80 páginas e estará disponível na loja física e online do museu.


Lais Myrrha

Ainda na mesma data, 04.12.2021. a instalação O condensador de futuros, da artista Lais Myrrha (Belo Horizonte, 1974), será inaugurada. A obra é construída a partir da redução da cúpula do Senado Federal, que vai aparecer como se estivesse "presa" no octógono, a 1,30m de altura. A intervenção terá um significado indefinido entre abrigo/esconderijo e armadilha; e o público, se assim desejar, poderá atravessar ou adentrar o espaço. O trabalho de Lais Myrrha é marcado por reflexões sobre os territórios, a história, a memória e a política.

 

Curadoria: Fernanda Pitta e Laurens Dhaenens
Artistas: Alvim Corrêa , Alex Cerveny, Cabelo, Denilson Baniwa, Fernando Gutiérrez Huanchaco, Guerreiro do Divino Amor, Ilê Sartuzi, Luiz Roque, Rivane Neuenschwander, Runo Lagomarsino e Wendy Morris.



Edifício Pina Luz

Praça da Luz 2, São Paulo, SP

Período: 04.12.2021 a 11.04.2022

De quarta a segunda, das 10h às 18h
Ingressos com horário marcado e vendas pelo site da Pinacoteca
Aos sábados, a entrada é gratuita mas deve ser reservada com antecedência pelo site


Sesc Bom Retiro retoma apresentações de Teatro Infantil aos Domingos

Em dezembro os espetáculos serão apresentados em horário especial, às 16h 

 

Os ingressos poderão ser comprados pelo site sescsp.org.br/bomretiro e presencialmente em todas as unidades do Sesc SP 

 

Crianças até 12 anos não pagam


O Sesc Bom Retiro realiza em dezembro três apresentações de teatro para crianças, aos domingos, em um horário especial neste mês, às 16h. Serão duas apresentações do espetáculo Zepelim (ou O balão que nunca existiu), nos dias 5 e 12 de dezembro, e uma apresentação do espetáculo The Ratos (ou O Camarim da Fama Encardida), no dia 19 de dezembro, ambas com a Cia. Variante.

 

 

Zepelim (ou O balão que nunca existiu) conta a história de Zezinho, um garoto que vive no lixão com seu melhor e único amigo, o cachorro vira-lata Pelim. É com ele que divide suas brincadeiras, todos os seus pertences, suas risadas, sua moradia, sua comida e principal[1]mente seu maior sonho: poder voar de balão. Então, os dois trabalham como catadores de materiais recicláveis para juntar dinheiro e comprar sapato para o Zezinho, porque não se pode voar de balão descalço. E é aí que a aventura começa 

 

Ficha Técnica. Direção: Danilo Mora | Texto: Tati Takiyama | Elenco: Danilo Mora, Samantha Verrone e Tati Takiyama |Cenário: Cia. Variante | Grafite do cenário: Aquino Supertrump | Figurino: Rafael Bicudo | Costureira: Rita Moraes |  Bonecos, carroça, caixotes e instrumentos recicláveis: Danilo Mora | Músicas originais: Danilo Mora e Tati Takiyama | Desenho de luz: Igor Sully | Operadora de luz: Thatiana Moraes | Técnico de som: Rodrigo Rossi | Produtora: Rita Moraes e Kleyton Breda | Fotos: Thiago Takiyama | Transporte: Renato Manoel de Medeiros 

 


CURIOSIDADES 

  • A peça, escrita durante um curso realizado pelo dramaturgo dinamarquês Jesper Brestrup Karlsen, foi pensado nos aprendizados do curso, caminhando lado a lado com a pesquisa Cia. Variante.  
  • Vencedor do Prêmio Popular Aplauso Brasil como Melhor Espetáculo para o público infantil e jovem de 2017. 
  • Bonecos feitos com jornais, feltro e garrafas de produtos de limpeza 
  • Cenário composto por tecidos jogados no lixo do bairro paulistano Bom Retiro 
  • Utilização de latas e sacos plásticos 
  • Instrumentos musicais feitos com latas, chaves, garrafas de vidro, etc. 

 

Em The Ratos (ou O Camarim da Fama Encardida), Bruck e Burger são dois ratos que têm o sonho de se tornarem queridos e adorados. Para que isso dê certo eles acreditam que a fama é a melhor solução, então decidem fazer as entregas de ovos da páscoa do coelho Pimpão. Porém o plano vai por água abaixo quando a recepção na casa da Anjolinda não é da forma como eles esperavam. 

 

Encenação: Danilo Mora | Texto: Moisés Ameno | Adaptação e criação Artística: Cia Variante | Elenco: Danilo Mora, Kleber Ramos, Samnatha Verrone e Tati Takiyama | Músicos: Rafael Puglia e Leandro Legant | Operação de Luz: Gabriel Ivanoff ou Igor Sully. Grafite - Cenário | Aquino Supertramp | Fotos: Alécio Cezar | Suporte de Produção: Rita Moraes. 


 

SOBRE A CIA VARIANTE 

 

Desde 2013 a Cia. Variante realiza pesquisa sobre seres a margem de uma sociedade, tendo três espetáculos em repertório: a companhia fala de crianças em situação de rua, de refúgio, de fome, miséria e trabalho infantil; trata de racismo, machismo e desigualdade social. Em 8 anos de história, já participou de mostras e festivais e se apresentou em diversos palcos das unidades do Sesc, Sesi e Fábricas de Cultura. Os espetáculos de repertório são "The Ratos (ou O camarim da fama encardida)", "Zepelim (ou O balão que nunca existiu)" - vencedor do Prêmio Aplauso Brasil como Melhor Espetáculo para o Público Infantil e Jovem de 2017 -, e por último, "A Cruzada dos Corações Puros (ou Quem inventou a guerra?)". Indicado pelo mesmo prêmio como melhor espetáculo para o público infanto-juvenil de 2019.  Em 2020, criou seu primeiro trabalho de maneira remota: "A lágrima que cai do teto que não se tem". 

 

INGRESSOS 

 

Os ingressos estarão à venda na terça, da semana do espetáculo, pelo site sescsp.org.br/bomretiro, e presencialmente pela rede Ingresso Sesc, em todas as unidades do Sesc SP, na quarta, a partir das 17h. Crianças até 12 anos não pagam e os ingressos podem ser adquiridos pelo Portal Sesc e presencialmente. R$ 20 (Inteira) e R$ 10 (Meia e Credencial Plena). 

 

COMPROVANTE DE VACINA 

 

Em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 (das duas doses ou dose única) e documento com foto. O público pode apresentar o comprovante de vacinação físico, recebido no ato da vacinação, ou o comprovante digital, disponibilizado pelas plataformas VaciVida e ConecteSUS ou pelo aplicativo e-saúdeSP. Para mais informações, acesse: www.sescsp.org.br/voltagradual. O distanciamento físico, a utilização de máscara cobrindo boca e nariz, assim como a medição de temperatura dos visitantes na entrada da unidade, seguem sendo obrigatórios.  

 

BIBLIOTECA

 

O empréstimo e a devolução de livros seguem disponíveis para todos em diversas bibliotecas do Sesc. A partir do dia 1º de dezembro não será mais necessário agendar horário, o espaço estará aberto ao público, sendo obrigatório o comprovante de vacinação. Mais informações em  sescsp.org.br/bibliotecas.  

 

EXPOSIÇÃO 

 

A partir de 1º de dezembro não será mais preciso agendar/emitir ingresso para visitar a exposição “Birico – Poéticas Autônomas em Fluxo”.  Em todas as unidades, estão sendo adotadas medidas para diminuição do risco de contágio e propagação do novo coronavírus, conforme as orientações do poder público, entre elas a redução na capacidade de atendimento (até 5 pessoas para cada 100 m², com uma distância mínima de 2 metros entre os visitantes); ocupação limitada dos espaços, com controle de acesso; rígidos processos de higienização dos ambientes. Visitação: De terça a sexta, das 14h às 19h. Sábado, das 10h às 19h.  Grátis. 14 anos.

 

SESC BOM RETIRO  

Alameda Nothmann, 185. CEP 01216-000. Campos Elíseos, São Paulo – SP.  

Telefone (11) 3332-3600 

Zepelim (ou O balão que nunca existiu) – com Cia Variante
Dias 5 e 12/12. Domingos, às 16h
Livre. 50 minutos.
Ingressos pelo site sescsp.org.br/bomretiro e pela rede Ingresso Sesc
Valores: R$ 20 (Inteira) e R$ 10 (Meia e Credencial Plena).
Grátis para crianças até 12 anos. 

 

 

The Ratos (ou O Camarim da Fama Encardida) – com Cia Variante
Dias 19/12. Domingo, às 16h
Livre. 50 minutos.
Ingressos pelo site sescsp.org.br/bomretiro e pela rede Ingresso Sesc
Valores: R$ 20 (Inteira) e R$ 10 (Meia e Credencial Plena).
Grátis para crianças até 12 anos. 

 

 

 

Cinema Virtual divulga as estreias de dezembr

Novidades vêm do Canadá, Argentina, França, Irã, Islândia, Grécia, Rússia e África do Sul

Isso Não É Um Enterro, É Uma Ressurreição”, premiado em Sundance

 

Em dezembro, o Cinema Virtual traz para dentro de casa 10 novidades de diferentes gêneros e origens. Logo no dia 2, as estreias vêm do Canadá, com o longa de ação “Horror Sangrento”, e da Argentina, com o drama “Bandido – O Rei da Música”. Na semana seguinte (9/12), entram em cartaz o romance francês “A Noite Pertence aos Amantes” e o iraniano “Pig – Uma Comédia Matadora”. Dia 16, é a vez do grego “Ecos do Passado” e do russo “Heróis de Guerra”. Na semana do Natal (23/12), chegam os premiados “Vidas Cruzadas”, da Islândia, e “Isso Não É Um Enterro, É Uma Ressurreição”, da África do Sul. Fechando o ano (30/12), estreiam o russo “Vivendo no Limite – O Retrato de Uma Geração Perdida” e o islandês, “Se Beber não Pesque”.

Confira abaixo os detalhes da programação:

 

2 de dezembro 

Horror Sangrento (Blood Quantum) | Ação | Canadá

Clique aqui para ver o trailer


Sinopse: Num cenário apocalíptico, os mortos estão voltando à vida. Os habitantes de uma comunidade isolada em uma reserva indígena chamada de Mi'kmaq descobrem que são os únicos humanos imunes à praga zumbi. Quando as pessoas das cidades vizinhas começam a fugir para a reserva em busca de refúgio, os moradores precisam decidir se dão abrigo ou se continuam isolados, em nome da sobrevivência não só de sua tribo, mas de toda a humanidade. Em meio ao caos, um xerife local deve proteger a namorada grávida de seu filho e enfrentar a grande quantidade de cadáveres sanguinários que os cercam.

Direção e roteiro: Jeff Barnaby

Elenco: Michael Greyeyes, Elle-Máijá Tailfeathers, Forrest Goodluck

O longa ganhou nove prêmios: Melhor Ator (Michael Greyeyes), Melhor Direção de Arte, Melhor Edição, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Efeitos Visuais, Melhor Coordenação de Dublês, no Canadian Screen Awards, CA (2021); Melhor Maquiagem no Le Gala Quebec Cinema (2021) Jutra Awards (2021).

 

 

Bandido – O Rei da Música (Bandido) | Drama | Argentina

Clique aqui para ver o trailer


Sinopse: Roberto Benítez, conhecido artisticamente como Bandido, é um cantor de música popular argentina que entra em crise quando atinge a meia-idade e vê sua carreira estagnada. Quando ele vira vítima de um crime, alguns vizinhos o ajudam, entre eles Rubén, um velho amigo que o acompanhou em seus primeiros anos de carreira. Com a companhia do amigo, Bandido enfrenta seus fantasmas e descobre uma nova oportunidade de reencontrar em si mesmo e na música a sua verdadeira paixão.

Direção: Luciano Juncos

Elenco: Osvaldo Laport, Juanma Lara, Vicky Rios

 

 

9 de dezembro 

A Noite Pertence aos Amantes (La Nuit Aux Amants) | Romance | França



Sinopse: Um encontro noturno e secreto à beira do mar. Ele irá se casar em uma semana. Ela não sentia prazer há anos. Eles se conhecem, conversam, brincam e dançam, querem um ao outro incondicionalmente, como nunca haviam feito. Mas tudo isso apenas por uma noite, essa única noite que eles têm juntos.

Direção: Julien Hilmoine

Elenco: Laura Müller, Schemci Lauth

 

 

Pig - Uma Comédia Matadora (Pig) | Comédia | Irã


Sinopse: O cineasta iraniano Hasan está triplamente frustrado: ele está proibido de trabalhar, sua musa, a atriz Shiva, tem trabalhado com outros diretores, e sua vida em casa também está péssima, já que ele vive discutindo com a esposa e sua mãe está cada vez mais sem noção da realidade. E o pior de tudo é que um assassino em série está atacando os melhores cineastas do país, mas Hasan continua intacto. Então, ele começa a se perguntar: por que o melhor diretor de cinema de todos está sendo completamente ignorado pelo criminoso?

Direção: Mani Haghighi

Elenco: Hasan Majuni, Leila Hatami, Leili Rashidi

 

 

16 de dezembro

 Ecos do Passado (Echoes Of The Past) | Drama | Grécia


Sinopse: Inspirado na história real do Massacre de Kalavryta, quando uma aldeia grega foi invadida pelas tropas nazistas em 1943. Caroline, uma advogada que representa o governo alemão contra as reivindicações gregas por indenização, visita a Grécia e encontra o velho Nikolas, o único sobrevivente do massacre que ainda está vivo. Enquanto ele relata os eventos terríveis do passado, traumas e consequências voltam à tona, fazendo com que Caroline deixe de lado todos os seus preconceitos e repense suas escolhas.

Direção: Nicholas Dimitropoulos

Elenco: Max von Sydow, Astrid Roos, Danae Skiadi

 

 

Heróis de Guerra (Balkan Line) | Ação | Rússia


Sinopse: No Kosovo, sérvios e albaneses estão em confronto. Após a comunidade internacional acusar o governo iugoslavo de genocídio, a OTAN bombardeia a Iugoslávia sem aprovação da ONU. O exército iugoslavo se retira da região do Kosovo, deixando o povo sérvio à mercê dos terroristas albaneses. Mas há uma força-tarefa russa no local, e esse pequeno grupo de soldados russos deve assumir o aeroporto local e protegê-lo até a chegada dos soldados de paz. O controle desse ponto estratégico é a chance da Rússia de se reintegrar na arena internacional.

Direção: Andrey Volgin

Elenco: Anton Pampushniy, Milena Radulovic, Ravshana Kurkova, Kirill Polukhin

 

 

23 de dezembro 

Vidas Cruzadas (Agnes Joy) | Drama | Islândia


Sinopse: Rannveig não aguenta mais sua vida mundana no subúrbio. Ela está presa a um trabalho que odeia e um casamento que está acabando lentamente. Além disso, ela briga constantemente com sua filha rebelde, Agnes, e tem muito medo de que a filha cresça e a abandone. Com a chegada de um novo vizinho, Rannveig e sua família enfrentam novos desafios que estão muito além de seu controle.

Direção: Silja Hauksdóttir

Elenco: Katla M. Þorgeirsdóttir, Donna Cruz, Björn Hlynur Haraldsson

O longa ganhou seis prêmios no Edda Awards, maior prêmio de Cinema e TV da Islândia: Melhor Filme, Atriz do Ano (Katla M. Þorgeirsdóttir), Ator Coadjuvante do Ano (Björn Hlynur Haraldsson), Melhor Roteiro, Melhor Som e Melhor Edição.

 

 

Isso Não É Um Enterro, É Uma Ressurreição (This Is Not A Burial, It’s A Resurrection) | Drama | África do Sul


Sinopse: Quando sua aldeia é ameaçada de reassentamento forçado devido à construção de um reservatório, uma viúva de 80 anos encontra uma nova vontade de viver e acende o espírito de resiliência em sua comunidade.

Direção: Lemohang Jeremiah Mosese

Elenco: Mary Twala Mhlongo, Jerry Mofokeng, akhaola Ndebele, Tseko Monaheng

O longa recebeu 20 prêmios em festivais importantes como Sundance e Montréal. A atriz Mary Twala, premiada por sua atuação no filme, faleceu em 2020.

African Movie Academy Awards 2020: Melhor Filme | Athens International Film Festival 2020: Festivals Award (Lemohang Jeremiah Mosese), Melhor Filme (Lemohang Jeremiah Mosese); Durban International Film Festival 2020: Artistic Bravery Prize (Lemohang Jeremiah Mosese)|Melhor Atriz (Mary Twala) | Melhor Diretor (Lemohang Jeremiah Mosese); Guanajuato International Film Festival 2020: Prêmio Especial de Juri - Melhor Atriz (Mary Twala); Haifa International Film Festival 2020: Carmel Award – Melhor Filme Internacional (Lemohang Jeremiah Mosese); Hamptons International Film Festival 2020:  Golden Starfish Award – Filme de Ficção (Lemohang Jeremiah Mosese)| Menção Honrosa Filme de Ficção (Mary Twala); Hong Kong International Film Festival 2020: FIPRESCI Prize Young Cinema – International (Lemohang Jeremiah Mosese) | Golden Firebird Award Young Cinema (Lemohang Jeremiah Mosese) | Melhor Atriz Internacional (Mary Twala); La Roche-sur-Yon International Film Festival 2020: Prix Nouvelles Vagues Acuitis (Lemohang Jeremiah Mosese); Montclair Film Festival (MFF) 2020: Narrative Feature Competition – Prêmio Especial de Júri: Fotografia (Pierre de Villiers); Montréal Festival of New Cinema 2020: Prêmio de Interpretação – Melhor Atriz (Mary Twala); Portland International Film Festival 2020: Prêmio de Júri: Future Competition (Lemohang Jeremiah Mosese); Reykjavik International Film Festival 2020: Golden Puffin New Visions (Lemohang Jeremiah Mosese); Sundance Film Festival 2020: Winner World Cinema Dramatic Special Jury Award -Visionary Filmmaking (Lemohang Jeremiah Mosese); Taipei Film Festival 2020: International New Talent Competition - Grand Prize (Lemohang Jeremiah Mosese)

 

 

30 de dezembro

 Vivendo no Limite – O Retrato de Uma Geração Perdida (Acid) | Drama | Rússia


Sinopse: Sasha e Petya são dois jovens músicos nos seus vinte e poucos anos que levam uma vida inconsequente na Moscou moderna: festas barulhentas, drogas, altos e baixos, relacionamentos instáveis e sentimentos conflituosos. Abandonados em um mundo que valoriza amor, amizade, família e oportunidades, eles se sentem solitários, desconectados, cheios de dúvidas e com a sensação de que estão se corroendo por dentro. De repente, ocorre um evento em suas vidas que exige que ambos olhem para si mesmos com mais honestidade do que nunca.

Direção: Aleksandr Gorchilin

Elenco: Filipp Avdeev, Aleksandr Kuznetsov, Elena Morozova

Após ser premiado no Sochi Open Russian Film Festival, longa foi indicado na categoria Melhor Filmes no Festival de Berlim (2019)

 

 

Se Beber Não Pesque (The Last Fishing Trip) | Comédia | Islândia

 


Sinopse: Seis amigos em sua viagem anual de pesca percebem que deixar esposas, trabalho e preocupações em casa é realmente um trabalho árduo. O que deveria ser uma viagem de pesca relaxante, acaba sendo o inferno na terra.

Direção: Örn Marino Arnarson, Thorkell S. Hardarson

Elenco: Þorsteinn Bachmann Halldór Gylfason, Hilmir Snær Guðnason

Filme foi indicado em três categorias do Edda Awards (2021): Diretor do Ano, Ator do Ano (Porsteinn Bachmann) e Melhor Edição.


Exposição ‘Space Adventure’ traz atrações espaciais desenvolvidas pela Techno Motion

Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado, as atrações estão disponíveis para o público até o dia 26 de dezembro


O espaço sempre despertou curiosidade na humanidade. Existe vida fora da Terra? Estamos realmente sozinhos? O que teria na Lua? Dúvidas como essas instigaram as pessoas a estudar o universo e estimulou a primeira viagem com tripulação ao solo lunar. 52 anos depois desse marco histórico, o Brasil recebe uma exposição com artefatos originais da NASA e atrações para o público interagir.

A exposição ganhou o nome de Space Adventure, e pela primeira vez chegou à América Latina. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado, a exibição conta com atrações como Cinema 5D, Giroscópio e Óculos de Realidade Virtual, onde foram desenvolvidas pela Techno Motion, empresa que desenvolve produtos em tecnologia de entretenimento e interação.

"Imagino que todo mundo quando era criança já brincou de ser astronauta. Essas atrações na exposição Space Adventure elas podem ser revividas, mas agora com um toque a mais de realidade e diversão, e claro, sem restrição de idade", comenta Marcelo Degan, CEO da Techno Motion.

    

  



Conheça as três atrações interativas:

Giroscópio

Este equipamento foi concebido para que os astronautas pudessem treinar em uma situação que simulasse a gravidade zero. Para o público a atração não chega a ser neste nível, mas se assemelha com altas velocidades. Quem desejar ir, pode escolher ir sozinho ou acompanhado.


Cinema 5D

Essa atração foi desenvolvida para que as pessoas possam ter a impressão de como é estar na Lua, e realizar alguns trabalhos nela, como por exemplo escavação. Quem utilizar o cinema, recebe um óculos 3D, e tem a sensação da cadeira se movendo, além de sentir o vento, a água e o calor na apresentação.


Óculos de Realidade Virtual

Inicialmente esta atração foi projetada para as crianças, onde elas podem ver e ter a sensação de como foi o lançamento do foguete que levou os astronautas da Terra até a Lua, através de uma animação. Mas seu sucesso não se restringiu apenas para este público, tendo bastante movimentação entre os pais também.

A exposição está aberta ao público desde o dia 26 de agosto, e foi estendida até o dia 26 de dezembro. Para quem curtir o passeio, e deseja levar uma lembrança para casa, pode tirar uma foto em um espaço reservado da exposição, onde a pessoa sai como se estivesse em uma roupa de astronauta. A revelação da foto vem junto com uma moldura, e para quem desejar, pode baixar a foto na internet também.


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