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quarta-feira, 16 de maio de 2018

Má qualidade de estrada atrapalha escoamento da produção rural no Centro-Oeste


Um dos gigantes da agropecuária mundial, o Brasil ainda esbarra na má qualidade de sua malha rodoviária para escoar a produção agrícola. O setor, que bateu recordes de produção de milho e soja, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é um dos que sustenta a economia do país.
Só em 2017, a agropecuária atingiu o segundo maior saldo na balança comercial, com um superávit de mais de US$ 81 bilhões, de acordo com o governo. Os números chamam a atenção e crescem mesmo diante de um obstáculo que coloca em risco a competitividade no mercado externo: a logística.

Segundo a assessora técnica da Comissão Nacional de Infraestrutura de Logística da Confederação de Agricultura e Pecuária (CNA), Elisangela Lopes, a malha rodoviária do Brasil é responsável por transportar cerca de 60% de todos os produtos cultivados no campo, seguido por ferrovias e hidrovias. No entanto, as longas viagens nas estradas fazem com que os produtores paguem cerca de três vezes mais do que os concorrentes de países como Estados Unidos e Argentina.

A representante da CNA ressalta que, no caso dos produtores de grãos do Centro-Oeste, os portos de Santarém e de Miritituba, no Pará, são as principais alternativas de exportação para os produtores. O deslocamento até lá é feito pela BR 163, que liga Cuiabá, capital do Mato Grosso, até Santarém, no Pará.


Elisangela relembra que, em março do ano passado, as más condições do tempo causaram paralisações e, consequentemente, prejuízos ao setor e dimensiona a importância da via para o escoamento da produção. “O setor de grãos calculou um prejuízo de RS$ 400 mil por dia, porque ela ficou paralisada, e era a única forma de se chegar aos portos de Santarém e Miritituba. Não tem outro caminho. Tem a ideia para se implantar o Ferrogrão, paralela a BR 163, mas enquanto temos caminhos únicos para chegar a um porto, qualquer imprevisto aumenta e muito o custo de transporte”, detalhou a assessora.

Preocupado com essa situação, o senador José Medeiros (PODE-MT) comparou a relevância da estrada no Mato Grosso à coluna vertebral para o corpo humano. Ele reforça que além da questão econômica, a questão humana é levada em conta para melhorias na via. No entanto, os entraves com a empresa que tem a concessão da estrada dificultam a restauração e o fim das obras.

“Nós estamos tentando aprovar um projeto para que o governo amplie o prazo para a empresa duplicar a estrada, pois o prazo já venceu. E fazer com o gestão junto ao BNDES para que ele libere o dinheiro, para que essa empresa saia ou por caducidade ou possa vender essa concessão. Porque do jeito que está a estrada não sai, e para nós é extremamente penosa essa situação”, explicou o senador.

Segundo a pesquisa de rodovias da Confederação Nacional de Transportes, a CNT, estradas com uma pavimentação avaliada como péssima pode causar um aumento no custo operacional de até 91,5%.

#agro




Raphael Costa

Fonte: Agência do Rádio Mais 


Shopping centers e supermercados podem ter máquina automática do Poupatempo à disposição de clientes


O Poupatempo lançou um convite para shoppings e supermercados do Estado de São Paulo interessados em instalar totens de autoatendimento de serviços públicos em seus estabelecimentos. O prazo para oficializar o interesse vai até o dia 6 de junho.
 
A Prodesp, empresa que faz a gestão do Programa Poupatempo, oferece às empresas com grande fluxo de consumidores a possibilidade de aquisição de equipamentos de autoatendimento onde os cidadãos podem pedir a 2ª via do RG ou da CNH, solicitar a CNH definitiva ou imprimir na hora e de graça os seguintes documentos: Atestado de Antecedentes Criminais com código (QR Code), Certidão de Prontuário de CNH e Pesquisa de Débito de Restrição de Veículos de Terceiros.
 
As máquinas são equipadas com telas sensíveis ao toque para navegação e leitores óticos de impressão digital para certificar a identidade do usuário. Além disso, máquinas de pagamento com cartão permitem recolher na hora as taxas necessárias, inclusive para entrega pelos Correios - o que permite concluir o atendimento na hora e evitar a necessidade de ir a um posto do Poupatempo.
 
"Com máquinas de autoatendimento fora das unidades do Poupatempo, o cidadão ganha mais opções de locais para solicitar seu serviço, de forma rápida e prática, reduzindo deslocamentos e poupando, ainda, mais tempo", explica Cesar Ricardo Carcassoli, responsável pelo projeto de expansão dos totens de autoatendimento do Poupatempo.
 
Desde que começaram a ser instalados, inicialmente apenas dentro dos postos Poupatempo, os totens de autoatendimento já prestaram mais de 6 milhões de serviços, incluindo agendamentos para atendimento presencial nas unidades do Poupatempo. Com o sistema de agendamento, o Poupatempo distribui a demanda, evitando filas ou ociosidade da estrutura de atendimento.
 
Desde o início deste ano, o Poupatempo começou a implantar totens de autoatendimento fora das suas instalações, em grandes centros de varejo e estações do Metrô. Em breve as máquinas estarão em mais estações do Metrô e também nas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
 
Empresários interessados em contratar as máquinas devem consultar os requisitos no site da Prodesp e enviar em-mail para crcarcassoli@sp.gov.br, com nome e CNPJ do estabelecimento, descrição do endereço completo do estabelecimento, inclusive com CEP, números de telefones comercial e celular, fone do local proposto, nome completo do responsável e indicação de pleno atendimento dos requisitos do edital.
 
O chamamento é aberto a shopping centers, supermercados, centros comerciais e demais locais com acesso ao público em geral. O interessado deverá arcar com o custo mensal do totem de autoatendimento.
 
Atualmente, o Poupatempo conta com totens de autoatendimento nas unidades da Sé, Itaquera, Santo Amaro, Lapa, Guarulhos, Osasco, Santo André, São Bernardo, Suzano, Bauru, Campinas Centro e Campinas Shopping, Jundiaí, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Santos.
Além disso, os totens estão sendo instalados fora das unidades do Poupatempo nos seguintes endereços até agora:

 
Capital
 
Detran Armênia - Av. do Estado, 900 - Bom Retiro, São Paulo
Metrô Paraíso - Rua Vergueiro, 1465 - Vila Mariana - São Paulo
Metrô Vila Prudente - Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, 1359 - Vila Prudente, São Paulo
Mooca Plaza Shopping - R. Cap. Pacheco e Chaves, 313 - Mooca, São Paulo
Descomplica SP - São Miguel Paulista Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Sousa, 76 - Vila Jacui - São Paulo

 

 
Grande São Paulo
  PoliShopping - Rua Dom Pedro II, 178 - Centro - Guarulhos
Shopping ABC - Av. Pereira Barreto, 42 - Vila Gilda, Santo André
Shopping Bonsucesso - Estr. Pres. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 5308 - Jd.Albertina, Guarulhos
Shopping Parque Maia - Av. Bartolomeu de Carlos, 230 - Jardim Flor da Montanha, Guarulhos

 


 
Interior
  Big Bom (Supermercados) - Avenida Bandeirantes, 1521 Parque Cidade Nova – Mogi Guaçu
Shopping Piracicaba - Av. Limeira, 722 - Areião, Piracicaba
Shopping Praça Nova Araçatuba - Rua Carlos Pereira da Silva, n° 6000 Bairro Guanabara, Araçatuba
Shopping Spazio Ouro Verde - Av. Ruy Rodrigues, 3900 - Parque Universitário, Campinas
Unimart Shopping Campinas - Av. John Boyd Dunlop, 350 - Chácara da República, Campinas

 
O Edital completo e Comunicado Nº 001/2018 podem ser consultados no site da Prodesp, no endereço:
http://www.prodesp.sp.gov.br/fornecedores/chamamento_publico.asp
Confira imagens dos totens do Poupatempo:

www.flickr.com/photos/poupatemposp/albums/72157675684513115


A solidão e os novos tempos da liderança corporativa



Vivermos em um mundo cada vez mais conectado, e, apesar disso, é crescente o número de pessoas que se sentem solitárias e, mesmo tendo diversos contatos diários, não conseguem estabelecer relações sociais verdadeiras. Esse paradoxo se reflete nas esferas pessoal e profissional, e pode causar uma série de prejuízos para a saúde mental e para a produtividade.

Pesquisadores da consultoria americana Gallup já constataram que, quando os funcionários de uma empresa conseguem estabelecer boas conexões no ambiente de trabalho, aumentam a autoestima e a eficiência das suas atividades. Do contrário, quando estão isolados e pouco engajados, eles apresentam maiores níveis de estresse, ansiedade e insatisfação.

Em muitos casos, os gestores e líderes são os principais afetados por essa “solidão” no mundo corporativo, já que a ascensão na carreira vem, muitas vezes, acompanhada de um distanciamento da equipe. Como precisam tomar decisões estratégicas que nem sempre podem ser compartilhadas, eles acabam criando uma barreira que impede uma maior aproximação e pode gerar más interpretações.

Ainda é comum a ideia equivocada de que um líder não pode se aproximar de seus subordinados. Essa ação pode gerar uma sensação de isolamento e incompreensão. No entanto, para que uma empresa tenha melhores resultados e consiga promover o engajamento da equipe, é essencial que o chefe construa uma boa dinâmica com todos os membros do grupo. Afinal, quando existe uma relação de admiração e confiança, todos se sentem muito mais à vontade para expor opiniões, propor novas ideias e contribuir para o crescimento da companhia.

Por isso, é fundamental que as empresas coloquem o engajamento de seus funcionários como uma de suas prioridades. Estimular as conexões sociais e a aproximação entre as equipes é também uma forma de investir no futuro dos negócios e garantir que todos estejam em sinergia.

Estamos na era das empresas colaborativas, horizontalizadas e menos hierárquicas, que valorizam uma cultura de cooperação e integração em vez de estimular a competitividade. Para que elas continuem a crescer, é preciso fazer uma mudança radical no ambiente de trabalho e investir cada vez mais em recursos humanos – os principais responsáveis pelo sucesso ou pelo fracasso de um empreendimento.






Claudia Santos - especialista em gestão estratégica de pessoas, palestrante, coach executiva e diretora da Emovere You (www.emovereyou.com.br).

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