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sábado, 4 de janeiro de 2025

Torne o Dia do Espaguete mais especial com receitas clássicas

Aprenda a preparar dois diferentes pratos com espaguete 

 

Uma das massas mais populares no Brasil e no mundo, o espaguete, tem um dia só para chamar de seu. O Dia do Espaguete é celebrado em 04 de janeiro. O motivo da escolha da data é incerto, mas a teoria mais popular é a de que foi a forma que os italianos encontraram para celebrar a entrada da Itália na Copa do Mundo, em 1990. Para você comemorar a ocasião no melhor estilo, a Adria, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, ensina duas receitas saborosas com a massa longa mais pedida nos almoços de domingo.

A primeira receita é para os amantes de frutos do mar. Surpreenda os seus convidados com Espaguete ao Molho de Camarão. Com muitas ervas para deixar o molho ainda mais saboroso, a receita rende até 6 porções. A outra sugestão, que não perde nada em questão de sabor, é o Espaguete ao Azeite com Salmão e Abobrinha. Com tomate no preparo do molho, a receita rende até 6 porções. Também é possível substituir o salmão por atum ou sardinha, e substituir o alecrim por salsinha, se preferir. As duas receitas são preparadas com o Espaguete Adria.

Agora é só escolher uma receita, colocar a mão na massa e surpreender a todos! Confira as receitas completas abaixo:

  

Espaguete ao Molho de Camarão



 

Ingredientes:

1 embalagem de Espaguete Adria
100g de margarina
1 kg de camarão
6 dentes de alho, picados
4 colheres (sopa) de azeite
1 cálice de conhaque
salsa crespa à gosto
sal, pimenta-do-reino à gosto
ervas de provence à gosto


Modo de Preparo:

- Numa tigela média, tempere o camarão com sal, pimenta-do-reino e reserve;
- Prepare o molho de camarão. Numa frigideira grande, aqueça a margarina, junte as ervas de provence e deixe refogar por 2 minutos;
- Acrescente os camarões temperados, frite rapidamente até que fiquem dourados dos dois lados. Junte o alho, o azeite, a salsinha e deixe cozinhar por 5 minutos;
- Acerte o sal, adicione o conhaque, flambe, retire os camarões e reserve;
- Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe o macarrão. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que água volte a ferver;
- Deixe cozinhar por 6 a 8 minutos ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida;
- Escorra a massa, acrescente o molho que ficou na frigideira, envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes;
- Acomode os camarões e sirva a seguir.

Rendimento: 6 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos

 

  

Espaguete ao Azeite com Salmão e Abobrinha


 

Ingredientes:

 Salada:

1 embalagem de Espaguete Adria
5 colheres (sopa) de azeite extravirgem
2 cebolas médias, picadas
2 abobrinhas médias, em cubinhos
5 tomates maduros, sem sementes e sem pele, picados
500g de filé de salmão
2 dentes de alho, picados
Sal e alecrim a gosto

  

Modo de Preparo:

- Comece preparando o salmão. Numa assadeira média, acomode os filés de salmão e tempere com alho, sal e alecrim. Cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno médio (180º) pré-aquecido por 25 minutos. Retire do forno, corte os filés de salmão em lascas e reserve;
- Numa panela média, aqueça o azeite e refogue a cebola. Junte as abobrinhas, os tomates e deixe refogar por mais 10 minutos ou até que a abobrinha fica macia, se necessário acrescente ½ xícara (chá) de água. Acerte o sal e reserve;
- Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o refogado de abobrinha com tomate e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes;
- Espalhe por cima as lascas de salmão e sirva a seguir.

Variação: O salmão pode ser substituído por atum ou sardinha, no caso destes ingredientes, basta acrescentá-los no refogado de abobrinha com tomate e substituir o alecrim por salsinha.

Toque do Chef: A combinação de ingredientes desta receita é bastante nutritiva e indicada para idosos.

Rendimento: 6 porções
Tempo de Preparo: 50 minutos

 


Adria
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Celebre o Dia do Espaguete com Vitarella

Marca ensina a preparar duas receitas com muito sabor e diferença 

 

O Dia do Espaguete é celebrado em 04 de janeiro e representa a oportunidade perfeita para reunir a família e servir receitas clássicas. Mas antes, vamos conhecer um pouco sobre o alimento?

O macarrão é uma massa com diferentes cortes e possibilidades de combinações. Entre os cortes curtos e longos, um dos mais populares é o espaguete, que surgiu na Itália por volta do século XIII, trazido pelos árabes. O corte chegou ao Brasil apenas no século XIX com os imigrantes italianos que, além de encantarem a todos os gostos na região Sul, fizeram o espaguete ganhar notoriedade também por ser simples de fazer e de baixo custo. Aos poucos, o corte se popularizou em todo país.

Para te ajudar a entrar no clima dessa data tão saborosa e especial, a Vitarella, marca de destaque no segmento de massas e a nº 1 em biscoitos no Brasil*, vai te mostrar duas receitas com muito sabor.

A primeira sugestão é um clássico moderno, o Espaguete a Carbonara, com parmesão e bacon no preparo, a receita rende até 8 porções. A próxima receita é para os amantes de frutos do mar, principalmente camarão. Prepare e sirva o saboroso Espaguete ao Molho de Camarão, com muito camarão e ervas no molho, a receita rende até 6 porções. As duas receitas são preparadas com o Espaguete com Ovos Vitarella.

Agora é só colocar a mão na massa! Confira as receitas completas abaixo:

 

 

Espaguete a Carbonara

 

Marca Vitarella
 Divulgação


Ingredientes:


1 embalagem de Espaguete com Ovos Vitarella
Parmesão ralado (400g)
Bacon em cubos (350g)
Dente de alho (1)
Creme de leite (2 caixinhas)
Gemas (5)
Ovos (5)
Sal (a gosto)
Pimenta preta (a gosto)
Parmesão ralado (a gosto)
Folhinhas de manjericão (a gosto)

 

 Modo de Preparo:

- Bata os ovos com as gemas, o queijo parmesão e tempere com sal e pimenta do reino. Reserve.
- Doure os cubos de bacon com o dente de alho.
- Retire o dente de alho.
- Cozinhe o espaguete Ovos Vitarella conforme embalagem. 
- Escorra imediatamente com uma pinça e coloque na panela junto com bacon. 
- Adicione o creme de leite e aqueça.
- Retire do fogo e acrescente o creme de ovos. Envolvendo no macarrão.
- Sirva com parmesão ralado e pimenta do reino a gosto.
- Decore com folhinhas de manjericão.

Rendimento: 6 a 8 porções
Tempo de Preparo: 30 minutos

 

  

Espaguete ao Molho de Camarão

 

Marca Vitarella
 Divulgação

 

Ingredientes:

1 embalagem de Espaguete com Ovos Vitarella
100g de margarina
1 kg de camarão
6 dentes de alho, picados
4 colheres (sopa) de azeite
1 cálice de conhaque
salsa crespa à gosto
sal, pimenta-do-reino à gosto
ervas de provence à gosto 

 

 

Modo de Preparo:

- Numa tigela média, tempere o camarão com sal, pimenta-do-reino e reserve;
- Prepare o molho de camarão. Numa frigideira grande, aqueça a margarina, junte as ervas de provence e deixe refogar por 2 minutos;
- Acrescente os camarões temperados, frite rapidamente até que fiquem dourados dos dois lados. Junte o alho, o azeite, a salsinha e deixe cozinhar por 5 minutos;
- Acerte o sal, adicione o conhaque, flambe, retire os camarões e reserve;
- Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe o macarrão. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que água volte a ferver;
- Deixe cozinhar por 6 a 8 minutos ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida;
- Escorra a massa, acrescente o molho que ficou na frigideira, envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes;
- Acomode os camarões e sirva a seguir.

Rendimento: 6 porções
Tempo de Preparo: 35 minutos
 

 

Vitarella

Fonte: Nielsen, Retail Index, TT BR INA + C&C YTD 22 – junho 21 a maio 22)

 

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Thai de Melo reestreia Como é que eu vim parar aqui?, no Teatro Unimed

 

créditos: @maltoni
 divulgação

Com direção de Bruno Guida, Thai de Melo tem sido absoluto sucesso de público e crítica com o espetáculo Como é que eu vim parar aqui?, no Teatro Unimed. 

 

Muito aclamada pelo público, com ingressos esgotados em todas as sessões, peça retorna em 24 de janeiro de 2025, na semana de aniversário de São Paulo. 

 

Um surpreendente sucesso de público e de crítica tomou conta do palco do Teatro Unimed em todas as quartas-feiras de agosto, setembro e outubro de 2024, sempre com ingressos esgotados com semanas de antecedência. O espetáculo Como é que eu vim parar aqui?, estrelado por Thai de Melo e chamado por ela de autoficção, é um verdadeiro acontecimento, em uma montagem que arrebata a atenção do público ao expor as experiências, provocações e reflexões da figura de sucesso nas redes sociais (e a agora também nos palcos), de forma cômica e, ao mesmo tempo, que emociona e faz pensar.

 

Graças a esta repercussão, o espetáculo Como é que eu vim parar aqui? vai voltar a ser exibido no Teatro Unimed, na semana de aniversário da cidade de São Paulo, com sessões de sexta a domingo, nos dias 24, 25 e 26 de janeiro de 2025. Os ingressos já podem ser comprados pela Internet (www.sympla.com.br/teatrounimed) e na bilheteria do Teatro Unimed (na esquina da Alameda Santos com a rua Augusta, em São Paulo).

 

Com direção de Bruno Guida e produção de Dani Angelotti, a montagem traz as experiências e reflexões da comunicadora Thai de Melo, jornalista de formação que agora repete nos palcos o sucesso que faz nas redes sociais, onde tem feito provocações sobre moda, comportamento e estilo. Apoiado pelo figurino de Alexandre Herchcovitch e Flavia Laffer, o texto da própria Thai, em parceria com Juliana Rosenthal, conduz o público por uma jornada profunda pela mente da protagonista, revelando no palco os momentos em que ela se depara com situações inesperadas, questionando-se sobre as escolhas que a levaram até ali.

 

“Senti a vontade de transpor o mundo da internet para o teatro sem necessariamente ser didática sobre o assunto. Quero testar essa persona em outro ambiente e nada mais diferente da Internet que o teatro. Segundo minha mãe, eu falei minha primeira palavra aos 10 meses de idade, eu disse ‘água’, talvez isso explique minha sede de me comunicar que agora vou testar em outro lugar”, explica Thai.

 

A trama acompanha Thai, que inicia a peça de forma reflexiva. Aos poucos, ela transcende suas próprias experiências e começa a se questionar sobre temas universais que ecoam na sociedade contemporânea. Questões como maternidade, casamento, expectativas pessoais e sociais, carreira, traumas, busca pela fama, impacto da Internet e memórias de infância. A narrativa conduz a protagonista a uma jornada de compreensão dessas grandes questões sociais ao longo do enredo. “É sobre como lidar com as expectativas que as pessoas têm sobre a gente. Qual é a linha que nos separa do outro”, descreve Thai.

 

A narrativa é construída de forma cômica, que permite aos espectadores se identificarem com situações e reviravoltas que a vida apresenta. Simultaneamente, o espetáculo carrega uma carga emocional que ressoa com experiências universais e torna a história da comunicadora não apenas pessoal, mas também popular.

 

O espetáculo convida o público a refletir sobre as escolhas, aventuras e desafios que marcam cada jornada individual. A obra, também, cria uma oportunidade para se conectar com as histórias de Thai, além de incentivar a reflexão sobre temas cotidianos.

 

"Estamos criando uma linguagem conjunta para o espetáculo. São criadores que muitas vezes vêm de outros universos, como Ana Ariette, diretora de arte, que não é exatamente cenógrafa, embora já tenha feito cenário; Alexandre Herchcovitch, gênio da moda, que não é necessariamente um figurinista teatral; e Flávia Lafer, que é uma stylist. Além disso, há profissionais teatrais como Dan Maia, responsável pela trilha sonora, e Gabriel Malo, pela direção de movimento. A combinação desses profissionais gera algo inusitado, com a estética apurada e um leve flerte da estética da bufonaria”, detalha Bruno Guida.

 

A produtora Dani Angelotti conta um pouco sobre desejo produzir uma peça com Thai de Melo, que faz sua estreia no meio teatral: “Acho que cada vez mais, em todas as linguagens artísticas, não somente nas artes cênicas, pensar novos caminhos, atrair novos públicos e dialogar com outras linguagens é um caminho necessário a ser explorado. Thai possui potência e será uma grande revelação nos palcos”, analisa.

 

 Ficha Técnica

Dramaturgia: Juliana Rosenthal e Thai de Melo

Direção: Bruno Guida

Atuação: Thai de Melo

Direção de arte: Ana Arietti

Figurinos: Alexandre Herschcovitch e Flavia Laffer

Iluminação: Cesar Pivetti

Trilha sonora: Dan Maia

Direção de movimentos: Gabriel Malo

Assistente de direção: Giselle Lima

Fotografia: Mariana Maltoni

Designer: Lucas Cobucci

Assessoria de Imprensa Teatro Unimed: Fernando Sant’ Ana 

Assessoria jurídica Teatro Unimed: Carolina Simão 

Gerente técnico Teatro Unimed: Reynold Itiki 

Comunicação Teatro Unimed: Dayan Machado 

Produção Executiva: Camila Scheffer

Direção de Produção: Dani Angelotti

Idealização: Thai de Melo e Dani Angelotti

 

 

Como É Que Eu Vim Parar Aqui?

Com Thai de Melo

Teatro Unimed

Ed. Santos Augusta, Al. Santos, 2159, Jardins, São Paulo

Novas sessões na sexta, 24, e sábado, 25, às 20h, e no domingo, 26 de janeiro de 2025, às 18h.

Ingressos: Plateia - R$ 150 (inteira) e R$ 75 (meia-entrada) | Balcão - R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia-entrada). Observação: O acesso ao Balcão se dá apenas por escadas fixas.

Horários da Bilheteria: sextas e sábados, das 12h30 às 20h; domingos, das 10h30 às 18h

Duração: 55 minutos

Gênero: comédia

Classificação: 14 anos

Capacidade: 240 lugares

Acessibilidade: Ingressos para cadeirantes e acompanhantes podem ser reservados pelo e-mail contato@teatrounimed.com.br

Estacionamento com manobristas terceirizado no local

Vendas pela internet: www.sympla.com.br/teatrounimed

Cancelamentos e reembolsos: 

https://ajuda.sympla.com.br/hc/pt-br/sections/360000213506-Cancelamento-e-reembolso

Ingressos para grupos: 

https://ajuda-bileto-sympla.zendesk.com/hc/pt-br/requests/new?ticket_form_id=11634520641684

ATENÇÃO: Não será permitida a entrada na sala após o início do espetáculo, não havendo a devolução de valores ou troca de ingressos para outra data.

www.teatrounimed.com.br

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https://www.instagram.com/teatrounimed/

 

Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, apresenta

 

Fotos: Divulgação/ Priscila Prade

Sucesso de público e crítica, Brilho Eterno, com Reynaldo Gianecchini e Tainá Müller, reestreia no dia 10 de janeiro de 2025 no Teatro Bravos

 

Dirigida e idealizada por Jorge Farjalla, a peça teve temporadas esgotadas em 2022 e venceu quatro prêmios, incluindo o Bibi Ferreira de melhor espetáculo. Ingressos já estão à venda no sympla.com.br e na bilheteria 

 

O papel cada vez mais essencial das relações humanas, sobretudo no mundo pós-pandemia, reflete-se em Brilho Eterno, espetáculo com idealização, direção e encenação de Jorge Farjalla e os atores Reynaldo Gianecchini, Tainá Müller, Wilson de Santos, Renata Brás, Fábio Ventura e Tom Karabachian no elenco.

A montagem, que estreou em 2022 com grande sucesso de público e crítica, volta em cartaz de 10 de janeiro a 23 de fevereiro de 2025, no Teatro Bravos, com apresentações às sextas, às 21h, aos sábados, às 17h e às 21h, e aos domingos, às 18h. Os ingressos já estão disponíveis em www.sympla.com.br e na bilheteria do Teatro.

O trabalho é livremente inspirado no filme “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” (2004), escrito por Charlie Kaufman, dirigido por Michel Gondry e estrelado por Jim Carrey e Kate Winslet. A nova temporada do espetáculo celebra os 21 anos desse longa-metragem vencedor do Oscar de melhores roteiro original e atriz. Recentemente, a obra ganhou uma outra homenagem da cantora estadunidense Ariana Grande, que lançou o videoclipe para a canção ”We Can’t Be Friends (Wait For Your Love)” inspirado no drama.

Brilho Eterno também festeja a parceria entre Reynaldo Gianecchini e Tainá Müller, iniciada com a série “Bom Dia Verônica”, que é sucesso na Netflix. A encenação ainda consolida o encontro artístico entre Farjalla e Gianecchini, que também co-produz a montagem, ao lado de Marco Griesi (Palco 7 Produções) e Daniella Griesi (Solo Entretenimento) como produtores associados. 

A parceria havia sido idealizada há mais de quatro anos, imediatamente após o diretor revelar ao ator seus planos para o texto. Contudo, compromissos profissionais de ambos e, posteriormente, a pandemia da Covid-19, adiaram temporariamente o projeto.


Uma nova história

Com dramaturgia de André Magalhães e do próprio Farjalla, Brilho Eterno não conta no palco a história já vista nas telas. A peça questiona, de maneira lúdica e por muitas vezes cômica, o quanto as pessoas se mostram dispostas a viver situações de sofrimento por amor durante a vida. 

Na trama, Jesse e Celine sentem a necessidade um do outro, de maneiras e intensidades diferentes. Com a detecção de uma incompatibilidade, a necessidade continua sendo o mote da relação do casal, mas não a do amor dependente, cinematográfico e de últimos capítulos. Que o amor gera sofrimento todos sabemos, ao menos aqueles que já amaram, de fato.  O quanto as pessoas estão disponíveis a assumir esses momentos de sofrimento durante a vida? 

Para Reynaldo Gianecchini, o espetáculo presta uma homenagem ao filme e a seus fãs, mas, ao propor uma nova trama atualizada e contada de maneira leve de forma não linear - variando entre presente, passado e alucinação -, permite que cada espectador “monte seu quebra-cabeças”, encontrando outros significados a partir das próprias experiências. 

“Você pode até apagar um amor da mente, mas não pode apagar do coração. O brilho eterno é esse, o que não se apaga. Acredito que esta essência é a maior conexão entre a peça, o filme e o público que irá nos assistir”, resume.

A convicção de que os afetos e os valores passaram por grandes transformações desde o lançamento do filme (2004) também foi um elemento preponderante no processo de criação da peça. Mais à frente, foi preciso levar em consideração ainda o impacto da crise global de saúde global no cotidiano. 

Tainá Müller ressalta que, por tudo isso, alguns temas da obra original, ainda que tenham marcado o imaginário de uma geração, hoje podem ser discutidos de outra forma, especialmente a representatividade feminina. Para tanto, a peça investe em uma abordagem mais contemporânea e equilibrada entre os protagonistas.

“Era preciso compreender quem são, hoje em dia, esse homem e essa mulher. Além disso, em nossos diálogos, concordamos que a personagem feminina deveria estar em cena mais como ‘sujeito’ e menos como ‘objeto transformador’ do personagem masculino”, relata a atriz.

Jorge Farjalla acrescenta: “Joel e Clementine, personagens originais, servem como referência e espelho para Jesse (Reynaldo Gianecchini) e Celine (Tainá Müller), porque ambos são fascinados pelo filme. Mas a partir daí criamos um novo texto que obviamente traz elementos e o fio condutor do original, mas com outros personagens e situações em torno dos protagonistas”

O espetáculo, por sinal, sugere uma ruptura do diretor e encenador com o estilo barroco - consagrado em trabalhos recentes como Dorotéia (2017), Senhora dos Afogados (2018) e O Mistério de Irma Vap (2019). Desta vez, ele aprofunda seu olhar sobre o fazer teatral e a teatralidade da cena, colocando-os em primeiro plano. 

Esta intenção se manifesta ora com elementos mais realistas - desde a concepção dos figurinos casuais, também assinados pelo diretor, até o jogo proposto entre atores, objetos e adereços -, ora envolto em um universo mítico - como a referência à Caixa de Pandora, base da cenografia de Rogério Falcão, que dialoga com o intenso design de luz de César Pivetti e a precisa música original de Dan Maia. Na visão do diretor, essa tríade no jogo cênico ganha status de personagem durante a montagem. 

“Tenho refletido ultimamente sobre o quanto será importante fazer teatro desta forma, falando sobre amores e dores, com leveza e humor em certos momentos. A pandemia tem nos mostrado diariamente a importância dessas relações para o todo”, conclui o diretor. 


Sinopse

Jesse e Celine sentem a necessidade um do outro, de maneiras e intensidades diferentes. Com a detecção de uma incompatibilidade, a necessidade continua sendo o mote da relação do casal, mas não a do amor dependente, cinematográfico e de últimos capítulos. Que o amor gera sofrimento todos sabemos, ao menos aqueles que já amaram, de fato.  O quanto as pessoas estão disponíveis a assumir esses momentos de sofrimento durante a vida? Isso é o que nos questiona “Brilho Eterno” de maneira lúdica, mas não leve de efeitos colaterais.


Ficha Técnica

Livremente inspirado a partir do filme Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças

 

Dramaturgia: André Magalhães e Jorge Farjalla

Colaboração: Victor Bigelli e Tainá Müller

Idealização e Direção: Jorge Farjalla

Elenco: Tainá Müller, Reynaldo Gianecchini, Wilson de Santos, Renata Brás, Fábio Ventura e Tom Karabachian

 

- Equipe Criativa -

Cenografia: Rogério Falcão

Design de Luz: Cesar Pivetti

Direção Musical, Design de Som e Trilha Sonora: Dan Maia

Figurino: Jorge Farjalla

Visagismo: Eliseu Cabral

 

- Produtores Associados –

Marco Griesi – Palco 7 Produções

Daniella Griesi – Solo Entretenimento

Reynaldo Gianecchini – Erregedois Produções Artísticas e Culturais

 

 

Serviço

 

BRILHO ETERNO
Temporada: 10 de janeiro a 23 de fevereiro de 2025

Às sextas, às 21h; aos sábados, às 17h e às 21h; e aos domingos, às 18h

Teatro Bravos -  Rua Coropé, 88 – Pinheiros

Ingressos: 

Plateia Premium -  R$180 (inteira) e R$90 (meia-entrada)

Plateia Inferior -  R$120 (inteira) e R$60 (meia-entrada)

Mezanino - R$50 (inteira) e R$25 (meia-entrada)

Vendas online em www.sympla.com.br e na bilheteria do teatro (que funciona de terça a domingo, das 13h às 19h ou até o início do último espetáculo)

Capacidade: 636 lugares, incluindo 7 poltronas adaptadas para obesos e 12 lugares reservados para cadeirantes.

www.teatrobravos.com.br 

Acessibilidade: teatro acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida

 

Gênero: Comédia Romântica

Duração: 70 minutos

Classificação etária: 12 anos

Instagram @brilhoeternonoteatro

Formas de Pagamentos aceitas na bilheteria: Aceitamos todos os cartões de crédito, débito e dinheiro. Não aceitamos cheques. 

DESCONTO DE 40% PARA CLIENTES DO CARTÃO DE CRÉDITO GOL SMILES

Válido para a compra de 2 ingressos por CPF. Ao utilizar o cartão GOL Smiles como forma de pagamento, o desconto de 40% será aplicado automaticamente.

 

Lilia Cabral e a filha Giulia Bertolli fazem curta temporada popular da peça A Lista, no Teatro Carlos Gomes, no Rio


Sucesso de público com mais de 60 mil espectadores, a peça mostra o encontro de uma aposentada de Copacabana com sua jovem vizinha. A relação desencadeia um turbilhão de sentimentos, lembranças e descobertas que marcam suas vidas.
 

 

Um dos maiores sucessos teatrais dos últimos anos está de volta ao Rio. A Lista reúne no palco Lilia Cabral e sua filha, Giulia Bertolli, com texto de Gustavo Pinheiro e direção de Guilherme Piva. O espetáculo retorna à cidade para uma temporada popular no Teatro Carlos Gomesde 11 de janeiro a 2 de fevereiro, com sessões aos sábados e domingos, às 18h.

 

Desde sua estreia em 2022, a montagem conquistou mais de 60 mil espectadores que se encantaram com o espetáculo, uma verdadeira declaração de amor ao Rio de Janeiro, especialmente ao bairro de Copacabana. A nova temporada popular, com ingressos a partir de R$40, marca o retorno de Lilia Cabral ao Teatro Carlos Gomes, onde se apresentou pela última vez em 1985 com o espetáculo Miss Banana. “Fazer a peça no Rio sempre é um desejo muito acalentado por todos nós da equipe porque é a nossa cidade, é onde moramos e é onde a peça se passa. E agora, com uma temporada popular, a alegria é ainda maior. Tudo isso traz um sabor e um colorido diferentes”, afirma Lilia Cabral.

 

Além dos palcos, Lilia pode ser vista na TV como a vilã Maristela na novela Garota do Momento e nas reprises de Tieta (em que interpreta a icônica personagem Amorzinho) e no Canal Viva, nas reexibição das novelas Viver a Vida e Corpo a Corpo.

 

Na hora de escrever sobre afeto e solidão, o autor não teve dúvida sobre onde ambientar a trama. “A peça é uma crônica do Brasil e acho que não há lugar melhor para falar do país que Copacabana, essa grande metáfora do Brasil, com seu melhor e pior, passado e presente coabitando o tempo todo. Tenho uma grande intimidade com Copacabana, morei ali por 10 anos, minha mãe ainda mora, frequento o bairro e sou fascinado por sua beleza e caos, pela multiplicidade de tipos de pessoas”, explica Gustavo Pinheiro.

 

Ex-morador de Copacabana, o diretor Guilherme Piva conta sobre os aspectos que movem o espetáculo. “O texto é uma verdadeira montanha-russa de emoções, cheio de camadas que vão do riso ao choro, da dor ao amor. A peça se passa em três tempos, onde iluminação e cenário realçam cada parte. É uma alegria conduzir esse encontro de duas gerações, mãe e filha, numa comédia dramática cheia de poesia e afeto”, afirma.

 

Para Giulia, a primeira palavra que lhe vem à cabeça quando pensa em A Lista é “encontro”: o encontro entre amigos que queriam trabalhar juntos, o encontro entre mãe e filha, o encontro entre gerações, o (re)encontro com o teatro e, acima de tudo, o encontro entre duas vizinhas que tem tantas coisas em comum. “Nesses novos tempos, A Lista virou uma linda surpresa. Uma peça emocionante, surpreendente e singela, que resgata aquilo que nós seres humanos temos de mais especial: a comunicação e a empatia”, afirma Giulia.

  

A Lista estreou em março de 2022, em São Paulo, e teve mais de 30 mil espectadores em oito meses de temporadas paulistas, além de apresentações em Santos, Jundiaí, Campinas e Campos do Jordão. Desde então, já fez mais de 158 apresentações, passando por 13 cidades, entre elas, Niterói, Petrópolis e Teresópolis, incluindo o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, para uma plateia formada de professoras, assim como a personagem de Lilia Cabral.

 

A peça foi indicada em três categorias no Prêmio Bibi Ferreira 2022: Melhor Atriz (Lilia Cabral), Melhor Atriz Coadjuvante (Giulia Bertolli) e Melhor Dramaturgia de Peça em Teatro (Gustavo Pinheiro). O texto da peça A Lista foi lançado em livro pela Coleção Dramaturgia, da Editora Cobogó.

 

Ficha Técnica:

Texto: Gustavo Pinheiro. Direção: Guilherme Piva. Elenco: Lilia Cabral e Giulia Bertolli. Cenários e Figurinos: J.C. Serroni. Iluminação: Wagner Antônio. Direção de movimento: Marcia Rubin. Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli e Renato Fernandes. Fotógrafo: Priscila Prade Programador Visual: Gilmar Padrão Jr. Direção de Produção: Celso Lemos.

 

Serviço:

Espetáculo A LISTA

De 11 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025

Sábado e domingo, às 18h.

Duração: 75 minutos.

Gênero: Comédia dramática.

Classificação etária: 12 anos.

Ingressos R$ 40 e R$ 80

Ingressos à venda no sitehttps://riocultura.eleventickets.com/#!/apresentacao/137c59001b26785474512e7cc41363f5db206f33

 

Teatro Municipal Carlos Gomes

Praça Tiradentes, s/n – Rio de Janeiro - RJ

 

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