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quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Mudança na jornada de trabalho atingiria PMEs e produtividade do País, diz FecomercioSP

 Entidade ainda aponta negociação coletiva já é um instrumento que permite reduções e ajustes na jornada e nas escalas de trabalho – e que essa ferramenta tem funcionado

 

A discussão momentânea sobre a mudança na dimensão da escala de trabalho no Brasil, estimulada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP) como Proposta de Emenda à Constituição (PEC) não tem levado em conta um elemento importante nesse debate: que a imensa maioria de empregadores do País é formada por empresas de pequeno e médio porte (PMEs) que, se por um lado são as que mais geram postos de trabalho, por outro não teriam condições de reduzir a jornada dos seus funcionários sem uma redução salarial proporcional.

Dessa forma, os efeitos econômicos seriam significativos, com potecial de inviabilizar um grande númerodesses negócios. 

Dados do Sebrae mostram, por exemplo, que esses empreendimentos geraram cerca de 1,23 milhão de vagas formais no País até setembro deste ano. É mais do que o total de empregos criados por PMEs ao longo de todo o ano de 2023, de 1,1 milhão – que, por sua vez, representou 80% dos postos de trabalho celetistas gerados no Brasil no período. 

Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), essa é uma barreira significativa à proposta, já que, se reduzida a jornada de trabalho sem qualquer contrapartida, esses postos de trabalho não seriam mais sustentáveis e, então, a conta não fecharia.  

Na verdade, a tendência de médio prazo seria uma substituição desses trabalhadores, com redução da massa de renda em circulação e admissão de novos empregados com salários correspondentes à mudança na escala. Haveria ainda outra consequência inevitável: a busca dos trabalhadores por uma segunda fonte de rendimentos.  

No limite, uma medida que visa diminuir o tempo de trabalho das pessoas poderia, ao final, aumentá-lo, diminuindo junto a qualidade de vida ao invés de favorecê-la. 

Tudo isso sem contar que outro gargalo estrutural do País, a produtividade, seria profundamente afetada por uma mudança desse tipo. No começo deste ano, o Institute for Management Development (IMD), sediado na Suíça, publicou seu relatório anual analisando esse indicador em 67 economias globais. Nele, o Brasil apareceu na 62ª posição, atrás de países como Botsuana (55º lugar), na África, Chile (44º), na América Latina, e Indonésia (27º), na Ásia. Considerando todos os efeitos de uma redução na jornada de trabalho, a tendência é que esse cenário fique ainda pior. Isto torna o ambiente de negócios no Brasil ainda menos atrativo, podendo afugentar investimentos.


Fecomercio
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Maioria (41%) dos assédios ainda ocorrem no trabalho, diz KPMG


A grande maioria (92%) das pessoas que sofreram algum tipo de assédio ao longo da vida preferiram não reportar o fato aos canais competentes. As principais motivações para isso estão na crença de que o caso não seria investigado (27%), medo de retaliação (23%), de exposição (22%), e temor pela integridade física ou psicológica (18%). Além disso, entre os que denunciaram, apenas 48% tiveram retorno. Contudo, a legislação brasileira oferece respaldo para quem busca apoio para lidar com essas ocorrências, que aumentam a cada ano. Essas conclusões estão na pesquisa “Mapa do Assédio”, conduzida pela KPMG em setembro de 2024 com 500 pessoas no Brasil, de diferentes profissões e situações socioeconômicas. 

Sobre locais de ocorrência dos assédios, destaque para escritório e ambiente de trabalho (41%), número superior ao registrado na edição anterior da pesquisa (33%), realizada em 2023. Os demais lugares mais indicados foram: local aberto, rua e descampado (13%); ambiente familiar, de amigos ou conhecidos (10%); e transporte público (9%). Também foram citados: instituições de ensino (4%); bares e restaurantes (3%); estabelecimentos turísticos, hospitais ou consultórios médicos (2% cada). A publicação reforçou ainda a importância dos canais de denúncia, como o hotline, considerando que 80% dos entrevistados somente se sentiram à vontade para reportar denúncias nesse mecanismo. 

“Entre as medidas que as empresas devem adotar, está o cumprimento à Lei nº 14.457/22, que exige a realização de treinamentos, palestras e cursos para todas as organizações com mais de 20 funcionários. É uma medida essencial de prevenção ao assédio e combate à violência no trabalho para viabilizar ambientes mais humanos e éticos e agregar valor ao negócio”, afirma Emerson Melo, sócio-líder da prática Forense e de Litígios da KPMG no Brasil e colíder na América do Sul. 

O conteúdo destacou ainda que um terço (30%) das pessoas consultadas sofreram algum tipo de assédio nos últimos 12 meses. Sobre a tipificação, destaque para o moral e psicológico (46%), de gênero (15%), sexual (14%), por idade (8%), retaliação (8%), religioso (4%), por deficiência (2%) e orientação sexual (2%). Em relação aos Estados, a resposta foi São Paulo para 71% dos respondentes, com as demais Unidades Federativas apresentando os seguintes índices: Bahia, Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso (2% cada); Paraná (3%); Minas Gerais e Rio de Janeiro (4% cada); Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe (1% cada). 

“A pesquisa reforça a necessidade de as organizações e a sociedade redobrarem a vigilância e o enfrentamento dos casos de assédio. Também é altamente positivo existirem canais de denúncia. Mas eles precisam ser mais efetivos. Além disso, ficou evidente a responsabilidade das organizações, em função do elevado número de casos acontecendo nos ambientes de trabalho”, afirma Carolina Paulino, sócia da prática Forense e de Litígios da KPMG no Brasil. 

 

KPMG

 

Postos do Poupatempo estarão fechados na sexta-feira, 15 de novembro, feriado da Proclamação da República

Os serviços digitais seguirão mantidos, com mais de 3,6 mil opções à população; as atividades presenciais retornam no sábado (16)

 



As unidades do Poupatempo em todo o Estado estarão fechadas nesta sexta-feira, 15 de novembro, feriado da Proclamação da República. Os atendimentos presenciais serão retomados no sábado (16), mediante agendamento obrigatório prévio e totalmente gratuito pelos canais oficiais.

Durante o feriado, as opções digitais continuam disponíveis à população por meio do portal (www.poupatempo.sp.gov.br), do aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, totens de autoatendimento e pelo WhatsApp, no número (11) 95220-2974.

Entre os serviços disponíveis, estão: renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, carteira de trabalho digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais, pesquisa de débitos, entre outros.

Geração Z: Como a IA age na personalização da experiência

Estamos vendo a Geração Z reconduzir as normas do mercado, estabelecendo novas expectativas para as marcas. Portanto, para engajar esse público, é fundamental que as empresas adotem uma comunicação ágil, objetiva e personalizada. A geração em pauta busca interações autênticas, dando mais importância às experiências que vivem do que aos benefícios financeiros convencionais.

Para esse público, redes como Instagram e TikTok são os principais meios de conexão. A interação em tempo real é fundamental, o que exige que as empresas sejam rápidas e flexíveis em seu atendimento, sempre disponíveis a qualquer momento. Os nativos digitais esperam acesso imediato a produtos e serviços, independentemente do horário ou local.


A Gen Z entende e aceita o papel da Inteligência Artificial na personalização das experiências online. Eles sabem que, ao pesquisar por um produto ou viagem, os algoritmos ajustarão anúncios e sugestões, tornando a jornada de compra mais relevante.

Por exemplo, ao procurar um tênis para corrida, começam pesquisando na internet, analisam opiniões em comunidades online e interagem com influenciadores. Valorizam recomendações autênticas e a opinião da comunidade ao fazer sua escolha.

Para a geração Z, uma experiência positiva com um produto ou serviço é lembrada e compartilhada nas redes sociais, influenciando outras pessoas. Eles buscam marcas que ofereçam momentos únicos, não apenas vantagens de curto prazo.


Nesse contexto, um pós-venda eficiente e proativo é essencial. Faz parte da jornada e pode definir a decisão de comprar novamente ou buscar alternativas. A experiência é contínua: desde a compra até o suporte pós-venda, as pessoas que pertencem a essa geração esperam ser surpreendidas.

O funil de vendas tradicional não se aplica mais a essa geração, seguindo uma jornada não linear, conhecendo marcas por posts virais, pesquisando em fóruns e comunidades, realizando a compra e mantendo interações nas redes sociais. Além disso, esperam um pós-venda eficiente e contínuo. Desta forma, o funil se torna apenas uma parte de um ciclo permanente de engajamento.

Para atender às expectativas desse grupo, as marcas precisam adotar estratégias claras. Primeiramente, é fundamental ter agilidade e precisão nas respostas. O perfil deste público é imediatista e não tolera erros, exigindo uma comunicação direta e assertiva. A personalização inteligente também é crucial. Usar IA para interações em tempo real, demonstrando um entendimento preciso das necessidades do cliente, aumenta a relevância das ofertas sem parecer invasivo.

O pós-venda eficiente é outro ponto essencial. Resolver problemas rapidamente pode transformar um cliente em um verdadeiro defensor da marca. Finalmente, é necessário respeitar a identidade do consumidor. A comunicação deve se alinhar com os valores desses nativos digitais, criando conexões autênticas que vão além do simples ato de vender.

A Geração Z busca mais do que produtos; eles querem experiências que se conectem com suas vidas e valores. Para eles, a jornada de compra não termina na aquisição do produto. É uma relação contínua, onde o pós-venda é tão importante quanto o processo de venda. As marcas que conseguem personalizar essa jornada e interagir de forma ágil e respeitosa são as que conquistarão a lealdade dessa geração exigente e imediatista.


 
Marcus Piombo - CEO da Necxt, empresa especializada em Customer Service (CS) e atendimento ao cliente do Grupo Stefanini.


Gastos de brasileiros no exterior registram US$ 4,1 bilhões (R$ 22,9 bilhões)

Aumento em relação ao ano passado é de 13,4%

 

De acordo com balanço do terceiro trimestre de 2024 divulgado pela Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento, os gastos de brasileiros com cartões no exterior continuaram a crescer de maneira importante, com avanço de 13,4% (em comparação ao ano anterior) e US$ 4,1 bilhões (R$ 22,9 bilhões) em movimentações financeiras. 

Os locais onde os brasileiros mais realizaram pagamentos com cartões foram a Europa, com R$ 11 bilhões (+32%), e Estados Unidos, com R$ 7,5 bilhões (+23,1%). Juntos, os dois destinos somaram R$ 18 bilhões. O valor gasto com cartões nas duas localidades juntas cresceu 28,3% no terceiro trimestre, representando 80,6% do total transacionado no exterior. 

Nas demais regiões, é relevante ressaltar o crescimento do uso dos cartões na América sem levar em conta os Estados Unidos, cujo volume atingiu R$ 3,2 bilhões, registrando incremento de 28,7% no trimestre. Em seguida estão a Ásia, com R$ 941,7 milhões (+41,8%), Oceania com R$ 200 milhões (+19,6%) e a África, com R$ 143,7 milhões (+66,1%). 

Já o movimento contrário, ou seja, os gastos dos estrangeiros no Brasil somaram US$ 1,2 bilhão (R$ 6,9 bilhões) com cartões, apresentando uma queda de 14,5% em relação ao terceiro trimestre de 2023.

 

Outros dados do balanço do terceiro trimestre de 2024 seguem abaixo: 

As compras realizadas com cartões de crédito, débito e pré-pagos atingiram a marca de R$ 1 trilhão no terceiro trimestre deste ano, de acordo com dados da Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento. O montante, recorde para o período, é 10,2% superior em relação a igual trimestre do ano passado. No acumulado de janeiro a setembro, o valor transacionado nas compras com cartões chegou a R$ 3 trilhões, crescimento de 10,9% em relação ao mesmo período de 2023. 

Na comparação entre as modalidades, o destaque ficou, por mais um trimestre, com o cartão de crédito: R$ 693,2 bilhões, crescimento de 14%. O segundo maior volume transacionado foi com cartão de débito, que movimentou R$ 248,3 bilhões (-0,4%). Já o cartão pré-pago somou R$ 94,1 bilhões (+14,7%).

 

Quantidade de transações 

No terceiro trimestre, o uso dos cartões como um todo ultrapassou a marca de 11,5 bilhões de transações, alta de 7,1%. Isso significa que os brasileiros fazem, em média, 127 milhões de pagamentos por dia (ou algo em torno de 1.500 por segundo) tanto em estabelecimentos físicos, quanto em ambientes online. 

O cartão de crédito foi, também, a modalidade mais usada nas compras e pagamentos, com 5 bilhões de transações. Na sequência vêm o cartão de débito, com 4,2 bilhões, e o pré-pago, com 2,3 bilhões.

 

Pagamentos recorrentes 

Um ponto inédito trazido pela Abecs são as informações do uso dos cartões para pagamentos recorrentes, modalidade de cobrança automática que facilita a rotina do consumidor e gera mais eficiência de recebimento ao estabelecimento comercial. 

Os pagamentos recorrentes movimentaram R$ 28 bilhões no terceiro trimestre de 2024. O crescimento é de 41,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Em dois anos, o volume movimentado por transações recorrentes cresceu 89,2%. 

No recorte por modalidade, o cartão de crédito movimentou R$ 26,6 bilhões (+44%), o cartão pré-pago R$ 685 milhões (+38,9%) e o cartão de débito R$ 673 milhões (+15,8%).


Cartão de débito cresce no ambiente online 

No recorte de compras remotas, ou seja, no ambiente online, os cartões movimentaram R$ 246 bilhões no terceiro trimestre de 2024. O uso dos meios eletrônicos de pagamento pela internet e outros canais remotos, como aplicativos e carteiras digitais, cresceu 15,8% no período. 

O cartão de débito continua ganhando cada vez mais espaço nessas transações, tendo apresentado crescimento de 6,9% no trimestre. Se avaliado o crescimento em relação ao período antes da pandemia (3º trimestre de 2019 x 3º trimestre de 2024), o uso do débito em compras não-presenciais subiu 427,8%, enquanto o do cartão de crédito cresceu 186,6%.

 

Pagamento por aproximação 

Já os pagamentos por aproximação, que utilizam a tecnologia NFC (Near Field Communication), movimentaram R$ 376 bilhões no terceiro trimestre. O volume transacionado cresceu 46,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

A quantidade de compras utilizando esta tecnologia chegou a 66 bilhões por dia. Ou seja, a cada hora, brasileiros realizam, em média, cerca de 2,8 milhões de pagamentos por aproximação. A quantidade total de compras cresceu 33% em relação ao mesmo período do ano anterior.
 

Em setembro de 2024, a quantidade de compras com cartões e outros dispositivos por aproximação atingiram 65% dos pagamentos presenciais. Até o primeiro semestre de 2025, espera-se que os pagamentos por aproximação representem 70%. 

Pesquisa recente do Instituto Datafolha apontou que, dentre os consumidores que costumam realizar pagamentos por aproximação, a maioria usa a tecnologia de maneira frequente, ou seja, sempre ou quase sempre (61%). Além disso, rapidez e comodidade foram os principais benefícios citados pelos consumidores (89%) ao se utilizar o modelo NFC.

 

Análise por região 

Na análise regional, o Sudeste atingiu a marca de R$ 559,5 bilhões (+10,2%) em valor transacionado. A região Sul teve o segundo maior volume, R$ 147,1 bilhões (+16,5%). O Nordeste aparece em terceiro lugar com R$ 124,4 bilhões (+12,6%), seguido pelo Centro-Oeste, com R$ 80,2 bilhões (+17,3%), e pela região Norte, com R$ 40,5 bilhões (+10,6%).

 

Petshop e bares e restaurantes lideram 

No terceiro trimestre de 2024, o segmento do varejo que registrou maior crescimento em valor transacionado com cartões foi o de petshop (+15%). Em segundo lugar aparece o setor de bares e restaurantes com 6%, seguido por farmácias, com alta de 4,6%. Os setores de roupas e acessórios (3,6%) e autopeças e afins (3,1%) tiveram alta na ordem dos 3%. 

No setor de serviços, quem lidera o crescimento de valor transacionado com cartões é a área de telecom, com 13,5%, seguida de perto por serviços médicos e afins com 13,4%. O setor classificado como cultura e esportes aparece em terceiro lugar, com alta de 12,7%. Profissionais liberais tiveram crescimento de 10,3% e o setor de seguros ficou com 3,4%.

 

Abecs

 

Pretende comprar um carro ainda em 2024? Veja dicas para escolher o modelo ideal

Especialista destaca pontos importantes para motoristas indecisos na hora de adquirir um carro novo ou seminovo

 

O fim do ano promete ser quente para o mercado automotivo. Uma pesquisa da OLX revelou que a maioria dos consumidores querem comprar um carro ainda em 2024. O levantamento aponta que 73% dos respondentes já tem um automóvel e querem adquirir mais um veículo ou trocar de carro até o final do ano. 

Mas como escolher o melhor carro? Considerar todas as circunstâncias, pontos de atenção e o perfil do motorista é uma tarefa complicada. Para ajudar nessa tarefa, convidamos o Artur Oliveira, Diretor de Vendas de Seminovos da Turbi - uma das maiores empresas de locação, assinatura e venda de veículos no país, para elencar os 5 principais pontos para se considerar antes de comprar um carro: 


  • Qual modelo escolher de acordo com meu perfil?

De acordo com o especialista, o primeiro passo é considerar pontos como qual será sua principal função (trabalho, dia a dia, lazer, etc), número de passageiros que deve transportar e o tamanho do porta-malas. “Escolher o carro ideal para cada motorista envolve analisar suas necessidades e estilo de vida. Se você frequentemente transporta familiares e amigos ou realiza viagens longas, modelos como sedãs ou SUVs, com maior espaço interno e porta malas, são recomendados. Para deslocamentos diários ao trabalho, um hatch compacto atende adequadamente. ”, explica Oliveira.


  • Novo ou Seminovo? 

Comprar um 0km hoje em dia pode ter suas vantagens, mas arcar com o alto custo inicial é desaconselhado por Oliveira. Para o Diretor de Vendas, os veículos novos passam por uma desvalorização agressiva que, muitas vezes, não justifica o investimento. “Para não ver o preço do carro diluir logo após a compra, o seminovo é, muitas vezes, uma opção econômica para o motorista. É possível encontrar no mercado carros com pouca rodagem e ainda dentro da garantia de fábrica”, destaca.


  • Procedência

Neste ponto, Artur reforça que “antes de se encantar por um automóvel, é essencial conhecer todo o seu histórico”. Segundo o especialista, garantir que o veículo tenha passado por todas as manutenções e revisões de forma adequada pode prevenir inúmeras complicações. 

Portanto, é aconselhável solicitar toda a documentação e verificar se está conforme os padrões estabelecidos pela fábrica para a manutenção. Artur destaca a necessidade de conferir os certificados de Registro, Licenciamento, IPVA e o Laudo Cautelar do veículo. “É fundamental verificar a existência de multas ou outras pendências no automóvel para evitar surpresas desagradáveis, como alterações indevidas no número de chassi e motor que o vendedor possa ter omitido”, completa.


  • Faça um Test Drive:

Antes de fechar o negócio, é essencial que o motorista teste todas as funcionalidades do veículo, verificando também se o carro se adapta à sua forma de dirigir e oferece conforto e desempenho adequados.”Em nossa concessionária, sempre orientamos que o interessado passe um momento com o carro. Isso ajuda, inclusive, na escolha do modelo ideal e facilita o ‘match’ perfeito”, aponta o Diretor de Vendas da Turbi.

  • Ficou com dúvidas? Tente outras opções!

Para motoristas que seguiram todas as recomendações do especialista, mas ainda estão indecisos sobre o modelo ou a compra, Oliveira propõe uma alternativa: “Se houver necessidade de um carro, mas dúvidas sobre a aquisição, o motorista pode optar por alugar por uma hora ou assinar por um mês antes de decidir pela compra. A Turbi oferece sua frota para venda com preços abaixo da tabela Fipe, incluindo veículos de diferentes modelos e categorias com cerca de 2 anos de uso e ainda sob garantia. Nossos carros têm menos de 30 mil km e todo o histórico de revisões e documentação atualizada”, afirma o Diretor de Seminovos da Turbi.

  

Turbi

 

Black Friday: ainda vale a pena participar?

 

“Vou esperar a Black Friday para comprar aquele produto que quero”. Por muito tempo, essa frase era frequentemente dita pela população, que aguardava, ansiosamente, essa época do ano para adquirir itens por um preço mais em conta do que o usual. Há algum tempo, contudo, o mercado vem notando uma certa frustração por parte dos consumidores, que vêm se deparando com ofertas não tão atrativas ou mesmo produtos anunciados “com desconto”, mas que continuam com os mesmos preços de outros períodos do ano. Será que, então, ainda vale a pena participar da Black Friday? Se a sua empresa souber como se preparar, com certeza.

A crescente onda de interesse por essa época que o Brasil vinha registrando nos últimos anos teve uma queda em 2023, ano que registrou vendas abaixo do esperado. O que se viu por aqui no ano passado foi um movimento mais fraco das marcas em relação à divulgação de ofertas, o que pode influenciar, significativamente, em um menor interesse do consumidor em comprar.

Segundo dados do Google, como prova disso, em junho de 2023, 66% dos consumidores almejavam realizar compras na Black Friday. Porém, destes, apenas 54% chegaram a, de fato, comprar, além de 44% que compraram menos do que haviam avaliado inicialmente. É claro que existem diversas justificativas que impactaram nessa queda – mas, de todas, essa questão das ofertas falsas vem sendo, certamente, um dos piores erros cometidos pelas empresas, que acabam anunciando descontos de seus produtos com os mesmos preços que são usualmente vendidos.

São frequentes os casos de empresas que não se planejam para um iminente aumento de vendas neste período, o que ocasiona em falta de produtos no estoque e na consequente má experiência do consumidor, que acaba comprando algo que não possa ser entregue, ou que o prazo de entrega seja muito longo. Uma enorme falta de cuidado em toda a logística de transporte, que não consegue dar vazão à esta alta demanda.

Por mais que muitos clientes tenham criado uma percepção bastante negativa da Black Friday, ela ainda é considerada como uma excelente época para elevar as vendas, independente do porte ou segmento. Além, é claro, de ser um ótimo momento para aumentarem sua presença de mercado, uma vez que as pessoas estão propensas a comprar novos produtos de novas macas.

No caso de empresas que não sejam, necessariamente, de varejo ou de vendas B2C, elas não precisam se limitar em oferecer pacotes especiais apenas na data, mas também ao longo de toda a semana ou, até mesmo, no mês inteiro. É possível, como exemplo, oferecer descontos em alguns serviços, fazer parcerias ou impulsionar as vendas para empresas que atendem o cliente final. São várias as possibilidades de usufruir dessa época com resultados positivos.

Para isso, um planejamento, com calma e antecedência, pode contribuir com essas conquistas e minimizar todos os problemas apontados anteriormente. Na prática, ele precisa envolver cuidados como calcular o estoque necessário para atender o aumento da demanda no período, fazendo com que seja vendido e que os produtos não fiquem acumulados no estoque após a data; organizar a loja, seja online ou física, para acomodar o fluxo maior de clientes; e definir o melhor processo de entrega desse produto para o cliente, evitando, assim, atrasos e frustrações.

Se questione: quais produtos eu desejo vender na Black Friday? Quais itens os clientes costumam comprar nessa época? Como os meus concorrentes estão se planejando para essa data? Minha empresa tem capacidade técnica de receber mais consumidores acumulados em um mesmo período, garantindo uma boa experiência para eles em sua jornada? Preciso reforçar meu time? Os métodos de pagamento utilizados conseguem dar vazão a um fluxo alto? Quais canais de comunicação devo utilizar para divulgar minhas promoções (redes sociais, e-mails, SMS, RCS)?

Pode parecer muita coisa, mas as respostas de todas essas perguntas trarão uma análise abrangente e completa da capacidade da sua empresa e o que deverá ajustar para que colha frutos maduros na Black Friday. Afinal, ela ainda continua sendo uma data extremamente vantajosa para as marcas de todos os portes e segmentos, desde que saibam como se preparar para se destacar e garantir uma boa reputação com seus atuais e futuros clientes. 



Larissa Lopes - Head de Marketing e Pré-vendas da Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de VoiceBot, SMS, e-mail, chatbot e RCS.


Pontaltech

 

8 cidades para visitar no feriado de Proclamação da República

Turbi indica lugares perto da capital para ir conhecer de carro 

 

Finalmente um feriado! Para aqueles que querem aproveitar a oportunidade para viajar com a família e amigos, essa é uma das poucas oportunidades em 2024 para escapar do agito da cidade de São Paulo. Pensando nisso, a Turbi, locadora pioneira no modelo 100% digital, preparou uma lista de destinos perto da metrópole e fáceis para ir de carro. 

São opções para o motorista que não tem carro mas deseja fazer um “Bate e Volta” em um final de semana, a locadora permite agendar um carro com até 8h de antecedência ou retirar o veículo na hora, escolhendo onde quer retirar o veículo. São mais de 300 pontos espalhados na grande São Paulo para ter um Turbi sempre a poucos passos de casa, de maneira bem conveniente. Confira as dicas:

1. Pedra Bela (120km da capital paulista)

Com menos de 10 mil habitantes, o município de Pedra Bela é opção para quem quer curtir o feriado bem próximo da natureza. São diversas opções de cachoeira, como a Boca da Mata e a Antônio Souza, além de outras opções na montanha que envolvem escalada e uma tirolesa de 2km de extensão. Vale a pena visitar também o santuário de Nossa Senhora Aparecida e o templo budista Zengetsuzan Taikanji.


2. Embu das Artes (30km da capital paulista)

Você vai voltar com uma lembrancinha se visitar a Feira de Artesanato que acontece todo domingo em Embu das Artes. A cidade é muito procurada para compras e tem muitas lojas e ateliês, mas também conta com muitas atrações culturais, arquitetônicas e gastronômicas que valem a pena, como a Viela das Lavadeiras, o Parque Lago Francisco Rizzo e o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas.


3. Paranapiacaba (48km da capital paulista)

Que tal um passeio de trem em um distrito de Santo André? Paranapiacaba é uma pequena cidade turística criada por imigrantes ingleses que vieram ao país para construir as ferrovias do estado de São Paulo. Com uma arquitetura única e boas opções gastronômicas, a cidade respira os tempos dos barões de café.


4. Juquehy -São Sebastião (160km da capital paulista)

Juquehy é uma das praias mais badaladas do litoral paulista. A beleza das praias se mistura com as ótimas opções de esportes e conta com muita infraestrutura para turistas. Uma das características de Juquehy são as praias extensas, que oferecem trechos mais agitados e outros de águas mais calmas para curtir com a família.


5. Santos (85km da capital paulista)

Santos tem inúmeros pontos turísticos interessantes para quem gosta de visitar museus e conhecer um pouco mais da história de uma das cidades mais importantes do país. Nossa sugestão é começar pelo bonde para fazer um tour pelo centro histórico. No seu roteiro, não pode faltar o Museu do Café e o Monte Serrat, onde há um ótimo mirante para admirar toda a baixada e o porto.


6. Monte Verde (165km da capital paulista)

Na Serra da Mantiqueira, Monte Verde é um distrito de Camanducaia (MG) e possui ótimas opções de restaurantes para comer fondue, casas de chocolate caseiro e acomodações para famílias, com opções românticas para casais. A dica é procurar o voo panorâmico pela região da serra!


7. Cunha ( 221km de São Paulo)

Uma opção para quem gosta de flores! Cunha fica a cerca de 3 horas de carro de São Paulo, no encontro entre as serras na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro. O carro chefe da cidade são os campos de lavanda, mas o lugar também oferece diversas opções de trilhas e boas opções gastronômicas. 


8. Paraty (279km de São Paulo)

Paraty é reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade e possui diversas opções para curtir durante todo o final de semana. Você não pode deixar de fazer um tour pelo centro histórico antes de conhecer as praias. O passeio de barco é uma opção muito importante para visitar as principais praias do local, como Trindade, Cachadaço e Cepilho.

 

 Turbi


Aproveite o feriado de 15 de novembro com viagens curtas próximas a São Paulo

Para quem decidiu aproveitar o feriado prolongado de última hora, a Coris dá dicas de destinos próximos a São Paulo e reforça a importância do seguro viagem 

 

O feriado da Proclamação da República, que cai nesta sexta-feira, 15 de novembro, é uma excelente oportunidade para uma escapada rápida da cidade. Para aqueles que ainda não organizaram o roteiro, a Coris, referência em assistência e seguro viagem, apresenta dicas de destinos e orienta sobre a importância de um seguro viagem, até mesmo em viagens curtas. Mesmo para passeios próximos, o seguro garante cobertura essencial para emergências e imprevistos, assegurando tranquilidade ao viajante.


Destinos para quem quer curtir o feriado próximo a São Paulo

Pensando em quem quer aproveitar ao máximo o tempo disponível, a Coris sugere alguns destinos com natureza e diversão garantida, todos a poucas horas de São Paulo, ideais para uma viagem rápida e segura.

Campos do Jordão – Conhecida como a “Suíça Brasileira”, essa cidade encantadora é perfeita para quem deseja relaxar em meio à natureza, com opções de passeios ao ar livre, boa gastronomia e cultura. A viagem de carro é curta, cerca de 2h30, o que faz de Campos um destino conveniente e cheio de charme.

Vale Encantado Eco Park e Hotel – Localizado em Biritiba-Mirim, a apenas 1h30 de São Paulo, o Vale Encantado é ideal para quem quer diversão em meio à natureza. O complexo de lazer ocupa uma área de quase dois milhões de metros quadrados, com parque aquático em meio a uma vegetação e uma estrutura pet-friendly que inclui um hotel fazenda com 70 apartamentos. O parque conta com seis piscinas e mais de 20 atrações, incluindo fazendinha, piscina de ondas, lago com pesqueiro, praia borbulhante, dino acqua, kids park, cascatas, trilhas e até uma maria-fumaça – opções para toda a família.

São Luiz do Paraitinga – Localizada a cerca de 2 horas de São Paulo, esta pequena cidade possui um dos maiores acervos de arquitetura colonial do estado. Para quem gosta de algo mais cultural e histórico, São Luiz do Paraitinga é o destino perfeito para um feriado rápido e imersivo.

A importância do seguro viagem mesmo em viagens curtas

Para aproveitar o feriado sem preocupações, o seguro viagem é essencial. Segundo a Coris, imprevistos podem ocorrer em qualquer tipo de viagem, inclusive nas mais curtas. Desde despesas médicas em caso de acidentes até a cobertura para emergências odontológicas e extravios de bagagens, o seguro viagem permite que o viajante aproveite o feriado com tranquilidade. É especialmente útil para quem possui planos de saúde com cobertura local, limitada à cidade de residência, já que o seguro viagem proporciona atendimento médico em outros municípios.

“Escolher um seguro viagem é uma decisão fundamental para quem quer evitar dores de cabeça e gastos inesperados mesmo em viagens curtas. O feriado é para descansar, e o seguro ajuda a manter o foco apenas nos momentos bons da viagem trazendo tranquilidade e proteção em todas as experiências”, destaca Taís Mahalem, Diretora de E-commerce da Coris.





Coris
Mais informações: https://coris.com.br


Brasil lidera novo capítulo da descarbonização com o Combustível do Futuro

A urgência por soluções que minimizem os impactos das mudanças climáticas se intensificou em todo o mundo. A sanção do Projeto de Lei 528/2020, conhecido como Combustível do Futuro, coloca o Brasil em posição de destaque global ao liderar um dos maiores e mais inovadores programas de descarbonização da matriz de transportes e mobilidade. Uma oportunidade histórica que consolida nosso papel na transição energética e no desenvolvimento de soluções sustentáveis. 

O Combustível do Futuro surge como uma resposta robusta à necessidade de reconfiguração dos sistemas de transporte e da produção de energia. Combinando avanços tecnológicos, políticas públicas e incentivos ao setor produtivo, o programa visa ampliar o uso de biocombustíveis, como etanol, biometano e biodiesel, ao mesmo tempo em que introduz novas fontes limpas, como o Combustível Sustentável de Aviação (SAF) e o Diesel Verde. 

O Combustível Sustentável de Aviação (SAF) é um dos grandes protagonistas deste programa. Dado que a aviação civil responde por aproximadamente 800 milhões de toneladas de emissões de CO2 por ano, o SAF desponta como a principal solução para a descarbonização do setor aéreo. Com uma meta inicial de 1% de uso em 2027, atingindo 10% em 2037, o Brasil será o primeiro país a adotar critérios baseados na redução de emissões, e não apenas em metas volumétricas, o que incentiva eficiência com neutralidade tecnológica. 

Já o Diesel Verde representa uma solução estratégica para a redução das emissões do setor de transporte pesado, que historicamente tem grande dependência do diesel fóssil. Produzido a partir de matérias-primas renováveis, como gorduras vegetais e resíduos orgânicos, o Diesel Verde é uma alternativa viável que diminui a pegada de carbono do país, além de garantir maior segurança energética ao reduzir a dependência de combustíveis fósseis importados. 

A relevância desse movimento vai além do ganho ambiental. Ele gera um impacto socioeconômico profundo, ao estimular cadeias produtivas locais e regionais, promovendo a integração entre os setores de agronegócio e energia. Além disso, com a regulamentação de novas tecnologias, como a Captura e Estocagem de Carbono (CCS), o Brasil abre caminho para investimentos bilionários, com potencial de criar empregos e fortalecer sua posição como líder mundial em economia verde. 

Essa tecnologia permite capturar CO2 gerado em processos industriais e estocá-lo em formações geológicas seguras, impedindo que o carbono chegue à atmosfera. Além disso, ao implementá-la, o Brasil se alinha com compromissos internacionais de combate às mudanças climáticas, mostrando que é possível conciliar crescimento econômico com responsabilidade ambiental.

E ainda temos o Programa Nacional do Biometano, outro pilar do Combustível do Futuro, que promete transformar resíduos orgânicos e urbanos em energia limpa e renovável. A utilização do biometano no transporte urbano é uma solução prática para descarbonizar o transporte de cargas pesadas e passageiros, ao mesmo tempo que promove o aproveitamento de resíduos sólidos, ajudando a mitigar as emissões de metano, um dos gases mais nocivos ao efeito estufa. 

O programa ainda propõe o aumento da mistura de etanol na gasolina, de 27% para até 35%, elevando ainda mais a octanagem do combustível brasileiro. Esta medida, além de contribuir diretamente para a redução do preço final ao consumidor, fortalece a posição do Brasil como o maior produtor mundial de etanol de cana-de-açúcar e reforça o papel desse biocombustível na descarbonização do transporte leve. 

O Brasil, com sua abundância de recursos naturais e a expertise acumulada na produção de biocombustíveis, está no centro da transição energética global. O Combustível do Futuro é um exemplo de como o país pode alavancar sua capacidade de inovação e suas parcerias internacionais para consolidar sua liderança no cenário mundial. 

Os próximos anos serão decisivos para a implementação dessas políticas e para a construção de um modelo de desenvolvimento que seja, ao mesmo tempo, econômico e ambientalmente sustentável. Com a sanção do Combustível do Futuro, o Brasil dá um importante passo rumo à descarbonização, assumindo a vanguarda no combate às mudanças climáticas e na promoção de uma economia verde que seja inclusiva e próspera. 

 

José Antonio Puppio - empresário e autor do livro ‘Impossível é o que não se tentou’

 

Cibercriminosos passam a utilizar suspensão da CNH como isca para aplicar golpes

Kaspersky divulga crime que se inicia com o envio de um SMS falso e direciona a vítima para um suposto portal oficial do governo


A Kaspersky alerta a população para um novo golpe de phishing: uma campanha maliciosa utilizando a “Suspensão da CNH” como gancho para o crime. Este golpe utiliza mensagens SMS fraudulentas para enganar as vítimas e roubar seus dados pessoais e dinheiro. Veja abaixo passo a passo como a fraude funciona e quais medidas tomar para não cair no ataque.

O golpe começa com o envio de um SMS para potenciais vítimas, informando sobre a suposta suspensão da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A mensagem contém um link para um site falso:
 


Ao clicar no link, a vítima é direcionada para um site que imita a aparência de um portal oficial do governo. O site solicita o número do CPF para verificar a falsa situação da CNH:

Após a vítima inserir o CPF, o site exibe informações como nome completo, data de nascimento e nome da mãe, conferindo uma falsa sensação de legitimidade.

 

Em seguida, o site informa sobre uma suposta infração de trânsito e exige o pagamento de uma taxa de R$ 99,00 para regularizar a situação da CNH. O pagamento é feito via QR Code do PIX, direcionando o valor para uma conta de laranja em uma fintech:

 


"Este golpe da 'Suspensão da CNH' se aproveita da preocupação dos motoristas com sua documentação. É crucial que todos fiquem atentos e redobrem os cuidados ao receberem mensagens suspeitas, para evitar se tornarem vítimas dessa fraude. Verifique sempre a fonte da informação antes de clicar em links ou fornecer seus dados pessoais", comenta Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.

Para se proteger, a Kaspersky recomenda:

  • Desconfie de mensagens SMS: Nunca clique em links recebidos por SMS de remetentes desconhecidos, especialmente se tratarem de assuntos como suspensão de CNH ou multas.
  • Verifique a autenticidade do site: Antes de inserir qualquer informação pessoal, verifique se o site é legítimo. Sites governamentais geralmente possuem o domínio ".gov.br".
  • Não faça pagamentos via PIX para desconhecidos: Sempre desconfie de solicitações de pagamento via PIX, especialmente se forem feitas sob pressão ou com promessas de regularização rápida.
  • Contate os órgãos oficiais: Em caso de dúvidas sobre a situação da sua CNH, entre em contato diretamente com o DETRAN do seu estado.

Para mais informações de cibersegurança, visite o blog da Kaspersky


Perita esclarece quando um laudo médico é considerado perfeito

Um laudo médico perfeito é aquele que cumpre todas as normas técnicas e legais
 

Quando um laudo pericial é considerado perfeito? Em processos judiciais, onde cada detalhe pode fazer a diferença na sentença final do juiz ou na concessão de um benefício previdenciário, esse documento é considerado essencial. Saiba quais informações são necessárias e por quê.


De acordo com a médica Caroline Daitx, especialista em medicina legal e perícia médica, um laudo pericial perfeito vai além de relatar uma condição de saúde, ele deve reunir todos os critérios técnicos, legais e éticos para que o documento seja útil em uma análise judicial. “A emissão de documentos médicos segue diretrizes rigorosas para garantir que informações essenciais sobre o paciente sejam registradas de forma completa e fidedigna, com impacto direto em processos judiciais e perícias. O papel de laudos médicos e relatórios torna-se fundamental para validar diagnósticos e condições clínicas”, enfatiza.

Segundo a especialista, a distinção entre esses documentos é crucial para sua adequada aplicação conforme a Resolução CFM nº 2.381/2024, que regulamenta a emissão de documentos médicos. “Enquanto o relatório médico se concentra na descrição da evolução e tratamentos aplicados ao paciente, o laudo médico-pericial é um documento técnico destinado a processos judiciais, elaborado por peritos para fundamentar decisões legais”, explica.
 

Daitx esclarece que documentos médicos devem seguir requisitos fundamentais para garantir sua validade e autenticidade. Eles precisam incluir: a identificação completa do médico com CRM e RQE, quando aplicável; identificação do paciente; data de emissão; assinatura qualificada, no caso de documento eletrônico ou assinatura e carimbo, para documentos manuscritos; além de dados de contato e endereço profissional. Esses requisitos formam uma base para que o documento seja aceito em contextos judiciais ou administrativos, preservando a integridade das informações.
 

“A apresentação de documentos na perícia é um passo fundamental. O perito médico não tem obrigação de pedir exames para o periciado. É imprescindível que os documentos estejam prontos para a análise do perito e caracterizem bem a doença ou sequela. A avaliação será embasada nas informações mais relevantes e que demonstrem o quadro de forma completa”, ressalta.
 

No caso de uma aposentadoria por invalidez total e permanente, o laudo deve demonstrar o impacto da condição de saúde na capacidade do paciente para o trabalho, detalhando como a doença afeta suas atividades. “Aqui entra o parecer técnico, um documento que, diferentemente do laudo, agrega uma opinião especializada baseada em evidências e na literatura médica. Ele sintetiza dados necessários para que o perito oficial chegue a uma conclusão embasada sobre a condição clínica do paciente”, afirma a médica.
 

A perita reforça a importância de profissionais da área médica estarem familiarizados com as exigências regulamentares. "Cada documento cumpre um papel distinto e essencial, como o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional), necessário para atestar a aptidão do trabalhador em sua função, e o atestado de saúde, solicitado para diversas finalidades, como licenças e aptidão física. Um laudo médico perfeito é aquele que cumpre, sem falhas, todas as normas técnicas e legais, além de transmitir com precisão as condições clínicas do paciente”, conclui. 



Fonte: Caroline Daitx: médica especialista em medicina legal e perícia médica. Possui residência em Medicina Legal e Perícia Médica pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou como médica concursada na polícia científica do Paraná e foi diretora científica da Associação dos Médicos Legistas do Paraná. Pós-graduada em gestão da qualidade e segurança do paciente. Atua como médica perita particular e promove cursos para médicos e advogados sobre medicina legal e perícia médica.

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