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sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Gran Cursos Online aponta os concursos jurídicos mais cobiçados para 2022

Com remunerações de até R$35 mil, área jurídica é o grande destaque para este ano

 

O ano de 2022 promete ser agitado para os concurseiros, diante da grande quantidade de certames previstos, principalmente na área jurídica. Com um total de mais de 163 mil vagas previstas para diferentes esferas, os certames jurídicos são alguns dos mais aguardados por aqueles que buscam vagas na área, conforme levantado pelo Gran Cursos Online, uma das Edtechs mais inovadoras do país - eleita entre as 100 mais promissoras da América Latina, pela HolonIC.  

De acordo com o levantamento do Gran Cursos Online, sobre os concursos jurídicos previstos para este ano, uma das oportunidades é para o Senado Federal. Dentre as melhores remunerações do serviço público brasileiro, a prova está entre as mais disputadas do ano. Com 40 vagas disponíveis, o concurso propõe um salário inicial de R$ 18.591,18 e pode chegar até R$ 35.114,14. 

Além disso, com salário inicial de R$22.589,59, o concurso da Procuradoria-Geral do Distrito Federal está ofertando 65 vagas para procurador. As inscrições para o certame ficarão abertas entre os dias 4 de abril e 3 de maio de 2022, com provas previstas para junho deste ano. Há ainda a previsão do concurso da Procuradoria-Geral do Estado do Amazonas, que deve ter o edital publicado a qualquer momento, com salário estimado em até R$ 30.653,58.  

Outro concurso bastante cobiçado na área é o do Ministério Público do Estado do Acre, que está com as inscrições abertas até o dia 08 de março e, com prova prevista para ser aplicada em maio. Com oferta de 10 vagas imediatas, o certame indica remuneração inicial de R$ 30.404,42. Também com esta mesma remuneração, destaca-se o concurso do Ministério Público de Minas Gerais, com 60 vagas previstas, além dos Ministérios Públicos de Sergipe, Pará e Amazonas, que devem publicar os editais em breve. Confira abaixo os concursos previstos para o ano de 2022 e os estados contemplados. 

Senado Federal

Todo país

Defensoria Pública

TO, MT, AP, PR, PB, ES

Ministério Público

AC, MG, RJ, PA, SE, PE, AM

Procuradoria-Geral 

DF, AM, MG, RR, RN, PA, BA

Tribunal de Justiça

ES, DF e Territórios, PE, SC, MA

(Crédito: Gran Cursos Online)

 

Concursos jurídicos são os mais esperados em 2022 

Os concursos jurídicos sempre são destaques entre os certames mais procurados, e em 2022, os concurseiros da área terão ainda mais oportunidades. De acordo com Gabriel Granjeiro, CEO do Gran Cursos Online, os primeiros meses do ano serão decisivos para os interessados no ramo. “A maioria dos órgãos responsáveis pelos concursos jurídicos utilizaram o ano de 2021 como base para se organizarem e montarem seus concursos, sendo assim, o primeiro semestre de 2022, principalmente, receberá um grande volume de editais com vagas para Delegados, Promotores, Procuradores, Juízes, Defensores e para profissionais de cartórios”, explica o CEO. 

O professor Renato Borelli, coordenador de carreiras jurídicas do Gran Cursos Online, reconhece que, além de representarem uma ótima chance de estabilidade profissional, bem como outros concursos públicos, os processos jurídicos normalmente apresentam as maiores faixas salariais do mercado. Com isso, a procura por cargos desta área tende a ser muito grande, o que exige dedicação do estudante interessado nessa carreira. “É importante estar sempre atento aos concursos previstos para o ano e começar a se preparar com o máximo de antecedência, inclusive, antes da publicação do edital. Assim, é possível ter o tempo necessário de dedicação que as provas exigem”, aponta o professor.

 

6 principais tendências de aprendizado e desenvolvimento em 2022

Niduu elenca 

 

O mercado está sempre em constante mudança e com o início de um novo ano é sempre possível observar algumas tendências de aprendizado e desenvolvimento que prevalecerão em 2022. Pensando nisso, a Niduu, aplicativo que usa os elementos de games e microlições para desenvolver colaboradores, elencou seis tendências de aprendizado e desenvolvimento em 2022. Confira a seguir:

 

1- Avaliação eficiente de habilidades

Nunca foi tão importante avaliar as habilidades técnicas e comportamentais dos colaboradores. Essa avaliação é fundamental para determinar quais são as lacunas de conhecimento dos talentos e implementar treinamentos específicos para supri-las. 

Atualmente, existem diversas maneiras de avaliar as habilidades dos colaboradores e essas técnicas e métodos se mostram cada vez mais presentes nas organizações, principalmente como tendência para esse ano, são elas: 

·         Pesquisas internas: as pesquisas demonstram indicadores importantes para mensurar o desempenho dos indivíduos e os seus conhecimentos em relação às atividades do cargo;

·         Feedbacks: a cultura do feedback é importante em uma empresa para ouvir as necessidades dos indivíduos e suas dificuldades, o que torna possível conhecer diretamente quais são as habilidades que precisam ser desenvolvidas;

·         Métodos: o modelo de Kirkpatrick, o modelo de Phillips ROI e o modelo de avaliação somativa e formativa são maneiras bastante eficientes para mensurar os resultados dos profissionais e determinar quais são suas lacunas. 

Através dessas técnicas e métodos de avaliação eficiente de habilidades dos colaboradores, torna-se possível impulsionar os resultados da organização em 2022.

 

2- Treinamento e desenvolvimento para retenção de talentos

Descobriu-se que talentos recém-contratados permanecem mais tempo em organizações que investem em seu treinamento e desenvolvimento e, portanto, essa passa a ser uma das principais tendências para 2022, o investimento em T&D para retenção de colaboradores. 

Inclusive, vale ressaltar que todo o processo de integração de novos talentos é fundamental para bons resultados no negócio. A Bamboo HR também elaborou uma pesquisa que elenca dados relevantes sobre este processo: 

·         Um colaborador bem incorporado torna-se 18% mais comprometido com as metas e objetivos da empresa;

·         Uma integração eficiente com aprendizado e desenvolvimento de profissionais faz com que 91% dos talentos tornem-se mais propensos a se sentirem parte da equipe e se conectarem aos demais colegas do time;

·         89% dos colaboradores que vivenciaram uma integração consistente seguem alinhados à cultura do negócio.

 

3- Aprendizado aplicado no fluxo de trabalho 

O aprendizado aplicado no fluxo de trabalho também torna-se tendência para o próximo ano com o intuito de fixar o conhecimento e tornar os resultados da empresa mais eficientes no mercado através da prática dos colaboradores. 

Sendo assim, os treinamentos podem ser realizados de maneira remota ao mesmo tempo que aplicados nas atividades do cargo para que se adquira experiência, além de também ser aplicado em discussões, avaliações, apresentações em grupo, dentre outras formas. 

Esse é um modelo de aprendizado conhecido como blended learning e, como aponta o Times Higher Education World University Ranking, este é o “novo normal”. 

 

4- Experiências de aprendizagem personalizável

A aprendizagem personalizável se torna uma tendência ainda mais forte para o próximo ano porque através de suas soluções de gamificação e microlearning, os profissionais têm a possibilidade de se capacitarem ainda mais. 

Ambas as soluções permitem que o T&D dos talentos seja customizado de acordo com suas necessidades. Por exemplo: 

·         Se os talentos apresentam uma lacuna de conhecimento específica em técnicas de vendas, um treinamento será elaborado especialmente para isso;

·         Se os talentos apresentarem uma motivação extrínseca, as premiações e recompensas da gamificação serão pensadas de acordo com suas preferências pessoais, geralmente sendo levantadas por meio de um teste comportamental.

 As experiências de aprendizagem personalizável também são as responsáveis por engajar os indivíduos nos treinamentos e agregar melhores resultados para a organização, visto que conseguem reter melhor o conhecimento.

 

5- Ferramentas que impulsionam a aprendizagem

Como estamos cada vez mais no digital, é compreensível que as ferramentas que impulsionam a aprendizagem sejam parte das principais tendências de aprendizado e desenvolvimento em 2022. 

Algumas ferramentas já bastante conhecidas para estimular a interação e troca de informações e experiências entre os indivíduos são aquelas destinadas para a comunicação remota, como Skype e Google Meet. 

 

6- Crescimento do mercado de T&D

O mercado de treinamento e desenvolvimento continua crescendo, principalmente em 2022, visto que as capacitações remotas representam grandes benefícios para as organizações: 

·         São mais econômicas se comparadas aos treinamentos tradicionais, tornando-se possível economizar até 50% com capacitações a distância, como aponta a eLearning Industry;

·         Consome 90% menos energia do que treinamentos tradicionais, também reduzindo a emissão de CO² em até 85% por talento que participa da capacitação, segundo a Open University da Grã-Bretanha;

·         Aumenta a produtividade dos colaboradores em até 50%, segundo a International Business Machines Corporation (IBM). 

Além de que essas capacitações remotas que estão ganhando espaço no mercado de T&D aumentam a retenção dos participantes de 25% para 60% nas trilhas de aprendizagem. Portanto, o crescimento do mercado de treinamento e desenvolvimento continuará com força no próximo ano. 

As principais tendências de aprendizado e desenvolvimento em 2022 mostram que haverá um bom investimento em melhorias relacionadas aos processos e ferramentas de treinamento corporativo. Por isso, não fique de fora destes investimentos, invista no capital humano da sua organização e atinja melhores resultados no mercado.


O xadrez geopolítico internacional

Uma análise parcial do ataque russo à Ucrânia

 

A Rússia protagoniza, mais uma vez, um momento histórico marcado por crises diplomáticas e econômicas com o mundo ocidental, em especial, com os EUA. Infelizmente, este momento - já conhecido como Guerra Fria parte II - tem desfechos dramáticos com a morte de soldados e civis no território da Ucrânia, país do Sudeste da Europa.

 

A ofensiva militar russa que se infiltra pelo leste da Ucrânia é o resultado de uma postura expansionista adotada pela administração de Vladimir Putin, presidente da Rússia desde 1999, numa tentativa de não permitir a expansão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em países vizinhos já que, recentemente, a Ucrânia foi convidada para integrar este bloco. Outro grande motivo, seria o fato da queda do presidente ucraniano pró-Rússia em 2014 e das novas posturas políticas adotadas pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky (ex-comediante) de aproximação política e econômica com os países da União Europeia e, também, com os EUA.

 

A imprevisibilidade da postura do presidente russo e de suas ações como chefe de Estado trouxe um ambiente de muita instabilidade internacional. A OTAN tentou, por meio de várias reuniões, uma linha de negociação com a Rússia que, até a semana passada, aparentemente, estava sob controle. Entretanto, a ilusória calmaria deixa de existir quando as ações militares russas marcham seguindo um ideal político maior. Em uma de suas últimas entrevistas, Vladimir Putin declara que: “Os eventos de hoje estão ligados não ao desejo de violar os interesses da Ucrânia e do povo ucraniano. Eles estão ligados aos interesses da própria Rússia em relação àqueles que fizeram a Ucrânia refém e tentam usá-la contra nosso país e seu povo. Repito, nossas ações correspondem à autodefesa de ameaças que criam para nós e de um desastre maior do que estamos vendo atualmente”. 

 

Enfim, temos uma ação que sugere um contra golpe contra as principais potências capitalistas do mundo ocidental e a tentativa da Rússia de se tornar, novamente, numa alusão à antiga URSS, um dos países mais importantes do mundo.

 

É importante salientar que, nestes últimos anos da Nova Ordem Internacional, a ascensão de potências orientais marcam um recomeço de disputas econômicas, crises diplomáticas/políticas e ideológicas pelo mundo. A instabilidade geopolítica permanecerá com muitos novos eventos e, muito provavelmente, os países que não estão envolvidos diretamente com este conflito padecerão, a começar pela exponencial alta do preço do barril de petróleo e, também, pelo lado que escolherem numa relação diplomática internacional. 

 

Se por uma vertente temos a OTAN, liderada pelos EUA, se preparando para algum tipo de ofensiva em território ucraniano, pela outra tem  a Rússia com a OTSC (Organização do Tratado de Segurança Coletiva) com a ajuda da Armênia, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, além da atual declaração política de apoio proveniente de Cuba e da Venezuela. 

 

 

Tuca Alarcon - docente de Geografia no Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP). 


Ucrânia: "Relações Internacionais tem apenas duas possibilidades: cooperação ou conflito"

Na madrugada da última quinta-feira (24), após semanas de tensão, a Rússia iniciou ataques por terra, mar e ar no território da Ucrânia. O ataque aconteceu dias depois do presidente russo Vladimir Putin ter reconhecido a independência de duas importantes províncias separatistas do leste ucraniano: Donetsk e Luhansk.

Em entrevista para uma rádio de Salvador, o doutor em Ciências Políticas e Gerente dos cursos de Direito da Rede UniFTC, Edson Medeiros, apontou que também houve outros motivos para a Rússia iniciar os ataques, entre eles a possível entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

"A Ucrânia é um ponto estratégico para a Rússia porque acaba virando um corredor. Para que os inimigos cheguem, por exemplo, vai ter que passar pela Ucrânia. No momento que a Ucrânia virasse membro da OTAN, em vez dos inimigos passarem mais de 1800 km, passariam só 600 km. Geopoliticamente não é muita coisa", explica Edson.

Além disso, o especialista também cita a ambição expansionista e revisionista de Putin, que quer aumentar o seu poder de influência na região. "A Rússia de Putin tem este projeto de expansão. Sempre gosto de lembrar que Relações Internacionais tem apenas duas possibilidades: ou é cooperação ou é conflito. Não existe meio termo", pontuou durante entrevista para rádio.



Relação de tensão entre Rússia e Ucrânia é histórico

Vale destacar que os conflitos envolvendo Rússia e Ucrânia não são novos. A Ucrânia é uma ex-república soviética, tem laços sociais e culturais com a Rússia, e o russo é amplamente falado por ucranianos. Desde 1991, com o fim da União Soviética, a Ucrânia é um país independente.

Quando os ucranianos depuseram seu presidente pró-Rússia no início de 2014, Moscou anexou a península da Crimeia, no sul da Ucrânia. Nesta região, o carvão é um dos produtos mais comercializados e produzidos, com indústrias altamente desenvolvidas, além de metalúrgicas e empresas diversas. "Pensando na história, em 1954, a Rússia entregou a Crimeia para a Ucrânia e essa mesma Crimeia foi 'tomada de volta' motivo de guerra em 2014. Quando chega para Ucrânia que ela perdeu a Crimeia, começa um processo de se restabelecer, armar e treinar a população", finaliza Edson Medeiros.


Automação industrial: a estratégia da indústria para superar os desafios


O cenário econômico tem sido desafiador desde antes da pandemia. Os últimos dois anos apontaram a real necessidade de o setor industrial investir em soluções e tecnologias para superar os desafios. Para especialistas da CNI (Confederação Nacional da Indústria), o estímulo à inovação -- que tem na automação industrial um de seus pilares -- é ferramenta fundamental para agregar valor e fazer a indústria nacional tornar-se mais competitiva. 

A automação industrial é o caminho para aumentar a eficiência operacional, reduzir custos, flexibilizar as linhas de produção, melhorar a qualidade das entregas e criar serviços e modelos de negócios mais aderentes e alinhados às novas demandas do mercado. 

Segundo a pesquisa “A Indústria 4.0 e a pandemia”, elaborada pela CNI, as indústrias que adotaram uma ou mais tecnologias de automação no processo de produção estão enfrentando melhor os desafios no contexto da pandemia, com aumento da produtividade, rentabilidade e até mesmo de seus quadros de funcionários durante o período.

 

Planejamento é fundamental

Como em qualquer investimento, o projeto de automação industrial requer um planejamento financeiro e estratégico que deve apontar de forma consistente e segura um melhor resultado focado no ambiente do seu negócio e no valor operacional. 

Não devemos pensar apenas no curto prazo, esperando um retorno do investimento entre um ano e 18 meses. O investimento em automação industrial costuma render no médio e longo prazo, e o mais importante, de forma sustentável. 

Vale ressaltar que cada segmento da indústria enfrenta seus próprios desafios, por isso a importância de cada empresa conhecer sobre seu processo de produção e assim buscar o que há de mais avançado e adequado para si próprio.

 

Espaço para crescer

Ainda temos muito a crescer: segundo relatório elaborado pela empresa de pesquisa ISG (Information Services Group), a automação industrial ainda está em estágio inicial no Brasil e muitas empresas estão em fase de implementação de seus projetos. 

Segundo a CNI, os maiores obstáculos para a implementação de soluções e tecnologias de automação industrial são, em primeiro lugar, falta de capital/recursos, seguido de alto custo e dificuldade de crédito. Em terceiro lugar, está a falta de mão de obra qualificada. Sabendo desse terceiro criamos uma plataforma online que oferece diversos cursos gratuitos e que contribui para a profissionalização de trabalhadores que atuam na área da automação, atualmente contamos com mais de 28 mil inscritos e quase 19 mil certificados emitidos. 

O Brasil ocupa a 57ª posição no Global Innovation Index 2021, entre 132 economias, quando subiu cinco posições e alcançou sua melhor classificação desde 2012, o que mostra uma perspectiva promissora para o crescimento da automação industrial. Portanto, existe um grande universo de oportunidades no país para a expansão da automação industrial e essa expansão se torna cada vez mais essencial para o sucesso de diversos negócios. E estamos prontos para embarcar nessa jornada.

 

 

André Chimura - gerente de vendas da Mitsubishi Electric


Operações Financeiras ESG e o Agronegócio

O mundo muda cada vez mais rapidamente e os negócios também. Empresas e empreendedores se dão conta de que para atender os clientes (que são também cidadãos e eleitores), não basta produzir bons produtos a preço competitivo, é necessário fazer a coisa certa do ponto de vista ético, social e ambiental. Estamos vivendo a transição do capitalismo de shareholder para o capitalismo de      stakeholder, que engloba todas as partes interessadas além do acionista, como colaboradores, consumidores e a sociedade como um todo. Com isso, as empresas precisam não só fazer a coisa certa, mas também comprometer-se com ela. O termo ESG (Ambiental, Social e Governança, em português), tem a ver com isso e foi criado em um documento do Banco Mundial e do Pacto Global da ONU, denominado “Who Care Wins” (Quem se Preocupa Ganha). O termo está ligado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, que englobam, por exemplo: erradicação da pobreza, fome zero, agricultura sustentável e ação contra a mudança global do clima. 

Quando falamos de operações financeiras ESG, estamos falando de uma maneira das empresas comprometerem-se publicamente com metas específicas ligadas a algum desses 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Grosso modo, existem duas formas de se fazer operações ESG, a primeira é emitir títulos ou tomar empréstimos específicos para financiar alguma ação socioambiental, como, por exemplo, os chamados Títulos Verdes. A segunda é emitir dívida ou tomar empréstimos sem utilizar o dinheiro para um propósito específico, mas  comprometendo-se com metas socioambientais específicas. Esses papéis são conhecidos como “Sustainable Linked” ou título de dívida atrelado a metas de sustentabilidade     .

Nos “títulos ou empréstimos verdes” os recursos têm que ser obrigatoriamente utilizados em investimentos socioambientais. Um bom exemplo é um Bond emitido por uma empresa brasileira de papel e celulose em 2016, cujos recursos deveriam ser obrigatoriamente utilizados em manejo florestal sustentável, preservação e gestão do uso da água, eficiência energética e energia renovável. Cada investimento com esses recursos possui metas específicas e mensuráveis definidas para serem atingidas ano a ano e são acompanhadas sempre por um auditor externo.

Já nos “sustainable linked bonds”, os recursos podem ser usados para qualquer coisa, mas a empresa se compromete contratualmente com metas socioambientais específicas e fica sujeita a pagar uma penalidade, na forma de aumento da taxa de juros, se essas metas não forem atingidas. Um exemplo é um CRA, emitido por uma Usina de Açúcar em 2021, que prevê um aumento de 0,25% na taxa de juros da operação, caso não sejam atingidas metas de redução do consumo de água, redução de resíduos sólidos e reintrodução de duas espécies nativas em extinção no ecossistema.

O número de emissões e empréstimos ESG no Brasil saiu de apenas uma em 2015, no valor de US$ 454 milhões, para 103 em 2021, num total de US$ 15,3 bilhões. Das emissões de 2021, 38 delas (37%) foram de empresas da cadeia do agronegócio (incluindo produtores rurais) e totalizaram US$ 7,1 bilhões (47%). O mercado (fundos e outros investidores) têm pago prêmios sobre esses títulos, o que significa que saem mais baratos para a empresa emissora, quando comparado com uma emissão não ESG. É, portanto, uma oportunidade de ganhar dinheiro fazendo a coisa certa. Como dizia o título daquele documento, “who care wins”.

 

 Manoel Pereira de Queiroz - Superintendente de Agronegócio do Banco Alfa, membro do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP e conselheiro da ADEALQ.


Inadimplência cresce e atinge 6,0 milhões de empresas em janeiro, revela Serasa Experian

Dentre os negócios inadimplentes 52,0% pertencem ao setor de Serviços e 5,4 milhões são de micro e pequeno porte 



A inadimplência cresceu e atingiu 6,0 milhões de empresas em janeiro de 2022, um aumento de 1,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. De acordo com o Indicador de Inadimplência da Serasa Experian, o segmento de Serviços foi o mais afetado, representando 52,0% das empresas negativadas. O índice também foi impulsionado pelo Comércio, que equivale a 38,7% do total. As Indústrias afetadas significam 8,0% e o setor Primário apenas 0,9%. Confira no gráfico abaixo a oscilação dos números gerais de inadimplência:





De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o aumento da inadimplência das empresas era uma movimentação esperada para o país no início de 2022. “A estagnação econômica e a ascensão da taxa Selic criaram um cenário desafiador que afeta de forma negativa as finanças das empresas. Por isso, os empreendedores estão atuando com um fluxo de caixa reduzido, ao mesmo tempo que lidam com despesas maiores relacionadas ao encarecimento do crédito. Esse cenário, na maioria das vezes, resulta em inadimplência”.

MPEs representam parcela de 5,4 milhões dentre os inadimplentes
Em janeiro deste ano, as micro e pequenas empresas representaram a maior parte dos inadimplentes, com 5,4 milhões de negativados. Um aumento de 0,4% no comparativo com o mesmo período de 2021. A análise também revelou que o segmento de Serviços foi o único a demonstrar piora, com crescimento de 2,1%, enquanto a Indústria caiu 1,7% e o setor de Comércio teve queda de 1,2%.

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

 


Serasa Experian

www.serasaexperian.com.br


Experiência de simulação do envelhecimento: O impacto na representação da velhice em profissionais de saúde

Os profissionais de saúde precisam conhecer as dificuldades sensoriais e funcionais vivenciadas pelos idosos. Atividades educativas inovadoras, como a experiência de simulação do envelhecimento, visam a conscientização do melhor atendimento desta população em franco crescimento. Os alunos da disciplina de Gerontologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) participam de uma experiência de simulação do envelhecimento em si mesmos, sobre as limitações que a idade pode trazer. 

A experiência de simulação de envelhecimento é uma ferramenta educativa eficaz para conscientizar os profissionais de saúde sobre as dificuldades relacionadas à idade. Essa atividade sensorial permite que os profissionais de saúde se coloquem no lugar dos pacientes idosos e vivenciem o processo de envelhecer, com todas as suas peculiaridades, causando um impacto de empatia e solidariedade, mudando o olhar para uma fase da evolução humana bastante negligenciada, não só por profissionais de saúde como por pessoas que trabalham com a população idosa.  

Mudar o ponto de vista destes profissionais de saúde contribui para melhorar a assistência ao idoso. A aprendizagem ao longo da vida desempenha um papel importante no aprimoramento das representações em relação aos pacientes mais velhos. O ensino e a aprendizagem médica baseados em simulação se expandiram significativamente nos últimos anos. O impacto das técnicas de simulação de procedimentos, na qualidade do atendimento, em obstetrícia e atendimento de emergência, tem sido amplamente demonstrado. No entanto, em geriatria e gerontologia, a experiência de simulação de envelhecimento não é suficientemente explorada. 

A experiência de simulação de envelhecimento é um dispositivo pedagógico inovador que permite aos estudantes e profissionais de saúde vivenciar as limitações funcionais e sensoriais associadas ao envelhecimento. Essa atividade sensorial melhora as atitudes empáticas dos estudantes da área e gera atitudes positivas entre os profissionais de saúde. 

Cada participante utilizou o traje de envelhecimento no Laboratório de Habilidades e Simulação Realística da FEMPAR, por uma média de 20 minutos e realizou diferentes atividades de acordo com um cenário definido: subir e descer escadas, sentar e levantar de uma cadeira, beber um copo de água. Por fim, realizamos um debriefing permitindo aos participantes compartilhar experiências e emoções geradas pela atividade de simulação.
  

Rubens de Fraga Júnior - professor da disciplina de gerontologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná e é médico especialista em geriatria e gerontologia pela SBGG.


Com nove mil vagas disponíveis Detran.SP e Poupatempo realizam sábado (26) segundo dia do mutirão para renovação da CNH

 Ação ocorre nas unidades do Poupatempo e atenderá motoristas que tiveram documento vencido entre julho e agosto de 2020 e devem renovar até 28 de fevereiro  



O Detran.SP realiza sábado (26/02) em parceria com o Poupatempo novo mutirão para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Foram abertas nove mil vagas em 99 unidades de atendimento do Departamento de Trânsito integradas ao Poupatempo. Essa é a quarta ação de 2022.

Com base na retomada dos prazos para renovação das CNHs, determinada pela legislação federal, o mutirão tem como objetivo garantir que cidadãos com documentos vencidos entre julho e agosto de 2020 (que devem renovar até dia 28 de fevereiro deste ano) regularizem suas situações antes do novo prazo de vencimento.

As vagas para agendamento dos serviços para o sábado estão liberadas pelo portal, app ou totens do Poupatempo, pois é necessário que o cidadão marque horário para ser atendido. O serviço presencial será oferecido no horário habitual de cada unidade. A prioridade é atender aqueles que estejam com a CNH para vencer ainda neste mês e precisam realizar alterações no documento, como transferência interestadual, por exemplo.

Pelos canais digitais do Poupatempo e do Detran.SP é possível solicitar de forma online a renovação simplificada, sem a necessidade de ir presencialmente aos postos de atendimento. O único deslocamento obrigatório é para o exame médico na clínica credenciada ao órgão estadual de trânsito.

“Para facilitar a vida dos condutores, a renovação da CNH passou a ser oferecida nas plataformas digitais do Detran e do Poupatempo e essa é uma realidade que veio para ficar, pois além de ser prática e segura, ela desburocratiza processos e evita deslocamentos desnecessários ao cidadão”, afirma Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.

Em 2021, cerca de sete milhões de cidadãos deram entrada ao processo de renovação da habilitação no Poupatempo. Desse total, 4,5 milhões de solicitações (65%), foram realizadas de forma online, pelo site e aplicativo.

“É importante que os motoristas fiquem atentos ao calendário para regularizar a habilitação dentro do tempo determinado. Para garantir o acesso a todos os cidadãos neste primeiro mês de vencimento, após a suspensão do prazo anterior durante a pandemia, o Poupatempo, em parceria com o Detran.SP, ampliou a grade de atendimento para esse serviço”, explica Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, responsável pela administração do Poupatempo.



Passo a passo para renovar a CNH

A renovação da CNH pode ser feita de forma online pelo portal do Detran (www.detran.sp.gov.br), pelo portal do poupatempo.sp.gov.br ou pelo app ou do Poupatempo digital.

Para realizar o serviço, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário como suspensão ou cassação do documento. Se a pessoa optar por fazer o processo de forma presencial, deve ser feito agendamento da data no portal do Poupatempo – www.poupatempo.sp.gov.br no posto que deseja ser atendido.

Renovação das categorias C, D ou E: o primeiro passo é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas.

Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran. No caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também o exame psicológico.

Pague a taxa de emissão do documento no valor de R$ 116,50 (que inclui o envio pelos Correios (Banco do Brasil, Bradesco, Santander e casas lotéricas).

A CNH no formato digital, que é válido em todo o país, é disponibilizada por meio do aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito), da Serpro (Empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal) disponível nos sistemas operacionais Android e iOS.



Serviço

Mutirão para renovação de CNH

Data: 26/02 (sábado)

Onde: Nas unidades do Detran.SP integradas ao Poupatempo.

Horário de atendimento: habitual, de acordo com unidade escolhida – mediante agendamento prévio.


DIRF: como evitar erros na declaração?

Obrigatório para todas as empresas que tiverem efetuado retenção de impostos, a DIRF - Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte - é uma das principais obrigações trabalhistas/tributárias a serem cumpridas no início do ano. Seu envio correto é extremamente importante para evitar qualquer problema com o Fisco, assim como o pagamento de multas. Por envolver um grande volume de documentos a serem notificados, é importante que as organizações tenham em mãos sistemas adequados que garantam um controle assertivo destes dados para que o negócio não entre na malha fina da Receita Federal.

Emitida pela fonte pagadora, seu propósito é informar os valores de imposto de renda e outras contribuições que foram retidas com pagamentos a terceiros, a fim de evitar sonegação fiscal. Mesmo sendo uma rotina para pessoas jurídicas e físicas com retenção de IR, diversas inconsistências ainda são registradas todo ano pelo órgão regulador.

Dentre os principais e mais comuns equívocos, a falta de dados completos sobre pagamentos, créditos, entregas, emprego ou remessas a residentes ou domiciliados no exterior foram alguns dos mais notificados – assim como informações dos pagamentos a plano de assistência à saúde médica e odontológica por dependente e por plano coletivo empresarial. Ainda, muitos deixam de informar dividendos e lucros pagos a partir de 1996, assim como valores pagos a titular ou sócio de microempresa ou empresa de pequeno porte. A exceção vale para pró-labore e aluguéis, quando o valor total anual pago for igual ou superior a R$ 28.559,70.

O lançamento da previdência privada é outro ponto importante de ser ressaltado, uma vez que apenas a modalidade PGBL é considerada como previdência e, dessa forma, obrigatória de ser declarada. No caso das férias, muitas companhias as registram por data de pagamento ao invés de competência – equívoco que deve ser analisado cuidadosamente, dependendo de como a ficha financeira foi emitida. Como resultado dessas inconsistências, cerca de 870 mil empresas tiveram imprecisões nas informações divulgadas para a RFB em 2021, segundo dados do próprio órgão.

Fora problemas com o próprio órgão, a falta de apresentação da DIRF no prazo estabelecido sujeitará a pessoa jurídica à multa de 2% ao mês-calendário, a qual incidirá sobre o montante dos tributos e das contribuições informados na DIRF limitada a 20%. Se tratando do valor total, a multa mínima será de R$ 200,00 tratando-se de pessoa física, pessoa jurídica inativa e pessoa jurídica optante pelo Simples Nacional. Nos demais casos, a cobrança será de R$ 500,00.

Os confrontos dos valores declarados mensalmente na DCTF (Declaração de Créditos e Débitos Federais) ainda são muito vistos em empresas dos mais diversos portes e segmentos – decorrentes, principalmente, pela falta de gestão adequada das áreas fiscais e administrativas. Em uma necessidade de conciliação dos valores de IRRF e CSRF entre as declarações, apenas um sistema de gestão moderno e completo é capaz de permitir tal consistência e evitar riscos de multas e irregularidades com o Fisco.

Todas as empresas devem contar com o apoio de um ERP consistente que gere as informações corretas para serem importadas no sistema da RFB. Além de automatizar essa missão, esses sistemas ainda trazem uma segurança imprescindível para o controle dos dados, possibilitando o gerenciamento em uma única plataforma de modo muito mais assertivo. A digitalização organizacional é uma tendência sinalizada há anos e, cada vez mais companhias investem nestes mecanismos a fim de conquistarem tais vantagens.

Muitas organizações, inclusive, estão despontando no mercado com soluções direcionadas especificamente para a terceirização destas atividades. Seja de forma parcial ou completa, esta opção traz uma redução de custos significativa, com completa segurança dos dados sigilosos. Com tantas informações a serem notificadas na DIRF, esta terceirização pode ser a melhor estratégia para evitar erros e prejuízos financeiros.

Todas as empresas que se enquadrarem nos requisitos de envio deste documento ao Fisco, devem se atentar a gerenciar as informações necessárias até o prazo estabelecido para o dia 28 de fevereiro. Apenas com um bom controle e auxílio adequado de um ERP moderno, será possível permanecer em acordo com estas obrigações fiscais e evitar com que seu negócio seja alvo de danos econômicos e jurídicos.

  

Renata Melloni - diretora do BPO financeiro, contábil e fiscal na b2finance, consultoria especializada em BPO. 

 

b2finance

www.b2finance.com


Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos fecha 2021 com queda de 2,8% nas vendas[1]

 Inflação e os aumentos de custos enfrentados pela indústria, ao longo dos últimos 12 meses, refletem na performance negativa do setor

 

O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos registrou queda de 2,8% em vendas ex-factory de janeiro a dezembro de 2021, em relação ao mesmo período de 2020, quando o setor apresentou desempenho positivo de 5,8%. Para a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), os dados mostram que, em linha com os resultados abaixo da expectativa do 1º semestre de 2021, o setor seguiu enfrentando desafios ao longo do ano. 

O segmento de Higiene Pessoal foi o principal destaque e, graças aos bons resultados, impediu que o cenário fosse ainda mais negativo para o setor. O segmento apresentou crescimento de 4,7% em vendas ex-factory, em comparação com o ano anterior, indicando uma intensificação dos hábitos de cuidados pessoais, que foram reforçados para combater a Covid-19. Já os segmentos de Cosméticos (-15,4%), Perfumaria (-2%) e Tissue (-9,4%) registraram quedas expressivas em relação ao mesmo período de 2020.  

Diante do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acima dos 10% em 2021, o setor enfrentou durante o ano uma batalha contra o aumento de custos, fechando o período com inflação média de 3,1%, 7 pontos percentuais, abaixo do índice geral. Embora seja um setor essencial para a sociedade, hoje, o setor de HPPC é o terceiro setor mais tributado do país. A alta carga tributária suportada demanda enormes esforços das empresas em absorver os constantes aumentos de custos para evitar uma retração ainda maior da demanda de seus produtos. 

“Os impactos dos aumentos de custos não foram diferentes do que aconteceu com outras atividades econômicas de nosso país, porém, o comprometimento da renda dos brasileiros e a consequente cautela ao decidir como gastar sinalizam para o empresário um limite de recuperação das margens; o setor é extremamente competitivo e trabalha focado em manter market share pois, perder o consumidor é fácil, mas recuperá-lo é extremamente custoso”, comenta João Carlos Basilio, presidente -- executivo da ABIHPEC. 

O avanço da vacinação e a flexibilização das restrições de isolamento social também refletiram nas mudanças de hábitos de consumo dos brasileiros e impactaram no desempenho do setor em 2021. Dentre os produtos com melhor performance está o Sabonete, com crescimento de 9,7%, em relação a 2020. O Sabonete em Barra segue sendo o maior mercado, com 80% de fatia de vendas, enquanto o Sabonete Líquido, um dos símbolos do combate a Covid-19, ganhou mais popularidade.
 

Desempenho de outros segmentos e categorias de produtos 

Os protagonistas do setor de HPPC em 2021 foram os produtos relacionados ao banho de forma geral. Os consumidores brasileiros seguem investindo, por exemplo, em cuidados com os cabelos. A categoria de shampoo se manteve em estabilidade, com alta de menos de 1%, já a categoria de produtos para tratamento capilar, teve crescimento de 5,8% nas vendas em 2021. 

Para a categoria de Cuidados com a Pele, que vinha de uma alta de 21,9% em 2020, indicando um maior interesse do consumidor brasileiro em cuidar da sua pele, principalmente nos momentos em que o isolamento social foi mais intenso, sofreu queda de 12,4% em 2021. Tal performance pode estar atrelada, tanto à redução do tempo do brasileiro para dedicar-se aos rituais de autocuidado, por conta de uma rotina em que atividades fora de casa voltaram a acontecer, assim como sinaliza oportunidade de desenvolvimento da categoria e de aumento de conhecimento do brasileiro, sobre os benefícios de longo prazo de se adotar em definitivo o hábito de cuidar da pele. 

No segmento de Perfumaria, os indicadores apontam que as vendas caíram (-2%), mesmo com os fortes investimentos realizados pelas empresas do setor em ações de marketing e trade marketing. “Dada a realidade enfrentada em 2021 - um ano ainda marcado pelos impactos da pandemia de Covid-19, o consumidor brasileiro se mostrou mais cuidadoso e ponderado em suas decisões de compra”, afirma João Carlos Basilio, presidente- executivo da ABIHPEC.


 

Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC)

 

[1] Vendas ex-factory, em comparação à 2020


Confira as novidades do Imposto de Renda 2022

Neste ano será possível receber a restituição por meio do PIX. O prazo de envio inicia em 7 de março e termina dia 29 de abril

A Receita Federal anunciou nesta quinta-feira, 24/2, as regras para a entrega da Declaração do Imposto de Renda de 2022. O prazo de envio terá início às 8 horas do dia 07 de março e termina no dia 29 de abril de 2022. Após esta data, o contribuinte que apresentar a declaração receberá multa pelo atraso.

De acordo com o Secretário Especial da Receita Federal, auditor-fiscal Julio Cesar Vieira Gomes, a expectativa é de que 34.100.000 declarações sejam enviadas até o final do prazo.

Entre as novidades deste ano estão o acesso ampliado à declaração pré-preenchida por meio de todas as plataformas disponíveis e o recebimento da restituição e o pagamento de DARF via PIX.

De acordo com o auditor-fiscal José Carlos da Fonseca, responsável pelo programa do Imposto de Renda 2022, o Programa Gerador da Declaração (PGD) estará disponível para download a partir das 8 horas do dia 07 de março de 2022 e a Instrução Normativa RFB nº 2065 com as regras deste ano estará publicada no DOU de amanhã 25/02.


RESTITUIÇÃO E PAGAMENTO VIA PIX

Neste ano também será possível receber a restituição do imposto de renda por PIX, desde que a chave PIX seja o CPF do titular da declaração.

Importante destacar que não será possível informar chave PIX diferente do CPF. Ou seja, e-mails, telefones ou chaves aleatórias não podem ser utilizados para recebimento de restituição do imposto de renda e que a data e ordem do crédito segue as priorizações instituídas em lei.

Também será possível pagar com PIX o DARF emitido pelo programa/aplicativo do imposto de renda quando houver imposto a pagar. O DARF será emitido com o QR Code, facilitando o pagamento.

 

PRAZO PARA ENTREGA

O prazo de envio inicia às 8 horas do dia 7 de março e termina às 23h59 do dia 29 de abril de 2022.

 

QUEM DEVE DECLARAR

Rendimentos tributáveis - Quem recebeu, no ano-calendário de 2019, rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 28.559,70. Ou o produtor rural que obteve receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50.

Doações – Aquele que efetuou doações, inclusive em favor de partidos políticos e candidatos a cargos eletivos.

Rendimentos isentos – Quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40.000,00.

Ganho de capital – Quem obtive, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas.

Bens e direitos – Aquele que, em 31 de dezembro, acumulou a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300.000,00.

Novos residentes – Quem passou à condição de residentes no Brasil em qualquer mês e nessa condição encontrava-se em 31 de dezembro.

Imóveis residenciais – Aquele que optou pela isenção do IR incidente sobre o ganho de capital auferido na venda de imóveis residenciais, cujo produto da venda seja aplicado na aquisição de imóveis residenciais localizados no País, no prazo de 180 dias contado da celebração do contrato de venda, nos termos do art. 39 da Lei nº 11.196, de 21 de novembro de 2005.

 

TIPOS DE DECLARAÇÃO

Completo – Permite fazer deduções, como de dependentes, Previdência, pensão alimentícia, livro caixa, empregado doméstico, entre outros.

Simplificada – Possibilita desconto de 20% dos rendimentos tributáveis na declaração, limitado a R$ 16.754,34.

 

O QUE PODE SER ABATIDO DO IR

Dependentes – limitado a R$ 2.275,08

Educação– com limite de R$ 3.561,50

Contribuição para Previdência oficial – valor pago durante o ano

Previdência complementar – desconto limitado a 12% dos rendimentos

Pensão alimentícia – valor pago

Livro Caixa – despesas permitidas

Doações ECA (cultura, esporte, idosos) – limitada a 6% do IR devido

 

COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO

Programa Gerador do IR (PGD IRPF2022) - Disponível no site da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), permite o preenchimento por meio do computador.  

APP, Meu Imposto de Renda – Usado para entrega do IR por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. O APP está disponível nas lojas de aplicativos Google play, para o sistema operacional Android, ou App Store, para o sistema operacional iOS.

e-CAC – Por meio do computador é possível acessar o “Meu Imposto de Renda”, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), no site da Receita. É preciso ter certificado digital.

 

PARA QUEM PERDER O PRAZO

A declaração depois do prazo deve ser apresentada pela internet, utilizando o PGD IRPF 2020 ou o serviço “Meu Imposto de Renda”, ou em mídia removível, nas unidades da RFB, durante o seu horário de expediente.

A multa para quem apresentar a Declaração depois do prazo é de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o Imposto sobre a Renda devido, com valor mínimo de R$ 165,74, e máximo de 20% do Imposto sobre a Renda devido.



Redação DC 

Da equipe de jornalistas do Diário do Comércio

https://dcomercio.com.br/categoria/leis-e-tributos/confira-as-novidades-do-imposto-de-renda-2022


Topaz ajuda a evitar fraudes financeiras em caso de perda ou roubo de celulares

Durante o Carnaval, quando muitas pessoas costumam viajar, é comum o aumento de tentativas de fraudes, que podem ser impedidas com a utilização da tecnologia

 

Embora os desfiles tenham sido adiados em função da pandemia, muitas pessoas aproveitarão o período de Carnaval para viajar e descansar.  Nesta época é preciso ficar mais atento aos furtos e roubos de carteiras e celulares. Responsáveis por armazenarem uma série de dados pessoais, inclusive bancários, os smartphones, se caírem em mãos erradas, podem causar um grande prejuízo financeiro aos proprietários.

Para evitar que criminosos tenham sucesso em transações fraudulentas, é de extrema importância que o aplicativo do banco presente no dispositivo móvel esteja protegido. Para isso, a Topaz, empresa do Grupo Stefanini focada em soluções financeiras, criou a Topaz OFD Anti-Fraud Intelligence, que atua na prevenção de fraudes e mitigação de riscos operacionais e transacionais em canais digitais como Mobile Banking, Internet Banking e Soluções de Onboarding.

Quando furtado, o novo detentor do celular usa diversas técnicas para realizar transações fraudulentas, como a troca do chip do aparelho e o apoderamento do WhatsApp do usuário para dar início aos golpes. Se o app do banco não tiver um sistema de proteção, ele também conseguirá acessá-lo e praticar desvios financeiros. Só nos últimos três meses, a Topaz OFD foi responsável por proteger uma série de movimentações financeiras que juntas somam o montante de R$ 1,2 trilhão.

Caso os aplicativos dos correntistas não tivessem essa solução integrada, parte desse dinheiro poderia ter sido desviado e caído em mãos de criminosos. Para detectar os eventos associados a possíveis fraudes, como clonagem de cartão de crédito e movimentações financeiras suspeitas por meio de dispositivo móvel, a solução analisa um contexto maior, se atentando às características de uso do dispositivo, localização, habitualidade, análise transacional, valores e outras variáveis que podem indicar um comportamento não usual, decorrente de uma tentativa de fraude.

“A Topaz OFD utiliza um ecossistema de dados e comportamentos do usuário de forma invisível e agnóstica, analisando as jornadas digitais dos consumidores a partir de uma perspectiva multidimensional, que garante mais assertividade no controle e prevenção a fraudes”, conta Flávio Gaspar, diretor de Produtos da Topaz.

“Num cenário em que soluções digitais são cada vez mais utilizadas, os bancos necessitam investir em tecnologias que promovam um ambiente seguro, onde os usuários se sintam confortáveis ao acessar o Mobile Banking e que, em casos de furtos, não tenham seu dinheiro desviado. Isso faz com que o índice de confiança na instituição financeira cresça, e, consequentemente, aumente o número de correntistas futuramente”, conclui Jorge Iglesias, CEO da Topaz.



Topaz - empresa de alta tecnologia que possui a plataforma financeira mais completa do mercado, com soluções que vão de core bancário a open finance, incluindo uma suite multicanal e soluções para tesouraria, mensageria, combate e prevenção a fraude e lavagem de dinheiro.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Carnaval da Saúde: Shopping do Entorno oferece testagem gratuita para várias doenças


Além dos testes rápidos, haverá orientações de especialistas


Durante o dia 25 de fevereiro, o Brasil Center Shopping junto com a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar o “Carnaval da Saúde”, uma ação gratuita para a comunidade do Valparaíso. O projeto conta com testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, das 9h às 17h.

Além da testagem rápida, a campanha também dispõe da participação de especialistas no tema para orientar a população da região. 

 

Carnaval da Saúde

Quando? Dias 24 e 25 de fevereiro

Onde? Brasil Center Shopping

Que horas? Das 9h às 17h

 

Brasil Center Shopping 

Endereço: BR 040 Av. Marginal - Parque Esplanada III - Valparaíso de Goiás

Segunda a Sábado: 9h às 20h

Domingo (Facultativo lojas): 14h às 20h

Praça de Alimentação (Seg a Sáb): 10h às 22h

Praça de Alimentação (Dom): 12h às 20h

Siga no Instagram: @brasil_centershopping 

Site: http://www.brasilcentershopping.com.br/acontece.php


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