Diversos países do mundo celebram o 14 de fevereiro como "o dia mais romântico do mundo"; data aquece vendas de flores e ganha novo nome do Brasil: "dia do amor"
Em 14 de fevereiro,
vários países no planeta costumam celebrar o "dia mais romântico do
mundo". Chamado Valentine's Day (Dia de São Valentim), é muito semelhante
ao Dia dos Namorados brasileiro. Mas, por aqui, 12 de junho foi a data
escolhida como mais romântica -- coincidindo com a véspera do Dia de Santo
Antônio, o santo casamenteiro. De qualquer forma, seja qual for a data
escolhida, existem maneiras mais eficientes de retratar o amor se quiser que suas
campanhas de Dia dos Namorados ou inspiradas em casais tenham um bom
desempenho. Uma das ferramentas disponíveis para isso é a Shutterstock﹒AI, que analisa
dados disponíveis em milhões de imagens para oferecer insights como:
- O público está clicando em imagens
que mostram pessoas em demonstrações de afeto ou a pandemia, e seus
efeitos, fez com que as pessoas se afastassem dessas imagens?
- Qual é a ideia de encontro romântico
gera mais cliques?
- Como você deve vestir seus modelos
nas fotos?
- Existem animais, acessórios ou
alimentos que aumentam a probabilidade de cliques da campanha?
A partir daí, a
Shutterstock﹒AI cria uma orientação criativa baseada em dados e
inteligência artificial que fará com que seus clientes se interessem pela sua
marca.
Nos últimos anos,
assim como ocorreu com o Dia das Bruxas e com a Black Friday, o comércio
brasileiro passou a incentivar a comemoração do Valentine’s Day como forma de
promover as vendas de presentes, sobretudo entre casais. Inclusive as
floriculturas descobriram que essa data também atrai os românticos: a cadeia
produtiva de flores é a que mais se beneficia dessa redescoberta da data, sendo
que as flores representam 36%
do total das vendas no dia, segundo dados do Instituto Brasileiro de
Floricultura (Ibraflor). Percebendo a adesão dos brasileiros ao hábito de
presentear com flores no dia de São Valentim, a maior cooperativa de flores do
país, sediada em Holambra, no interior paulista, criou até uma campanha para
valorizar a data nos últimos anos, divulgando em suas redes sociais o
Valentine’s Day como “Dia do Amor”.
Fato é que o Valentine’s Day vem ganhando cada vez mais importância e destaque no varejo, e está se aproximando das datas mais tradicionais do comércio. Além disso, é uma data que no exterior não destaca apenas o amor romântico, mas outros relacionamentos também, então você pode tirar proveito disso e ser criativo.
Demonstrações
públicas de afeto estão na moda
Apesar do recente
aumento nos casos de Covid-19 e do subsequente aumento do distanciamento
social, os consumidores estão clicando em imagens que retratam demonstrações
públicas de afeto. De fato, imagens e vídeos que incluem demonstrações públicas
de afeto viram sua clicabilidade aumentar durante a pandemia. Shutterstock
Fotos de beijos, por
exemplo, tiveram um aumento de 87% na taxa de cliques desde fevereiro de 2020,
e imagens que retratam abraços aumentaram 143% a possibilidade de cliques no
mesmo período.
O público está até indicando que mais uma vez confia na higiene das mãos de outras pessoas. O conteúdo que mostra pessoas de mãos dadas viu sua taxa de cliques aumentar 106% nos últimos dois anos.
Encontros
entre amantes da natureza são os melhores
A inteligência
artificial traz insights sobre quais configurações terão melhor desempenho em
imagens. Desde o início da pandemia, os consumidores têm preferido a fotografia
ao ar livre. E os dados dizem que o passeio favorito do Valentine’s Day é uma
caminhada romântica entre as árvores. Shutterstock
Essa tendência anda
de mãos dadas (não se importe com o trocadilho), com o aumento vertiginoso da
visitação aos parques durante a pandemia.
A
praia vende
Shutterstock
Embora as florestas
sejam o cenário mais atraente agora, as praias têm sido tendência nos últimos
três Valentine's Day. Na verdade, elas estão 31% mais prováveis de aumentar a
geração de cliques hoje do que no início da pandemia.
Algumas atividades
praianas são particularmente mais propensas a gerar cliques na data romântica,
assim como atualmente a natação é o esporte com a maior taxa de cliques:
aumentou 117% nos últimos dois anos.
O surfe também está
dentro desse cenário, com uma taxa de cliques que aumentou 86% em relação ao
ano passado.
Moletons
da pandemia voltam para o armário
Estes últimos dois
anos inauguraram uma era de "meu conforto primeiro", com o uso de
roupas de academia e lazer (e de ficar em casa) como primeira opção. Porém,
dados do mercado de publicidade nos dizem que roupas mais elegantes estão em
tendência no momento.
O jeans, um tecido
que pode ser usado tanto como calça ou como camisa (ou jaqueta), também se
apresenta 39% mais favorável a gerar cliques desde o último 14 de fevereiro.
Quando se trata de joias, a IA diz que as pulseiras são as peças mais atraentes para apresentar em campanhas. Hoje, a taxa de cliques desse acessório é 74% maior do que era há um ano.
Na verdade, as
pulseiras tendem a gerar 102% mais cliques do
que os anéis, 444% mais cliques que colares, e impressionantes 625% mais cliques do que os brincos.
Passeie
com os cãezinhos
Shutterstock
Cenários e moda à parte,
os animais certos também podem impulsionar o sucesso de uma campanha
publicitária (e talvez até mesmo um perfil de namoro). Em um mundo onde os
homens que procuram o amor são fascinados com fotos de peixes, que amigos
peludos (ou escamosos) realmente aumentam o engajamento do público?
Acontece que os cães
são os animais de estimação tendem a gerar mais cliques que todos: são 93% mais
prováveis de serem clicados que gatos e 166% mais prováveis de gerar cliques do que os peixes.
Curiosamente, o
Esquimó Americano é a raça de cães com a maior taxa de cliques, tendo superado
o mega-popular Pit Bull de 2021.
Fotografe
seus pratos
Animais, comida e
bebida são sempre ótimas opções fotográficas. Então não é surpresa que a pizza
tenha mantido uma alta taxa de cliques nos últimos três anos. Mas, há um tipo de
cobertura que você deve evitar em suas imagens de pizza (sim, a IA pode até
mesmo escolher as melhores coberturas) — o abacaxi.
Os dados nos dizem
que a taxa de cliques da fruta é particularmente baixa e projeta-se que seja
22% menos provável de gerar cliques do
que em 2021... Shutterstock
Talvez isso responda
ao velho debate sobre se o abacaxi é uma cobertura aceitável. A resposta é não!
E uma curiosidade:
uma das comidas que aumentam a probabilidade de cliques no Valentine’s Day de
2022 serão os tacos, típica comida mexicana. Eles se tornaram uma constante em
aplicativos de namoro e são sempre populares em publicidade, com uma taxa de
cliques que aumentou 73% desde o ano passado.
O amor pode ser representado como uma demonstração pública de afeto discreta ou muito expressiva, com um encontro em uma praia paradisíaca ou em meio a árvores, ou em casa num programa muito elegante ou bem simples, com seus animais de estimação, ou num encontro com amigos para desfrutar de sua comida favorita. Mas o que você não pode deixar de notar é que as campanhas são focadas nos consumidores e no que desperta o amor para eles.
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