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quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Entenda como fazer o registro de marca e qual a sua importância para o mercado empreendedor

O registro de marca impede cópias de elementos identificativos e garante direitos autorais sobre qualquer reprodução indevida do produto registrado.


Você já imaginou ter uma ideia inovadora e funcional, colocá-la em prática na sua empresa e ter essa mesma ideia sendo amplamente copiada e reproduzida por corporações concorrentes? 

É uma situação nada confortável e bem incômoda, mas que acontece com bastante frequência e de forma corriqueira. 

Dentro de um mercado financeiro competitivo, diversas ideias são copiadas e reproduzidas por empresas de um mesmo ramo.  Dessa forma, surge a necessidade de registrar e patentear uma ideia, produto ou serviço, que serão exclusivos da sua marca. 

Assim, é possível evitar cópias e lucros em cima de uma ideia pensada e planejada pela sua empresa. 


O que é o registro de marca? 

A Receita Federal descreve o registro de marca da seguinte forma: 

Destina-se à pessoa física ou jurídica que pretenda distinguir produto ou serviço de outro idêntico, semelhante ou afim, de origem diversa, para garantir, no território nacional, a exclusividade do uso de nome ou de elementos figurativos ou tridimensionais que o identifiquem. O serviço consiste, basicamente, no recebimento do pedido de registro de marca e no seu exame. O registro tem validade por 10 anos renováveis sucessivamente (Códigos 374 e 375)” 

Ou seja, o registro de marca assegura a exclusividade de elementos de identificação de uma empresa, produto ou serviço, impedindo o uso de nomes e demais elementos de identificação iguais aos registrados. 

Assim, ocorrendo a concessão do registro da marca, a exclusividade do seu produto torna-se imposta legalmente em todo o território nacional.  


Qual a sua importância? 

Segundo João Esposito, economista e CEO da Express CTB – accountech de contabilidade “O registro de marca tem como objetivo principal tornar o seu produto e/ou serviço exclusivos, gerando maior segurança para o seu negócio. Muitos gestores e empresários não sabem que, com a exclusividade, as chances de conquista de mercado são infinitamente maiores. Além de aumentar a autoridade da sua empresa, a exclusividade torna os seus produtos/serviços referências e sinônimo de qualidade”. 

Entretanto, não é apenas a exclusividade que torna o registro de marca tão importante. Alguns benefícios decorrentes dele também são capazes de fundamentar a sua importância. 

Dentre os principais benefícios existentes, podemos citar: 

  • Aumento de credibilidade: com a marca registrada, há o aumento significativo da credibilidade do seu negócio, o que acarreta confiança; 
  • Vantagem e diferencial competitivo: o diferencial competitivo é decorrente da exclusividade, que torna seu produto único e referência de mercado. Logo, há vantagem competitiva e a sua empresa se sobressai diante das outras.
  • Possibilidade de expandir o seu negócio a partir de franquias: o registro de marca possibilita a abertura de franquias em todo o território nacional. Dessa forma, há a expansão do seu negócio e o crescimento progressivo do mesmo. 
  • Seguridade de investimento: a partir do registro de marca é possível ter maior segurança de que o investimento feito no produto em questão valerá a pena.  
  • Criação de um bem: com o registro de marca sua identificação passa a ser um bem da empresa e poderá ser comercializado como qualquer outra propriedade. 
  • Garantia futura: caso haja sucesso na sua idealização, o futuro está garantido com o registro de marca.  
  • Facilidade de indenizações: como a exclusividade é imposta por lei, ao encontrar qualquer cópia que viole as diretrizes o processo de indenização é facilitado e garantido. 
  • Vantagens estrangeiras: com o pedido de registro de marca internacional, também há seguridade internacional dos seus produtos e/ou serviços, a partir da abertura de franquias mundiais. 


Como fazer o registro de marca

O órgão responsável por analisar, realizar, regulamentar e fazer o registro de marca é o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). 

Por isso, antes de tudo é necessário entrar no site do INPI e se cadastrar. 

Para isso, basta clicar aqui.   

Após o cadastro, poderemos prosseguir com os passos a seguir, disponíveis no próprio site da Receita Federal:

  1. Login de acesso no site da INPI 

O primeiro passo será logar no site da INPI com o cadastro feito previamente.

Se houver indisponibilidade do sistema na hora da realização, é interessante encaminhar-se à sede do INPI da sua cidade e realizar o processo presencialmente. 

  1. Pagamento da guia de recolhimento 

Nessa etapa, faz-se necessário emitir e pagar o GRU (guia de recolhimento) para envio de formulário. 

O pagamento vai depender do tipo de emissão e tem os seguintes custos: 

  • Código 389: Serviço prestado por meio eletrônico, pelo Sistema e-Marcas, com especificação pré-aprovada (sem desconto) – R$ 355,00
  • Código 389: Serviço prestado por meio eletrônico, pelo Sistema e-Marcas, com especificação pré-aprovada (com desconto) – R$ 142,00
  • Código 394: Serviço prestado por meio eletrônico, pelo Sistema e-Marcas, com especificação de livre preenchimento (sem desconto) -R$ 415,00
  • Código 394: Serviço prestado por meio eletrônico, pelo Sistema e-Marcas, com especificação de livre preenchimento (com desconto) -R$ 166,00
  • Código 389: Serviço prestado por meio físico, em papel (sem desconto) – R$ 530,00
  • Código 389: Meio físico, em papel (com desconto) -R$212,00
  1. Formulário 

Com o pagamento da GRU, será possível acessar o sistema e marcas e preencher o formulário, seja ele eletrônico ou impresso. 

Em ambos os casos serão necessários para preenchimento do formulário os seguintes dados: 

Caso sua marca possua desenhos ou imagens, será necessário, também, juntar um arquivo de imagem em boa resolução, em que seja possível ver com clareza suas formas, cores e/ou letras, para ser anexado em conjunto.

Após o preenchimento, há a necessidade de encaminhamento para análise processual. 

O encaminhamento pode ser virtual ou presencial, encaminhando o processo juntamente à sede do INPI da sua cidade; ou postal, encaminhando os documentos para o endereço: Rua Mayrink Veiga, 9, térreo, Centro, Rio de Janeiro – RJ (CEP 20090-910).

  1. Acompanhamento Processual

Após encaminhamento e solicitação, é hora de acompanhar o processo para observar o andamento de cada etapa e se ater aos prazos. 

Esse acompanhamento pode ser feito pelo sistema: Busca Web. 

Normalmente, o processo dura de 12 a 13 meses.

  1. Conhecimento de decisão 

Após análises realizadas, a decisão é tomada e o seu registro pode ser viabilizado ou não. 

A decisão é publicada na RPI (Revista de Propriedade Industrial). Por isso, esteja sempre atento às publicações da revista na etapa pós processual. 

Esta etapa leva cerca de 7 dias. 

  1. Pagamento de nova guia de recolhimento 

Após o deferimento do seu registro, é necessário pagar uma nova GRU (guia de recolhimento). 

O custo vai depender do tipo de processo, e pode ter os seguintes valores: 

  • Código 372: Concessão do primeiro decênio de vigência de registro da marca e expedição do certificado, no prazo ordinário (60 dias) -R$ 745,00
  • Código 373: Concessão do primeiro decênio de vigência de registro da marca e expedição do certificado de registro, no prazo extraordinário (90 dias) -R$ 1.115,00

Normalmente, essa etapa dura até 1 mês. 

  1. Obtenção do certificado 

Após o pagamento, será finalmente possível receber o certificado de registro de marca da sua empresa e aproveitar a exclusividade e demais benefícios existentes. 

O certificado será disponibilizado para download no sistema de Busca Web em um período de até 60 dias. 

 

Express

www.expressctb.com.br

 

Cuidados com a saúde financeira do seu time ajudam a reter talentos e reduzir custos

O foco está no colaborador: cuidar da saúde financeira do seu time ajuda a reter talentos e reduzir custos

 

O sonho de todo empreendedor é que sua companhia possa crescer saudável e colher bons frutos. Mas, de nada adianta ter boas ideias e estratégias de negócios se a empresa não tiver uma base sólida para a construção da marca, independentemente de seu ramo de atuação. Para isso, antes de investir em grandes ideias de branding ou buscar parcerias externas, é necessário voltar o olhar para o público interno desde o princípio.

Responsáveis por manter a engrenagem funcionando, os colaboradores de uma empresa precisam ser valorizados, não apenas no âmbito profissional, mas também como pessoas. A princípio, pode parecer bobagem, mas garanto que não é. E digo porque: o time, assim como eu e você, é composto por pessoas, não por máquinas. Problemas pessoais dos colaboradores podem afetar direta ou indiretamente o desempenho no trabalho, como por exemplo questões de saúde, estresse, problemas familiares e a vida financeira - um assunto muito relevante especialmente no cenário pós pandemia.

De acordo com uma pesquisa feita pela Onze com 2 mil trabalhadores brasileiros, 52% tiveram aumento de gastos nos últimos 12 meses, 21% estão com as contas em atraso e 27% precisaram recorrer ao parcelamento para honrar com seus compromissos financeiros.

Neste momento, você, caro leitor, deve estar se questionando: "mas então as finanças dos meus colaboradores também deveriam ser minha preocupação?"

Minha resposta é "sim". E explico o motivo. Outra pesquisa da Onze realizada com 1535 trabalhadores mostrou que 45% dos que têm problemas financeiros têm insônia com frequência, 35% perdem o foco em suas funções pensando em dinheiro e 25% precisam resolver pendências causadas pela dificuldade financeira ao longo do dia.

Além disso, os níveis de ansiedade desses trabalhadores são expressivos, como mostra a pesquisa realizada em 2019 pela International Stress Management Association (ISMA-BR). Segundo o estudo, 78% dos participantes sofrem com ansiedade por incertezas financeiras. Isso sem falar nos malefícios à saúde: a instabilidade financeira pode aumentar em 68% a chance de problemas cardíacos, além de abrir espaço para outras doenças como hipertensão, alergias e distúrbios intestinais.

Para a empresa, os problemas financeiros dos colaboradores podem levar ao maior absenteísmo e presenteísmo e aumentar o índice de turnover, elevando os custos com demissões, recrutamento de novos funcionários e treinamentos internos. Segundo a American Heart Association and Centers for Disease Control, um colaborador estressado financeiramente custa ao empregador, em média, 17% de seu salário anual bruto.

Mas, então, o que fazer diante de assunto tão delicado como esse? Bem, além de ter salários e benefícios competitivos, existem algumas alternativas que podem ser de bom tom. Uma delas é estruturar um programa voltado exclusivamente à saúde financeira dos funcionários.

Mais que incentivar o corte de gastos, a prática representa um conjunto de ações que visam levar aos times mais qualidade de vida, equilíbrio e melhor relação com o dinheiro. A empresa pode, por exemplo, disponibilizar consultas com planejadores financeiros, promover palestras sobre o tema, oferecer conteúdo financeiro educativo e até mesmo ajudar o colaborador na construção de patrimônio por meio de uma previdência privada corporativa.

Essas podem parecer soluções simples à primeira vista, mas garanto que os resultados vão surpreender você. Invista sem medo na saúde financeira dos seus colaboradores!



Samuel Torres - graduado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP e tem mais de 10 anos de experiência em finanças corporativas e no mercado financeiro. Além disso, possui as certificações de Chartered Financial Analyst (CFA), Chartered Alternative Investment Analyst (CAIA) e CGA. Desde dezembro de 2020 é o analista de investimentos da Onze.


Tribunais que vão julgar LGPD ainda precisam se adequar à própria lei, aponta estudo

Desde 1º de agosto, legislação permite punir quem descumpre regras de gerenciamento de informações pessoais


Dos 27 tribunais de justiça do país, 48% ainda não conseguiram se adequar às regras previstas na Lei Geral de Proteção de Dados – a LGPD. A conclusão é resultado de uma pesquisa acadêmica do mestrado em Direito da Universidade Positivo (UP). O estudo mapeou as ações adotadas por parcela importante do Poder Judiciário, no cumprimento das regras que são conhecidas desde 2018. Se por um lado há avanços relevantes, por outro, as pendências ainda são muitas.

Em janeiro deste ano, o CNJ editou uma resolução com o objetivo de uniformizar as ações de aplicação da LGPD no Poder Judiciário de todo o país. Dos 27 tribunais de justiça de competência estadual (26 estados e DF), apenas 14 criaram um comitê especial gestor para implementar as novas regras, como determina o órgão.

Apesar da baixa aderência, o coordenador da pesquisa e pesquisador do mestrado em Direito da UP, Gabriel Schulman, afirma que os números revelam um processo natural de adequação às leis no país. “Alguns tribunais estão mais atrasados, mas, de maneira geral, depois que os primeiros se adequarem, fica mais fácil para os seguintes seguirem estratégias, pois não é um processo simples”.

A ex-conselheira do CNJ e co-coordenadora da pesquisa, Maria Tereza Uille Gomes, concorda com a análise. “Estamos em um período de adaptação, e sempre que é publicada uma lei nova, esse processo é esperado. Quando se fala em Poder Judiciário, são 92 tribunais no país e cada um tem o seu tempo de resposta a uma nova lei, considerando a própria realidade”, avalia.

Em 1º de agosto entraram em vigor as últimas disposições da LGPD. Todas são voltadas à possibilidade de aplicar sanções a entidades do poder público, ou ao setor privado, flagrados em desrespeito às regras de gerenciamento de informações pessoais de terceiros. Para Schulman, o ritmo dos tribunais na implementação das novas regras acompanha a dinâmica observada nas empresas. “A velocidade é semelhante. Mas observamos um desafio a mais para os tribunais, pois eles têm uma normativa própria e o desafio de harmonizar proteção de dados com a publicidade dos atos públicos”, considera.

Um estudo divulgado em agosto pela Fundação Dom Cabral (FDC) dá suporte a esse entendimento ao revelar que 40% das empresas não estão prontas para cumprir com as exigências que constam na LGPD. A Lei Geral de Proteção de Dados estabelece a forma de tratamento de informações pessoais por empresas e entidades do Poder Público. A legislação é baseada no respeito a princípios democráticos como a privacidade, a liberdade de expressão, de opinião e de informação. A norma veda o uso dos dados particulares sem o consentimento expresso do cidadão, sob pena da aplicação de sanções.


Mais números

O relatório da Universidade Positivo aponta, ainda, que 52% dos tribunais de justiça do país ainda não designaram um encarregado para o tratamento de dados pessoais, exigência legal reforçada na normativa do CNJ. Para Schulman, além de uma exigência da LGPD, o cargo é de fundamental importância. “É o profissional que tem a função de receber as reclamações do público, responder às solicitações da Autoridade Nacional de Proteção de Dados e, muitas vezes, termina por coordenar as atividades relacionadas à LGPD".

Na metade dos tribunais em que houve a designação do encarregado para o tratamento de dados pessoais, um desembargador foi escolhido para realizar a tarefa. Para Maria Tereza, por se tratar de um cargo de gestão, “é positivo que o trabalho seja realizado por um desembargador, que conhece as rotinas do Poder Judiciário e tem maior capacidade de interlocução com servidores das áreas jurídicas e de TI”, complementa.


Transparência

Outro dado revelado pela pesquisa é que em 77% dos tribunais estaduais foi disponibilizado um canal de ouvidoria para que o titular dos dados pessoais possa reclamar pela sua exclusão. Para Maria Tereza, “esse dado revela um Poder Judiciário receptivo à população e transparente na condução de suas atividades”.


A pesquisa

Nesta fase da pesquisa, realizada entre os meses de abril e maio, os pesquisadores acessaram os sites dos 27 tribunais estaduais do país para a coleta e compilação dos dados. Os resultados foram transformados em gráficos analíticos, que permitem a análise de um panorama geral da implementação da LGPD nos tribunais estaduais.

Segundo Schulman, a pesquisa adere aos objetivos do Programa de Pós-Graduação da Universidade, que tem preferência por métodos de pesquisa jurídica empíricos, com ênfase na inovação tecnológica. A pesquisa prossegue para compreender as estratégias adotadas pelos Tribunais e compreender as dificuldades.

O estudo integra o Plano de Desenvolvimento Institucional da UP, construído a partir do conceito de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), cujo objetivo é de “promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, além de proporcionar o acesso à Justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”, aponta o documento.

 


Universidade Positivo

up.edu.br/


KAYAK: países recém abertos para brasileiros têm preço médio de passagens com até 35% de reduçã

Crédito da foto: Nicole Geri para Unsplash
Dados do KAYAK mostram queda no valor do preço médio de passagens aéreas para países da Europa e das Américas que reabriram suas fronteiras, assim como aumento significativo no volume de buscas para esses destinos



Os brasileiros podem finalmente se planejar para visitar diferentes países pelo mundo e com economia em relação aos dois últimos anos. Recentemente, Canadá, Alemanha, Espanha, Portugal e vários outros destinos se juntaram à lista de 120 países abertos para turistas vindos do Brasil, de acordo com o Mapa de Restrições. Dados do KAYAK mostram que houve considerável queda no preço dos bilhetes e as buscas de voos para esses países cresceram no metabuscador de viagens.

Um novo levantamento do metabuscador de viagens apontou que o valor médio das passagens sofreu queda para quase todos esses destinos na comparação entre 2021 e 2019. Considerando o preço médio de uma passagem para a Espanha, por exemplo, houve um decréscimo de 35%. O país é o que apresenta maior queda de preço, seguido da República Tcheca, com -32%, Alemanha, com -28%, Portugal, com -24%, e Bélgica, com -18%. As exceções são os preços médios para passagens para o Peru, que subiram 16%, e para o Canadá, que cresceram 4%.

Na comparação agosto versus julho de 2021, no entanto, percebe-se um aumento nos preços. Com exceção da Bélgica, já podemos constatar aumento de preço médio de passagens este ano, chegando a 17%, no caso do Peru, e 13%, para Portugal. Planejar e comprar passagens aéreas com antecedência significa viajar com mais economia. Um outro levantamento do KAYAK mostrou que a média de preço dos voos internacionais fica até 47% mais em conta para compras feitas com cerca de quatro meses de antecedência.



Metodologia: Levantamento realizado em setembro de 2021, com base em buscas feitas no KAYAK em agosto de 2021, em comparação com julho de 2021 e agosto de 2019, para viagens até dezembro de 2021.

Quanto ao volume de pesquisas, em agosto, Espanha, Alemanha, Bélgica e Portugal foram os destinos com maior crescimento em buscas por passagens aéreas com relação a julho de 2021. Houve um aumento de 235%, 222%, 199% e 165%, respectivamente. Outros lugares recém-abertos, como Peru, República Tcheca e Canadá, também apresentaram aumento no volume de buscas entre 75% e 99% em agosto versus julho. Na comparação entre agosto de 2021 e agosto de 2019, os aumentos também são visíveis, ainda que com percentuais menores, entre 2% (no caso da Bélgica) e 67% (no caso do Canadá). Apenas a República Tcheca teve diminuição no volume de buscas na checagem entre os dois anos.




A retomada de viagens internacionais exige cuidados adicionais na hora de viajar, como confirmar a validade do passaporte e também dos vistos de entrada. Além disso, é importante se certificar das exigências para cada destino, pois há países que impõem quarentena e teste RT-PCR com resultado negativo. Quanto às vacinas contra a covid-19, a Coronavac ainda não está aprovada para Alemanha e França.

Para facilitar o planejamento, o KAYAK oferece a ferramenta Mapa de Restrições para conferir quais países estão abertos para o turista brasileiro. Além disso, é possível configurar um Alerta de Preços, gratuitamente, para não perder uma oferta. Basta pesquisar o itinerário de preferência na aba Voos. Quando a página de resultados abrir, no canto superior esquerdo é possível habilitar a opção "Acompanhar Preços”, informando um e-mail, que passará a receber avisos automáticos de variações de preços. O Alerta de Preços, além de informar a variação do valor dos bilhetes, faz uma recomendação caso seja a hora certa de comprar a passagem ou se esperar por preços menores é a melhor alternativa.


KAYAK

 www.KAYAK.com.br

 

Interamerican Network


Casa própria: 8 passos para sair do aluguel

A casa própria é o sonho de muitos brasileiros. Mas, para realizar o caminho não é tão simples, é preciso avaliar muitos pontos, dentre os quais a situação financeira atual e definir qual o valor poderá investir mensalmente e a forma que irá adquirir.

A principal orientação é reduzir gastos e poupar um valor predeterminado todos os meses. Em alguns anos, conseguirá comprar a casa à vista e não pagar juros. É preciso entender que, com o dinheiro aplicado, os juros trabalham a seu favor, enquanto no financiamento, se paga juros.

Entretanto, sabemos que pagar à vista é a realidade de uma minoria. Hoje a alternativa que mais vem conquistando os brasileiros para aquisição de imóveis é o financiamento, que é uma opção de compra interessante, mas faço um adendo: ao comprar uma casa financiada, é preciso ter ciência de que se firmará um compromisso mensal. A orientação que sempre dou para poupar é fazer uma estimativa dos gastos totais, avaliar quanto falta para atingir o montante e diagnosticar quanto pode ser guardado por mês para dar conta das despesas.

Também é fundamental ter em mente que, escolhendo essa modalidade, se estará contraindo uma dívida de valor, que deverá ser honrada mensalmente. Além disso, é importante saber que existem os juros que, somados ao longo do contrato, podem significar o pagamento de até duas ou três casas.

Se o valor do aluguel for igual ao da parcela do financiamento, ótima iniciativa é deixar de pagar esse valor sem retorno futuro para pagar a prestação de algo que será seu.

Uma alternativa para quem não tem urgência em mudar e tem disponibilidade de uma verba de investimento mensal é o consórcio. Neste caso, se pagará menos e, se tiver sorte, poderá ser sorteado e ganhar a casa rapidamente, além de também poder economizar para dar um lance.

Grande problema enfrentado para a realização do sonho de uma casa própria são as dívidas sem valor, aquelas contraídas nas compras de produtos e serviços que muitas vezes não agregam valor. Estas acabam desequilibrando o orçamento financeiro mensal e com isso perde o foco no bem de valor que é a casa.

Veja 8 passos para comprar a casa própria:

• Reúna a família e converse sobre este tema, definindo o lugar, valor e as reais condições que se encontram;

• Ponto a ser levando em conta é o custo de vida da região em que irá mudar, que pode ser mais alto que o atual. Também considere os gastos com transporte;

• Analise o valor do aluguel que está pagando e se for o mesmo valor da prestação de um financiamento, poderá ser uma opção financiar o imóvel;

• O melhor caminho é poupar parte do que ganha, portanto faça uma simulação em qualquer banco de quanto custaria a prestação deste imóvel e comece a guardar em um investimento conservador como poupança, CDB ou tesouro direto;

• Lembre-se que o financiamento de um imóvel é considerada dívida de valor, por isso deve ser protegida e garantida, uma prioridade frente as demais despesas mensais;

• Tenha sempre uma reserva estratégica, para que em uma eventualidade não deixe de honrar este importante compromisso;

• Caso não esteja conseguindo pagar a prestação da casa própria é preciso rever imediatamente os gastos, em especial as pequenas despesas, que somadas podem levar uma família ao desequilíbrio financeiro;

• 8. Nunca se esqueça que um novo imóvel demanda novos custos, como mobiliário novo, condomínio, taxas de transferência, etc.

 

Reinaldo Domingos - está a frente do canal Dinheiro à Vista . É PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin - https://www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (https://www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira .

O recomeço no mercado profissional

Saiba que nunca é tarde para recomeçar


Nos dias atuais, é muito comum encontrar profissionais frustrados com suas profissões. Sabe-se que, em todo trabalho e carreira, momentos complicados, de estresse e dificuldade acontecem – assim, a pergunta que fica é: como perceber que esses momentos podem ser indicativos de que você não está na carreira ideal?

Para o terapeuta transpessoal João Gonsalves, essas situações demonstram um conflito interno, com sintomas que não aparecem quando se está em harmonia. “Quando eles estão presentes, é importante observar e pesquisar o quanto está em paz consigo e com as pessoas mais próximas, pois esse é um fator decisivo para gerar harmonia ou conflito”.

Muitas vezes, essas situações fazem com que o profissional questione suas escolhas e, até, procure algo novo – como voltar à graduação, se especializando em outra área de atuação -, mas, a maioria desses planos, formados ao se questionar, não são colocados em ação. Todo recomeço depende de conhecer o porquê do passado não ter sido bem-sucedido, pois caso você não compreenda ou identifique os reais motivos, pode repetir os resultados negativos mesmo estando em outra área de atuação. Assim, João dá dicas aos profissionais para que isso não aconteça:

“Procure sentir, observar com sensibilidade dentro de si mesmo e perceba o que gera o incômodo, que é o fato gerador do fracasso. Dependendo da sensibilidade da pessoa, ela poderá entender. Porém, uma coisa pode ajudar muito: sentir gratidão pelo que fazia, mesmo que não tenha obtido sucesso, pois, ao sentir gratidão pelo que fazemos, abrimos caminho para ter satisfação e sucesso no que recomeçamos”. O terapeuta ainda enfatiza: “Qualquer idade é boa para recomeçar”.

Outro fator importante, listado por João Gonsalves, é que, para tomar decisões como estas é necessário se livrar dos julgamentos de certo ou errado. De acordo com ele, o julgamento é a origem do sofrimento, pois, ao julgar, estamos criando ou aceitando regras que determinam quem merece ou não a aprovação, sendo os reprovados, nesse segmento de ideia, merecedores de punições primeiramente internas.

“Se eliminarmos o julgamento e aceitarmos que tudo é experiência ao invés de classificarmos como certo ou errado, eliminaremos a reprovação aos outros e também a nós. Com isso, estaremos nos libertando de sofrimentos, estimulando uma vida melhor – enfatiza João -, muito melhor”.

 


João Gonsalves - Terapeuta e assessor de Autoconhecimento

E-mail: joaodedeusjd@uol.com.br

www.joaogonsalves.com.br

Endereço: Estrada Manoel Lages do Chão, 1335 - Cotia - São Paulo

 

Escola e o futuro da sala de aula conectada

Sistemas, games educativos e aplicativos do ensino remoto permanecem com retorno às aulas presenciais. É o que estamos constatando. Com a retomada das aulas presenciais nas escolas e universidades brasileiras, muitos mecanismos adotados durante o ensino remoto - ampliado pela pandemia - já passam a incorporar o currículo escolar. Como diretor de educação e tecnologia da Universidade americana - Ambra University - acredito que será impossível frear o hibridismo da educação a partir de agora.

Instituições de ensino brasileiras estão seguindo a lógica adotada em outros países e passaram a implementar atividades em modelo híbrido de ensino (junção de ferramentas do ensino online e presencial) no currículo escolar. Plataformas digitais, aplicativos e games educacionais que foram incorporados pelas escolas e universidades com o ensino remoto seguem sendo utilizados mesmo com a volta das aulas presenciais.

Com mais de 15 anos de experiência e à frente da Ambra University - universidade totalmente online - acredito que a pandemia forçou o uso da tecnologia e acelerou transformações nas salas de aula e nas metodologias do ensino em todo o mundo. O que é irreversível e já trouxe no curto prazo o perfil mais híbrido à educação mundial. Há mais de 10 anos formamos em português e online brasileiros interessados em obter o diploma americano remotamente.

Ao longo desse tempo pudemos experimentar diversas ferramentas digitais para aprimorar o processo metodológico e de aprendizagem. É muito bom observar que as escolas e universidades presenciais estão perdendo o antigo preconceito e aderindo às novas tecnologias para melhorar o ensino.

Pesquisa recente com Dirigentes Municipais de Educação em todo Brasil, em mais de 4.472 municípios do país mostrou que 96% destes municípios (77% do total), já aplicam recursos do ensino remoto para ajudar na recomposição pedagógica do ensino durante a Pandemia. O ensino online salvou o ano letivo de 2020 e está ajudando a salvar o ano letivo de 2021. O ensino via internet foi o responsável pela não perda do total do ano letivo durante a pandemia.

Recursos como videoaulas gravadas, plataformas online para interação, aulas online e ao vivo, além de outras ferramentas online estão ajudando as escolas e universidades brasileiras a manter a qualidade do ensino durante o período de pandemia quando não podíamos ter aulas presenciais. O ensino via internet é irreversível, inclusive por que já está se adaptando às salas de aula.

Estamos de fato contemplando o hibridismo da educação mundial e devemos atentar para esse momento. É preciso investir em internet, em acessibilidade e treinamentos para garantir que o futuro da educação chegue também para todos os brasileiros. Não há mais espaço para antigos preconceitos com relação aos benefícios do ensino remoto na formação de pessoas.

 

Alfredo Freitas - pós-graduado em 'Project Management' pela Sheridan College no Canadá, graduado em Engenharia de Controle e Automação e Mestre em Ciências, Automação e Sistemas, pela Universidade de Brasília. O renomado profissional tem mais de 15 anos de experiência em Tecnologia e Educação. É atualmente Diretor de Educação e Tecnologia da Ambra University. A Universidade americana é credenciada e tem cursos reconhecidos pelo Florida Department of Education (Departamento de Educação da Flórida) sob o registro CIE-4001. Além disso, a universidade conta com histórico de revalidação de diplomas no Brasil.


Prazo para solicitação do Bolsa do Povo Educação e inscrições para escolas públicas vai até sexta-feira (17)

Operacionalizado pela Prodesp, o Bolsa do Povo é o maior programa social da história de SP; para os interessados em ingressar na rede pública de ensino, a opção é agendar data e horário nas unidades do Poupatempo 

 

As inscrições para quem deseja ingressar em escolas públicas estaduais, procedimento que pode ser feito nos 85 postos do Poupatempo no Estado, mediante agendamento, vão até esta sexta-feira, dia 17 de setembro. Na mesma data, se encerra o prazo para quem deseja se inscrever no programa Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes, que tem como objetivo evitar a evasão escolar de alunos do ensino médio em situação de pobreza.   

Operacionalizado pela Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo – e sob gestão da Secretaria da Educação do Estado, o Bolsa do Povo - Ação Estudantes prevê o pagamento de até R$ 1 mil a alunos do ensino médio em situação de vulnerabilidade social e deve atender 300 mil estudantes em situação de pobreza extrema.  

"A união de todos os órgãos em prol da Educação, mostra o compromisso do Governo do Estado com este tema e evidencia que manter os alunos na escola é uma prioridade de toda a sociedade", avalia o Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares.  

Para se inscrever no programa, é preciso acessar o portal www.bolsadopovo.sp.gov.br, clicar na opção Educação - Estudantes, e preencher o número do Registro do Aluno (RA). Outra opção é utilizar o atalho, disponível no aplicativo Poupatempo Digital, acessando na aba Serviços. 

“Este momento de retomada das atividades escolares presenciais, possível por conta do avanço da vacinação no Estado, é crucial para o acolhimento dos alunos pela escola e o combate da evasão escolar. A Prodesp e o Poupatempo se orgulham deste esforço em parceria com a Secretaria Estadual da Educação”, destaca o presidente da Prodesp, André Arruda. 


Inscrição de matrícula escolar 

Aqueles que desejam ingressar na rede pública estadual de ensino, os postos do Poupatempo, em parceria com a Secretaria da Educação, são mais uma opção para solicitar novas matrículas.    

Para ser atendido no Poupatempo, é preciso agendar data e horário pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou em totens de autoatendimento e escolher uma das 85 unidades do programa. Outras opções são as escolas estaduais e diretorias de ensino.   

No dia e horário marcados, basta comparecer à unidade escolhida com o RG ou a Certidão de Nascimento e o comprovante de endereço do estudante. Para os menores de 18 anos é necessário estar acompanhado pelo representante legal, devidamente identificado.   

Após o atendimento, o cidadão receberá um protocolo, com o qual poderá consultar as vagas disponibilizadas no site da Secretaria Escolar Digital – sed.educacao.sp.gov.br. A efetivação da matrícula se dará somente após análise da documentação na escola indicada pela Secretaria da Educação.   

 

Rematrícula 

Para a realização da rematrícula, a solicitação deve ser feita pelo aplicativo Minha Escola SP ou pela plataforma Secretaria Escolar Digital (SED). Este é o terceiro ano de parceria entre Poupatempo e Secretaria da Educação, que já totaliza mais de 36 mil atendimentos, destes, cerca de 1 mil foram intenções de matrículas. Para mais detalhes sobre a matrícula escolar do ano letivo 2022, basta consultar o site da Educação (sed.educacao.sp.gov.br).  

 

Bolsa do Povo 

O maior programa de assistência social da história do Estado, o Bolsa do Povo é operacionalizado pela Prodesp e foi desenvolvido para unificar programas estaduais de transferência de renda, simplificando o compartilhamento de informações, além de criar novos benefícios e facilitar o repasse dos valores à população elegível para cada um dos sete eixos de amparo. A previsão é de que mais de 2 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade social sejam beneficiadas pelo programa.  


terça-feira, 14 de setembro de 2021

COMO RECEBER UM FILHOTE EM CASA? VETERINÁRIA DÁ DICAS SOBRE ADAPTAÇÃO E CUIDADOS NOS PRIMEIROS MESES DE VIDA DO PET

 

Divulgação ROYAL CANIN® 
Para facilitar a rotina dos novos tutores especialista da ROYAL CANIN® traz dicas sobre posse responsável para deixar o dia a dia ainda mais prático


Os primeiros meses de vida de um animal são extremamente importantes para o seu desenvolvimento, pois é nesse período que ele absorve aprendizados e comportamentos que podem influenciar diretamente a sua vida adulta, inclusive a sua saúde. Por isso, a ROYAL CANIN®, marca que tem o compromisso de oferecer Saúde Através da Nutrição para gatos e cães, vem promovendo conversas sobre a importância dos tutores se prepararem para a chegada de um filhote e a sua adaptação.

A primeira, e mais importante ação que deve ser feita com a chegada do novo membro da família, é a visita ao Médico-Veterinário. O profissional poderá fazer uma verificação completa da saúde do animal e tirar todas as dúvidas clínicas e comportamentais. Além disso, é fundamental preparar a casa para receber o pet, com acessórios necessários para que ele se adapte mais facilmente.

Por isso, a Dra. Priscila Rizelo, Médica-Veterinária e Coordenadora de Comunicação Científica da ROYAL CANIN® Brasil, traz quatro dicas para facilitar a integração com a família e contribuir para que a relação com o tutor dê certo logo no começo.


1) Escolhendo a alimentação correta

A escolha do alimento para gatos e cães filhotes deve ser feita levando em consideração as necessidades individuais, de acordo com sua idade, raça, porte ou estilo de vida. A ROYAL CANIN® possui fórmulas especialmente desenvolvidas para filhotes, garantindo uma nutrição específica e de alta qualidade para desenvolvimento saudável dos pets.

A melhor maneira de alimentar os pets é através de uma rotina pré-estabelecida. Por isso, o ideal é sempre fornecer o alimento no mesmo local e horário. Evite deixar o alimento disponível o tempo todo para que o animal não ganhe muito peso. Forneça pequenas porções ao longo do dia e fique atento à quantidade de alimento indicado na embalagem. Também é muito importante realizar a transição de alimentos de forma gradual quando a dieta do filhote mudar.


2) Recebendo o pet em casa

Além da alimentação, a ambientação é muito importante para que o filhote sinta-se seguro no novo lar. Eles são curiosos e gostam de explorar o ambiente, por isso, é importante garantir que o espaço esteja seguro antes de recebê-los. Cuidado com plantas tóxicas, objetos delicados e quebráveis. Restrinja o acesso à piscina e às escadas. Telas nas janelas são fundamentais, especialmente para gatos. Além disso, verifique se possui tudo o que precisa para cuidar dele e ajudá-lo a se instalar no novo lar como, por exemplo: um local seguro e confortável para descanso, brinquedos interativos, comedouros e bebedouros, coleira e guia para os cães, arranhadores para os gatos, material de limpeza próprio para a espécie, acessórios para auxiliar a higiene etc.


3) Recompensas alimentares

Para filhotes, o treinamento é essencial e deve ser feito desde o primeiro momento que chega ao lar. Além de aprender truques que podem ajudar na rotina diária, o treino auxilia na adaptação com a guia e a coleira, no caso de cães, o local correto para fazer as necessidades, além de ensinar a usar a caixa de transporte. Segundo a Médica-Veterinária, os alimentos úmidos são ótimos como recompensa, pois além de serem nutritivos, podem combinar com a dieta dos filhotes, sem risco de desbalancear a dieta.

O tutor deve se atentar à quantidade de calorias, que não podem exceder o total recomendado por dia. Os alimentos úmidos da ROYAL CANIN®, por serem completos, podem fazer parte da alimentação do pet ou até mesmo substituir a versão seca. Ações não relacionadas aos alimentos, como elogios, carinho e brincadeiras também são ótimos aliados no processo de educação dos animais. Tudo isso funcionará como um incentivo para ele repetir um bom comportamento!


4) Treinamento do pet. Como fazer?

Para facilitar a adaptação, libere os espaços para o filhote aos poucos, dando o tempo necessário para que ele conheça cada cômodo do novo lar. Supervisione para que ele não se perca e não acesse locais inadequados. Gatinhos, por exemplo, adoram se esconder dentro de armários ou do forro do sofá. Também é importante mostrar ao filhote onde fica sua área de descanso alimentação e para as necessidades. Esses locais devem ficar distantes uns dos outros, mas de fácil acesso para o filhote.

A pandemia deixou os pets ainda mais próximos dos seus tutores, entretanto, o pet deve passar por treinamentos para aprender a ficar sozinho, para que não sofra com a ausência do tutor. Para os cães, introduza o distanciamento aos poucos para que ele não associe a uma experiência negativa. Já os gatos devem ter, diariamente, brincadeiras que simulam a caça. Use brinquedos como ratinhos, bolinhas e varinhas. E finalize com os alimentos úmidos, que são as recompensas ideais para finalizar a "caçada".

Durante o período de aprendizagem, os filhotes podem cometer erros e, ao contrário do que muitos pensam, não se deve repreender o animal. A melhor forma de educá-lo é parabenizando o filhote pelos acertos e ignorando os seus erros.

As sessões de treinamento não precisam ser complicadas ou durar horas. Depois de um tempo, a atenção do filhote pode começar a se desviar. Portanto, faça sessões curtas e frequentes, mesmo que seja necessário repetir a sessão algumas vezes. Para ajudar o filhote a entender, é vital ser consistente. Por exemplo, você não deve permitir algo um dia e proibir em outro. Quando se trata de treinamento, a melhor abordagem é sempre usar as mesmas palavras para os mesmos comandos e incentivar os membros da família a fazerem o mesmo.

Sempre comprometida em promover um mundo melhor para os pets, a ROYAL CANIN® segue o compromisso de compartilhar conhecimento sobre as diferentes fases de vida de gatos e cães, em especial os primeiros anos de vida que são cruciais para se tornarem adultos saudáveis, contribuindo assim para o bem estar e longevidade dos animais.

 


ROYAL CANIN®
https://www.royalcanin.com/br


Lei que institui Semana dos Direitos dos Animais completa 10 anos no Estado de São Paulo

Imagem ilustrativa (fonte: Pixabay)
Alesp destaca proposituras que incentivam adoção dos bichos e doação de sangue


A Lei 14.482/11, que instituiu a Semana dos Direitos dos Animais no Estado de São Paulo, está completando dez anos. Criada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a data tem por objetivo mobilizar a população por meio de ações, debates, cursos, palestras e seminários que promovam a conscientização e divulgação dos direitos dos animais, domésticos ou não.

Neste quesito, a Alesp também relembra proposituras de autoria parlamentar que tratam dos animais. Na Casa, os parlamentares trabalham para promover a proteção e defesa dos animais. A Lei 17.231/19, que institui o Programa Estadual Adote um Animal, é uma das medidas vigentes no Estado. Ela tem o objetivo de incentivar pessoas físicas e/ou jurídicas a contribuírem para a melhoria das adoções de animais domésticos em situação de abandono ou abrigados em centros de controle de zoonoses por meio de ações preventivas, educativas e de assistência.

Para o autor da proposta, deputado Márcio da Farmácia (Pode), a celebração é necessária para contribuir para a promoção do conforto animal. "É um momento de comemorar e trazer mais qualidade de vida para esses animais" afirmou.

Para a presidente da Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda), Silvana Andrade, a comemoração tem o papel de contribuir para a disseminação de conhecimento da população. "Para que toda a sociedade possa ter mais informação, conhecimento e formar uma consciência maior em relação ao respeito e o reconhecimento dos direitos dos animais. Como humanos, temos que garantir o bem-estar de todos os animais".

Projetos em andamento

O Projeto de Lei 389/21, de autoria do deputado Maurici (PT), em tramitação na Assembleia, é uma das medidas em prol dos bichos. Ele determina que agressores que cometerem crime de maus tratos contra animais devem arcar com as despesas do tratamento, tal como assistência veterinária e demais gastos decorrentes da agressão. Além disso, o acusado deve participar de ações de conscientização sobre o tema.

O autor da proposta afirma que a data é conscientizadora. "Mais do que uma data comemorativa, a Semana dos Direitos dos Animais é um momento de conscientização. Precisamos educar a sociedade paulista a respeito da maneira como temos tratado os animais. Devemos lembrar que todas as vidas importam."

De acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, em todo o ano de 2019, foram registradas 12.075 denúncias de maus tratos a animais, enquanto que em 2020, foram 15.478 denúncias, um aumento de 28,18%. No primeiro semestre de 2020, o número de queixas foi de 8211, um crescimento de 11,30% comparado às 9139 denúncias apresentadas nos seis primeiros meses de 2021.


Outra proposta recente na Alesp é o Projeto de Lei 484/21 que institui a Campanha Vida Animal, que visa estimular a criação e manutenção de bancos de sangue veterinários para animais domésticos. De autoria do deputado Delegado Olim (PP), a campanha promove a doação segura de sangue animal, especialmente por meio da instalação e manutenção de bancos de sangue veterinários, além de ampliar a divulgação de informações para conscientizar os tutores sobre a importância da doação de sangue animal.

A justificativa do plano relaciona a incidência de doações com a falta de conhecimento da população. "Assim como nós, os animais também podem passar por situações delicadas em que a transfusão de sangue se torna medida imprescindível". "A doação ainda é uma prática relativamente desconhecida e por isso conta com poucos adeptos", disse. Atualmente o plano segue na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

 

Outras propostas

Recentemente, como medida de manutenção da proteção dos animais, o governo do Estado anunciou a construção de oito novas clínicas veterinárias gratuitas do programa estadual Meu Pet, com conclusão prevista para 2022. Os municípios que receberão a clínica são: Barueri, Ribeirão Preto, Sorocaba, Santos, Registro, Santa Bárbara d’Oeste, Jundiaí e São José do Rio Preto.

O investimento total para as clínicas é de R$ 50 milhões, sendo R$ 5 milhões para cada uma. Cada prefeitura irá ceder um espaço para a construção com estrutura de 480 m², que irá comportar salas de medicação, cirúrgicas e equipamentos especializados.

 


Daniele Oliveira e Natália Belo


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