No
Dia da Terra, selecionamos 5 fatores para levar em consideração na hora de
escolher os produtos que entram em sua rotina para garantir um consumo
sustentável
O que te faz escolher
uma marca para chamar de "sua"? Qualidade, praticidade e valor são
tópicos que pesam na hora de escolher o que colocar no carrinho de compras, mas
cada escolha carrega em si impactos positivos ou negativos para o mundo e para
o planeta. A diferença entre causar impacto positivo e negativo pode estar em
cada escolha e em cada um dos itens que levamos ao caixa.
A pesquisa "Who
Cares, Who Does", da Kantar, feita em 2020, mostra que 67% dos
consumidores têm intenção de comprar de modo ambientalmente responsável. O
público está mais exigente tanto com a qualidade dos produtos e serviços quanto
com a procedência deles.
Sustentabilidade, especialmente na esfera ambiental, é uma necessidade urgente
e depende de todos nós: empresas, governos e sociedade. Mudar hábitos não é
fácil. Mudar sistemas e cadeias inteiras também não é. Mas podemos começar
fazendo escolhas mais conscientes no dia a dia, mudando pequenas atitudes para
fazer a nossa parte e contribuir com o todo. A mudança está à distância de um
clique, de um "enviar para o carrinho". Em comemoração ao Dia da
Terra, selecionamos 5 critérios para levar em consideração no momento de montar
a lista de compras, garantindo um consumo responsável. Vamos lá?
#1 - Propósito da marca vs propósito pessoal
Se o seu propósito é cuidar do meio ambiente, para um futuro mais seguro e
limpo para as próximas gerações, é necessário escolher marcas que sigam o mesmo
caminho, os mesmos princípios. É possível ter a casa e as roupas limpas e bem
cuidadas, por exemplo, sem prejudicar o Planeta. Por isso, escolha marcas que
tenham preocupação com o meio ambiente no centro das suas estratégias de
negócios. Pesquise, busque informações, e tome decisões de forma consciente!
#2 - Escolha produtos com embalagem sustentável
O plástico tem o seu lugar e este lugar não é o meio ambiente. Por isso,
escolha produtos que tragam em sua embalagem materiais que possam ser
reutilizados, reciclados e/ou compostáveis. Um exemplo disso são os produtos da
marca Sétima Geração - Lançada em 2019, com um portfólio de sabão líquido,
limpadores e lava-louças, seus produtos são biodegradáveis e fabricados com 99%
de matérias-primas vegetais e nenhum ativo petroquímico. Todas as embalagens
são feitas de plástico reciclado e plástico verde proveniente da
cana-de-açúcar.
#3 - Escolha produtos com fórmulas inteligentes
Grande parte dos
consumidores têm hábitos fundamentais para evitar o desperdício de água, como
fechar as torneiras enquanto escova os dentes, enquanto ensaboa o corpo ou o
cabelo no banho, durante a lavagem da louça etc, mas você sabe quanto de água
se utiliza no desenvolvimento dos produtos que consome? É fundamental escolher
produtos que proporcionem os benefícios funcionais necessários ao consumidor,
enquanto beneficia o planeta. Um exemplo disso é a marca Love Beauty and
Planet, que utiliza a tecnologia de enxágue rápido em seus condicionadores,
ajudando as pessoas a evitar o desperdício, pois precisam de menos água para
funcionar de maneira eficaz.
#4 - Carbono Zero
Você sabia que produtos químicos fabricados a partir de combustíveis fósseis
representam 12% da demanda global de petróleo, e respondem por mais de 1/3 do
crescimento da demanda do mesmo até 2030, e quase 50% até 2050 (Fonte:
International Energy Agency)? Por essa razão, a indústria deve, urgentemente,
acabar com a dependência dos combustíveis fósseis, inclusive como matéria-prima
nos produtos. OMO, por exemplo, marca presente em 8 de cada 10 lares
brasileiros, está em processo de transição para ingredientes biodegradáveis,
reduzindo as emissões de carbono de seu processo produtivo, além de reduzir o
plástico de suas embalagens. Com OMO para Diluir, por exemplo, a marca entrega
uma fórmula 6X mais concentrada, ativo biodegradável e embalagens com 72% menos
plástico na comparação com o Omo Líquido 3L, por exemplo.
#5 - Marcas que pensam
a longo prazo
Por último, mas não
menos importante, os consumidores devem apostar em empresas e marcas com
compromissos ambientais a curto, médio e longo prazo, para que mudanças
consistentes e estruturais possam ocorrer. A Unilever, uma das maiores
fabricantes de bens de consumo, presente em 100% dos lares brasileiros,
anunciou recentemente dois compromissos importantes para o meio ambiente,
consumidores, indústria e cadeia dos negócios em que atua.
"Os problemas
ambientais são urgentes e complexos. Queremos que, ao comprar nossos produtos,
os consumidores façam parte de uma mudança sistêmica, significativa e real em
prol de um futuro mais limpo e seguro para o meio ambiente e consequentemente
para a sociedade. Um dos nossos objetivos é conscientizar a população a fazer
escolhas mais sustentáveis no momento do consumo, mostrando que nossas marcas
impactam positivamente a sociedade. Queremos que todos façam parte de um
projeto de transformação que começa dentro de casa, no cotidiano, na gôndola do
supermercado. Afinal, quando um consumidor escolhe um de nossos produtos, ele
não compra apenas um produto. Ele apoia iniciativas", conta Juliana Marra
da Unilever.
Um dos anúncios foi
referente ao movimento Beleza Positiva, sua nova visão e estratégia para
a categoria de beleza e cuidados pessoais ao redor do mundo para os próximos
dez anos. Os compromissos que se dividem em dois pilares - Pessoas e Planeta -
e estabelece metas e
ações progressivas para marcas como Dove, Seda, Lux, Rexona e Love Beauty and
Planet em prol de uma indústria mais inclusiva. Outra iniciativa é o Programa Futuro
Limpo, que teve investimento global de 1 bilhão de euros para promover, entre
outras mudanças, o fim do uso de substâncias químicas derivadas de combustíveis
fósseis até 2030. O Programa adota como estratégia os princípios da economia
circular nas fórmulas e embalagens dos produtos para reduzir a pegada de carbono.
Vamos juntos tomar
decisões de consumo mais responsáveis, tornando a sustentabilidade algo comum
nas nossas vidas e carrinhos de compras?