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segunda-feira, 26 de novembro de 2018

RECUPERAÇÃO DE FINAL DE ANO: PSICOPEDAGOGA DÁ DICAS PARA SE SAIR BEM


Com o segundo semestre de aulas já em fase de finalização, alunos que não atingiram boas notas no primeiro período do ano e não conseguiram “recuperar” o prejuízo agora, provam uma boa dose de tensão. O período é decisivo quando pensamos nas notas, nas possibilidades de férias escolares e, principalmente, sobre recuperação de final de ano e/ou repetência.

Todos querem se ver livres das aulas adicionais e da prova de recuperação, que acontece ao final de cada período e também depois que a grade curricular regular é finalizada. Justamente para auxiliar aos alunos e evitar que passem pelas provas de recuperação, a psicopedagoga e diretora do Colégio Renovação, Sueli Conte, preparou uma série de dicas que vão auxiliar nos estudos. “Os resultados escolares apontam como anda a rotina de estudo do aluno. Ainda há tempo de revisão e conquista de melhores resultados. Alterar a rotina pode ser percebido como “chato ou cansativo”, mas há uma necessidade imediata para que se altere a situação”, orienta.

Sendo assim, os alunos não devem perder tempo. O que acha, então, de uma pauta com orientações e dicas para não ficar de recuperação? Abaixo, seguem as dicas da especialista para evitar a recuperação de final de ano ou então para se sair bem nela!



DICAS PARA NÃO PEGAR RECUPERAÇÃO OU SE SAIR BEM NELA:

  1. Estabeleça um horário de estudo diário (revisão do que foi proposto em aula);
  2. Realize as tarefas e trabalhos continuamente, não deixando para o “dia seguinte”;
  3. Anote/tire dúvidas com os Professores e colegas de classe;
  4. Acompanhe as explicações em aula, ressaltando os pontos determinantes de um conteúdo;
  5. Aproveite ao máximo as oportunidades que a escola oferece: plantões, reforço, recuperação, grupos de estudo;
  6. Não falte ou chegue atrasado às aulas para não perder a sequência desenvolvida pelos professores;
  7. Refaça as questões de provas onde aparecem erros. O erro é um forte indicador de uma dúvida existente, que pode ser corrigida (aprendida);
  8. Evite “elementos” externos que tirem o foco de trabalho;
  9. Acate outras sugestões, que auxiliem no processo de aprendizagem;
  10. Não desista frente ao quadro que se apresenta. Estabelecer uma meta de conquista implica no esforço contínuo e diário.


Sistema educacional e a formação cívica


Parece que foi ontem, e me perdoem os jovens leitores que me acompanham, pois podem achar que, em função dos meus 64 anos, estou saudosista demais neste texto. E estou mesmo, pois vejo, com a eleição do nosso novo presidente, um Brasil novo, com novas ideias, longe das práticas ideológicas que perduraram durante o governo do PT. Parece que foi ontem que eu, estudante de uma escola pública, em 1965, ou seja, um ano após o contragolpe militar, tinha orgulho e noção de que era um brasileiro.

A primeira coisa que fazíamos antes de entrar em aula era hastear a bandeira, serviço esse feito de forma rápida por um funcionário da nossa escola estadual, enquanto nós, alunos, observávamos em fila. Depois íamos para a sala de aula. Assim que o professor entrava, todos se levantavam e então começava a aula.

Era uma coisa meio automática, robotizada, mas tinha sim uma percepção de respeito. Mais tarde, já no colégio particular, no famoso “ginásio”, tínhamos aulas de “Educação Moral e Cívica”, palavras boas, de respeito à Pátria, dos problemas do Brasil, sempre com o espírito patriota. Não posso esconder a satisfação de saber que o escolhido para ser Ministro da Educação pelo nosso novo presidente Jair Bolsonaro é o filósofo Ricardo Vélez Rodríguez, que, segundo relatos da mídia, quer sim resgatar esses valores perdidos, muito embora os esquerdistas de plantão já alardeiem que ele será um difusor da direita, ora, o cidadão nem começou a ser ministro e a esquerda já o desqualifica?

A educação básica é a estrutura fundamental para a formação cívica dos brasileiros, e tudo isso foi perdido, precisamos dar início a um trabalho começando do zero, ou seja, elaborar um trabalho na infância e tentar desconstruir o esquerdismo de alguns jovens, que foram maciçamente doutrinados nas Universidades Públicas pelos seus professores. Chegamos a um ponto insustentável de libertinagem ideológica esquerdista, e isso deve ser totalmente desmontado.

Infelizmente são muitos os setores aparelhados nesses últimos 13 anos de governo socialista, o trabalho será exaustivo, a mídia deve ser colaborativa, para que possamos avançar em todos os segmentos. Até nossa Constituição possui ideais socialistas em demasia, protecionismo em excesso, direitos trabalhistas que impedem a contratação de mão de obra, uma Justiça do Trabalho que, a meu ver, só atrapalha as relações de emprego, vez que é utilizada como um “plus” das verbas rescisórias, mas, como está previsto na Constituição, temos que respeitá-la.

O Brasil se enche de esperança e eu, como um menino, sonho com os meninos do futuro, que poderão ter a felicidade que a nossa geração teve de ser o que somos, muito em razão do civismo com que fomos agraciados, ao olhar o hasteamento da bandeira, ao levantar da “carteira” quando o professor chegava na sala de aula, ao ter a coragem de reconstruir o que foi destruído. Vai valer a pena, tenho certeza.





Fernando Rizzolo - Advogado, Jornalista, Mestre em Direitos Fundamentais, Professor de Direito



Abrir uma franquia nos Estados Unidos ou em Portugal é uma opção para conseguir visto de residência?



“Se fulano se eleger, eu me mudo para outro país!”. Quantas vezes você ouviu essa frase nos últimos meses? Ou, diante da crise econômica brasileira e do desemprego crescente, quantas pessoas você conhece que pretendem deixar o Brasil para tentar uma vida nova, principalmente nos Estados Unidos e em Portugal?

Primeiro destino dos brasileiros, os Estados Unidos é um país de economia forte, com leis trabalhistas compatíveis com a realidade econômica, que privilegia o empreendedorismo, tem sistema tributário facilitado e a abertura de empresas é simples e desburocratizada. A infraestrutura do país dispensa comentários, porque é sabido que “lá funciona”. Justamente por isso, ter um visto de residência requer um processo mais elaborado, na medida que mais e mais pessoas do mundo inteiro procuram os Estados Unidos para darem prosseguimento aos seus projetos de vida, por meio de investimentos feitos naquele país.

Portugal, por sua vez, tornou-se um fenômeno de procura pelos brasileiros nos últimos anos, por ser um país europeu de clima ameno, pela facilidade do idioma e também por permitir maior facilidade de acesso – lá, é mais fácil conseguir um visto de residência, pois as leis oferecem um número maior de opções para quem deseja se estabelecer naquele país. Sem a força econômica dos Estados Unidos, o país oferece vantagens tributárias e baixo custo de vida. Trata-se de um dos países com menor índice de violência do mundo e um dos melhores para os aposentados. Com a reputação de oferecer boa qualidade de vida, tendo a Saúde e Educação como obrigação do Estado – e, lá, isso é levado a sério –, o país atrai famílias que desejam educar seus filhos em um ambiente tranquilo e com boa infraestrutura.

Mas, como conseguir, além do visto, trabalhar num país distante? Uma excelente opção é investir em uma franquia. O fato mais comum é que quem não planeja uma mudança para outro país comete o erro de se instalar primeiro para, depois, tentar o visto. Em geral, o casal conhece uma cidade, gosta dela, compra uma casa, dois carros, matricula os filhos na escola e, depois, procura uma consultoria especializada em vistos. Então, tem a triste notícia de que não conseguirá permanecer legalmente naquele país, se não conseguir cumprir com o que é estipulado na legislação do país.

O caminho tem de ser inverso...

Todo país valoriza quem nele investe, gera empregos e renda, recolhe impostos, contribuindo ativamente para o desenvolvimento econômico. Assim, nos Estados Unidos, por exemplo, você precisará empreender para tentar obter um visto. Há algumas maneiras de fazê-lo, como por exemplo, por meio de uma franquia ou pelo investimento em um centro regional que invista em projetos de envergadura, como a construção de hotéis, mas sempre por investimentos ativos, que chamamos de ‘investimento a risco’. Não se pode financiar esse investimento, é preciso ter o capital total para o negócio, sendo certo que a origem lícita desse capital é fundamental para o andamento do processo. Ao investir em consonância com as exigências de cada país, você poderá então pedir o visto para você e também para a sua família, mas para isso é fundamental contar com uma consultoria que evite os erros normalmente cometidos por aqueles que pecam na elaboração e na implantação de um planejamento adequado.

Em Portugal, também é possível realizar investimentos com foco na obtenção do visto de residência. Nesse caso, o investimento poderá ser passivo (em imóveis) ou ativo (através de empreendedorismo). Isso porque o país aceita a compra de imóveis como condição necessária para se obter o visto, desde que observados os valores mínimos exigidos por lei – ao contrário dos Estados Unidos – e, se o valor investido em um ou mais imóveis superar os 500 mil euros, o investidor obtém o Golden Visa, também chamado de Visto Gold, e que se assemelha ao Green Card nos EUA. Valores menores podem ser aceitos em casos específicos, mas o investimento deve ser feito pelo pretendente ao visto, de forma direta, ou seja, não financiada. Essa, no entanto não é a única forma de se obter o visto por meio de investimento. Quem abre uma empresa em Portugal também conquista seu visto e, neste caso, nem é necessário um investimento tão grande.

A opção pelas franquias é excelente porque ambos os países possuem marcas renomadas que estão em plena expansão. Também existem redes brasileiras que operam em ambos os países. Como há leis específicas em cada país, é aconselhável que o investidor procure por uma consultoria especializada para auxiliá-lo no processo de aquisição de uma franquia.

Antes de mudar a vida de sua família, planeje. escolha a cidade com cautela, faça investimentos seguros e apenas depois de estudos e de obter orientação profissional, tome suas decisões de forma embasada. Não se esqueça de que você mudará toda a sua vida e que a intenção é que essa mudança seja bem sucedida – e para melhor.






Guilherme Noschese - consultor em investimentos internacionais, com atuação nos Estados Unidos e Portugal. Também assessora empresas que buscam internacionalização e expansão de redes nesses mercados.  É membro do GEF - Grupo de Excelência em Franquias do CRA/SP.


Especialista explica o que integra ou não a comunhão universal de bens no casamento


A advogada do escritório Küster Machado Advogados, Adriana Blasius, explica um dos modelos de casamento que causa muitas dúvidas: o regime da comunhão universal de bens. Segundo ela, esse modelo traz como regra geral a comunicabilidade de todo o acervo patrimonial ativo e passivo adquirido antes e durante a constância do casamento, mas essa regra não é absoluta, trazendo em seu contexto algumas exceções que são excluídas da comunhão.

            “O nosso atual Código Civil traz dispositivos que regulamentam o regime e as exceções, sendo, uma delas, os bens herdados ou doados com cláusula de incomunicabilidade. Por ser livre a vontade do doador ou testador em transmitir determinado bem em benefício de apenas um dos cônjuges, sua vontade deverá estar expressa em instrumento pertinente. Em consequência disso, somente do beneficiado será o bem”, destaca.

            Para a especialista, outro ponto que merece destaque é o fideicomisso, que nada mais é do que uma forma de substituição testamentária em que, até o surgimento do fideicomissário (beneficiado) ou a transferência dos bens para seu acervo patrimonial, o fiduciário permanecerá na posse do bem herdado. Lembrando que o fiduciário é aquela pessoa encarregada em transmitir a herança ao beneficiado. “Excluídas da comunhão de bens estarão também as dívidas anteriores ao casamento, desde que não contraídas em prol dos preparativos da união ou em benefício do casal”, explica.

            Seguindo o rol de bens incomunicáveis neste regime temos aqueles doados por um cônjuge ao outro com cláusula de incomunicabilidade, desde que seja livre e espontânea a vontade do doador e não traga prejuízos a terceiros, e é preciso que a doação também seja registrada com cláusula de incomunicabilidade. “Também estarão excluídos da comunhão universal o resultado útil do desenvolvimento pessoal, laboral e intelectual de cada cônjuge, garantindo que, em caso de dissolução do casamento, cada um dos cônjuges tenha garantida a continuidade de sua subsistência e/ou desenvolvimento de seu trabalho”, completa a advogada.





Adriana Blasius - do Küster Machado Advogados, destaca que a comunhão de bens não é absoluta e diz quais são as exceções.



ESCOLA SEM PARTIDO: Entenda o projeto que já foi defendido pelo ministro da Educação nomeado por Bolsonaro



O futuro ministro da Educação do governo de Jair Bolsonaro, o filósofo colombiano Ricardo Vélez Rodríguez, anunciado na semana passada, já defendeu o projeto Escola sem Partido e critica a abordagem de gênero nas escolas.

Em um blog mantido pelo futuro ministro, ele cita em um texto divulgado em 5 de setembro de 2017 que pretende combater suposta doutrinação política dentro das salas de aula. Segundo ele, o mundo de hoje está submetido à tentação totalitária, decorrente de o Estado ocupar todos os espaços, o que tornaria praticamente impossível o exercício da liberdade por parte dos indivíduos.

O projeto Escola Sem Partido, que inspira o anteprojeto de lei contra a doutrinação ideológica nas escolas brasileira divide a opinião de profissionais da educação. Renata Batista, professora de inglês atuando há 15 anos acredita que o professor deve se deter ao ensinamento e promover debates sem pregar nenhuma bandeira.

 “A partir do momento que o professor defende uma ideologia ou uma ideia partidária, seja ela qual for, ele acaba constrangendo o aluno e não deixando esse aluno escolher as próprias ideias e convicções. É um grupo que está ali obrigado a te ouvir e de repente você vai falar das suas convicções, então você vai influenciar. Determinados assuntos quem tem que influenciar não é a escola. A escola tem a obrigação de mostrar para aquele jovem tudo que existe, em termos de ideologias, mas não influenciar com as suas próprias convicções”, defende Renata.

Já para Dora Carvalho, professora de língua portuguesa há 28 anos esse projeto causa restrição ao aluno. Segunda ela, o estudante perde a liberdade de sanar uma dúvida dentro da escola e pode acabar procurando a resposta em outros meios e cair em fake news.

Dora também acredita que o que é proposto pelo projeto é contraditório com a realidade, quando o modo de agir das pessoas é feito naturalmente pelas suas convicções e cultura.
“Automaticamente o professor é formado pelos seus preceitos religiosos, intelectuais. Então, ele não vai trabalhar o que não faz parte dentro da sua formação. A postura dele já é inerente ao que ele acredita, defende. Então automaticamente, mesmo que ele não fale nada a sua postura já vai determinar”.


Caso

O Escola Sem Partido ganhou repercussão na mídia muito por conta do caso da recém eleita deputada estadual pelo PSL, Ana Caroline Campagnolo.

Ana Carolina que é professora de história e ex-aluna de mestrado da Universidade do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, entrou na justiça em 2016 contra a orientadora do curso de mestrado por entender ter sido discriminada por conta de convicções políticas, morais e religiosas.

Ana Caroline diz que em 2013, foi selecionada no programa de mestrado da Universidade do Estado de Santa Catarina, a Udesc, em Florianópolis. A futura deputada, que se declara conservadora e cristã, tinha como tema o projeto "Virgindade e Família: Mudança de Costumes e o Papel da Mulher Percebido Através da Análise de Discursos em Inquéritos Policiais de Chapecó". A orientadora selecionada pela banca para o trabalho foi Marlene de Fáveri, que ministra a cátedra "História e Relações de Gênero".

Os problemas entre orientanda e orientadora, segundo Ana Caroline, começaram já na primeira semana de aula. A mestranda afirma que colegas de faculdade passaram a monitorar seu perfil pessoal no Facebook, comunicando a Marlene as posições conservadoras adotas por Ana Caronile na rede. Pouco tempo depois, Ana afirma ter sido procura por e-mail, por Marlene.

“A professora me mandou um email dizendo: ‘Ana bom dia, estou recebendo muitos emails com esses links – daí os links do meu perfil pessoal do Facebook – onde você se mostra antifeminista e eu estou sendo cobrada por seres minha orientanda’. Basicamente, o que ela quis dizer nesses e-mails é que ela queria da minha parte um comprometimento ideológico com a conclusão da pesquisa, com a hipótese científica, antes da pesquisa científica ser concluída”, relata Ana Caroline

A discussão foi parar em sala de aula e Ana diz ter sofrido "estresse emocional e sofrimento psíquico, situação de humilhação e sensação de cerceamento", de acordo com os autos do processo. Marlene, por outro lado, afirma não ter constrangido, em nenhum momento, a orientanda. A professora afirma que a preocupação sempre foi com a integridade do campo de estudos em gênero e feminismo.

“Ela pode se posicionar da forma que quiser, com as ideias que quiser, sem nenhum problema. Mas é que havia muitos equívocos e isso colocava em cheque toda a minha disciplina, meu plano de ensino, minha biografia e isso me constrangia também. Então, minha preocupação foi essa. Não existe nada de constrangedor”, se defende a historiadora e professora Marlene.

O projeto Escola sem Partido está sendo analisado por uma comissão especial. Em caráter conclusivo, a medida será analisada pelas comissões de Educação; e de Constituição, Justiça e de Cidadania.





Juliana Gonçalves



Fonte: Agência do Rádio Mais


Porque os espaços de aprendizagem devem mudar?


A escola tem como seu maior desafio hoje atrair e reter a atenção dos alunos, além de construir o aprendizado de forma prática, criativa e eficaz para os aprendizes que serão os líderes de amanhã.



E como devemos criar um espaço que realmente funcione? O que precisamos levar para esse espaço?

Para que o espaço seja criado de forma eficiente temos que ter uma mistura da base teórica usando o conhecimento, a experiência e o bom senso, assim esses podem servir como guias em tudo, desde fazer pequenas mudanças na sua sala de aula para remodelação ou para a construção de novas instalações.


Transformando sua sala de aula

Há várias maneiras de usar o design para transformar o ensino e aprendizagem para atender as necessidades básicas dos alunos de forma cognitiva, emocional e física, bem como a forma de transformar a necessidade pedagógica: um toque de cor e móveis com disposições flexíveis podem ser um exemplo.


Etapas da mudança


1) Mudança Mental

Toda mudança é sempre um desafio e em alguns casos maior ainda para os professores, administradores e pais, mas é possível. Mudar o ambiente da sala para um formato de sala de aula centrada, por exemplo pode ser mais difícil para os professores do que para os alunos, por isso aconselhamos primeiro a visualização do objetivo final do arranjo de sala, adotando pequenas mudanças ao longo do caminho. Podemos começar por introduzir um arranjo de assentos flexíveis, favorecendo o conforto e mobilidade, por exemplo. É uma pequena mudança, mas mentalmente já mexe com as emoções e estímulos de alunos e professores, principalmente quando o mobiliário além de flexível é colorido.


2) Informe aos pais e diretores – Comunicando

Se a primeira etapa de aprovação junto a diretoria da escola já está resolvida para uma mudança, então está na hora de informar aos pais. Um conceito inteiramente novo também exige comunicação para os pais para facilitar a adaptação dos alunos e pontos como benefícios, divisão das crianças em sala de aula e dinâmica das aulas são fundamentais a serem comunicados.



3) Introduzindo a mudança para assentos flexíveis
A transição para assentos flexíveis acontece gradualmente, afinal a abordagem centrada no aluno será um passo essencial na mudança.

Vamos às regras? Sim há regras e são básicas para que o fluxo seja perfeito. O aluno deve sentar corretamente para se sentir confortável; alunos de todas as idades aprenderão como manter a seleção de assentos justa, professores podem criar visuais divertidos como gráficos com imãs para que os alunos possam ver como todos serão rotacionados através de uma primeira escolha, segunda opção, etc.


4) Comece a transição

Permitir que todos os alunos experimentem cada nova opção de assentos flexíveis torna o trabalho mais divertido e adaptável e é sempre bom manter carteiras regulares de estudantes para aqueles que ainda preferirem assentos tradicionais. É uma questão de tempo.


5) Avaliar e Modificar

A educação nunca é estática, e o mesmo vale para assentos flexíveis. Um novo aluno pode chegar, um novo ano escolar começa, os alunos esquecem algumas regras ao longo do intervalo, uma nova opção de assento é adicionada ou uma nova é aposentada.

Isso torna a avaliação e modificação contínuas essenciais. Quando se inicia esta transformação e chegam os resultados, realmente teremos a certeza que estamos no caminho certo.



Danielle Andrada - fundadora e diretora da Eduinfo, graduada em Comunicação Social pela Faculdades Metropolitanas Unidas, cursou MBA em Marketing pela FGV.  




Fonte: O DEBATE




sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Conheça as tradições natalinas




O Natal é a época mais bonita do ano: paisagens de neve, doces fresquinhos, concertos nas ruas, mercados tradicionais e uma atmosfera fantástica esperam por você na República Tcheca.

O Natal é um momento para celebrar rodeado de amigos e familiares. Os museus, as ruas das cidades, os restaurantes, as igrejas e todos os lugares do país estão preparados para receber os visitantes e proporcionar grandes experiências. Devido à longa história do país, a República Tcheca tem tradições antigas. Compartilhamos algumas:


1. Calendário do Advento


O calendário do Advento – uma caixa com os dias que precedem o natal, com um doce escondido atrás de cada dia - é, sem dúvida, um belo costume do Natal e um presente saboroso para as crianças. O calendário do Advento deve lembrar as crianças do significado das quatro semanas antes do Natal e ao mesmo tempo encurtar a espera, até que elas vejam a árvore decorada e os presentes da véspera de Natal. O primeiro calendário desenhado do Advento deve-se ao tipógrafo alemão Gerhart Lang e remonta ao início do século XX. Em 1908, o proprietário de um próspero estabelecimento de impressão em Munique imprimiu, às suas próprias custas, um calendário recortado com o nome No país do Menino Jesus. Involuntariamente, criou um belo costume, que permanece até hoje. Nas décadas dos anos 50 e 60 do século XX, os calendários do advento apareceram na maioria dos países europeus. Em pouco tempo, cada nação criou sua própria variante do calendário do Advento, com características locais.


2.   Coroa do Advento


A decoração com a coroa do Advento é um costume relativamente jovem e muito apreciado. As raízes dessa tradição remontam à primeira metade do século XIX. Na Europa Central, as coroas do Advento são as primeiras anunciadoras da chegada das festas de Natal. O primeiro documento escrito que menciona a coroa do Advento é de 1838 e vem do próspero porto de Hamburgo. Então, nos primeiros dias do Advento, o teólogo Johann Heinrich Wichern colocou sobre a porta do orfanato que administrava uma grande coroa esculpida em madeira, na qual todos os dias colocava uma vela acesa. Sob a coroa havia um cofrinho no qual as pessoas piedosas podiam apresentar suas ofertas para as crianças abandonadas e órfãs. O costume foi estendido do norte da Alemanha para outras regiões, especialmente graças ao movimento evangélico da juventude. Entre as duas guerras mundiais, cruzou as fronteiras dos países de língua alemã.
As coroas do Advento não eram esculpidas apenas em madeira e  pintadas de verde, mas eram feitas de galhos de pinheiros. Essas coroas vivas eram o símbolo da vida eterna prometida por Jesus Cristo. A forma redonda da coroa expressa a unidade da comunidade de pessoas e de Deus, e a chama das velas lembra  Cristo, como a luz que ilumina com sua chama de amor  cada pessoa. Porque o Advento começa no quarto domingo antes do Natal, o número de velas é quatro. Todo domingo do Advento, uma vela é acesa. Se você visitar o mercado de Natal em Praga, Český Krumlov ou Olomouc, você pode comprar uma coroa do Advento para a sua casa.


3.   Árvore de natal

Hoje dificilmente podemos imaginar o Natal sem a árvore decorada. A pequena árvore verde com bolas, correntes e enfeites doces é parte natural do Natal. Segundo uma lenda, a árvore de natal deve seu nascimento ao abade SãoColumbano de Luxeuil e Bobbio. Columban nasceu na Irlanda e viveu no século VI, mas sua atividade missionária o levou à França, à Bretanha e à Borgonha. O povo de Borgonha era pagão e Columban, que queria levar a eles a festa do nascimento de Jesus Cristo, decorou com tochas acesas em forma de cruz um antiquíssima árvore que os nativos idolatravam durante o solstício de inverno

A luz do fogo atraiu a multidão e Columban fez um sermão sobre o nascimento do menino Jesus na distante cidade de Belém. E talvez seja o dia em que o costume de decorar a árvore de Natal veio ao mundo. É costume que a cidade que organiza mercados de Natal erga sua árvore de Natal na praça. Qual será a mais bela? A de Praga na Praça da Cidade Velha, a de Olomouc ou a de Český Krumlov?



4. Presentes

Na Roma antiga as pessoas celebravam a chegada do Ano Novo oferecendo presentes. Mais tarde, o solstício de inverno tornou-se a festa de Natal, mas o costume dos presentes permaneceu. Tornou-se um gesto de amizade e de amor cristão para com os outros. Desde o século XVI, há evidências de que amigos e parentes trocaram presentes. Os que mais receberam presentes foram as crianças. Nos duzentos anos que se seguiram, os presentes foram trazidos pelo Menino Jesus (na República Tcheca), Papai Noel ou o Avô do Gelo. O costume dizia que os presentes foram abertos quando surgia a primeira estrela no céu. Com isso, a estrela iluminada da cidade de Belém era lembrada. Na República Tcheca, os presentes são tradicionalmente distribuídos após o jantar da Noite de Natal.



#DestinoTchequia #Tchequia100

www.midestioneschequia.com
www.czechtourism.com

Ceia saudável é possível, sim!




Namu Cursos ensina pratos criativos e equilibrados para servir nas festas de final do ano
1.   Realizar um jantar saboroso e que agrade a todos os convidados é o desejo daqueles que recebem em casa. Mas hoje só é possível alcançar este objetivo se incluir no cardápio opções mais saudáveis e até mesmo com algumas restrições. Sabendo disso, o Namu Cursos (www.namucursos.com.br), primeira start up voltada para qualidade de vida e com mais de 17 cursos de alimentação equilibrada, ensina duas receitas saborosas para servir nas festas de Natal e Ano Novo que estão chegando.
2.   A primeira opção é de um prato principal com ingredientes mais naturais e nutritivos e a outra é uma sobremesa com substituições para pessoas que tem alergia à lactose e ao glúten.

Strogonoff de Pirarucu com Creme de Castanha de Caju

Receita sugerida pelo natural chef Carlos Rocha, retirada do curso Cardápio Funcional Completo, do Namu Cursos.



Ingredientes - Peixe:

250 g de pirarucu cortado em cubinhos
1/2 cebola pequena picadinha
1 dente de alho amassado
1 colher de sopa de azeite
½ colher de chá de cúrcuma
1/4 de colher de chá de pimenta-do-reino
½ colher de sopa de extrato de tomate fresco
½ cenoura pequena ralada
½ colher de sopa de tomilho fresco
½ colher de sopa de salsinha fresca picada
Sal a gosto


Ingredientes - Creme de castanha de caju:
1 xícara de castanha de caju crua e sem sal (deixar de molho em água por 8h)
1 xícara de água
½ cebola grande picadinha
Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto


Modo de Preparo - Creme de Castanha:

Escorra a água da hidratação e descarte.
Lave as castanhas e coloque-as no liquidificador.
Adicione a xícara de água e as nozes e tempere com sal e pimenta do reino.
Bata até formar um creme homogêneo. Se precisar, adicione mais água.


Modo de Preparo - Peixe:

Refogue a cebola no azeite e adicione o peixe em cubinhos.
Coloque a cenoura ralada, o tomilho e o alho e mexa por alguns segundos. Acrescente a salsinha, o extrato de tomate e a cúrcuma e misture.
Tempere com sal e pimenta a gosto. Mexa por 3 minutos.
Adicione o creme e misture mais um pouco.
Monte no prato e finalize com cebolinha.
Sirva com arroz sete grãos.





Bolo de Churros

Receita sugerida pela chef Gabi Rabelo, retirada do curso Pães, Bolos e Tortas sem glúten e sem lactose.



Ingredientes - Massa Bolo:

3 unidades de ovo.
3 colheres de sopa óleo de coco ou margarina sem leite
1 xícara açúcar demerara
2 xícaras de farinha de arroz integral
1/2 xícara de leite de coco
1/2 colher de sopa canela em pó
1 colher de sopa fermento em pó



Modo de preparo - Massa Bolo:

Bata as claras em neve e reserve.
Em outra vasilha, bata com a batedeira as gemas com o óleo de coco (ou margarina) e o açúcar.
Acrescente a farinha sem glúten e o leite de coco, batendo sempre.
Coloque a canela em pó e o fermento e misture com uma colher.
Acrescente as claras em neve e misture delicadamente.
Coloque em uma forma untada com óleo e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 180 graus.
Asse por aproximadamente 30 minutos ou até dourar (espete um palito para ver se está assado).
Deixe ficar morno, tire da forma e corte ao meio



Ingredientes - Leite de Amêndoas:

2 xícaras de amêndoas sem pele (hidrate de 8 a 12 horas)
900ml água de coco



 Modo de preparo - Leite de Amêndoas:

Após a hidratação, coe e coloque as amêndoas no liquidificador
Adicione o leite coco e bata
Coe novamente com um pano fino


 
Ingredientes – Doce de Leite sem Lactose

900ml de leite de amêndoas (receita acima)
100ml de leite de coco
7 colheres de sopa de açúcar demerara
1 colher de sopa de açúcar de coco
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de amido de milho



 Modo de preparo - Doce de Leite sem Lactose:

 Misture tudo e leve ao fogo (mexer cerca de 40 minutos a 1 hora).
Recheie uma das metades do bolo já cortadas, junte com a outra metade e passe o doce em cima da massa, cobrindo-a. Salpique canela em pó e sirva.






Namu Cursos

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