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segunda-feira, 26 de novembro de 2018

RECUPERAÇÃO DE FINAL DE ANO: PSICOPEDAGOGA DÁ DICAS PARA SE SAIR BEM


Com o segundo semestre de aulas já em fase de finalização, alunos que não atingiram boas notas no primeiro período do ano e não conseguiram “recuperar” o prejuízo agora, provam uma boa dose de tensão. O período é decisivo quando pensamos nas notas, nas possibilidades de férias escolares e, principalmente, sobre recuperação de final de ano e/ou repetência.

Todos querem se ver livres das aulas adicionais e da prova de recuperação, que acontece ao final de cada período e também depois que a grade curricular regular é finalizada. Justamente para auxiliar aos alunos e evitar que passem pelas provas de recuperação, a psicopedagoga e diretora do Colégio Renovação, Sueli Conte, preparou uma série de dicas que vão auxiliar nos estudos. “Os resultados escolares apontam como anda a rotina de estudo do aluno. Ainda há tempo de revisão e conquista de melhores resultados. Alterar a rotina pode ser percebido como “chato ou cansativo”, mas há uma necessidade imediata para que se altere a situação”, orienta.

Sendo assim, os alunos não devem perder tempo. O que acha, então, de uma pauta com orientações e dicas para não ficar de recuperação? Abaixo, seguem as dicas da especialista para evitar a recuperação de final de ano ou então para se sair bem nela!



DICAS PARA NÃO PEGAR RECUPERAÇÃO OU SE SAIR BEM NELA:

  1. Estabeleça um horário de estudo diário (revisão do que foi proposto em aula);
  2. Realize as tarefas e trabalhos continuamente, não deixando para o “dia seguinte”;
  3. Anote/tire dúvidas com os Professores e colegas de classe;
  4. Acompanhe as explicações em aula, ressaltando os pontos determinantes de um conteúdo;
  5. Aproveite ao máximo as oportunidades que a escola oferece: plantões, reforço, recuperação, grupos de estudo;
  6. Não falte ou chegue atrasado às aulas para não perder a sequência desenvolvida pelos professores;
  7. Refaça as questões de provas onde aparecem erros. O erro é um forte indicador de uma dúvida existente, que pode ser corrigida (aprendida);
  8. Evite “elementos” externos que tirem o foco de trabalho;
  9. Acate outras sugestões, que auxiliem no processo de aprendizagem;
  10. Não desista frente ao quadro que se apresenta. Estabelecer uma meta de conquista implica no esforço contínuo e diário.


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