Alexandre
Lacava, especialista em vendas e negociação, mostra que é possível faturar
com as vendas mesmo em períodos de pouco movimento, apenas com pequenas
mudanças e baixo investimento financeiro
Não
é de hoje que o comércio enfrenta fases de pouco movimento nas lojas,
principalmente nas épocas do ano que não possuem nenhuma data comemorativa
importante- como Natal, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Dia das Mães ou
Dia dos Pais - para dar aquele empurrão nas vendas.
Toda
empresa está sempre em busca de atrair clientes para vender mais. Para isso, é
preciso ter um bom planejamento, além de investir em aspectos como qualidade do
atendimento, marketing e ações promocionais. Para Alexandre
Lacava, especialista em vendas e negociação, com o foco adequando nos
negócios é possível criar oportunidades para manter o fluxo de vendas fora das
datas sazonais.
"Os
meses de menor movimento são os grandes vilões para os varejistas,mas é preciso
se planejar para esse momento. Como qualquer outro setor, é preciso trabalhar
com uma margem de precaução para enfrentar esse momento. Essas épocas não são
imprevisíveis, pelo contrário, se repetem todos os anos, por isso, é importante
se preparar. Além disso, ao contrário do que se acredita, é possível vender bem
fora das datas sazonais, com pequenas mudanças e baixo investimento financeiro
que podem fazer toda a diferença", explica Lacava.
Para
ajudar a reverter a situação e impulsionar as vendas nesses períodos, o
especialista elenca cinco passos:
1.
Avalie o seu negócio
Para
algumas empresas, o momento mais fraco em vendas por ser de reflexão, mudança e
melhorias, para checar se estão no caminho certo. "Sempre é preciso
faturar, mas esse momento é propício para investir no próprio negócio. Efetuar
reformas, manutenções, pensar em organizar promoções, treinamentos para equipe,
planejar, pesquisar e desenvolver novos serviços ou produtos, analisar o
mercado".
"Nessa
hora é possível enxergar o mercado de outra maneira, e é interessante se isso
for realizado logo no começo do ano, pois assim será possível pensar melhor nos
12 meses pela frente e criar um planejamento a curto e longo prazo de ações
diferentes para atrair mais consumidores e fidelizá-los", explica o
especialista.
2.
Aposte em marketing de baixo custo
Enquanto
a concorrência se assusta com o baixo movimento, é hora de pensar em formas de
sair na frente, e umas das alternativas é o marketing de baixo custo.
"Crie estratégias para oferecer um ambiente agradável, lance promoções,
proporcione mimos para os clientes", sugere.
Para
o especialista, uma ótima ideia é criar perfis da loja nas redes sociais e
buscar interagir com os clientes através deles, compartilhando novidades,
horários de funcionamento, ações internas e promoções. "Assim é possível
ampliar a atuação para outros canais, além de entender o perfil de compra de
cada cliente e o que pensam sobre cada produto e serviço", diz o
especialista.
3.
Planeje eventos promocionais
Vale
a pena investir, pois qualquer tipo de ação promocional que seja criativa e
chame a atenção pode trazer resultados. "Não é preciso gastar o que não
tem para trazer mais clientes e engajar a equipe. Faça o que seu bolso
permitir, mas faça. Pense em promoções diferentes, brindes, seja original e
busque sempre o novo e o melhor que você puder oferecer", ressalta Lacava.
4.
Aposte em liquidações
Qual
cliente não gosta de uma boa promoção? Criar ofertas pode ajudar a aumentar as
vendas, mas elas não podem durar por períodos muito longos. "Uma boa ideia
é aproveitar os períodos que antecedem as datas que movimentam mais o mercado.
Busque divulgar com certa antecedência quando as liquidações acontecerão".
Se
você apostou em um página no Facebook, é um ótimo canal para anunciar as
promoções. "Quanto mais pessoas estiverem cientes, melhor para a sua loja
e para os próximos períodos também. Você precisa se preparar o momento das
'vacas magras' com um planejamento estratégico bem alinhado, para ter sucesso
nas ações promocionais. Levante os custos de suas promoções e os benefícios, e
veja se aquela ação valerá a pena para aquele momento da sua empresa",
alerta.
5.
Valorize o atendimento pessoal
O atendimento de qualidade fará toda a diferença para o
sucesso do seu negócio. "Atender bem o cliente é fundamental, porque mesmo
hoje em dia o boca a boca ainda é algo muito valioso, e que pode ser feito nas
redes sociais. A diversidade de perfis é imensa e o vendedor precisa saber como
atender da melhor forma cada cliente, e como atender cada necessidade. Ele deve
entender o gosto pessoal do cliente e ajudá-lo da melhor forma possível O bom
vendedor deve fugir do velho estereótipo de que quer somente vender a qualquer
custo", avalia o especialista.
Também é importante manter as mesmas técnicas de vendas
usadas nas épocas de maior movimento, ou pelo menos o mais próximo possível.
"O cliente com certeza irá lembrar como foi o atendimento na sua loja em
todas as vezes em que ele esteve nela. Essa será uma boa forma de atrair ainda
mais clientes, ou, quem sabe, parcerias duradouras", finaliza.
Imagens: Shutterstock
Alexandre Lacava - Especialista
em vendas, negociação e liderança, atua como palestrante coach, tendo treinado
mais de 20 mil profissionais,em todo o Brasil, ao longo de sua trajetória
profissional. É bacharel em administração de empresas, pós-graduado em
psicologia organizacional, com especialização em gestão financeira, negociação
e gestão empresarial, além de practitioner em Programação Neurolinguística
(PNL) e palestrante do Instituto Gente – Roberto Shinyashiki. É autor do livro
"7 passos para ser um líder de vendas".